tenho um gato e quero adoptar outro: macho ou femea?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

segunda mai 05, 2003 10:34 am

Olá a todos...

abri este tópico pq gostava de pedir-vos a vossa opinião...
Eu á coisa de um mês adoptei um gatinho, macho chamado Frost... estou a gostar mt da experiência e estou a pensar seriamente em adoptar outro.

Agora a minha dúvida é: disseram-me q os gatos qd são do mm sexo têm tendência a qd crescem, haverem disputas
Devo adoptar um gatinho ou uma gatinha?

obrigada
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 05, 2003 11:11 am

Olá

Do que tenho ouvido, de facto os machos têm uma certa tendência para terem disputas e marcações de território quando crescem.
Podes arranjar antes uma gatinha, em princípio vão dar-se melhor. Deves ter é atenção que neste caso deves castrar o gatinho (o que convém que faças de qualquer forma senão começa a marcar território em casa), ou estrelizar a gatinha.
Como deves saber a estrelização das gatinhas também é sempre o melhor. os cios tornam-se consecutivos, a tendência para a formação de tumores é grande e não lhes deves dar a pilula.
O gatinho já tem nome? E já se dá melhor com o cão?

Beijokas
Kathleen
AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

segunda mai 05, 2003 12:38 pm

Olá às duas,

eu tenho dois gatos, que se dão lindamente. O Teco tinha 5 semanas quando veio para casa e um ano depois entrou o Tico, com 6 semanas. Nos 2 primeiros dias há sempre desconfianças, mas são os melhores amigos do mundo. Brincam muito, à apanhada, às escondidas... dormem sempre juntinhos, dão banho um ao outro e dão-se muito bem. Nunca marcaram território (quando os gatos são castrados, raramente marcam território - o Tico ainda não foi, mas ainda é pequenote). Nunca sujaram a casa!!
Penso que isto da marcação de território também acontece se houver femeas, e é feito pelos machos quando não são castrados.
Enfim, é mais uma opinião.
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

segunda mai 05, 2003 12:48 pm

Boa Tarde,

Tristessa, Parabéns por ter adoptado um gatinho.
Eu já tinha um gato (Tico) quando adoptei o segundo também macho (Teco). Sempre se deram às 1000 maravilhas até ao dia que começaram a marcar o território. O caso complicou-se e começaram a agredir-se mutuamente até ao dia em que os dois foram castrados. Depois disso voltaram a ser o amigos de antigamente e não passam um sem o outro.
Há quase dois meses adoptei uma gatinha. No princípio foi um pouco complicado mas já se dão todos optimamente.

Da minha experiência, posso-lhe dizer que macho ou fêmea tanto faz, porque há gatos que se dão bem e gatos que se dão mal, o importante é ter os gatos castrados, de modo a reduzir a sua agressividade e quanto às gatas, tal como a Kathleen já referiu, a esterilização, de modo a terminar com os cios e diminuir a probabilidade da formalção de tumores.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 05, 2003 1:26 pm

Olá

Eu julgo que não estou errada, mas os gatos marcam território mesmo que não exista nenhuma fêmea por perto, por isso é que devem ser castrados.
Mas lembro-me de há pouco tempo ter lido aqui numa mensagem que agora mesmo a castração nem sempre resolvia o problema.

Beijokas
Kathleen
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

segunda mai 05, 2003 5:59 pm

Olá

Pois é Kathleen, parece que a castração nem sempre acaba com o problema da marcação de território, embora o Tico e o Teco tenham deixado de marcar, mas reduz-lhes bastante a agressividade.
Eu tinha bastante receio que eles voltassem a marcar, mas felizmente, não voltaram nem mesmo com o cio da Blaky.
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça mai 06, 2003 1:57 pm

Não tenho experiência com gatos machos, mas, quer amigos, quer o veterinário, dizem que o problema da marcação de território só é resolvido com a castração quando eles nunca tiveram contacto com uma fêmea.
Os longos anos de acasalamento dos gatos inteiros deixam memórias para o resto da vida, tais como o hábito de urinar em locais determinados ou a fuga sazonal de casa para vaguear pelas redondezas. É mais ou menos o mesmo que a amputação de um membro: há pessoas a quem lhes foi retirado um braço ou uma perna, mas continuam a sentir dores ou comichões "fantasmas" nos mesmos... Com os gatos passa-se algo semelhante. :|
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

terça mai 06, 2003 3:26 pm

Cá por mim, acho que qualquer um dos dois traz vantagens, mas talvez o macho seja + vantajoso.
Já tive 3 gatos, durante a minha vida. Com isso, constatei que todos os machos fogem, mas não se preocupe, se castrar o seu gato ele fica mais dócil e já não foge assim tão facilmente, pois já não pode reproduzir.
Já se não o castrar, ele está sempre a fugir e a meter-se nas guerras, e quando volta a casa, chega todo ferido ou pior, e terá que cuidar das feridas dele, se não quiser que ele morra.
O meu anterior gato fazia isso e voltava de tempos a tempos a casa todo ferido, até que a uma certa altura, ele deixou de voltar.
Se escolher uma gata, não lhe dê a pílula, se não ela morre + depressa com cancro.
Esterilize-a ou vá com ela ao veterinário para ele lhe dar uma vacina.
Já se preferir não esterilizá-la, nem dar-lhe a tal vacina, poderá sofrer com as consequências, ou seja, ter milhares de milhão de gatos, gatas e gatinhos!!!!!!!!
Se sofrer com elas, não abandone os seus animais nem os mate, quer seja directa ou indirectamente! DÊ-OS!!!!!!

[color=yellow][/color]Aqui fica o meu conselho!!!!
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

quarta mai 07, 2003 12:05 pm

Tenho 2 gatos que foram castrados logo que o veterinário viu que tinham idade suficiente para o fazer, como nunca tiveram o cio não marcam território. Eles dão-se bem, mas apesar de tudo são gatos e ás vezes há patadas ou mordilelas...dormem juntos, mas ás vezes tb se chateiam um com o outro, é normal.
Responder

Voltar para “Gatos”