Secar o leite da mae?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm
Gostaria de saber até quando devemos deixar a mae dar de mamar aoos filhos (neste caso é so um). O filhote tem 6 semanas e continua a mamar, mas como entretanto tive de ir ao veterinario ele disse que o gato ja tinha mais que idade para comer e que devia começar a secar o leite da mae e deu me as gotas para 4 a 6 dias. Já dei dois dias mas agora fiquei na duvida se estarei a fazer o correcto pois a partir de um criador de gatos foi me dito que nao o deveria fazer. Se nao for ainda tempo de secar o leite, os dois dias de remedio ja terao secado o leite?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas, brokenwings
Numa situação normal, portanto sem o problema que o seu gatinho teve na companhia da mãe... esta, pode amamentá-lo até o leite lhe secar normalmente, que acontece assim que o gatinho comece a mamar menos por se estar a alimentar de ração que o dono lhe proporcione
já que quanto menos mame, menos estimula as glândulas da gata o que faz com que haja uma redução na "produção" e fluxo de leite materno até que para mesmo num desmame a um ritmo normal/gradual
As gatas de rua não têm vets nem gotas... e o leite seca-lhes normalmente assim que os filhotes aprendam a sustentar-se
No seu caso, se o Veterinário entende que lhe deve secar o leite é porque vê que o gatinho com a idade de já comer e como não pode, ou não deve estar "a mamar na mãe pelo problema que apresentou no outro post", há mais probabilidade do leite encaroçar por uma quebra brusca (desmame sem ser faseado ou gradual) o que pode provocar uma mastite à gata.
Se por acaso, não sente a confiança necessária no Vet que segue a gata, então sugiro uma segunda opinião de outro Veterinário
Boa sorte,
Leo
Numa situação normal, portanto sem o problema que o seu gatinho teve na companhia da mãe... esta, pode amamentá-lo até o leite lhe secar normalmente, que acontece assim que o gatinho comece a mamar menos por se estar a alimentar de ração que o dono lhe proporcione

As gatas de rua não têm vets nem gotas... e o leite seca-lhes normalmente assim que os filhotes aprendam a sustentar-se

No seu caso, se o Veterinário entende que lhe deve secar o leite é porque vê que o gatinho com a idade de já comer e como não pode, ou não deve estar "a mamar na mãe pelo problema que apresentou no outro post", há mais probabilidade do leite encaroçar por uma quebra brusca (desmame sem ser faseado ou gradual) o que pode provocar uma mastite à gata.
Se por acaso, não sente a confiança necessária no Vet que segue a gata, então sugiro uma segunda opinião de outro Veterinário

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Obrigada mais uma vez pelos esclarecimentos
A verdade é que é a primeira vez que lido com esta historia e agora sei o quao frageis são, apesar de todas as suas brincadeiras e tudo mais. Quando o meu Chino morreu de Pif com um mesido vi que sem a sua fragilidade provavelmente nao teria atacado tao facilmente, pois as minhas outras duas gatas, Luna e Tucha conviveram com ele, e ja teem 4 anitos. Quando vi que o gatinho tinha a tal inflamaçao do rabinho fiquei preocupada (o meu namorado e a mae acharam exagerada a minha preocupaçao e agora dao me razao) e a verdade é que levou 4 consultas a antibiotico e antiinflamatorio juntamente com o creme para o rabito eheh. Tou mesmo muito contente de ter sido mesmo so uma diarreia (calcula-se que sim mas nao temos a certeza pois na altura nao dava para ver as feses pois a mae limpava). O gatinho "Winnie" agora nao tem diarreia, come bastante raçao humida (tentei dar lhe da seca mas os dentinhos parecem nao aguentar ainda por isso vou ver se faço a mistura das duas) e deve ter agora por volta dumas seis semanas. Quando o veterinário disse que um gato ate o MAXIMO deveria mamar ate as 6 semanas eu disse "pois, ela tem uma teta maior que as outras porque o gato vai sempre a mesma" e pronto...a resposta foi " vamos dar umas gotas para lhe secar o leite" mas agora tou triste por lhe ter dado ja as duas doses (sao 4 a 6 doses) pois como o gato ja nao tem diarreia, come bem mas gosta d mamar de vez em quando...deveria ter deixado o tempo normal porque acredito que nao seria por ai que lhe daria a tal diarreia que nunca foi vista. Posso estar enganada mas é possivel que nem tenha havido diarreia! Pois a primeira vez que o vi a ir ao WC as fezes estavam normais. Eu pessoalmente gostava que fosse de forma gradual e natural pois a mae está um pouco magoada conosco pois estamos sempre a lhe tirar o filho quando nao estamos presentes (para nao lhe lamber o rabo pelo menos até esta proxima terça feira). E dito isto, se calhar até foi mesmo a melhor opçao ter dado as gotas já que eles passam umas horas separados. Penso que nao fará mal ao gato pois já deve ser "mamar porque gosto". Enfim, mesmo que quizesse poderia parar o tratamento agora com duas doses tomadas? Alguem sabe se isso faria mal? (sei que os antibioticos nao se pode parar a toma mas nem sei do que se tratam estas gotas). Outra minha preocupaçao é que nao vejo o gato a beber agua...
como foi uma separaçao muito repentina nao deve ter tido o instinto de beber nao sei. Pelo menos nunca o vi a beber agua. hoje vou outra vez para Lisboa e o gato ja nao fica aos meus cuidados mas sim da mae do meu namorado, vamos manter-nos em contacto porque quero saber todos os detalhes já que apesar de pouca sempre tenho mais experiencia que a "dona".
Peço desculpa mais uma vez, pela confusao, informaçao misturada, tenho ainda algumas duvidas que estao por ai "metidas", se souberem as respostas...
Leonildecarvalho, tou muito agradecida pela sua ajuda, tem estado sempre por "aqui" e responde sempre até as perguntas que provavelmente para si sao de grande simplicidade. Obrigada

Peço desculpa mais uma vez, pela confusao, informaçao misturada, tenho ainda algumas duvidas que estao por ai "metidas", se souberem as respostas...

Leonildecarvalho, tou muito agradecida pela sua ajuda, tem estado sempre por "aqui" e responde sempre até as perguntas que provavelmente para si sao de grande simplicidade. Obrigada
-
- Membro Veterano
Boas.
Não tem que agradecer coisa alguma
Se depois da sua descrição ao Vet, sobre uma mama estar maior porque era nessa que o gatito se amamentava mais, com a agravante do gatito não poder estar junto da mãe pelo problema que já sabemos...e ele decidiu que era melhor secar-lhe o leite, acredite que não foi por acaso a sua (Vet) decisão
.
E esse tratamento NÃO deve ser interrompido NUNCA!
Além de que se, ao continuar o tratamento deixasse o gatito mamar, ele estaria a ingerir medicação, via leite materno o que não é benéfico ao gatito.
A gata irá superar o que para si lhe pareça "violento"...
Agora, "ponha-se a pau" /muita atenção ao facto da gata começar a iniciar novo cio assim que lhe seque o leite
Quanto ao rash no anus do gatito, tanto podia ser por diarreia (mesmo que não a vissem...) como podia ser pela mãe ser demasiado extremosa...
lambendo-o demasiadamente...!
O que, provocou rash que se não fossem separados e esse rash não fosse tratado, podia ir a muito mais que um simples rash (inflamação alastrada interna e externamente e/ou infecção grave).
Para o gatinho aprender a beber, comece por colocar água num pires em vez duma taça. Só depois dele aprender é que já pode dar numa taça com pouca fundura.
Coloque-lhe também, num pires, por enquanto, leite de substituição já que ele deixou de mamar. Talvez o satisfaça um pouco mais
até esquecer o vício da mama!
Tenha em atenção o seguinte:
O tal vício que as crias têm, algumas até bem tarde, de mamarem na mãe, mesmo que esta já nem tenha leite, não é nada aconselhável para as gatas! Pode trazer-lhes consequências graves a nível de tumores da mama.
Porque não esteriliza a gata?
Boa sorte,
Leo
Não tem que agradecer coisa alguma

Se depois da sua descrição ao Vet, sobre uma mama estar maior porque era nessa que o gatito se amamentava mais, com a agravante do gatito não poder estar junto da mãe pelo problema que já sabemos...e ele decidiu que era melhor secar-lhe o leite, acredite que não foi por acaso a sua (Vet) decisão

E esse tratamento NÃO deve ser interrompido NUNCA!

A gata irá superar o que para si lhe pareça "violento"...

Agora, "ponha-se a pau" /muita atenção ao facto da gata começar a iniciar novo cio assim que lhe seque o leite

Quanto ao rash no anus do gatito, tanto podia ser por diarreia (mesmo que não a vissem...) como podia ser pela mãe ser demasiado extremosa...

Para o gatinho aprender a beber, comece por colocar água num pires em vez duma taça. Só depois dele aprender é que já pode dar numa taça com pouca fundura.
Coloque-lhe também, num pires, por enquanto, leite de substituição já que ele deixou de mamar. Talvez o satisfaça um pouco mais

Tenha em atenção o seguinte:
O tal vício que as crias têm, algumas até bem tarde, de mamarem na mãe, mesmo que esta já nem tenha leite, não é nada aconselhável para as gatas! Pode trazer-lhes consequências graves a nível de tumores da mama.
Porque não esteriliza a gata?
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Ups....
nao sabia que o gatinho nao podia mamar enquanto a mae tava a tomar a medicaçao para secar o leite. O Vet nao disse e eu nao sabia mesmo
bem a partir de amanha vou ver se estao atentos a isso tambem. Bahh ...espero que nao lhe tenha feito muito mal! Quando a gata secar o leite, se o gato insistir em mamar ou fingir que mama o que posso fazer para afasta lo e nao magoar a Mia? Quanto á agua acho que hoje já la foi, falei no assunto ao "dono" e pelo q parece o gatinho "imitou" a mae ao ve-la beber agua. Fiquei contente
mas a historia do leite em pó é uma boa ideia, tenho é de ver se existem embalagens nas lojas de animais mais pequenas do q a q havia no vet. A do vet era enorme dava para nao sei quantas ninhadas! eheh Quanto a esterilizar a gata acho que é esse o objectivo, o unico problema é que sou eu a financiar isto tudo visto que nao existem muitos orçamentos e o gatinho ainda vai ter q começar com as vacinas e a mae tem uma atrasada. Será em breve, só nao sei quando...mas até lá a gata nao sei de casa. Janelas, portas fechadas. A gata quando chegou a casa ja vinha prenha...eheh isto foi no final de Setembro
Leo, como é que eu explico exactamente a "dona" como é que se ve se a gata ja secou ou nao o leite? O Vet disse para apertar o mamilo...mas já uma vez fiz isso e nao vi nada
e isto na altura de amamentaçao plena. Isto so para saber se dou 4 , 5 ou 6 tomas.
Obrigada

nao sabia que o gatinho nao podia mamar enquanto a mae tava a tomar a medicaçao para secar o leite. O Vet nao disse e eu nao sabia mesmo

Leo, como é que eu explico exactamente a "dona" como é que se ve se a gata ja secou ou nao o leite? O Vet disse para apertar o mamilo...mas já uma vez fiz isso e nao vi nada

Obrigada

-
- Membro Veterano
Qualquer medicação que não seja especifica para determinado caso num animal, não se deve dar, certo? Então, o gatito ao mamar está a ingerir essa medicação que não lhe faz falta alguma. Logo...
é de evitar...!
Penso que não o irá "matar" mas, telefone ao Vet e coloque-lhe a questão, pelo sim pelo não...
Leo

Penso que não o irá "matar" mas, telefone ao Vet e coloque-lhe a questão, pelo sim pelo não...

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>