Educar um gato
Moderador: mcerqueira
Porque é que deturpam tudo o que lêem e teimam só em ver maldade?
Não se preocupe, o meu gato não é uma coisa esquecida num canto e muito menos é um gato carente (não vou dar mais explicações porque vi que não adianta).
Aceitem que nem todos somos iguais, tento fazer o meu melhor e o Tico, acreditem ou não, é um gato feliz.
Se os vossos não o são ou simplesmente não são fenómenos, ou outra coisa qualquer, não importa, temos pena!
(Espero que não duvidem de que sei ver se o meu gato é feliz ou não)
Não se preocupe, o meu gato não é uma coisa esquecida num canto e muito menos é um gato carente (não vou dar mais explicações porque vi que não adianta).
Aceitem que nem todos somos iguais, tento fazer o meu melhor e o Tico, acreditem ou não, é um gato feliz.
Se os vossos não o são ou simplesmente não são fenómenos, ou outra coisa qualquer, não importa, temos pena!
(Espero que não duvidem de que sei ver se o meu gato é feliz ou não)
Não tenha! Não vale a pena! Eu estou super contente por nenhum das minhas gatas ser um "fenómeno"....snasc Escreveu:Se os vossos não o são ou simplesmente não são fenómenos, ou outra coisa qualquer, não importa, temos pena!
Sabe? Lamento mas, perante as suas opiniões, só posso duvidarsnasc Escreveu:(Espero que não duvidem de que sei ver se o meu gato é feliz ou não)
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Mce
Muito boa gente gostaria de participar em foruns como estes mas por causa de pessoas como a Mce não o fazem.
O que a faz pensar que pode tecer os comentário que tece sem conhecer e sem saber absolutamente nada sobre quem está a atacar?
O que a faz pensar que conhece melhor o meu gato do que eu? Muita presunção!
Vou dar-lhe mais uns dados importantes, porque apesar de já ter escrito algumas coisas, como deve comprender, não descrevi todos os pormenores. Nestes foruns, e este tópico é prova disso, quanto mais explicamos mais certas pessoas insistem em fazer de conta que não percebem o que é dito, deturpam e aborrecem.
A minha profissão permite-me trabalhar em casa, ou seja, passo a maior parte do dia com o Tico. Mas sim, só jantamos com ele. Não se preocupe, tanto eu como o gato fazemos outras refeições ao dia, cada um quando bem lhe apetece mas ao jantar junta-se a família toda.
O Tico quase não sai de perto de mim. Dorme tanto numa das cadeiras ( ele prefere a que está ao sol) como no sofá, como ás vezes até trago o ninho dele (ele gosta, às vezes, até quer subir e aproveitar a boleia). Também traz os brinquedos ou me chateia para brincar com ele. Claro que nem sempre posso e nem sempre tenho paciência mas depois vejo que amuou (sei quando amua e quando não) e brinco um bocado. Para evitar que ele queira brincar tanto durante o dia canso-o de manhazinha: quando faço a cama, por exemplo, brinco às escondidas com ele debaixo da cama, deixo-o esconder-se no edredão enquanto tento atraí-lo para fora, funciona com um cinto, ou com o tira-pelos. Existem muitas outras, é só ter imaginação e com o Tico não é difícil. São coisas simples, mas nota-se que ele gosta, porque ele próprio se põe em posição para estas brincadeiras. Faço-lhe esperas atrás das portas, ele fica tolo e corre atrás de mim e depois inverte-se o papel.
Podia continuar a descrever mas não vale a pena.
Vai continuar a dizer que o meu gato é um fenómeno e carente e que eu sou ... bem, já não me lembro.
Mais uma vez, tenho orgulho no meu gato, gosto muito dele, é diferente é verdade, mas é lindo e adora-me.
É óptimo ter a possibilidade de trabalhar em casa mas também é solitário. A alegria e os disparates do Tico tornam isso mais fácil.
Não diga que não conheço o meu gato, que não lhe dou atenção, que não lhe dou condições ou outra coisa, não é verdade.
Com a conversa toda, conseguiu estragar o propósito deste tópico: contar aos outros como é o meu gatito e principalmente, levar cada um a contar coisas sobre o seu. Não pretendia gabar o meu gato ou dizer "olhem todos, tenho uma gato que parece um cão" e muito menos fazer crer que uns são especiais e outros não. O meu é concerteza, pelo simples facto de ser meu. Todos devem pensar assim!
Muito boa gente gostaria de participar em foruns como estes mas por causa de pessoas como a Mce não o fazem.
O que a faz pensar que pode tecer os comentário que tece sem conhecer e sem saber absolutamente nada sobre quem está a atacar?
Vou dar-lhe mais uns dados importantes, porque apesar de já ter escrito algumas coisas, como deve comprender, não descrevi todos os pormenores. Nestes foruns, e este tópico é prova disso, quanto mais explicamos mais certas pessoas insistem em fazer de conta que não percebem o que é dito, deturpam e aborrecem.
A minha profissão permite-me trabalhar em casa, ou seja, passo a maior parte do dia com o Tico. Mas sim, só jantamos com ele. Não se preocupe, tanto eu como o gato fazemos outras refeições ao dia, cada um quando bem lhe apetece mas ao jantar junta-se a família toda.
O Tico quase não sai de perto de mim. Dorme tanto numa das cadeiras ( ele prefere a que está ao sol) como no sofá, como ás vezes até trago o ninho dele (ele gosta, às vezes, até quer subir e aproveitar a boleia). Também traz os brinquedos ou me chateia para brincar com ele. Claro que nem sempre posso e nem sempre tenho paciência mas depois vejo que amuou (sei quando amua e quando não) e brinco um bocado. Para evitar que ele queira brincar tanto durante o dia canso-o de manhazinha: quando faço a cama, por exemplo, brinco às escondidas com ele debaixo da cama, deixo-o esconder-se no edredão enquanto tento atraí-lo para fora, funciona com um cinto, ou com o tira-pelos. Existem muitas outras, é só ter imaginação e com o Tico não é difícil. São coisas simples, mas nota-se que ele gosta, porque ele próprio se põe em posição para estas brincadeiras. Faço-lhe esperas atrás das portas, ele fica tolo e corre atrás de mim e depois inverte-se o papel.
Podia continuar a descrever mas não vale a pena.
Vai continuar a dizer que o meu gato é um fenómeno e carente e que eu sou ... bem, já não me lembro.
Mais uma vez, tenho orgulho no meu gato, gosto muito dele, é diferente é verdade, mas é lindo e adora-me.
É óptimo ter a possibilidade de trabalhar em casa mas também é solitário. A alegria e os disparates do Tico tornam isso mais fácil.
Não diga que não conheço o meu gato, que não lhe dou atenção, que não lhe dou condições ou outra coisa, não é verdade.
Com a conversa toda, conseguiu estragar o propósito deste tópico: contar aos outros como é o meu gatito e principalmente, levar cada um a contar coisas sobre o seu. Não pretendia gabar o meu gato ou dizer "olhem todos, tenho uma gato que parece um cão" e muito menos fazer crer que uns são especiais e outros não. O meu é concerteza, pelo simples facto de ser meu. Todos devem pensar assim!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Penso eu de que...
Cada animal, gato ou cão, tem o seu feitio e a sua personalidade, nunca deixando de serem o que são: animais!
Por muito que confiemos neles poderão ter reacções surpreendentes.
Sempre que viajo com os meus gatos, vão sempre na transportadora, por muito que "berrem". Os cães levam a trela posta daquelas que se prendem no sinto de segurança. Confio neles todos mas é de Lei e estamos todos mais seguros!
Quanto a ensinar os gatos... O Gastão aprendeu, com o hábito, e sem nunca termos forçado o que quer que fosse, algumas coisas tipicas de cães... Passeia à trela junto com os cães; assim que pego nas trelas dos cães para ir à rua, também ele vem a correr para lha pôr. Fica ali ao lado dos cães à espera que lhe ponha a coleira e a trela. Autêntico cão! Excepcionalmente, quando vou ao Mac. de carro - drive-in - (fica a 200 mts de casa) e levo os cães o Gastão também vai. Adora esta pequena viagem e faz exacatmente como os meus cães: vai ali no meio deles a olhar para tudo o que se passa lá fora. O pessoal que vê farta-se de rir, com aquela cabecita a aparecer no meio das cabeças dos cães. Responde ao nome e ... pronto... de resto é um gato autêntico. Não fizemos nada para o ensinar... ele aprendeu estas coisas naturalmente e temos plena consciência que só as faz porque gosta de ir à rua e sempre que o chamamos ele vem porque sabe que daí poderá vir qq biscoito. Já a Mafalda, a nossa gata, não está nem aí... faz o que lhe apetece e nós adoramos que ela assim seja.
Os cães, para além daquilo que lhes ensinamos, há coisas também que eles aprendem naturalmente... O Rafa, por exemplo, foi lá para casa com 4 meses e os amigos dele são os gatos, vai daí para brincar deita-se no chão e antes de começar a correr na brincadeira dá uns pulinhos com as patas de trás antes de se lançar na correria; em vez de tentar morder quando está na brincadeira,... brinca com as patas da frente... Parece mesmo um gato!
Cada animal, gato ou cão, tem o seu feitio e a sua personalidade, nunca deixando de serem o que são: animais!
Por muito que confiemos neles poderão ter reacções surpreendentes.
Sempre que viajo com os meus gatos, vão sempre na transportadora, por muito que "berrem". Os cães levam a trela posta daquelas que se prendem no sinto de segurança. Confio neles todos mas é de Lei e estamos todos mais seguros!
Quanto a ensinar os gatos... O Gastão aprendeu, com o hábito, e sem nunca termos forçado o que quer que fosse, algumas coisas tipicas de cães... Passeia à trela junto com os cães; assim que pego nas trelas dos cães para ir à rua, também ele vem a correr para lha pôr. Fica ali ao lado dos cães à espera que lhe ponha a coleira e a trela. Autêntico cão! Excepcionalmente, quando vou ao Mac. de carro - drive-in - (fica a 200 mts de casa) e levo os cães o Gastão também vai. Adora esta pequena viagem e faz exacatmente como os meus cães: vai ali no meio deles a olhar para tudo o que se passa lá fora. O pessoal que vê farta-se de rir, com aquela cabecita a aparecer no meio das cabeças dos cães. Responde ao nome e ... pronto... de resto é um gato autêntico. Não fizemos nada para o ensinar... ele aprendeu estas coisas naturalmente e temos plena consciência que só as faz porque gosta de ir à rua e sempre que o chamamos ele vem porque sabe que daí poderá vir qq biscoito. Já a Mafalda, a nossa gata, não está nem aí... faz o que lhe apetece e nós adoramos que ela assim seja.
Os cães, para além daquilo que lhes ensinamos, há coisas também que eles aprendem naturalmente... O Rafa, por exemplo, foi lá para casa com 4 meses e os amigos dele são os gatos, vai daí para brincar deita-se no chão e antes de começar a correr na brincadeira dá uns pulinhos com as patas de trás antes de se lançar na correria; em vez de tentar morder quando está na brincadeira,... brinca com as patas da frente... Parece mesmo um gato!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm
É pena que existam estes conflitos quando desnecessarios, o que me parece o caso. Nao me parece aqui que hajam casos de "maus" donos ou de gatos mal tratados, o resto cada um com a sua propria interpretaçao em relaçao ao seu animal. Neste momento tenho tres gatos que ora estao em lisboa ora na Madeira, dois da minha irma que ficam sempre na Madeira e convivem de vez em quando com os meus, mais dois (mae e filhote) que se encontram na casa do meu namorado mas que é de ambos. Nao os tenho há muito tempo, a Tucha e a Luna tenho-as há 5 anos e os outros ha menos, mas devo dizer que foi impressionante o que estes animais fizeram comigo. Eu sempre gostei de animais mas nunca ao ponto de ser louca por eles. Isto porque no meu "mundo" animais de estimaçao eram essencialmente cães (na Madeira os gatos sao para estar na rua...e cães mesmo assim só alguns, mas isto vai melhorando!) e eu apesar de gostar de caes nunca gostei de me sentir obrigada a lidar com demasiadas regras e educaçoes, e passeios obrigatorios...e sei la, sempre fiz questao na minha vida (com as pessoas que convivo) a mostrar sempre uma unha antes de mostrar um sorriso aberto, porque se assim o for, meio mundo que nao me interessa ja desapareceu e eu fico feliz. A minha simpatia nao é imediata, nem o meu carinho pelos outros. Infelizmente ou felizmente tenho sempre um pé a tras com os humanos, no entanto tento que a minha vida siga os meus principios de caridade, paz, conservaçao da Natureza, etc. Isto para dizer que nem mesmo de um cão se me sentia feliz por aquele amor todo automático. O que sentia era "Estupido nao ves que nao gosto assim tanto de ti?", no entanto gosto muito de caes, mas nada que se compare com o que sinto com os gatos. Os gatos foram a melhor surpresa destes ultimos anos, sinto que realmente com eles tenho que me esforçar para receber, sei que as circunstancias podem leva-los a ignorar-me, fazer má cara, morder, etc. Quando tenho que lidar com os meus gatos e os gatos da minha irma...um dos gatos da minha irma apesar de super meigo nenhuma das minhas gatas o suporta, e isso implica nao suportarem que eu lhe toque etc. E sim, eu as xx submeto-me e nao lhe ligo (na verdade, nem ele a mim). Mas voltando aos gatos com comportamentos "estranhos" o meu gato persa, o Piki, é muito mais "obediente", nao infringe as leis...e quando tou no sofá eu digo "deita, piki" e ele deita-se...e ronrona parece um motor. Quanto as duas gatas que sao as mais velhas (Tucha e Luna), a Luna é um doce, nunca mete as unhas de fora, gosta de festinhas privadas se possivel de porta fechada...e nao é la muito amiga dos outros felinos. A Tucha é uma tigrada de olhos redondos muito expressiva, morde, arranha, é uma gata forte e pouco medicas. Tanto uma como outra se possivel gostam de festas ao mesmo nivel do olhar que eu...ou seja, sobem caderas, mesas, moveis...tudo para terem algum controlo. Sim, normalmente eu submeto-me aos seus desejos, sao muito mimadas mas sinceramente...o que incomoda a muita gente a mim faz me feliz. O meu sono é muito mais leve quando sei que vou acordar com umas cabeçadas ou uns miados de bom dia. Gosto tanto dos meus gatos (e gatos em geral) que sei que se um dia tiver de tirar do meu prato para lhes dar, será isso que farei sem qualquer duvida. Pensei no inicio que seriam apenas uma companhia, mas rapidamente vi que sao essenciais, que sao a minha verdadeira paixão.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm
Peço imensa desculpa pelo portugues! Pensei, escrevi e nao dei tempo para correcçoes nem pontuaçao ! 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
snasc,snasc Escreveu:Mce
(...)
Não me parece justa a sua avalição de que alguém a está a atacar. Até pode estar a entender nessa errada perspectiva mas o que por vezes parece, até pode nem ser o que, sei que não é, sendo as respostas da mce UNICAMENTE baseadas no seu conhecimento sobre felinos e nada mais. O que acontece é que nem toda a gente tem a mesma forma de se expressar com uma escrita floreada...! Eu por exemplo, sou uma delas. Não gosto nada de paninhos quentes nem medalhas de cartão. Tento ser concisa o mais possível e directa mas não porque pretenda ofender ou não "mimar" mas sim porque sou assim e gosto imenso do que sou de cada vez que acordo pela manhã e olhe que já cá cantam mais de meia centena de Anos.
Agora vamos então ao resto da minha resposta que vai de acordo tanto com o propósito inicial do tópico como com as suas participações:
Então, o que a leva a pensar que tem "um cão que mia"? Ou, por outras palavras; "que é demasiado disciplinadora"? É que na única "in"disciplina que vejo, pelo que li, a esse gatinho, são precisas duas correcções; a de o ensinar a não saltar para a mesa mas que, muito me admira para um gato que até possui "regras de etiqueta" à mesa, e a de passar a não morder quando não lhe são feitas as vontades!!!snasc Escreveu:O Tico é o meu 1º gato. Sempre fui mais habituada a cães e cheguei à conclusão que, talvez esteja a educar o Tico à semelhança de um cão.
Semelhanças que encontrei: o Tico só reage ao nome, vem quando digo "anda cá", quando digo "Anda Tico, anda comer" vem a correr e entre mios abraça-se à minha perna, quando como iogurte batido de morango e pergunto "queres?" mia e a lamber-se abraça-se novamente à minha perna. E ainda, quando faz asneiras e reclamo com ele, aponto para o ninho e digo "Para o ninho Tico, já!" ele obedece! Se fui justa fica tristinho e deita-se à espera que o chame ou o vá buscar. Se não fui, espera que vire costas e então sai e vai brincar ou vem atrás de mim e morde-me sempre que tem oportunidade! Quando estou em casa, anda sempre atrás de mim (tal como fazia a minha cadelita) e quer ver (e cheirar) tudo o que estou a fazer.
Desde que está connosco, dorme na cozinha com a porta fechada: pego nele ao colo, dou-lhe uns mimitos, confirmo se tem um pouco de comida e água, meto-o no ninho, saio e fecho a porta. Nunca mia, não sai do ninho quando o deito e de manhã temos uma nova rotina: um pouco antes das 8h abro a porta, pego-lhe ao colo, dou-lhe mimo, comida e limpo-lhe a casa de banho. Se alguma coisa falhar, morde-me! Quando vamos sair e ele fica sozinho, fica com acesso à cozinha e a uma parte do corredor (no total cerca de 30 m2), com água, comida e todos os brinquedos que eu encontrar. Também não parece importar-se (apesar de não gostar de ficar sozinho) pois quando o chamo para poder fechar a porta do corredor, vem logo. Quando chegamos, está à nossa espera em cima do tapete, mia e roça-se nas nossas pernas (uma das poucas ocasiões em que o faz).
Não consigo que dê a patinha, que salte para o meu colo quando quero, ou que perca o habito de subir para a mesa, mas, depois da análise parece-me até educado demais para gato! Ficaria preocupada mas parece-me um gato feliz: é muito meigo, traquina, brincalhão (até vai buscar brinquedos para ao pé de nós para brincarmos com ele e se não lhe ligarmos morde-nos), confia em nós, é muito inteligente (tanto nas brincadeiras como nas reacções: tem miados diferentes para cada situação, por exemplo pedir comida, pedir para ir buscar brinquedos debaixo dos móveis, limpar a areia ...e às vezes dá-me a sensação de que negoceia, ou seja, quando o proíbo de fazer alguma coisa que me tira mesmo do sério ele pára, olha para mim, faz uma expressão estranha e não volta a fazer mas vai fazer outra coisa que eu também não quero que ele faça; aí já não há nada que eu possa fazer, ele não pára e eu acabo por deixar!!)
[/img][/url]
Já agora, aproveito a dar-lhe os parabéns por ter um gato que lhe "diz"/mia para que lhe limpe o W.C. Eu sou das que tenho mais azar já que a minha Siamesa faz no chão mesmo á entrada da caixa e isto porque ainda não consegui ensiná-la a "mandar-me limpar a caixa, com um miado diferente"
E sim, o gato é seu e deve sentir-se orgulhosa/"vaidosa" do que tem e nem que fosse o gato mais desobediente, feio ou manhoso, é seu e isso só por si (ser o seu gatinho) já dá direito a ver no seu gato o que os outros podem achar “normalíssimo” e nada advindo de regras de disciplina, normal, a um felino!
Os foruns são para uma troca de ideias, partilha de conhecimentos, dicas/sugestões, etc... mas, quem participa neles, seja porque razão for e por quem quer que seja e nem que seja para colocar um seu animal num pedestal, deve saber aceitar uma critica sem qualquer tipo de ofensa como se verificou em variadas respostas de pareceres.
Então, agora, aqui vai a minha sincera opinião:
O seu gato não é mais nem menos gato que qualquer felino. É simplesmente um gato domesticado que se adapta muito bem à forma de domesticação que lhe queira dar e não impor, em que ele contorna cada situação a seu belo prazer como só os felinos o sabem fazer!
logicamente que há gatos e gatos; uns mais dóceis; e não submissos (nenhum felino o é) e, há gatos "inquebráveis"; os assilvestrados ou muito perto disso!
Posso dizer-lhe que a minha convivência com gatos, é muito mais recente que a da maioria dos foristas que participam nos foruns de gatos já que sempre tive cães, aliás; nasci no meio deles mas nunca me passou pela cabeça "disciplinar um gato à semelhança dum cão". No entanto, como já me passaram dezenas; para não dizer centenas deles (felinos) pelas mãos, dediquei-me de corpo e alma durante mais de 8 Anos a estudá-los, passando horas, dias, semanas, meses e Anos a observá-los, interagindo com eles e até a escrever anotações sobre os diferentes comportamentos que verificava de gato para gato para fazer um sumário GLOBAL sobre a minha aprendizagem e, para lhe ser franca, aprendi imenso "inLoco" e mais tenho a aprender mas, "ainda não consegui que nenhum ladrasse"

Vou dar-lhe um pequeno exemplo de como qualquer gato, "sem treinos para canídeos" fazem gracinhas:
O "meu" Peewee, entra na transportadora SEMPRE, bastando abrir-lhe a porta da dita. No entanto, só peço a Deus que não me obrigue em fazer-lhe a vontade de não o enjaular, caso ele um dia se recuse a entrar. Isto porque, um desses dias, pode mesmo ser o dia em que tenha que ir a uma URGÊNCIA VETERINÁRIA e então eu tinha mesmo um problema dos grandes!!!
Ainda, a minha "Siamesa" (rafeirosa mai linda- bicolor) dá cambalhotas a pedido meu mas, nunca a treinei para tal. Só aproveitei um dia ela estar a tentar fazê-lo (um movimento com a cabeça entre as patas) para dar uma ajudinha, pegando-lhe na cauda, junto à coluna dela e voilá que fez a cambalhota. Depois disso, dei-lhe um miminho e logo ela aprendeu o comando da palavra cambalhota porque sabia que eu a mimaria com algo especial. Como vê, eu não a treinei mas sim ela que me ultrapassou na minha inteligência, humana, em que só faz a cambalhota "por detrás dum suborno"!
Tenha a certeza duma coisa: os gatos só obedecem se quiserem e quando quiserem! Só aprendem se quiserem e quando quiserem mas SEMPRE sem serem forçados a aprender!
Acho que faz muito bem e só lhe fica bem, é bom sinal, adorar o seu gato, independentemente do que outros achem!!!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Desculpem, não queria parecer vidrinho, até porque não sou assim, mas de facto, não consigo deixar de reagir pior a certas mensagens que são escritas neste forum. Vou tentar fazer um esforço...
Quanto ao Tico, como se costuma dizer, até no melhor pano cai a nódoa. Há certas coisas que conseguimos que deixe de fazer, mas subir para a mesa e balcões durante a noite (uma vez, não guardei um bolo de citrinos, no dia seguinte estava o gato de diarreia, agora fica tudo arrumado; os kiwis que nos deram trouxeram um pouco de ramo, no dia seguinte estavam metade pelo chão, pisados do tombo, sem rabo e cheios de pelo branco,...), puxar a roupa do estendal em cima das máquinas na lavandaria para se poder deitar em cima, encontrar o regador praticamente vazio e mesmo assim molhar ora uma pata ora outra de cada vez que lá passa e patinhar a casa toda...e fica todo tolo quando molha as patas, não percebo! Cede numas coisas, cisma noutras e inventa novas, muitas vezes piores do que as anteriores.
Nalguns casos é melhor respirar fundo e não fazer nada, porque às vezes encontramos soluções à rebelia dele, resolve, mas ele rapidamente faz uma actualização ou passa de nível e ainda ficamos pior (e um pouco abananados)! É um gato de extremos: obediente e companheiro mas mimado e teimoso, na mesma proporção.
Gostei de ler sobre os vossos gatos, obrigada por participarem.
Quanto ao Tico, como se costuma dizer, até no melhor pano cai a nódoa. Há certas coisas que conseguimos que deixe de fazer, mas subir para a mesa e balcões durante a noite (uma vez, não guardei um bolo de citrinos, no dia seguinte estava o gato de diarreia, agora fica tudo arrumado; os kiwis que nos deram trouxeram um pouco de ramo, no dia seguinte estavam metade pelo chão, pisados do tombo, sem rabo e cheios de pelo branco,...), puxar a roupa do estendal em cima das máquinas na lavandaria para se poder deitar em cima, encontrar o regador praticamente vazio e mesmo assim molhar ora uma pata ora outra de cada vez que lá passa e patinhar a casa toda...e fica todo tolo quando molha as patas, não percebo! Cede numas coisas, cisma noutras e inventa novas, muitas vezes piores do que as anteriores.
Nalguns casos é melhor respirar fundo e não fazer nada, porque às vezes encontramos soluções à rebelia dele, resolve, mas ele rapidamente faz uma actualização ou passa de nível e ainda ficamos pior (e um pouco abananados)! É um gato de extremos: obediente e companheiro mas mimado e teimoso, na mesma proporção.
Gostei de ler sobre os vossos gatos, obrigada por participarem.
-
- Membro
- Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm
um gato que se comporta assim NÃO é um fenómeno da netureza! eu acredito que qualquer gato pode ser EDUCADO para se tornar nisso, a não ser que algum problema o impeça.
falando do meu caso (que me parece em tudo idêntico ao de snasc):
tenho dois gatos siameses, que vieram para casa com uns meses de desfasamento. o primeiro era filho de uma gata caseira, com donos que cuidaram dela, e cheio de crianças que os "melavam" noite e dia. veio para casa bastante pequenino e, como calhou vir nas férias do verão, eu e a minha irmã devotámos umas 16 horas por dia a educar a "criança". transformou-se no gato excepcional que creio já ter descrito anteriormente neste tópico.
o outro chegou uns meses depois. nascera de uma gata que, embora tivesse dono, fora ter os bebés longe de casa, e só regressou depois, com uma bando de gatinhos assilvestrados atrás dela. os gatinhos não tinham tido nenhum contacto humano até ao dia em que apareceram. aí a dona teve de os CAÇAR à traição, pois não davam a mão por nada. o gatinho que nos estava destinado foi agarrado pelas costas, metido num saco de batatas atado e ali ficou as duas horas de viagem até à loja onde a minha mãe trabalha. aí ela meteu-o numa caixa de cartão devidamente acondicionada, e trouxe-o para casa de imediato. não vou descrever pormenorizadamente os acontecimentos dos meses que se seguiram, mas por alto, o resultado foi o seguinte: um gato TRAUMATIZADO, com uma medo inimaginável de pessoas, que passou semanas até conseguir sair de trás da máquina de lavar loiça! ainda hoje é um gato semi selvagem, que aparece para comer, mas foge se alguém faz um movimento brusco ou arrasta os pés ou deixa cair um objecto. aparece, come, e sai no mesmo minuto.
moral da história: qualquer gato pode ser educado assim. é algo que faz parte da natureza deles e que podemos aproveitar - a adoração pela "mamã". na natureza, os gatos são naturalmente anti-sociais, mas quando eram crianças, tinham uma total obediencia perante a mãe. os nossos gatos nunca crescem. são sempre dependentes de nós, são sempre bebés grandes. se nos comportarmos como a mamã-gata, que mima, que alimenta, que cuida, que salva, ele estará disposto a obedecer e a submeter-se aos limites que impomos. quanto ás habilidades, de facto, só as fazem por recompensa. mas o obedecer a um simples "não!" ou a um "fica aí!", deve-se à ideia que lhe ficou de que o dono é a mãe, e se a mãe diz, é para fazer.
se acontece o gato ter algum trauma psicológico que o impeça de se concentrar, nada feito. mas em princípio, qualquer dono com a necessária habilidade pode educar qualquer gato desta forma. não é anti-natural, é um facto que podemos aproveitar.
falando do meu caso (que me parece em tudo idêntico ao de snasc):
tenho dois gatos siameses, que vieram para casa com uns meses de desfasamento. o primeiro era filho de uma gata caseira, com donos que cuidaram dela, e cheio de crianças que os "melavam" noite e dia. veio para casa bastante pequenino e, como calhou vir nas férias do verão, eu e a minha irmã devotámos umas 16 horas por dia a educar a "criança". transformou-se no gato excepcional que creio já ter descrito anteriormente neste tópico.
o outro chegou uns meses depois. nascera de uma gata que, embora tivesse dono, fora ter os bebés longe de casa, e só regressou depois, com uma bando de gatinhos assilvestrados atrás dela. os gatinhos não tinham tido nenhum contacto humano até ao dia em que apareceram. aí a dona teve de os CAÇAR à traição, pois não davam a mão por nada. o gatinho que nos estava destinado foi agarrado pelas costas, metido num saco de batatas atado e ali ficou as duas horas de viagem até à loja onde a minha mãe trabalha. aí ela meteu-o numa caixa de cartão devidamente acondicionada, e trouxe-o para casa de imediato. não vou descrever pormenorizadamente os acontecimentos dos meses que se seguiram, mas por alto, o resultado foi o seguinte: um gato TRAUMATIZADO, com uma medo inimaginável de pessoas, que passou semanas até conseguir sair de trás da máquina de lavar loiça! ainda hoje é um gato semi selvagem, que aparece para comer, mas foge se alguém faz um movimento brusco ou arrasta os pés ou deixa cair um objecto. aparece, come, e sai no mesmo minuto.
moral da história: qualquer gato pode ser educado assim. é algo que faz parte da natureza deles e que podemos aproveitar - a adoração pela "mamã". na natureza, os gatos são naturalmente anti-sociais, mas quando eram crianças, tinham uma total obediencia perante a mãe. os nossos gatos nunca crescem. são sempre dependentes de nós, são sempre bebés grandes. se nos comportarmos como a mamã-gata, que mima, que alimenta, que cuida, que salva, ele estará disposto a obedecer e a submeter-se aos limites que impomos. quanto ás habilidades, de facto, só as fazem por recompensa. mas o obedecer a um simples "não!" ou a um "fica aí!", deve-se à ideia que lhe ficou de que o dono é a mãe, e se a mãe diz, é para fazer.
se acontece o gato ter algum trauma psicológico que o impeça de se concentrar, nada feito. mas em princípio, qualquer dono com a necessária habilidade pode educar qualquer gato desta forma. não é anti-natural, é um facto que podemos aproveitar.
Esqueci-me de dizer porque é que dá jeito o gato obedecer à ordem "senta", o Ulisses que é o meu Gato mais recente é um grande maroto, ataca os outros quando os apanha distraídos, eu em determinada altura disse-lhe Ulisses senta e ele sentou-se, e esta situação tem-se repetido desde que ele veio cá para casa, há precisamente um mês. Claro que passado um minuto já se levantou, mas pelo menos dá tempo a que os outros se possam proteger. Não sei se alguém lhe ensinou, ou se simplesmente é " um fenómeno da natureza " a morder sei que é.mce Escreveu:Não se trata do gato ter "aprendido" o truque ou estar a obedecer - se algum felino dá a pata é porque isso traz vantagens para ele, e apenas por isso - ele sabe que assim ganha mimos ou comida e fá-lo por interesse próprio. Quanto a dar marradinhas ou turrinhas, o gato está simplesmente a marcar o dono como sua exclusiva propriedadeMiausRafa Escreveu:penso que não cabe na cabeça de ninguém obrigar o gato a dar a patinha, ou a dar cabeçadinha, mas se ele aceitar fazer, porque não?![]()
Lá geito dá, mas não é natural um gato obedecer dessa forma; aliás, contraria totalmente o espírito livre e independente dos gatos e é por isso que eu não concordo.MiausRafa Escreveu:Quando estão a fazer algo que não queremos, o dizer senta e eles obedecerem, na minha opinião até dá muito jeito
Concordo, o facto de termos uma maior ou menor aproximação/ disponibilidade para o nosso gato influencia os limites da nossa relação e o que ele nos permite e não permite, mas é verdade que o que acontece nas primeiras semana de vida de um gato também determina como ele se vai relacionar connosco.
Quando eu era pequena tivemos 4 gatos e 2 cadelas em casa. As cadelas eram uma minha outra da minha irmã e os gatos eram da minha mãe. 1º trouxe um casal: o Pompeu ficou um Garfield e a Sopas teve algumas crias. Da 1ª ninhada nasceu o Pimpolho, um gato brincalhão com todas as mordomias (dormia com a minha irmã e a acordava-a às 6h para ir à vida dele), da 2ª nasceu o Preto. O nome é um pouco impessoal mas ele nunca nos deixou chegar muito, por mais que tentássemos e não conseguimos dar-lhe outro nome. Depois de grande, só se chegava para pedir 2 festas (3 eram demais) e comida. Foram recebidos por nós da mesma maneira mas o tratamento depois do nascimento foi diferente. Quando a Sopas teve o Pimpolho era nova e inexperiente: teve o gato e foi à vida dela. Eu e a minha irmã ficámos as babysitters. De vez em quando a gata voltava, cheirava o filhote e desaparecia outra vez. Em relação ao Preto, a gata desapareceu e quando voltou trazia o gato na boca. Cada vez que o levantávamos do chão miava como se o estivessem a matar, a gata vinha, pegava nele e escondia-o novamente! Ah, mas nunca me mordeu nem arranhou (o Preto), nem mesmo quando o fechei comigo na cozinha
!! Corri atrás do gato até ele cair para o lado de cansaço, depois peguei nele, sentei-o no meu colo e comecei a fazer-lhe festas enquanto dizia: festas, vês, festas, afinal não é assim tão mau pois não? Foi a partir daqui que começou a pedir 2 festas e comida, antes andava atrás dos outros! Era muito nova, dêem-me um desconto!!
Quando eu era pequena tivemos 4 gatos e 2 cadelas em casa. As cadelas eram uma minha outra da minha irmã e os gatos eram da minha mãe. 1º trouxe um casal: o Pompeu ficou um Garfield e a Sopas teve algumas crias. Da 1ª ninhada nasceu o Pimpolho, um gato brincalhão com todas as mordomias (dormia com a minha irmã e a acordava-a às 6h para ir à vida dele), da 2ª nasceu o Preto. O nome é um pouco impessoal mas ele nunca nos deixou chegar muito, por mais que tentássemos e não conseguimos dar-lhe outro nome. Depois de grande, só se chegava para pedir 2 festas (3 eram demais) e comida. Foram recebidos por nós da mesma maneira mas o tratamento depois do nascimento foi diferente. Quando a Sopas teve o Pimpolho era nova e inexperiente: teve o gato e foi à vida dela. Eu e a minha irmã ficámos as babysitters. De vez em quando a gata voltava, cheirava o filhote e desaparecia outra vez. Em relação ao Preto, a gata desapareceu e quando voltou trazia o gato na boca. Cada vez que o levantávamos do chão miava como se o estivessem a matar, a gata vinha, pegava nele e escondia-o novamente! Ah, mas nunca me mordeu nem arranhou (o Preto), nem mesmo quando o fechei comigo na cozinha

Voltando ao Tico! Falei tanto das qualidades dele que agora não as encontro!! Estou um pouco confusa! Já vos aconteceu? Vou tentar explicar o que eu acho que está a acontecer, mas também pode ser só da idade (está a fazer 9 meses).
O Tico era tudo o que vos tenho vindo a contar e mais algumas coisas, mas agora, não vem quando o chamo, nem sequer se vira; quando passo e lhe vou fazer umas festas, foge (antes fazia isto algumas vezes mas só quando estava no meio da carpete enrolada a fazer uma emboscada ao hamster, p. e.); quase não fica quieto (dantes dormia de tarde); passa o dia a tentar subir e entrar em todo o lado (abre a tampa do caixote do lixo que tem os papeis e vidros para reciclar e esgueira-se lá para dentro (fico sem saber onde ele anda, agora não responde quando o chamo!), abre alguns armários no escritório e roe as esquinas das pastas arquivo, deita-se de barriga para cima e abre a gaveta de baixo, claro, vai tirando até encontrar alguma coisa para levar ...o que é que se passa com ele?! Está tudo como antes mas agora parece obcecado); sobe para as preteleiras da estante da sala, esconde-se atrás da televisão da sala se estivermos à procura dele e, enquanto antes só subia para o balcão e mesa da cozinha à noite, agora é eu a pô-lo no chão e ele a subir?! Ah e espeta as unhas nos estofos quando ele nunca fez isso na vida, para além de agora nunca parar ao pé de mim!
Alterar a rotina de um gato pode dar nisto? Se a repuser, pode voltar tudo ao normal? Não só por nós e pela casa, mas também por ele, parece tenso.
Acho que pode estar aborrecido comigo e talvez a dar-me uma lição
. A minha mãe esteve em nossa casa as 2 últimas semanas, o meu marido teve uma semana de férias e como é óbvio o dia-a-dia foi um bocado, senão totalmente diferente. Reparámos que ele estava diferente, mas está semana está a ser flagrante! Será por isto?
O Tico era tudo o que vos tenho vindo a contar e mais algumas coisas, mas agora, não vem quando o chamo, nem sequer se vira; quando passo e lhe vou fazer umas festas, foge (antes fazia isto algumas vezes mas só quando estava no meio da carpete enrolada a fazer uma emboscada ao hamster, p. e.); quase não fica quieto (dantes dormia de tarde); passa o dia a tentar subir e entrar em todo o lado (abre a tampa do caixote do lixo que tem os papeis e vidros para reciclar e esgueira-se lá para dentro (fico sem saber onde ele anda, agora não responde quando o chamo!), abre alguns armários no escritório e roe as esquinas das pastas arquivo, deita-se de barriga para cima e abre a gaveta de baixo, claro, vai tirando até encontrar alguma coisa para levar ...o que é que se passa com ele?! Está tudo como antes mas agora parece obcecado); sobe para as preteleiras da estante da sala, esconde-se atrás da televisão da sala se estivermos à procura dele e, enquanto antes só subia para o balcão e mesa da cozinha à noite, agora é eu a pô-lo no chão e ele a subir?! Ah e espeta as unhas nos estofos quando ele nunca fez isso na vida, para além de agora nunca parar ao pé de mim!
Alterar a rotina de um gato pode dar nisto? Se a repuser, pode voltar tudo ao normal? Não só por nós e pela casa, mas também por ele, parece tenso.
Acho que pode estar aborrecido comigo e talvez a dar-me uma lição

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Há gatos mais atentos a alterações no ambiente que os rodeia e o seu é sem dúvida um deles.
Pode estar a "dizer-lhe" que está enfadado da atenção não ter sido só para ele enquanto a sua mãe esteve na casa. Como, também pode ser pela ausência do seu marido ou até quaisqueres outras alterações que a nós, humanos, não nos "dizem muito" mas que aos felinos chega a afectá-los
Também, com a idade que ela tem agora, pode estar "a sair da gaveta" como se costuma dizer com alguns comportamentos dos recém adolescentes...
Há gatos que no início da "adolescência" só fazem disparates e alguns até os mantêm... mas, esses são dos que nos dão um desafio que, para mim, são dos que até adoro
E relendo posts de quando o seu gato era "obediente"...isto só prova o que já anteriormente referi; "um gato só obedece se quiser, quando quiser e como quiser"
Leo

Pode estar a "dizer-lhe" que está enfadado da atenção não ter sido só para ele enquanto a sua mãe esteve na casa. Como, também pode ser pela ausência do seu marido ou até quaisqueres outras alterações que a nós, humanos, não nos "dizem muito" mas que aos felinos chega a afectá-los

Também, com a idade que ela tem agora, pode estar "a sair da gaveta" como se costuma dizer com alguns comportamentos dos recém adolescentes...

Há gatos que no início da "adolescência" só fazem disparates e alguns até os mantêm... mas, esses são dos que nos dão um desafio que, para mim, são dos que até adoro

E relendo posts de quando o seu gato era "obediente"...isto só prova o que já anteriormente referi; "um gato só obedece se quiser, quando quiser e como quiser"
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigada Leo. Parece que era mais o resto do que a idade. Já está praticamente normal, hábitos e tudo! A idade no entanto é responsável pela toleira crescente, às vezes até nos deixa pasmados: faz piruetas no ar com os brinquedos, com a ração, dá miados esquizitos pelo meio e brinca com uma garra... Bem, tenho de fazer uma pausa, o Tico já me incomoda de tanto rebolar e estar de barriga para o ar em cima da cadeira ao meu lado a pedir brincadeira. Pensei que ele fosse ficar mais parado com o tempo e também depois de ser castrado, felizmente está cada vez pior! Uma óptima semana para todos!
Não posso deixar de comentar: concordo plenamente, mas o que considero curioso é a possibilidade que o gato nos dá de interagir com ele e de o influenciar quer por meio de recompensas (mimos ou guloseimas) quer pelo simples facto de querer estar bem connosco.leonildecarvalho Escreveu: E relendo posts de quando o seu gato era "obediente"...isto só prova o que já anteriormente referi; "um gato só obedece se quiser, quando quiser e como quiser"
Leo