Vivemos numa vivenda e ao lado da vivenda, no nosso terreno ainda, temos um “anexo” com 3 assoalhadas que praticamente não utilizamos…
Temos 2 gatos e 2 cães que passam o tempo todo connosco, inclusive, dormem connosco no nosso quarto. Como durante o dia estamos no trabalho, os canitos ficam no jardim. A porta do anexo, está sempre aberta nesta altura, para eles, se quiserem, irem para lá, até por causa da chuva. Das poucas coisas que temos neste anexo, é precisamente uma cama, que veio de casa dos meus pais, com a “cama feita”, para que a Bia e o Rafa (os canitos) se quiserem dormir durante o dia ou não quiserem apanhar chuva poderem ali estar.
Quando chegamos a casa, por volta das 18.00 horas, a 1ª coisa que faço é arrumar o anexo e fechar a porta.
Temos ainda, uma família de gatos que por lá anda na rua que costuma ir lá a casa comer. Assim que os cães entram dentro de casa. Eis que eles aparecem à janela da sala a pedir comida.
São 2 gatos adultos e duas crias que não devem ter mais de 2 meses.
Depois de algum tempo e ponderando bem as coisas, e também porque já tivemos 3 gatos, decidimos que tentaríamos apanhar um deles para ficar com ele.
Dito e feito! Conseguimos apanhar aquele que queríamos, que era o mais pequenino e frágil, pelo menos aparentemente, e a quem já tínhamos baptizado de “Vasquinho”. Já foi ao veterinário, mas ainda está em quarentena precisamente num dos quartos do anexo… Tive um gatinho que morreu com PIF e não posso arriscar, mais uma vez, a vida da Mafalda e do Gastão, os nossos gatos “residentes”!
Decidimos entretanto deixar os outros 3 em paz e continuar a dar-lhes de comer… até ver…
Mas eis que ontem… esquecemo-nos de fechar o anexo quando chegámos…
Á noite, por volta das 11.00 horas vou a sair com os cães para os passear, e como de costume, com medo de os gatos estarem no nosso jardim à frente, saio pela porta de trás que dá para o anexo. Assim que abro a porta… saltam os 2 gatos adultos de dentro do anexo! Faltava o pequenino e como já o conhecemos e ele é assim um pouco “cara-de-pau”, vi logo que o sacaninha nem se dignou a mexer. Prendi os cães e fui lá espreitar e … lá estava ele impávido e sereno deitadinho na cama dos canitos…
Fechei a porta…
Fui passear os cães e quando cheguei, fui lá pôr-lhe comida húmida, ração seca, água e as pedras (WC). Deixei sair o Vasquinho do quarto onde estava, afinal são irmãos, e pelo menos não ficavam sozinhos a noite toda… Levava comigo os comedouros dos cães para os encher, conforme faço todas as noites, e enquanto eu os enchia, já eles estavam mesmo atrás de mim a comer, numa boa!
Hoje de manhã, quando acordámos, espreitámos pela janela do quarto que dá para ver perfeitamente o que se passa no anexo e eis que eles os dois já lá andavam aos pinotes um atrás do outro na brincadeira…
Se o Vasquinho virá mesmo para dentro de casa, já quanto ao Pokoió (foi o nome que lhe demos), estamos um pouco cépticos… é que contávamos com mais um e não com mais dois…
Fiquem descansados que para a rua não voltará com toda a certeza!!!
Mas, … precisava de um dono 5 estrelas para ele. Se alguém nos pudesse ajudar a arranjar esse dono, agradecia-mos muito! Responsabilizamo-nos por todas as despesas dele com as vacinas e inclusive com a esterilização ou castração (não sei ainda se é macho ou fêmea).
Há pessoas que já se mostraram interessados nele, mas não percebem muito de gatos e este com certeza não é a melhor opção para eles, uma vez que, não está socializado ainda… É preciso alguém que já “perceba” de gatos…
Posso socializá-lo, mas demorará algum tempo, e depois ele já será mais crescido e provavelmente tb já não o quererei dá-lo!!!
E agora precisava também de algumas dicas para os apresentar aos meus gatos e cães “residentes”. Estes quatro têm um feitio excelente e por eles sabemos que não haverá qualquer problema de maior. O problema vai ser a reacção dos novos gatitos aos cães, que são grandes e que estão habituados a brincar com os gatos e a andarem a correr atrás deles na brincadeira…
Enfim, dêem opiniões, façam comentários, dêem conselhos, partilhem experiências, ajudem, etc …
Desculpem o texto longo, mas também foi uma maneira de partilhar esta aventura, que … ainda não acabou…
Em último caso cá ficará… Mas não queria-mos mesmo que isso acontecesse, pelo menos, neste momento! É que seremos pais a qualquer momento e isto não vai ser fácil dar atenção a toda a gente…
Obrigado pela atenção.
O vasquinho é o cinzento e branco, o Pokoió é branquinho com manchas pretas…
PS: Feliz Natal para todos.