História longa... Comentem, Opinam, Ajudem...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta dez 21, 2007 12:16 pm

Começando a história desde o inicio…
Vivemos numa vivenda e ao lado da vivenda, no nosso terreno ainda, temos um “anexo” com 3 assoalhadas que praticamente não utilizamos…
Temos 2 gatos e 2 cães que passam o tempo todo connosco, inclusive, dormem connosco no nosso quarto. Como durante o dia estamos no trabalho, os canitos ficam no jardim. A porta do anexo, está sempre aberta nesta altura, para eles, se quiserem, irem para lá, até por causa da chuva. Das poucas coisas que temos neste anexo, é precisamente uma cama, que veio de casa dos meus pais, com a “cama feita”, para que a Bia e o Rafa (os canitos) se quiserem dormir durante o dia ou não quiserem apanhar chuva poderem ali estar.
Quando chegamos a casa, por volta das 18.00 horas, a 1ª coisa que faço é arrumar o anexo e fechar a porta.
Temos ainda, uma família de gatos que por lá anda na rua que costuma ir lá a casa comer. Assim que os cães entram dentro de casa. Eis que eles aparecem à janela da sala a pedir comida.
São 2 gatos adultos e duas crias que não devem ter mais de 2 meses.
Depois de algum tempo e ponderando bem as coisas, e também porque já tivemos 3 gatos, decidimos que tentaríamos apanhar um deles para ficar com ele.
Dito e feito! Conseguimos apanhar aquele que queríamos, que era o mais pequenino e frágil, pelo menos aparentemente, e a quem já tínhamos baptizado de “Vasquinho”. Já foi ao veterinário, mas ainda está em quarentena precisamente num dos quartos do anexo… Tive um gatinho que morreu com PIF e não posso arriscar, mais uma vez, a vida da Mafalda e do Gastão, os nossos gatos “residentes”!
Decidimos entretanto deixar os outros 3 em paz e continuar a dar-lhes de comer… até ver…
Mas eis que ontem… esquecemo-nos de fechar o anexo quando chegámos…
Á noite, por volta das 11.00 horas vou a sair com os cães para os passear, e como de costume, com medo de os gatos estarem no nosso jardim à frente, saio pela porta de trás que dá para o anexo. Assim que abro a porta… saltam os 2 gatos adultos de dentro do anexo! Faltava o pequenino e como já o conhecemos e ele é assim um pouco “cara-de-pau”, vi logo que o sacaninha nem se dignou a mexer. Prendi os cães e fui lá espreitar e … lá estava ele impávido e sereno deitadinho na cama dos canitos…
Fechei a porta…
Fui passear os cães e quando cheguei, fui lá pôr-lhe comida húmida, ração seca, água e as pedras (WC). Deixei sair o Vasquinho do quarto onde estava, afinal são irmãos, e pelo menos não ficavam sozinhos a noite toda… Levava comigo os comedouros dos cães para os encher, conforme faço todas as noites, e enquanto eu os enchia, já eles estavam mesmo atrás de mim a comer, numa boa!
Hoje de manhã, quando acordámos, espreitámos pela janela do quarto que dá para ver perfeitamente o que se passa no anexo e eis que eles os dois já lá andavam aos pinotes um atrás do outro na brincadeira…
Se o Vasquinho virá mesmo para dentro de casa, já quanto ao Pokoió (foi o nome que lhe demos), estamos um pouco cépticos… é que contávamos com mais um e não com mais dois…
Fiquem descansados que para a rua não voltará com toda a certeza!!!
Mas, … precisava de um dono 5 estrelas para ele. Se alguém nos pudesse ajudar a arranjar esse dono, agradecia-mos muito! Responsabilizamo-nos por todas as despesas dele com as vacinas e inclusive com a esterilização ou castração (não sei ainda se é macho ou fêmea).
Há pessoas que já se mostraram interessados nele, mas não percebem muito de gatos e este com certeza não é a melhor opção para eles, uma vez que, não está socializado ainda… É preciso alguém que já “perceba” de gatos…
Posso socializá-lo, mas demorará algum tempo, e depois ele já será mais crescido e provavelmente tb já não o quererei dá-lo!!!
E agora precisava também de algumas dicas para os apresentar aos meus gatos e cães “residentes”. Estes quatro têm um feitio excelente e por eles sabemos que não haverá qualquer problema de maior. O problema vai ser a reacção dos novos gatitos aos cães, que são grandes e que estão habituados a brincar com os gatos e a andarem a correr atrás deles na brincadeira…
Enfim, dêem opiniões, façam comentários, dêem conselhos, partilhem experiências, ajudem, etc …
Desculpem o texto longo, mas também foi uma maneira de partilhar esta aventura, que … ainda não acabou…
Em último caso cá ficará… Mas não queria-mos mesmo que isso acontecesse, pelo menos, neste momento! É que seremos pais a qualquer momento e isto não vai ser fácil dar atenção a toda a gente…

Obrigado pela atenção.

O vasquinho é o cinzento e branco, o Pokoió é branquinho com manchas pretas…

PS: Feliz Natal para todos.

Imagem

Imagem
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta dez 21, 2007 5:34 pm

mas porque não os dois manos? eles iam adorar viver juntos para sempre. espírito natalício :lol:
convinha esterelizar a mãe para acabar com esses presentes.
para aproximar os pequenos dos outros....é melhor ser gradual. mas 1º, há que habituar os pequenos ao interior. pelos vistos, sempre andaram à perna solta. :P é tudo uma questão de tempo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 21, 2007 11:11 pm

Boas.

Para os sociabilizar terá que ser mesmo no interior, na vossa presença e na presença dos cães já que assim, está o espaço controlado bem como sob o vosso controle numa possível perseguição dum dos cães, na primeira fase, mesmo que para a brincadeira.
O facto dele se dar bem com o "manito" é meio caminho andado para uma mais fácil sociabilização.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

domingo dez 23, 2007 4:15 am

SiameseMaria
Fique também com o manito, naquela cama cabem bem mais dois... :)

Bom Natal
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 30, 2007 7:55 pm

MiausRafa Escreveu:SiameseMaria
Fique também com o manito, naquela cama cabem bem mais dois... :)

Bom Natal
:wink: :D
Transmissão de pensamento...? :lol:

SiameseMaria,

Pelo menos, já há novidades do novo elemento da família humana? Quero dizer; bebé humano? :wink:

Espero que sim e que tenha sido um parto rápido e bem sucedido :wink:
Vá lá...conte-nos que estou a "desesperar com um ataque de cusquice" :P
E depois, aproveite a contar-nos sobre o novo gatinho... ok? :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mfilipa
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 4:14 pm

segunda dez 31, 2007 2:08 pm

Fique com os dois manitosss! :D Feliz ano novo!!!!!!!
alexandratavares
Membro Veterano
Registado: sábado jul 19, 2003 11:49 am

terça jan 01, 2008 2:21 pm

mandei pm por causa do menino pokoio.

bjs
SiameseMaria
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 10:59 am

alexandratavares Escreveu:mandei pm por causa do menino pokoio.

bjs
Só hoje vim ao PC e desde já agradeço a sua prontidão em ajudar...

Tal como agradeço todas as opiniões que deram.

E agora novidades...

Tanto o Vasquinho como o Pokoió, foram internados no veterinário no passado dia 26 de Dezembro para fazerem os testes (de laboratório e não de "kit") às mais variadas doenças, tendo os resultados dado negativos a 100% ao PIF, ao Felv e ao Fiv, entre outras...

Posto isto... entraram para dentro de casa no dia 27/12, à noite, altura em que recebemos os resultados do laboratório. Ficaram fechados num dos quartos de casa até sábado, dia 29/12. Sempre que lá íamos a Mafalda e o Gastão (gatos) entravam connosco e fora algumas bofadelas da Mafalda, nada de especial se passou...

No dia 30, à hora do almoço, decidimos que quando eu saísse para passear os cães, a porta era aberta e pronto!
Assim foi...

Abriu-se a porta e pronto. Os gatos ficaram todos juntos... Os pequenitos não têm qualquer reacção menos agradável para com os nossos gatos. O Gastão, cheira e tenta brincar com eles, mas estes têm muito medo ainda. A Mafalda, sopra e "bufa" mas, nada de especial... Fez o mesmo quando lá foi para casa e já lá estavam o Gastão e o Bernardo... Isto passa-lhe...

Entretanto o Pokoió decidiu aventurar-se para fora do quarto... e entretanto chego eu com os canitos... Fui à casa de banho lavar as mãos e... estava lá o Pokoió... Soprou-me, e fugiu mas, ao sair do WC deu de caras com o Rafa, virou-se pró outro lado e deu de caras com a Bia... Coitadinho, foi logo apresentado à família toda...

O Rafa só quer é brincar com eles, tal como faz com os outros gatos, a Bia... não está nem aí... Tem curiosidade, mas prefere estar ao pé dos donos sempre...

Como disse atrás, a casa é grande e tem 2 pisos. Os cães só estão dentro de casa quando nós estamos, portanto é fácil verificar o que se passa… De noite, pomos, como sempre fizemos, uma bola de “ginástica” enorme a tapar as escadas para os cães não descerem ao piso de baixo. Os gatos sobem e descem, mas os cães ficam confinados ao piso de cima. Agora dá muito jeito: é que os pequenitos só sobem se quiserem, mas já sabem que se subirem… estão lá os canitos e em baixo podem sentir-se seguros.

Os sacaninhas continuam uns bichos-do-mato! Vão melhorando, mas a coisa está a ir devagarinho… Concelhos para acelerar a coisa precisam-se…

Se a coisa teimar em não correr bem, irão para casa da minha irmã, que insiste muito em ficar com eles, e que brevemente terá uma casa só dela. Vamos ver, é se depois os deixamos ir…

Em nossa casa ou na casa da minha irmã vão ficar de certeza! Não os vamos separar e vamos mesmo ficar com eles!

Eles já se aventuram pela casa toda e o que nos vale para saber onde estão é a Mafalda e o Rafa que descobrem sempre onde eles se escondem.

Quanto à mãe e a uma possível esterilização… a coisa não é mesmo nada fácil… ao mínimo barulhinho ela foge…
SiameseMaria
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 11:58 am

Esqueci de uma coisa...
O Bébé (de duas patinhas :D ) ainda não nasceu... Deve ser ainda esta semana, mas ... vamos ver...

Tenho pena de não conseguir com que vocês vejam o que se passa lá em casa...

O Gastão, o nosso animal "alfa" lá de casa é extraordinário: arrasta-se pelo chão, dá cambalhotas sózinho a tentar puxar para a brincadeira os pequenitos. Como estes ainda estão pouco à vontade não reagem, vai daí ele vai lá dá-lhes com a pata (devagarinho) na cabeça e volta a enrolar-se no chão à espera de brincadeira... e isto repete-se e repete-se...

Já o Rafa, o cão, vai para a porta do quarto (que está aberta) onde eles costumam estar e fica ali horas a abanar o rabo e a chorar à espera que eles venham brincar com ele...

Acho que a coisa vai lá com o tempo...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jan 02, 2008 2:15 pm

que grandes novidades :lol: o problema é se os pequenotes se apagam aos felinos e desprezam os humanos. o isaias ficou assim. era muito arisco. conviveu demais com 2 bebés e não gosta nada de pessoas. está ligeiramente melhor desde que esteve doente. mas nada de aproximações
SiameseMaria
Membro Veterano

quarta jan 02, 2008 2:58 pm

Penso que por aí poderá não haver problema. É que os nossos felinos são muito apegados a nós humanos. Parecem-se mais com cães até. O Gastão tenta brincar com eles mas nós temos que estar ali ao lado. Se nos viermos embora, tanto ele como a Mafalda vêm logo atrás de nós...
Se os pequenitos quiserem conviver com eles terão sempre de o fazer ao pé de nós...
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta jan 02, 2008 6:03 pm

Que boas notícias, parece que tudo está bem encaminhado para que sejam uma grande família feliz.

Desejo que tudo corra bem com o nascimento do bébé, que quando a hora chegar, que ela seja bem pequenina.

Felicidades.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta jan 03, 2008 11:21 am

SiameseMaria, muito boa sorte para a chegada desse bébé, que corra bem e seja uma horinha muito pequenina!
Dê-nos notícias, ok?
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jan 03, 2008 1:57 pm

SiameseMaria Escreveu: (...)
Tanto o Vasquinho como o Pokoió, foram internados no veterinário no passado dia 26 de Dezembro para fazerem os testes (de laboratório e não de "kit") às mais variadas doenças, tendo os resultados dado negativos a 100% ao PIF, ao Felv e ao Fiv, (...)
Fez testes de FIV e FELV antes dos 6 meses?
O Veterinário não avisou que estes testes efectuados antes dos 6 meses podem dar resultados falsos?

De qualquer forma, fico feliz pelas novidades... :wink: :D

Quanto à "cria" humana... desejo-vos que nasça em boa horinha :wink: :D e que corra tudo pelo melhor.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano

quinta jan 03, 2008 3:21 pm

Eu sei Leo, e o próprio veterinário teve a preocupação de nos dizer isso mesmo. No entanto quisemos fazê-lo na mesma e o veterinário achou que era bom também, não invalidando que os tornemos a repetir quando forem mais crescidos. Provavelmente quando forem ser castrados e esterilizados, aproveita-se e faz-se nova recolha de sangue para repetir as análises.
Como queriamos juntá-los a todos o mais depressa possível, decidimos fazer assim... sempre ficamos um pouco mais descansados. Ficarem confinados ao anexo durante mais 2/3 meses era uma dôr d'alma para nós e para eles...
Responder

Voltar para “Gatos”