boas noites! deve-se controlar a quantidade de comida que damos aos nossos gatos ou deve-se dar à descrição? a minha sasha tem 5 meses e quanto mais eu der mas ela come. parece que anda sempre esfomeada. é normal nesta idade?
cumps
quantidade de ração
Moderador: mcerqueira
Eu deixo para a minha gata ração á disposição.
No rótulo das embalagens de ração está lá escrito a quantidade que se deve pôr, apesar de não me guiar por ai visto que a minha Nala não come assim tanto...
Espere pela resposta de foristas mais experientes a niveis felinos
Tambem pode ser uma questão a colocar a próxima vez que for ao vet.
No rótulo das embalagens de ração está lá escrito a quantidade que se deve pôr, apesar de não me guiar por ai visto que a minha Nala não come assim tanto...
Espere pela resposta de foristas mais experientes a niveis felinos

Tambem pode ser uma questão a colocar a próxima vez que for ao vet.
<p><u></u></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
O vet do meu Sam disse que ate fazerem um ano devem ter comida à disposiçao... mas depois começa-se a controlar. se ela tem 5 meses... de-lhe à vontade.
<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Neste tópico falou-se bastante sobre deixar ou não a comida à descrição - prós e contras
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 44&start=0
Espero que seja útil
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 44&start=0
Espero que seja útil

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
agua tem sempre claro. tb tinha a ideia que durante o 1º ano de vida deve-se ter comida sempre disponível. Assim o tenho feito. depois ainda vou decidir. mas estou mais inclinada para deixar sempre comidita à disposição. como já foi dito não é preciso deixar um balde.

-
- Membro
- Registado: terça set 18, 2007 2:24 am
dark - pit bull
a disposiçao ou nao é sempre bom ter em atençao a obesidade e os pratos que devem ser de inox.mas como ja foi dito ou opta pelo rotulo da embalagem ou faz uma espectativa do que ele costuma comer.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Straberry:
É mais importante a qualidade que quantidade...
Até ao Ano de idade, eu nunca me preocupo com a quantidade que o gato possa comer até ao seu desenvolvimento total. Depois, sim; coloco só a quantidade que ele precise diariamente e só se verificar que ele é guloso
Fora isto, nunca restrinjo...!
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... quantidade
É mais importante a qualidade que quantidade...

Até ao Ano de idade, eu nunca me preocupo com a quantidade que o gato possa comer até ao seu desenvolvimento total. Depois, sim; coloco só a quantidade que ele precise diariamente e só se verificar que ele é guloso

leonildecarvalho Escreveu:Gatos não são cães...Logo, deixar a quantidade certa, ao dia, para que vá comendo. Se acabar muito tempo antes de levar a próxima dose diária, não tem mais é que esperar.
Se o dono está em casa e que o gato seja obeso ou com alguma patologia pela qual haja a necessidade de repartir a dose diária por diversas refeições...então tudo bem. Fora isso é deixar a dose indicada para o gato, à disposição, diáriamente.
Leo
leonildecarvalho Escreveu:Nunca fui apologista de se restringir uma quantidade específica, pelos mínimos, nas tabelas das rações, a gatinhos bebés. Eles estão em crescimento e eu dou-lhes ração à disposição... comem tudo o que tenham vontade de comer. Parar não os paro! Se não querem comer por serem "piscos"...aí, SIM, forço-os a comer porque sem comer não conseguem ser saudáveis e resistentes...!![]()
Nos gatos adultos também lhes deixo ração á discrição, em doses razoáveis! Só se tiverem de entrar numa dieta específica, aí SIM, restrinjo a quantidade a dar!
Nunca me dei mal com o meu método! Tenho 5 gatos saudáveis, felizmente! E, no que trata a crias em desenvolvimento, as provas têm sido muito boas!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
Eu não deixo comida à disposição e muito menos à descrição.
Cada uma das minhas gatas come apenas a quantidade estabelecida de acordo com o seu peso e constituição, que dou ao longo do dia dividindo-a por entre 3 a 4 refeições. Claro que estou a falar de 3 gatas já adultas e esterelizadas. Não posso deixar comida à disposição porque cada uma tem a sua ração específica e como grandes gulosas que são estão sempre a cobiçar a ração umas das outras
.
Ao longo do processo de crescimento/desenvolvimento (bem como depois disso), e como já foi dito, é importante dar uma ração de qualidade. Findo este ou após a esterelização/castração deve-se ter um maior controle da quantidade de ração pois os gatos ficam mais propensos a tornarem-se obesos e por consequência a terem problemas de saúde. Nesta altura torna-se então importante estabelecer uma dose diária (de acordo com o peso e a constituição do animal, e que se pode normalmente ter acesso nas embalagens da ração) mesmo que se tenha esta à disposição durante o dia.
Cada uma das minhas gatas come apenas a quantidade estabelecida de acordo com o seu peso e constituição, que dou ao longo do dia dividindo-a por entre 3 a 4 refeições. Claro que estou a falar de 3 gatas já adultas e esterelizadas. Não posso deixar comida à disposição porque cada uma tem a sua ração específica e como grandes gulosas que são estão sempre a cobiçar a ração umas das outras

Ao longo do processo de crescimento/desenvolvimento (bem como depois disso), e como já foi dito, é importante dar uma ração de qualidade. Findo este ou após a esterelização/castração deve-se ter um maior controle da quantidade de ração pois os gatos ficam mais propensos a tornarem-se obesos e por consequência a terem problemas de saúde. Nesta altura torna-se então importante estabelecer uma dose diária (de acordo com o peso e a constituição do animal, e que se pode normalmente ter acesso nas embalagens da ração) mesmo que se tenha esta à disposição durante o dia.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Quando a minha gata tinha menos de 1 ano sempre tive a ração á descrição e á disposição.
O que eu faço agora é ter a quantidade diária de ração aconselhada (segundo a embalagem da ração) sempre á disposição, e ela não chega a comer tudo, quando lhe ponho nova vez tem sempre um restinho (mas pouco). Ela é uma gata esterelizada e tem 1 ano e 2 meses.
A qualidade da ração é bastante importante, pois normalmente quando a ração é superior os gatinhos tem tendencia de comer menos, pois esta satisfaz melhor as suas necessidades, mas podem existir excepções...

O que eu faço agora é ter a quantidade diária de ração aconselhada (segundo a embalagem da ração) sempre á disposição, e ela não chega a comer tudo, quando lhe ponho nova vez tem sempre um restinho (mas pouco). Ela é uma gata esterelizada e tem 1 ano e 2 meses.
A qualidade da ração é bastante importante, pois normalmente quando a ração é superior os gatinhos tem tendencia de comer menos, pois esta satisfaz melhor as suas necessidades, mas podem existir excepções...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
susinha Escreveu:Quando a minha gata tinha menos de 1 ano sempre tive a ração á descrição e á disposição.

leonildecarvalho Escreveu:Straberry:
É mais importante a qualidade que quantidade...![]()
Até ao Ano de idade, eu nunca me preocupo com a quantidade que o gato possa comer até ao seu desenvolvimento total. Depois, sim; coloco só a quantidade que ele precise diariamente e só se verificar que ele é gulosoFora isto, nunca restrinjo...!
leonildecarvalho Escreveu:Gatos não são cães...Logo, deixar a quantidade certa, ao dia, para que vá comendo.Se acabar muito tempo antes de levar a próxima dose diária, não tem mais é que esperar.
Se o dono está em casa e que o gato seja obeso ou com alguma patologia pela qual haja a necessidade de repartir a dose diária por diversas refeições...então tudo bem. Fora isso é deixar a dose indicada para o gato, à disposição, diáriamente.
Leo
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... quantidadeleonildecarvalho Escreveu:Nunca fui apologista de se restringir uma quantidade específica, pelos mínimos, nas tabelas das rações, a gatinhos bebés. Eles estão em crescimento e eu dou-lhes ração à disposição... comem tudo o que tenham vontade de comer. Parar não os paro! Se não querem comer por serem "piscos"...aí, SIM, forço-os a comer porque sem comer não conseguem ser saudáveis e resistentes...!![]()
Nos gatos adultos também lhes deixo ração á discrição, em doses razoáveis! Só se tiverem de entrar numa dieta específica, aí SIM, restrinjo a quantidade a dar!
Nunca me dei mal com o meu método! Tenho 5 gatos saudáveis, felizmente! E, no que trata a crias em desenvolvimento, as provas têm sido muito boas!
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am
Oi. As minhas meninas já têm um ano e meio e já foram esterilizadas. Após a operação ficaram muito glutonas e o metabilismo alterou. A Misha começou a engordar e quase que duplicou a peso (ela estava muito magra antes da operaçao). Desde essa altura que comecei logo a dar a quantidade de comida estabecidada pela marca (nutro) light. Elas adoravam a comida; porém largavam muito pelo e uma delas continha caspa. Para além disso, o pelo de ambas andava um pouco baço. Aproveitei uma promoção da Hill`s light e comprei 2 embalagens grandes. Bem, a diferença é notória. Embora note que não gostam tanto da ração (mas comem muito bem na mesma), consegui equilibrar o peso e o peso. A Misha está bem mais magra e pelo de ambas está super macio e já não cai tanto. Resultado: Isto das rações tem muito que se lhe diga..agora não sei como vou comportar o preço da ração da Hill`s mas a ver vamos...Beijos a todos
<p><strong>Anita</strong></p>