Eu também achei estranho... e até deu-me dó.
No tal documentário, os gatos que fossem adultos e que eles pensavam nunca terem tido contacto com humanos eram colocados numa "casa" com sofás entre outros objectos que se encontram em casas normais... aqueles que não se habituavam, não eram dados para adopção (e a maioria acabava por não se dar, diziam eles, e deram essa explicação).
Eu também acho que se uma pessoa for insistente, e souber entender a personalidade do animal, consegue-se sempre qualquer coisa.
Um exemplo disso é a Mihoshi: ela veio para cá apenas com dias de vida e nunca conviveu com gatos, sempre viu pessoas.
Quando a Ryo-oh-ki veio, ela já era adulta e portadora de uma personalidade muito forte. Ela deixou de brincar, bufou muito... Nessa altura ainda a mimamos mais, tivemos imensa paciência... demorou cerca de 1 mês até tolera-la. Felizmente, a Ryo-oh-ki é muito meiga e nunca fez frente à Mihoshi e acabou por ser mais uma a dar-lhe atenção e mimos e, por isso, a Mihoshi acabou por aceita-la. Agora até vai ter com ela só para ter festinhas dela LOL