Tradição de tortura animal em Viseu

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça jan 29, 2008 5:20 pm

GataYuki Escreveu:Recebi um mail de uma amiga a dizer que a ANIMAL apelou ao Governador Civil de Viseu a propósito desta tradição de gente doida. Será verdade?
Parece que sim.

O Gato no Cântaro em Campia

ANIMAL requer, nos termos da Lei n.º 92/95, de 12 de Setembro, ao Governador Civil de Viseu, ao Director Regional de Agricultura e Pescas do Centro, aos Comandantes do Grupo Territorial e do Destacamento Territorial da GNR de Viseu e ao Presidente da Câmara Municipal de Vouzela que intervenham nos termos da lei impedindo a violentação de um gato nas festas de Carnaval da aldeia de Campia, em Vouzela


Depois de, desde o início desta semana, ter corrido na Internet uma denúncia pública de crueldade contra um gato referente às festividades de Carnaval que se farão em Campia, concelho de Vouzela, essa informação chegou à ANIMAL através de diversas pessoas. Essa denúncia chegou também a diversos órgãos de imprensa, entre os quais o “Jornal de Notícias”, que hoje publicou um artigo acerca dos mórbidos planos da Comissão de Festas de Campia para fazer aquilo que surge descrito abaixo, conforme publicado no “JN” de hoje:

"[...]no dia de carnaval, os organizadores "caçam" um gato na rua e metem-no num cântaro de barro, onde fica fechado até à hora da festa. Depois, no largo da aldeia, há um mastro forrado com palha, e o cântaro é elevado por cordas, até ao cimo do pau altaneiro. No fim do desfile do carnaval é lançado o fogo ao mastro, que queima a palha e depois a corda que segura o cântaro. O púcaro de barro cai e desfaz-se em mil cacos. É então que o gato, sentindo-se livre, corre desnorteado, tendo ainda à perna foliões mascarados que o perseguem, alguns de paus e tenazes na mão, tentando apanhá-lo." (In “Jornal de Notícias”, edição de 23/01/2008).


O primeiro passo da ANIMAL foi contactar a Junta de Freguesia de Campia a respeito deste caso, donde um funcionário não só confirmou que estas aberrantes festividades estão a ser planeadas para decorrerem nestes moldes como também adiantou que, parecia-lhe, a prática acima descrita não careceria de licença e é lícita. Tal bastou para que a ANIMAL, diante desta confirmação, avance com o segundo passo, que será enviar imediatamente um ofício a todas as autoridades regionais e locais – Governador Civil de Viseu, Director Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Comandantes do Grupo Territorial e do Destacamento Territorial da GNR de Viseu e Presidente da Câmara Municipal de Vouzela – com uma denúncia formal dos referidos planos para a prática de um acto que, além de tremendamente cruel, é ilícito, com uma exposição sobre a ilicitude de um acto desta natureza e o seu enquadramento legal (nomeadamente quanto às sanções legalmente previstas para o mesmo), e requerendo a estas mesmas autoridades que, nos termos do art.º 10.º da Lei n.º 92/95, de 12 de Setembro, e nos mais previstos nos Decretos-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, accionem os meios necessários para impedirem esta barbárie que está publicamente anunciada, havendo tempo mais do que suficiente para, com a antecedência necessária, as mesmas autoridades notificarem formalmente a Comissão de Festas de Campia e a Junta de Freguesia desta localidade de que devem abster-se de cometer os actos que publicamente confessam pretender praticar.

Pela parte da ANIMAL, há que salientar dois pontos essenciais quanto a este caso:

- Em resposta a várias pessoas que o contactaram, o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela refere que não tem poder, autoridade ou meios para impedir esta prática – quando, na verdade, as câmaras municipais, os seus presidentes e os seus médicos veterinários municipais estão especificamente definidos nos diplomas acima referidos como autoridades competentes para garantir o cumprimento das normas previstas na legislação vigente de protecção dos animais que a Comissão de Festas de Campia quer infringir –, o que mais uma vez mostra como as autoridades legalmente competentes para impedirem a violência exercida contra animais ilicitamente em Portugal de um modo geral não intervêm e não a impedem, seja por não saberem que deveriam intervir, seja por não quererem saber que deveriam intervir;

- De uma vez por todas, cabe à Assembleia da República estabelecer uma nova e forte lei de protecção dos animais, que, a bem dos animais do país, olhando para as suas necessidades de protecção legislativa do presente e do futuro, deve ser formulada como um Código de Protecção dos Animais nos termos propostos no “Manifesto ANIMAL – Proposta Orientadora para um Código de Protecção dos Animais”, que a ANIMAL está a defender junto do Parlamento (e a promover e defender todas as semanas nas ruas de Lisboa e do Porto), pedindo aos deputados e grupos parlamentares que a adoptem enquanto projecto-lei para uma nova lei de protecção dos animais e que a aprovem urgentemente e de forma firme, para que os animais de Portugal possam, finalmente, vir a ter a protecção legislativa que merecem e que lhes é indubitavelmente devida, e para que seja enviada uma forte mensagem, sob a forma de lei, de que a crueldade não é admitida e é legalmente tratada como crime, para, entre outros destinatários, quem em Portugal escolha festejar o Carnaval perseguindo um gato, mantendo-o preso num cântaro suspenso por cordas, aquecendo esse mesmo cântaro num fogo que deverá queimar também as cordas que o seguram, para que o mesmo caia e se parta, de modo a que o pobre gato possa – se ainda conseguir – fugir, e para depois perseguir ainda o mesmo gato com paus e tenazes, tentando apanhá-lo.

ManifestoANIMAL.org :: Pelo Fim dos Crimes Sem Castigo
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 29, 2008 8:32 pm

ainda há quem diga que estamos num país civilizado e que pertence à ue. só se for no papel :twisted:
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta jan 30, 2008 10:20 pm

Também, com tanto "macaco" nos mesmo galhos... civilizado como? Os macacos vivem só para o tachinho e o resto são balelas...!

Ainda bem que há quem já esteja a tomar conta da ocorrência :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
risinha
Membro Veterano
Mensagens: 227
Registado: sexta abr 20, 2007 3:21 pm

sexta fev 01, 2008 11:33 pm

aqui fica uma vitima desta tradiçao :evil: sinceramente parece que estamos na idade da pedra e esta gente nao sabe que um animal tambem é um ser vivo e merece respeito

ja assinei

Imagem
<p>eles amam nos sem ver as nossas diferen&ccedil;as...nao ligam ao dinheiro a aparencia, nao traem,sao sempre fieis,e sao capazes de morrer por nos....E AINDA DIZEM K NOS E K SOMOS OS ANIMAIS RACIONAIS....</p>
jasyca
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça mai 31, 2005 8:45 pm
Localização: gatos

sábado fev 02, 2008 1:39 am

Risinha esse gato está na associação sos bicharada no Barreiro para adopção e foi obra de um cão que praticamente lhe arrancou a pata.A foto foi tirada na clínica veterinária onde fui buscar a isis.eu já assinei o abaixo-assinado!só tenho a dizer que cada vez tenho mais vergonha de ser portuguesa…não se faz a um pobre animal!
risinha
Membro Veterano
Mensagens: 227
Registado: sexta abr 20, 2007 3:21 pm

sábado fev 02, 2008 10:54 am

jasyca Escreveu:Risinha esse gato está na associação sos bicharada no Barreiro para adopção e foi obra de um cão que praticamente lhe arrancou a pata.A foto foi tirada na clínica veterinária onde fui buscar a isis.eu já assinei o abaixo-assinado!só tenho a dizer que cada vez tenho mais vergonha de ser portuguesa…não se faz a um pobre animal!
a peço desculpa :oops: mas como a foto veio no mesmo email do abaixo assinado pensei que fosse uma vitima dessa tradiçao...desculpem a confusao... :oops:
<p>eles amam nos sem ver as nossas diferen&ccedil;as...nao ligam ao dinheiro a aparencia, nao traem,sao sempre fieis,e sao capazes de morrer por nos....E AINDA DIZEM K NOS E K SOMOS OS ANIMAIS RACIONAIS....</p>
jasyca
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça mai 31, 2005 8:45 pm
Localização: gatos

sábado fev 02, 2008 11:10 am

Não faz mal…aproveito para dizer que a associação está este fim de semana na feira nova do Barreiro(lavradio) a fazer uma campanha de donativos para os seus animais e adopção também.
Miguelpacheco
Membro
Mensagens: 112
Registado: sábado set 24, 2005 7:10 pm
Localização: 3 Gatos; 3 periquitos; 1 caturra; 1 tartaruga; 6 mandarins.

sábado fev 02, 2008 2:36 pm

Que estupidez e não tenho mais a dizer!!!
sosbicharada
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: terça dez 02, 2003 9:12 am

domingo fev 03, 2008 7:32 am

risinha Escreveu:
jasyca Escreveu:Risinha esse gato está na associação sos bicharada no Barreiro para adopção e foi obra de um cão que praticamente lhe arrancou a pata.A foto foi tirada na clínica veterinária onde fui buscar a isis.eu já assinei o abaixo-assinado!só tenho a dizer que cada vez tenho mais vergonha de ser portuguesa…não se faz a um pobre animal!
a peço desculpa :oops: mas como a foto veio no mesmo email do abaixo assinado pensei que fosse uma vitima dessa tradiçao...desculpem a confusao... :oops:
Já agora, se não se importar envie-me esse email, pois se anda a circular com uma foto da nossa gatinha, é muito grave.

O email é [email protected]
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda fev 04, 2008 5:07 pm

abençoado mau tempo. talvez os bichos escapem desta por tais motivos :lol:
anjjazul
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça fev 05, 2008 3:31 am

anjjazul Escreveu:abençoado mau tempo. talvez os bichos escapem desta por tais motivos :lol:
Já pensei o mesmo. Nunca fiquei tão contente de chover no Carnaval.

Embora para a maldade haja sempre mentes iluminadas, e se não for assim arranjam outra forma de satisfazer o ego.
moqina
Mensagens: 2
Registado: domingo set 23, 2007 9:24 pm

terça fev 05, 2008 7:52 pm

Nem dá para acreditar nisto! :cry: Parece tudo um filme de terror e dos grandes! Tudo o que envolva agressão ao "animal" devia ser eliminado do mundo e da cabeça dos "animais" que o inventaram e alimentam. Sim, porque no meio disto tudo, "animal" é o animal que vive do mal do próximo e infelizmente no mundo humano é o que mais não falta. Espero que isto seja falso e se realmente for real que substituam o gato pelo Presidente, Organizadores da Festa, Padre, público, etc. e depois digam se sofrem, se não sofrem e se gostam assim tanto. Ah e se terminam tantas tradições depois vejam se vale a pena esta existir.
jasyca
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça mai 31, 2005 8:45 pm
Localização: gatos

terça fev 05, 2008 9:06 pm

moqina infelizmente é verdade…acabei de ver no telejornal da rtp.Só que este ano o gato era de peluche!!pois bem…estava lá a rtp.Quando ele caiu era tudo á paulada e vassourada ao gato.este ano foi assim mas para o ano lá vai mais um…
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça fev 05, 2008 9:41 pm

Também vi no Telejornal e fiquei com a ideia que este ano foi assim por causa de tanta pressão, para o ano devem querer voltar ao mesmo, pensando que já ninguém os chateia.

Cabe-nos a nós não nos esquecermos e tentar caír-lhes em cima, antes que aconteça.

Gostava de ver uma daquelas pessoas entrevistadas que estavam a dizer que o gato não sofre nada, enfiados lá num pote, com a palha a fazer-lhes quentinho no rabinho e depois deixá-los estatelar-se cá em baixo.
Aí é que eu acho que se poderiam manifestar, vivendo a experiência.
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça fev 05, 2008 10:59 pm

Subject: [ANIMAL] Carnaval de Campia fez-se com boneco de peluche em vez de gato real | Nenhum animal foi utilizado ou violentado nas festividades | GNR de Vouzela mantém-se atenta e em campo para garantir que o dia acaba sem que o plano original seja cumprido





Carnaval de Campia fez-se com boneco de peluche em vez de gato real | Nenhum animal foi utilizado ou violentado nas festividades | GNR de Vouzela mantém-se atenta e em campo para garantir que o dia acaba sem que o plano original seja cumprido

A ANIMAL acabou de confirmar que hoje, em Campia, Vouzela, as festividades do Carnaval nesta localidade ocorreram sem que nenhum animal fosse utilizado ou violentado. Ao invés de um gato – como inicialmente estava previsto e era pretendido pela Comissão de Festas de Campia –, os populares usaram um boneco de peluche, tendo a GNR estado, durante todo o dia de hoje e nos dias anteriores, a exercer um importante trabalho de prevenção, dissuasão e vigilância, a fim de garantir que nenhum animal foi usado e abusado.

O Comandante do Posto Territorial de Vouzela da GNR às 18h25m de hoje, em contacto telefónico com o Presidente da ANIMAL, confirmou que a GNR continua em campo, vigilante, para garantir que o dia acaba sem que o plano original – que incluía a autêntica tortura de um gato no contexto das festividades – seja cumprido.
Responder

Voltar para “Gatos”