Castração e marcação de território

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

domingo nov 11, 2007 1:32 pm

Eu e as minhas colegas começámos há cerca de um mês a tratar um gato abandonado, com cerca de 2 anos, para lhe arranjar uma casa.
Tratámos a pata magoada e a infecção num olho e, enquanto estava de recuperação cá em casa, a minha mãe apaixonou-se pelo bicho e acabou por ficar cá em casa.
A questão é que há cerca de uma ou duas semanas o Sisson (nome do bichano) começou a marcar território cá por casa.. Para ver se lhe acabava a tara, castrámos o rapaz.
Foi castrado na quinta feira passada (dia 8 de Novembro) e até agora tem continuado a marcar território todas as noites.
Eu sei que a castração não é solução eficaz para todos os gatos.. Será uma questão de esperar que os níveis hormonais se estabeleçam ou posso dar por confirmado que a operação não resultou?

Contem-me as vossas experiências e digam-me o que acham ;)
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

domingo nov 11, 2007 1:42 pm

Sim, a castração nem sempre é solução. No entanto, ainda é um pouco cedo para obter resultados. A testoesterona ainda circula no sistema do seu gato.
Espere mais algum tempo.
<p>"Da madeira torta da humanidade, nada de direito jamais foi foi feito."- Kant</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo nov 11, 2007 2:46 pm

Se com alguns gatos resulta de imediato, com outros é preciso, esperar algum tempo.

Tambem tem de limpar muito bem os sitios que ele marcou porque o cheiro vai levá-lo a repetir a proeza.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo nov 11, 2007 4:18 pm

Misswhite,

Tudo depende do sistema hormonal do animal no que respeita os níveis de Tetosterona...!

Em casos normais, começa-se ao fim de umas semanas, após a castração, a verificar resultados positivos... mas, já noutros, chega a levar mais tempo a que o sistema hormonal baixe consideravelmente até deixar de reproduzir, em quantidade, a Testosterona, para que deixe de demarcar.
Isto porque gatos que foram "inteiros" por muito tempo, criaram vícios... e um deles pode ser o de "burrifar" para demarcar e que, após uma castração tardia... chegam a ficar com o vício de urinar como que a demarcar... :wink: mas, a grande maioria, mesmo que levem mais tempo a parar, acabam por parar mesmo :wink:! É uma questão de tempo e paciência na espera :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”