Comida com poucos cereais e sem açucar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Brikka
Registado: sexta fev 22, 2008 1:23 pm

sexta fev 22, 2008 1:41 pm

Olá!

Sou nova aqui e queria perguntar se podem aconselhar alguma comida (ração & húmida) para a minha gatinha (tem 6 meses).

Pode ser comida para gatos adultos, não faz mal, mas deve ter a mais pequena quantidade de cereais possível (milhos, etc) - quanto menos melhor - e nenhum açucar.

Muito obrigada!

Alexandra
(se o meu portguês soa estranho... é porque sou alemã)

Imagem
anusca46
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 8:02 pm
Localização: 2 gatas siamesas (Princesa e Duquesa); 1 cão SRD (King)

sexta fev 22, 2008 3:30 pm

Se a sua gatinha tem 6 meses deve-lhe dar comida destinada a gatinhos jovens (júnior). Essa comida destina-se a gatinhos de idades compreendidas entre os 0 e 12 meses. Os veterinários aconselham que se deve dar, de preferência, ração. Nunca se deve dar comida destinada a gatos adultos porque os gatinhos durante o primeiro ano de vida, para se desenvolverem bem, precisam de nutrientes indispensáveis que favoreçam um bom crescimento e desenvolvimento dos animais.

Quando a minha gatinha mais velha atingiu os 12 meses, a mais nova tinha apenas 6 meses. Como a mais nova não podia comer comida destinada a gatos adultos, o veterinário aconselhou-me a continuar a dar à mais velha a ração adequada aos gatinhos (júnior) até a mais nova completar os 12 meses.

O melhor seria aconselhar-se com o seu veterinário :wink:
Brikka

sexta fev 22, 2008 3:39 pm

Olá e muito obrigada!

A sua Princesa e Duquesa são muito parecidas com a minha Nena (só que a minha e um mix e não Siamês verdadeira - a avô era Thai, que é a 'antiga' Siamêsa).

Já vi opiniões contrárias (num forum alemão à volta dos gatos): deve dar-se comida húmida, uma vez que os gatos bebem pouco e porque a ração pode causar problemas com os rins e também que não é necessário dar comida mesmo para bebes. Mesmo assim prefiro dar comida de bebe.

O que gostaria muito é encontrar uma comida com poucos ingredientes de cereais, sem açucar e, de preferencia, com apenas um tipo de carne (apenas galinha, ou apenas vaca, etc.). Uma vez que o gato é carnivóro diz-se que os cereais lhe fazem mal (são utilizados pela indústria para dar peso e volume à comida).

Tudo de bem,
Alexandra
Brikka

sexta fev 22, 2008 3:41 pm

Ah, esqueci-me de dizer: eu dou ração e comida húmida, mas tento dar separadamente porque a ração é digerida mais lentamente do que a húmida, ou que pode, dando as duas comidas juntas, causar dores de barriga aos pequenos.
anusca46
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 8:02 pm
Localização: 2 gatas siamesas (Princesa e Duquesa); 1 cão SRD (King)

sexta fev 22, 2008 3:47 pm

A sua gatinha é muito bonita. De facto são da mesma raça. :D

Encontra o que deseja em qualquer veterinário ou nas casas especializadas em animais. :wink:

Aconselharam-me a não misturar a comida húmida com a ração. Também me aconselharam a dar mais vezes ração e não abusar muito na comida húmida.

Como já foi dito, o melhor seria informar-se no seu veterinário e combinar com ele qual seria o tipo de comida mais adequado à sua gatinha.
Brikka

sexta fev 22, 2008 8:41 pm

Muito obrigada! De facto é muito bonita - e esperta :D

Ela não é siamêsa - apenas a avô o foi. O pai é chartreaux, a mãe traçado perser ... a genética dá cada volta :D

Perguntei aos meus Vets, adoro-os (!!) mas têm poucas marcas (a Nena não gosta deles :? ) e também não me sabem aconselhar quais as marcas com as características que procuro. Nas lojas mesma coisa. É difícil encontrar pessoal qualificado nesta profissão - vendedor em lojas de animais. Caso alguém me possa aconselhar uma loja ... Estoril, Cascais, Azeitão ou na grande Lisboa, ficaria contente.

Tentei entender o texto nas latas e na ração, mas está escrito em letras tão minúsculas que uma pessoa fica com dores de cabeça e também não as entendo bem. É preciso ser entendido :(

Não haverá ninguém aqui no forum que saiba da composição de comida para gatos?

Tudo de bem para as suas lindas gatinhas e obrigada!

Alexandra
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

sábado fev 23, 2008 10:09 pm

Boas

Se pode dar comida de gatos adultos?
Bem... por coincidência perguntei isso à veterinária hoje porque eu tenho 2 juniores em casa com 6 ou 7 meses e a comida de adulto é mais barata que a junior.
Resposta dela: Não. Só depois de fazerem 1 ano é que poderá dar-lhes comida de adulto.

Outra questão:
Não compre comida junior barata. Compre comida com qualidade, pois estão a desenvolver-se. Há comida junior que é o equivalente a comida condimentada para humanos - isto também me foi dito pela veterinária.
O meu Iori ficou um pouco sensível devido a um problema de saúde que teve, por isso, há rações que lhe fazem diarreia por serem "condimentadas". Neste momento estou-lhes a dar ração junior da Purina pelo motivo de ser uma ração boa, à qual ele não reagiu mal e fica em conta. Ambos se têm desenvolvido bem, têm um pêlo bonito e são bastante activos.

Quanto à ração humida ou granulada... opte pela ração granulada. É mais económica, aguenta mais tempo, dá menos cheiro, e como é dura fortalece-lhes os dentes. Eu fiz um erro com a minha Mihoshi em dar-lhe sempre comida húmida e os dentes dela são muito fininhos comparados com todos os gatos que tive depois (que comeram sempre granulado). Pode ser coincidência...
A Mihoshi também quando era pequena roia tudo... principalmente fios eléctricos. Esse vício ela acabou por perder quando mudei para a ração granulada (mais uma vez, não sei se foi coincidência... mas li essa dica algures e lá experimentei e deu resultado).
A ração húmida é boa de vez em quando como "mimo" ^-^

Espero ter sido útil. :wink:
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

domingo fev 24, 2008 11:18 am

mas se a gatinha ja tiver esterilizada deve dar ja comida p gatos esterilizados e nao junior
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
rarl
Membro Veterano
Registado: terça fev 27, 2007 7:40 pm

domingo fev 24, 2008 12:29 pm

Achei giro chamar a sua gata "Nena"! (como uma cantora alemã)
Eu sou Suiça e também andei a ler muito nos sites em alemão. E fiquei
admirada por eles me terem aconselhado a dar comida humida e não só raçao! A minha veterinaria disse que não era problema dar só ração mas que devia ter sempre muita água e fresca á disposição deles. A verdade é que na Suiça principalmente na Alemanha existem muitas mais marcas de ração e comida humida para animais. Marcas biologicas, com ingredientes ao nivel humano etc etc
Os meus a comida humida não comem. Ja comprei as marcas todas que encontrei e nada. Comparei todas as marcas das quais encontrei os sites na net. E algumas deixaram-me mesmo surpreendidas pelo negativo! Vim ler aqui no forum tudo o que encontrei e cheguei á conclusão que a ACANA E A ORIJEN são as que mais me agradaram.
Para mim podem ser boas, e para outros é a Hills, a Royal etc etc..
Mas ainda vou tentar encomendar uma mesmo natural/biologica do estrangeiro.

Bjs
Brikka

domingo fev 24, 2008 10:36 pm

Olá Rarl!

Muito obrigada! Era esse o objectivo meu - encontrar uma comida alternativa às marcas grandes para a minha gatinha (chama-se Nena porque na língua catalã menina pequena chama-se Nena e a ex-dona a chamava ‘Pequena’ &#61514; ; não é por causa da cantora que até conheci pessoalmente, há tempos, e não gostei nada do encontro :? ).

Irei experimentar a sua dica de comida para gatos. Espero que tenham, também, comida húmida. Vou já investigar. Na net alemã, no netzkatzen, toda a gente está completamente contra a ração. Isso porque os gatos já bebem pouco e a comida húmida dá alguma apoio aí. A minha gata querida, a Cinza, morreu há pouco tempo de insuficiência renal, que é uma doença irreversível e terrível :( . Quero evitar isto no futuro, claro.

Mihoshi, que nome mais bonito! Muito obrigado pela sua ajuda! O que me consta é que o problema de dentes nos gatos (a minha anterior teve 3 operações embora tenha comido prioritariamente ração), é principalmente genético. Dou agora, sempre aos domingos, carne crua. Limpa os dentes e é como se fosse um ratinho (não pode dar carne de porco, mas galinha, peru, vaca, etc!).

Rarl, escrevi no seu thread porque achei que aí iria encontrar resposta à sua e à minha pergunta. Sinto-me algo ridicularizada por um comentário de outro membro aí e irei continuar a escrever, acerca deste tema, no seu espaço http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50798 , se me permitir.

Muito obrigada a vocês! Sendo membro recente estava quase a despedir-me deste fórum, mas pelos vossos apoios (vossos e de outros membros aqui) sinto-me acolhida e tomada à sério e entre gente que gosta de animais.

Alexandra
Mihoshi
Membro

segunda fev 25, 2008 10:07 am

Mihoshi, que nome mais bonito
Na altura em que me inscrevi era a minha única gatinha :) Eu costumo dar nomes de personagens de anime aos meus animais de estimação.
Na net alemã, no netzkatzen, toda a gente está completamente contra a ração. Isso porque os gatos já bebem pouco e a comida húmida dá alguma apoio aí. A minha gata querida, a Cinza, morreu há pouco tempo de insuficiência renal, que é uma doença irreversível e terrível. Quero evitar isto no futuro, claro.
Por acaso, desconhecia esse facto. Eu deixo sempre água à discrição para os meus gatitos... o que é certo é que bebem muito (o que me deixa um pouco mais aliviada depois de saber disto). Sei que se o gato for esterilizado tem mais probabilidades de ganhar pedras nos rins e outros problemas, daí ter que haver um pouco mais de atenção à sua alimentação.

Quanto a comida normal: falou da carne crua... acho que não deverá de haver problema. O que se deve evitar é dar comida da nossa. Como nós (pessoas) costumamos colocar sal e gorduras nos nossos cozinhados, isso não lhes faz bem e pode causar problemas renais.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda fev 25, 2008 11:15 am

Brikka Escreveu:Dou agora, sempre aos domingos, carne crua. Limpa os dentes e é como se fosse um ratinho (não pode dar carne de porco, mas galinha, peru, vaca, etc!).
Mihoshi Escreveu:Quanto a comida normal: falou da carne crua... acho que não deverá de haver problema. O que se deve evitar é dar comida da nossa. Como nós (pessoas) costumamos colocar sal e gorduras nos nossos cozinhados, isso não lhes faz bem e pode causar problemas renais.
Brikka e Mihoshi, não se deve dar carne crua aos gatos.
Eu própria já o fiz e tinha algumas dúvidas se seria correcto. Após ter esclarecido essas dúvidas compreendi que não o deveria fazer. Podem encontrar as razões neste tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 58&start=0

:wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Mihoshi
Membro

segunda fev 25, 2008 11:40 am

Obrigada, jcmac.
Já estive a ler o tópico acerca da carne crua, e realmente faz sentido.

Eu confesso que fico-me pela ração granulada e de vez em quando dou um pouco de comida de gato húmida como mimo aos meus gatos. O meu Iori é tão sensível que não arrisco. Uma altura dei-lhe 3 ou 4 bocaditos de bife que tinha acabado de grelhar porque ele não me largava... e andei 2 dias a dar-lhe um pó para a diarreia. :oops: E eu só grelho bife praticamente sem nada, só mesmo com um poucoxito (mesmo poucoxito) de sal, porque tenho problemas de estômago.
Aprendi a minha lição: nem que ele mie até ficar rouco, não lhe dou nada do que como.
Brikka

segunda fev 25, 2008 2:15 pm

Olá e muito obrigada :D

Referente à comida crua, por favor vejam aqui:

http://www.oficinadosanimais.com/portal ... d=4#124205

É uma mini introdução ao BARF (alimentar os animais com comida crua). A prática exige imenso conhecimento porque é necessário contrabalançar a falta na carne crua de elementos nutritivos e necessários. Para mim, é complicado demais (trabalhando o dia inteiro) mas há quem o pratique. Eu dou menos de 20% BARF/carne crua por semana (para limpeza dos dentes e pelo prazer da gata), quer dizer, dou aos domingos. Dessa maneira não é preciso juntar outros componentes à carne crua.

Que sorte ter gatinhos que bebem muito :D :D ! A minha praticamente não toca na água :roll: Um dos motivos pelo qual tenho de dar comida húmida...

Ainda referente à ração/comida húmida, pf vejam este link: http://www.oficinadosanimais.com/portal ... tid=8#1401

Concordo quase em tudo com o Nynf, só que sou da opinião que não se deve misturar ração com comida húmida. É melhor dar em alturas separadas pq o tempo de digestão dos 2 tipos de comida é muito diferente.

Tudo de bem e obrigada!
Alexandra
Responder

Voltar para “Gatos”