leucemia felina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 20, 2007 8:25 pm

mas, e se o gato morre atropelado, ou coisa assim?... foi um grande investimento inicial, pelo cano abaixo... é uma cena complicada...
morre atropelado se deixarem. se ficar em casa. não morre disso concerteza. mas seja como fôr, um dia vai-se. como toda a gente. e então? não se tratam por causa disso? :o
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quinta jun 21, 2007 11:22 am

sim, sou maior de idade, mas o gato não vive na minha casa!!! vive em casa dos meus pais, são eles que ganham o dinheiro para o cuidar e alimentar, são eles que decidem o que entra em casa e o que não entra! claro que as tradições são pra se mudar, mas quem tem a faca e o queijo na mão são eles! eu sacrificaria muita coisa por um gato, ou um peixe ou um canário, eles não! se decidem que não se trata do gato, que posso fazer? não tenho quase nenhum poder face a quem tem tudo... além disso, ando a estudar, mais uma razão pra não levantar as orelhas e exigir coisas... estou a estudar longe, não posso estar cá de um dia para o outro pra levar o bicho de urgência ao vet... e a minha irmã é mais nova...

já os cães... não sei, para mim têm tanto valor como um gato, mas parece que se valorizam muito mais, por estas bandas... levam vacinas contra a raiva, têm caderneta de registo, são tratados até ás últimas consequências contra a dirofilaria... não percebo, realmente. se calhar é porque o gato é um bicho que a gente alimenta, mas que só está cá pra caçar ratos. não entra em casa, não lhe pegamos ao colo, nem nome têm a maior parte das vezes. agora isto está a mudar, o gato agora tem mais direitos que o cão, dorme em casa se quiser, sobe para os sofás, salta para o colo, exige comida sempre que lhe apetece... mas a questão dos cuidados quando ficam doentes... ainda não pegou! talvez a próxima geração seja mais afortunada, mas até lá, tudo o que posso fazer por isso é fazê-los ficar com um peso na consciência por terem sido responsáveis por uma morte desnecessária...

ter um gato a vida toda em casa também não é grande solução... e logo nós que temos um quintal grande e tentador... duvido que algum gato adolescente se conformasse com a vida em casa, mesmo que fosse castrado.

compreendo a vossa raiva, mas quando se é adulto e se ganha o seu dinheiro, não há grande problema em desviar algum (ou muito) para os bichos. o meu caso não é esse... estou completamente dependente do que me depositam na conta bancária...

outra coisa, o gato foi ontem à vet e a pneumonia que tinha passou. e ela disse que agora tinha livre acesso á rua!!! supostamente, se tem as defesas em baixo, não deveria expor-se a riscos desnecessários, pois não? ou será que o stress de ficar em casa lhe faria pior que andar lá fora?
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

quinta jun 21, 2007 12:27 pm

e ela disse que agora tinha livre acesso á rua!!!
Um pouco egoista, não?
" E que se lixem os outros gatos Felv negativos que andam na rua!"
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 21, 2007 1:12 pm

O facto do animal andar na rua não me choca de todo até porque o conceito do gato fechado atrás de janelas é que me dá a volta à tripa como já disse diversas vezes.
Na provincia, nos campos, na vida natural, os animais têm uma vida digna da sua espécie que passa pela liberdade. Até aí tudo bem, pelo menos, no meu ponto de vista. O morrer mais cedo ou mais tarde, o ser atropelado ou envenenado é uma situação "natural" de um gato que vive como gato. Podem bater, eu não me importo.
O que me indigna, é não querer assumir o custo de um animal que é nosso. Aconteceu, está acontecido, mas vamos responsabilizar-nos. Olhar para o gato e vê-lo como um empecilho a descartar, isso sim, deixa-me triste. Tão triste, como olhar para todas essas janelas cheias de gatinhos enclausurados e mimados que no fundo, são tudo, menos gatos.
Mais de metade da minha vida foi vivida no campo e nunca nenhum gato esteve enclausurado. Nenhum passou dos 10 anos, é um facto, mas todos foram imensamente estimados e cuidados e todos levaram vida de gatos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kim_haha
Membro Veterano

quinta jun 21, 2007 1:18 pm

Lumaria,
Compreendo de alguma forma o seu ponto de vista, mas o que estava a criticar não era por em risco o gato com FELV. É estar a por em risco os outros gatos. Porque graças aos gatos Felv positivos andarem na rua a espalhar o virus é que a minha gata o teve e agora este gato o têm, é tudo uma questão de tentar controlar e de bom senso. Antes um gato infeliz fechado em casa do que vários gatos a morrerem "á toa".
Isso para mim nem faz sentido, é uma estupidez.
Graças ao egoismo e a inconsiencia de alguns, os outros inocentes pagam.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 21, 2007 1:22 pm

Para controlar a doença, só acabando com gatos na rua. Ou mantê-los a todos controlados e vacinados, o que no caso, dos gatos é impossivel. Se as ratazanas são oportunistas e eficazes, os gatos não o são menos. Portanto, não me parece que o facto de o gato estar dentro de 4 paredes vá contribuir muito para a disseminação ou não da doença, numa zona, em que deve haver dezenas de gatos pelos campos.
O prisma da cidade faz esquecer que existe uma coisa chamada campo e as regras são bem mais naturais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kim_haha
Membro Veterano

quinta jun 21, 2007 1:48 pm

Eu sei que se este gato não for para a rua não vai acabar o virus, mas tenho a certeza, que se todos os donos de gatos com FELV, ou pelo menos a maior parte não deixasse os seus gatos irem para a rua, os casos de gatos infectados por este virus iriam diminuir consideravelmente. E com isso acabava tambem o sofrimento dos donos que acabam por descobrir que os seus gatos têm FELV, e todo o densenrolar do virus, como tambem, o sofrimento dos gatos, que estão confinados a uma "pena de morte".
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jun 21, 2007 6:41 pm

os gatos, cães , elefantes devem andar em liberdade, quando há condições para isso. caso contrário, é uma atitude irresponsável e suicida. ainda para pais, tendo o gato essa doença.
tb. vivo no campo há muitos anos. foi aqui que comecei a perceber o que é ser animal. dantes, julgava que eram todos como os meus
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta jun 21, 2007 6:45 pm

Ramses acho que não deve permitir que o seu gatinho frequente a rua, uma vez que é Felv positivo, não deve ser exposto aos perigos que a rua possa trazer. Não deixe que o gatinho apanhe frio, pois uma constipação pode ser crucial. Os cuidados devem ser redobrados.
O virús está presente na saliva, secreções repiratórias, fezes e saliva.
miafofa
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 7:11 pm

domingo jun 24, 2007 8:59 pm

Então???O k é mais importante?Ter o bichinho coberto de mimos?cheio de cuidados e rodeado de kem o adora ou andar 1s horas a apanhar sol e contagiar sabe-se lá quantos????
Claro k nao lhe cabe a si zelar pelos demiais animais, mas cabe-lhe não permitir k os outros venham a sofrer tal como está!!!Até parece k o gationho vai sofrer horrores por ficar no canto dele!Estamos a falar de 1 gato!Por definição e isso k os motia mais: manter o seu proprio território.
Não há k ter dúvidas.Além disso ele escapou desta pneumonia, e da próx??Será k escapa?
Toca a dar miminhos, k isso sim....vai fazê-lo o gatinho mais feliz do mundo!
RamsesII
Membro

segunda jun 25, 2007 12:06 pm

ninguém ficou mais pasmado que eu, quando me disseram que a vet lhe dava autorização pra ir à rua! depois de tudo o que andei a investigar...
não sei mesmo o que fazer acerca disto! ele foi inteiro durante muito tempo, deve ter um território enorme. mantê-lo fechado em casa é uma tortura pra ele e para os nossos ouvidos. mas deixá-lo sair, contagiar outros e apanhar doenças... não sei o que é pior! para já andamos a deixá-lo dar umas voltinhas, vigiado. ele é bom rapaz e percebe que não pode sair da nossa vista. e à noite, dorme em casa. mas isso não o impede de apanhar qualquer coisa e de andar por aí a espalhar vírus... escolher entre uma vida (possivelmente) mais longa enclausurado ou uma vida (talvez) mais curta em liberdade... é difícil...
vamos tentar que ele se convença, gradualmente, que a vida dele agora é dentro de casa. pode ser que se esqueça do território e nem se esforce por fugir...
esta doença devia era ser considerada uma epidemia! que eu saiba fala-se mais de morcegos com raiva que de gatos com leucemia, e estes são aos milhares!!! devia haver uma campanha pública qualquer, pelo menos pra vacinar os que ainda estão bons! :|

enfim... pelo menos o gato anda bem disposto (já está oura vez à dieta, pesa mais meio quilo desde que foi à vet!), brincalhão e tudo... parece que ainda tem bastante tempo de qualidade à sua frente. :)
kim_haha
Membro Veterano

segunda jun 25, 2007 12:21 pm

Se fosse eu assi pedia conselhos a outras vets.
Agora é que reparei, o seu gato tem leucemia ou FELV?
É que a leucemia, não é obrigatoria em gatos FELV positivos, a leucemia é quando o virus ataca a medula espinal, e a impede de produzir glóbulos, acho estranho o seu gato estar com essa disposição e ter leucemia..

FORÇA :wink:
As melhoras...
RamsesII
Membro

terça nov 06, 2007 2:57 pm

ah... eu não sei, mas deve ter leucemia mesmo. o teste deu positivo (tem o vírus) e tá sempre atacado de pneumonias e vê-se grego pra curar infeccções. daí deduzo que tem mesmo leucemia.
(já agora, o vírus não ataca a medula espinal, ataca a medula óssea! :wink: )

bem, não vinha cá há algum tempo... o gato está cada vez mais bonito. passa a noite em casa (sempre que não consegue escapar :D), para não apanhar frio nem ir sair com os amigos. de dia é autorizado a sair, mas ele não se afasta muito. há mesmo dias em que dorme todo o tempo no sofá, só se levantando pra comer!
está, como disse, lindo, reluzente, um pouco gordito (uma banhas na barriga, entre as pernas), cheio de apetite e incrivelmente bem disposto e brincalhão! quem não sabe o que ele tem, diria que é o gato mais saudável e feliz do mundo! há 6 meses que não nos oferece uma visita ao veterinário! nunca mais teve feridas, nem pneumonias, nem complicações intestinais... a menos que resolva constipar-se agora com os dias mais frios, acho que tem bem mais de um ano de vida pela frente!
Responder

Voltar para “Gatos”