Escovagem dos Dentes

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

quinta nov 08, 2007 3:33 pm

Boa Tarde! :)

Abri este tópico porque tenho uma dúvida para colocar, a Kiara tem 1ano e eu nunca lhe escovei os dentes.
Pelo que me apercebi é importante ir vendo a dentição dos gatos devido a problemas de tártaro e outros, se lhes escovarmos os dentes diminui o risco de terem esses problemas...

O que eu gostaria de saber é se escovam os dentes dos vossos felinos, com que regularidade, e se sim como o fazem.

Obrigada :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 08, 2007 4:20 pm

A cães já escovei. A gatos, pelo menos aos meus, nem me atrevo... :lol:
As boas rações já costumam estar preparadas para uma ajuda à manutenção da dentição. Um dia, caso o animal precise limpeza por tártaro a mais, faz uma destartarização dentária, no Vet.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

quinta nov 08, 2007 4:27 pm

Os meus gatos, até à data, não precisaram... já o cão... :oops: mas após a análise por parte do vet ele dir-lhe-á se é necessário escovar-lhes os dentes ou não... há umas escovinhas bastante funcionais de meter o dedo. Tem é que se usar uma pasta dentífrica específica para eles, porque a nossa é-lhes altamente prejudicial!!!!! Depois conte-nos a aventura fantástica que deve ser escovar dentes a gatos hihihi :mrgreen: se cortar as unhas é o que é... nem quero imaginar abrir-lhes a boca... ehehe
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
susinha
Membro

quinta nov 08, 2007 4:55 pm

Pois, eu nunca experimentei... :?
Pensei em escovar-lhe os dentes porque no cimo junto ás genvives estão um pouco amarelos e não sei se pode ser inicio de tártaro ou não, mas como ela é novinha :|

Poderia usar uma escova só com água, era capaz de ajudar mesmo sem usar pasta... (e ser mais fácil, ou não... :roll: )

Imagino a aventura que deve ser, se para lhe dar o desparazitante interno já é o que é :lol: por isso é queria saber se alguém já teve essa experiencia.

Então, não acham necessário escovarmos os dentes dos gatitoscom regularidade, se o vet vir necessidade diso ele próprio o faz, correcto?
celsodiogo
Membro
Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull

quinta nov 08, 2007 6:59 pm

sim o vet logo lhe deve dizer se é necessario ou nao.as pastas proprias isso vende-se na farmacia ou no proprio vet e lojas de animais mas que é uma aventura escovar os dentes do felinos isso é, ja com os caes é facil o meu ate achava que era uma brincadeira ha no mercado escovas especiais basta ter a paciencia de as procurar :wink:
reikinho
Registado: sábado fev 10, 2007 9:25 pm

sexta nov 09, 2007 12:39 pm

Olá! Eu tb nunca escovei dentes aos meus :oops: Na verdade como vou c/alguma regularidade ao vet, pk ao Reiki é impensável eu cortar as unhas :( e o k me vale é ele ser tão pacato k nunca me estragou nada:lol: aproveito e ele vai sempre controlando tb os dentes... até agora não houve qq problema :D . Na realidade tb concordo k as rações hj em dia já dao uma bela ajuda :wink:
AnaPonei
Membro Veterano

sábado nov 10, 2007 9:36 pm

Olá! Fui ontem ao veterinário com os meus 3 xilimilus e coloquei a questão das escovagens dentárias e fiquei surpreendida com a resposta!
Segundo o vet devemos escovar-lhes os dentes (a cães e gatos) diariamente!!! :o Caso não seja possível a acrobacia deve-se, pelo menos, colocar-lhes a pasta nos dentes que ela por si só já faz metade do trabalho! A pasta dentífrica, pelo menos a que ele tinha lá no consultório, já vem com a pseudo-escova que é uma borracha, tipo dedal, para aplicar a pasta! Diz ele que, em média, até aos 2 anos os gatos não costumam ter tártaro. Se o dono levar a cabo esta rotina diária, provavelmente nunca vai ter. Em todo o caso, a partir dessa idade devem andar mais vigiados.
E como o seguro morreu de velho e eu faço dos meus bichanos o que quero, segunda-feira vai começar a maratona das escovagens! Depois conto-vos a aventura! Vão ter que esperar 2 dias, pois as escovas estavam esgotadas ontem hihih :mrgreen:
Ana Paula
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sábado nov 10, 2007 11:41 pm

AnaPonei Escreveu:E como o seguro morreu de velho e eu faço dos meus bichanos o que quero, segunda-feira vai começar a maratona das escovagens! Depois conto-vos a aventura! Vão ter que esperar 2 dias, pois as escovas estavam esgotadas ontem hihih :mrgreen:
Ui mal posso esperar pelas novidades... Deve ser giro deve :wink:
Depois conte-nos como correu, pois acredito que pelo menos no início possa ser um pouco difícil, mas não há nada que o hábito não mude :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
susinha
Membro

domingo nov 11, 2007 9:51 am

A kiara só vai ao vet agora no inicio de dezembro, quando lá for faço a mesma questão. :wink:

Depois conte como correu a aventura, não deve ser fácil :roll:
Mas tentando todos os dias pode ser que eles acabem por se habituar :D
AnaPonei
Membro Veterano

sexta nov 16, 2007 6:02 pm

Ora bem! Já tenho a pasta :mrgreen:
Foi MUITO mais fácil do que imaginei!! Os meus meninos realmente são uns amores! A pasta que comprei é enzimática (não tenho a certeza se é assim que se escreve) o que significa que actua sozinha e não é preciso andar lá a escovar... ou seja, é só aplicar! E assim foi! Peguei neles ao colo como se pega nos bébés, levantei-lhes os beicos e espalhei a pasta pelos dentes! O Tico até ronronou! :lol: Deve saber bem... :lol: Mas nos gatos não é necessário fazer isto todos os dias, só a partir dos 2 anos é que se deve ter mais atenção aos dentes (segundo o vet). No cão é que são outros 500... :lol:
Ana Paula
Kyaraa
Membro Veterano

sexta nov 16, 2007 7:27 pm

Hum, sendo assim talvez pense nisso seriamente :wink:
Da próxima vez que for ao veterinário vou pôr essa questão
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 17, 2007 12:00 am

AnaPonei,

Mesmo assim...não me vou atrever a tal feito... :P :lol: :lol: :lol:
Contudo, até agora também não houveram problemas..portanto quando os houverem serão tratados :wink:

Parabéns pela destreza... :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado nov 17, 2007 12:39 am

Nunca escovei os dentes aos meus gatos e acho que também não me atrevo a experimentar, a menos que apareçam aqui muitos casos de sucesso. Para lhes curtar as unhas já é uma verdadeira batalha dois humanos para um só gato, com alguns arranhões e dentadas pelo meio.

Uma das minhas gatas já destartarizou, não tinha muito tártaro mas o Vet. aproveitou a anestesia da esterilização.
Vou-lhe dando ração adequada e vou controlando. Se for necessário lá terá que ser o Veterinário.

Parabéns AnaPonei, pela sua aptidão e também por ter esses meninos tão dóceis.
AnaPonei
Membro Veterano

sábado nov 17, 2007 12:28 pm

:D ACho que os vou levar para o circo na hora de cortar as unhas e escovar os dentes! Ainda ganho umas lecas! :lol:
Ana Paula
Kyaraa
Membro Veterano

sábado nov 17, 2007 1:25 pm

AnaPonei Escreveu::D ACho que os vou levar para o circo na hora de cortar as unhas e escovar os dentes! Ainda ganho umas lecas! :lol:
:lol:
Escovar literalmente, creio que é difícil mesmo, mas se neste caso é só pôr a pasta na boca e ela faz o resto, não creio que haja grandes problemas, dependendo do gato, claro :wink:
No caso da minha Klara deverá ser pacífico :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”