Uma gatinha chegou...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jan 18, 2008 6:53 pm

Por enquanto só se agarra à companheira felina para lhe morder e arranhar. Não a pode nem ver. A outra claro , de vez em quando " o corpo deve pedir-lhe chuva" e lá vai provocá-la ao canto dela.Passa o dia inteiro escondida debaixo da cama. Só sai quando lhe pomos comer ( durante o dia), e à noite para ir, então ela, desafiar a grande. É a noite inteira em zaragata. Mas o meu problema agora é um pouco mais aborrecido. Deixou de ir ao areão!!!!!! Pensei que fosse por causa da outra utilizar o mesmo wc, arranjei-lhe um só para ela. Passa por ele e vai fazer ou na cama da minha filha ( incrivelmente, com ela lá),ou ao pé da tigela do comer da grande,ou ainda na roupa para passar a ferro.:evil:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 18, 2008 11:26 pm

Olá nicosa.

Essa situação dela, novamente, passar a fazer fora da caixa quando já estava regularizada..., parece-me que é mesmo para chamar a sua atenção...o que pode ser por ansiedade da presença da nova companheira... :wink:
Ela a continuar assim, pode até fazer uma cistite nervosa.

Essa ansiedade pode ser "quebrada" e tratada tal como lhe referi por PM. Fale com o Veterinário e se precisar duma boa; aliás, óptima referência..., esteja à vontade. É em Carcavelos :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 6:52 pm

leonildecarvalho Escreveu:Olá nicosa.

Essa situação dela, novamente, passar a fazer fora da caixa quando já estava regularizada..., parece-me que é mesmo para chamar a sua atenção...o que pode ser por ansiedade da presença da nova companheira... :wink:
Ela a continuar assim, pode até fazer uma cistite nervosa.

Leo
Pois é, descobri a razão dos xixis e outros, fora da caixa. Arranjei-lhe uma caixa e pus-lha lá ao pé do esconderijo dela. Começou por dar algum resultado e tivemos umas folgas com a roupa. Mas depois percebi. A gata mais velha faz-lhe esperas ao pé das casas de banho. Tanto a uma como a outra. Quando a desgraçada lá vai...... temos zaragata.
Quase há 1 mês que estão cá e continuam sem se poder ver......
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jan 29, 2008 7:16 pm

Ainda não é muito tempo para fêmeas se entenderem.

Vá tendo calma e não tenha a tentação de ralhar com a que dá as sapatadas.
OU fala calmente com as duas ou grita com as duas ao mesmo tempo.
nicosa
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 7:42 pm

Às vezes ralho com a embuscadeira. A outra coitada parece um submarino , anda sempre por baixo dos móveis. Quando anda , passa a maior parte do tempo no cantinho debaixo da cama. Para comer , corro com a outra do quarto e ponho a taça ao pé de mim no meio do quarto. È só nesta altura que a vejo. E só nessa altura lhe posso pôr a mão ao de leve na cabeça. Um movimento mais brusco ou um som mais forte e lá vai ela outra vez para o esconderijo...Brincar é só com cordões ou palhinhas compridas. Perto , nem por sombras. Já não arranha mas tambem não brinca. Deixa-se ficar encolhida. E não arranha até uma certa fronteira que estabeleceu. Se a ultrapassar, lá vem patada e dentada.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jan 29, 2008 8:22 pm

E que tal arranjar um comedouro e um WC para cada uma delas, em divisoes diferentes nesta 1ª fase?
Nem precisa de ser um WC.
Um tabuleirinho de plastico da loja dos chineses serve perfeitamente.

Quando lhe dá de comer, procure sentar-se no chão, atrás dela, de maneira a que ela não a veja e tente acariciá-la nessas ocasiões.

Ralhar com a embusteira vai fazê-la gostar ainda menos da outra.
Elas são espertas e percebem tudo.

Mantenha a calma que fosse para não se entenderem mesmo, já teria tido uma briga feia aí em casa.
nicosa
Membro Veterano

terça jan 29, 2008 11:57 pm

Elas têm um comedouro, um bebedouro e um wc para cada uma.
Tambem me sento no chão ao pé do comedouro mas de maneira a que me veja. E quando lhe mexo ela vê e ultimamente já não se desvia.
Tambem já vem brincar com os meus dedos, muito a medo e tal, mas vem.O pior é quando a mais velha se aproxima.
Brigas feias tenho todas as noites , quando está tudo sossegado , começam elas...
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 10:15 pm

Boas, nicosa.

O que é que "entende por brigas feias"?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 10:27 pm

Do género de se envolverem em brigas, altas horas da noite e não se largarem. Andam aos trambolhões, deitam tudo abaixo, acordam toda a gente e só quando o dono dá um grito é que se acalmam. Isto às 2 ou 3 da manhã...
De manhã está a grande muito amuada e regra geral com um arranhão , na orelha ou perto do nariz.
A pequena de manhã bufa até a ela própria de irritada que está......
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 30, 2008 10:51 pm

Normalmente deixa-se que definam a sua hierarquia. Mas, isto é em gatos em que uns já eram há muito residentes da casa quando veio um novo elemento e quando são das mesmas idades.
Ora, se a residente era a mais nova, a outra tinha que se deixar sub jogar à mais nova porque é nova no "burgo" :wink:
Se isso não está a acontecer porque a mais velha tem mais corpo e deve ser dominante, a outra (mais nova e que já era residente) está em desvantagem. Logo, neste caso, se fosse comigo eu meter-me-ia a impor a ordem!!!
Tive que fazer isso com a Leo e a minha Nanocas. Isto porque a Leo, sendo a gata mais nova e a última a entrar na casa, não dava descanso à pobre da Nanocas ao ponto dela se ter começado a esconder de todas as outras e tinha um receio louco de passar perto da pequena. Como apesar da pequena ter menos corpo que a outra, era a dominante e abusava da que lhe tinha medo, tive mesmo que ser eu a "definir a hierarquia" destas duas :wink:
O mais engraçado é que a Leo acabou por perceber, através das minhas reacções... que não podia virar-se á outra sempre que lhe apetecia :wink_
Hoje está tudo mais calmo, não são amigas mas, toleram-se o que é muito bom.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano

quinta jan 31, 2008 7:36 pm

E cá estão as minhas meninas:
A Pandora
Imagem
a Kyara
Imagem

Esta 2ª é a tal ferinha
nicosa
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 10:52 pm

Actualizando:
Este fim de semana apanhei a kyara e levei-a para o Alentejo. Metia-a num quarto completamente vazio e foi o desespero total para ela. Como não tinha onde se esconder, andou às voltas encostada à parede, acochada, parece que nem sabe andar. Estava tão aterrorizada que até deixava fazer-lhe festas. ontem , já em Lisboa, voltei a apanhá-la e deixei-a ficar um bocado dentro da transportadora. A seguir soltei-a em cima da minha cama e ela deixou-se ficar algum tempo encostada à minha filha. Assim que saímos de perto , lá foi ela....
Não sei se ao ter forçado esta aproximação fui fazer asneira, mas já não suporto sabê-la sempre enfiada no buraco...
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 11:26 pm

Há um termo que designo de "quebrá-los"... e que, por vezes, há que fazer isso mesmo.

Este empenhamento consiste em fazer-lhes ver quem é o mais forte! Funciona quase como quando se confrontam com um "alfa" da sua espécie :wink: em que se submetem ao "alfa" e que será demonstrado pelo dono que o mais forte é mesmo o dono :wink:

Vou dar-lhe um pequeno exemplo com uma gata que retirei da rua, domestiquei-a um pouco depois da castração, fechada no quarto da minha filha que está ausente. Eu até consegui ganhar alguma confiança dela em tão pouco tempo mas, o pior estava para vir.
A minha filha ia chegar de férias e eu precisava do quarto.
Lá consegui arranjar uns donos 5 estrelas mas que nunca haviam tido gatos e que até o filho, segundo o alergologista, era alérgico a pêlo de gato, desde miúdo :roll: :P :lol:
Bom, a gatita lá foi à experiência com a promessa de eu a receber novamente caso a adopção não resultasse mas, apesar de tudo continuaram a tê-la mesmo verificando que nem mesmo ao fim de alguns meses lhe conseguiam fazer uma festa. Quando se aproximavam para o fazer, ela ou dava patada ou escondia-se.
Brincavam com ela à distância atirando bolinhas de papel e grânulos de ração para ela os caçar.
Passaram-se uns bons meses nisto, sem sucessos!
Apesar de tudo, eles até gostavam da gata e nunca a iriam colocar novamente na rua.

Entretanto ela começou a melhorar no seu comportamento de pânico e desconfiança e começou por ela própria a roçar-se nas pernas do dono (o chefe de família da casa e que era dos tais que gatos, NUNCA!)
Lá tentava ele, nessas alturas, fazer-lhe uma festinha e, a gata fugia a 7 pés na mesma.

Deu-se o caso de um dia repararem que ela já não caçava as bolinhas de papel que lhe atiravam nem os grânulos de ração e que nem havia urinado no areão.
Vieram a minha casa perguntar-me como é que haviam de a colocar na jaula para a levar ao vet já que nem para vacinas o conseguiram fazer anteriormente?!
Lá lhes expliquei que a tinham que "quebrar" mas, tiveram receio da atitude dela... :wink: Então, foi só pela via do calmante que conseguiram pegar nela para a colocar na transportadora e lá foram.
Foi-lhe diagnosticada uma infecção urinária e ainda por cima o AB que a Vet receitou, era em comprimidos :wink: :lol: :lol: :lol:
Está a ver o "drama"... não está? :lol: :lol: :lol:
Bom, lá vieram para casa e no dia seguinte ao AB injectável, tinham que começar a dar-lhe em comprimidos... :P
O "alfa" da casa, o dono, empreendeu no que eu lhe havia dito sobre o "alfa" e foi mesmo nessa...! :P :wink:
Agarrou a gata com luvas grossas e uma toalha, entalou-a entre as pernas, retirou a luva e abriu-lhe a boca dando-lhe o primeiro comprimido :P :wink: :lol:
Todos os dias se seguiram de igual modo e sempre com uma menor dificuldade em apanhá-la já que ela se ía submetendo ao mais forte que ela, o dono :wink:

Ainda o tratamento ía a meio (5º dia) e já ela se metia com ele para que ele brincasse com ela. Ele aproveitou e voltou a tentar fazer-lhe festas ao que, desta vez, foi bem sucedido :D
A partir daí, ela começou a saltar para o colo dele e agora já o faz com toda a família :P :D
Só uma única coisa não conseguiram até hoje que é a que ela desça as escadas já que quando ela foi para casa deles, duplex, ela foi deixada no piso superior porque é mais amplo, soalheiro e onde os filhos estão mais tempo a estudar e jogar. Nunca desceu nem desce, mesmo agora. Chama os donos para lá mas não desce 8) Apesar de ter sempre a companhia dos filhos dos donos (já são adolescentes) quer a companhia do dono que ela elegeu como o "alfa da sua colónia" :wink: :D
Os donos, especialmente o chefe de família (o que, gatos NUNCA) são uns babados pela sua gatinha.

Tenha esperança, nicosa, e tente "quebrá-la" mais vezes :wink: mas com a certeza de que ela não tem como fugir para o exterior nessa "tarefa"...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano

segunda mar 03, 2008 5:48 pm

Mais um capitulo nesta novela.
A bichana está no cio. Roça-se nas pernas da minha filha , só nela, deita-se de barriga para cima , só com a minha filha, e mia , mia, mia e volta a miar....
Pergunta:
Sei que varia de gata para gata, mas em média quanto tempo vai durar?
Posso castrá-la quanto tempo depois de acabar o cio?
Existe algum perigo de lhe "passar um vipe" e fugir para a rua? Ela nem do quarto costuma sair, mas ......
Responder

Voltar para “Gatos”