Gata grávida convive c\gato.Há problema qd as crias nasc?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

domingo mar 16, 2008 9:35 pm

Boa Noite!

Há uma semana, encontrei à porta de minha casa uma gatinha grávida e sem dono. Resolvi recolhe-la em minha casa, mas tenho um gato, que ainda não foi castrado (será castrado para o próximo mês, pq quero ficar com a gatinha aqui em casa tb), e a minha dúvida está em saber se havera problemas quando os bébés nascerem, alguma reacção negativa por parte do macho, perante as crias? Ele, o Tico, recebeu-a bem, e até ja dormem juntos!
Posso te-los juntos quando as crias nascerem, ou vou ter que os separar?

Obrigado!

:wink:
Última edição por Deckard em quinta abr 03, 2008 9:48 pm, editado 1 vez no total.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo mar 16, 2008 11:00 pm

Quer mesmo que as crias nasçam?
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

segunda mar 17, 2008 12:47 pm

podia mandar ja esterilizar a gata, assim nao nasciam mais gatinhos e ela nao voltava a engravidar de certeza
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

segunda mar 17, 2008 2:34 pm

dianasousa Escreveu:podia mandar ja esterilizar a gata, assim nao nasciam mais gatinhos e ela nao voltava a engravidar de certeza
Sem dúvida, era o melhor a fazer.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 17, 2008 8:06 pm

Deckard Escreveu:Boa Noite!

Há uma semana, encontrei à porta de minha casa uma gatinha grávida e sem dono. Resolvi recolhe-la em minha casa, mas tenho um gato, que ainda não foi castrado (será castrado para o próximo mês, pq quero ficar com a gatinha aqui em casa tb), e a minha dúvida está em saber se havera problemas quando os bébés nascerem, alguma reacção negativa por parte do macho, perante as crias? Ele, o Tico, recebeu-a bem, e até ja dormem juntos!
Posso te-los juntos quando as crias nascerem, ou vou ter que os separar?

Obrigado!

O que pode acontecer é o macho matar as crias para que a gata fique em cio novamente!!!
Ainda, tal como já a aconselharam, esterilize a gata mesmo ainda antes do parto.
Um parto difícil pode fazer com que gaste muito mais dinheiro que na esterilização além de colocar a gatinha em risco de vida!!!
E ainda, depois, tem o problema das crias... que ninguém lhe garante que a mãe saiba o que fazer com elas e então, vai ter um "lindo trabalho entre mãos...ai vai, vai"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

terça mar 18, 2008 4:16 pm

Olá.
Eu estive em situação semelhante.
Adoptei o meu gato (foi o meu primeiro gato) Em Setembro/Outubro do ano passado.
Já tinha 2 cães em casa (yorkies). Todos se deram bem. Resolvi, um tempo mais tarde (fins de Novembro) adquirir uma gatinha para lhe fazer companhia, visto que eu e o meu marido trabalhamos o dia todo, e os meus avós (reformados e moram perto de mim) adoram os nossos dois miniaturas e vão buscá-los todos os dias para passarem o dia com eles...

E assim foi. Adoptámos a Julie. (a minha primeira gata)
Em principios de Fevereiro, num dia de manhã, achei-a "Esquisita" roçava-se a tudo o que era sítio e andava de rabo pró ar :o
Liguei para a minha amiga, utilizadora aqui do fórum "Peleve", visto que foi ela que me deu os gatos.

Ela disse-me que parecia ser o cio, mas que ela ainda era novinha para tal, no entanto aconselhou-me a separá-los.

Quando cheguei a casa, vi que tudo estava "normal". Pensei, se calhar foi só uma coisa passageira de manhã... ela é tão novinha (na altura devia ter 4 e 1/2 ou 5 meses)

O que é certo é que há umas semanas começei a ver a barriguita a crescer e as maminhas inchadas.

Fui à Vet, falei com elas e foi esterilizada na passada Quinta Feira.
Apesar da minha situação financeira não ser favorável ao caso, falei com as Srªs e passei um cheque para o fim deste mês.

Antes isso do que trazer mais "N" gatinhos ao mundo. Sei bem o número de gatos que andam por aí ao Deus dará, e nunca saberia se conseguiria arranjar donos decentes para os gatinhos.

O que quero dizer com isto é... Esterilize a gatinha, evitando mais uma ninhada que depois não saberá se irá arranjar BONS donos para cada gatinho. Fale com o Vet onde costuma ir, exponha a situação, concerteza que eles arranjarão uma solução para o pagamento, caso esse seja um factor importante na sua situação.

Não me arrependo de ter esterilizado a Julie. Embora preferisse tê-lo feito antes de ter acontecido esta situação... Mas o que importa é que tudo se resolveu pelo melhor. Ela está a recuperar optimamente, o processo é fácil e de mínimo risco para elas. E evita futuras ninhadas indesejáveis...

Espero de alguma forma ter ajudado na sua decisão...

aniloraczinha
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2004 12:50 am

domingo mar 23, 2008 10:28 pm

nem sempre é a melhor solução...se ja estiver muito avançada é um grande risco para a gata...
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo mar 23, 2008 10:39 pm

aniloraczinha Escreveu:nem sempre é a melhor solução...se ja estiver muito avançada é um grande risco para a gata...
É? Porquê? sabe explicar-nos, por favor?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

segunda mar 24, 2008 9:04 am

aniloraczinha Escreveu:nem sempre é a melhor solução...se ja estiver muito avançada é um grande risco para a gata...
:o

Também falei isso com as Veterinárias que seguem os meus animais.
Tenho plena confiança nelas e a esterilização era SIM, a melhor forma de acabar com a gravidez, e de evitar futuras ninhadas.

Agora não preciso de me preocupar com esse assunto, e a minha gatinha recuperou muito bem, nem precisou de utilizar o colar. Estivemos na passada 4ª feira na Vet e disseram que estava tudo impecável.

:D

Boa semana a todos
------------------------------------------------------------------------------------
EDITEI PARA ACRESCENTAR:

A forista que colocou o tópico acabou por nunca mais dizer nada... será que vai deixar a gatinha parir?? :roll:

Provavelmente vai, é tão giro ver os gatinhos pequeninos, são tão fofos e tal... depois em vez de ter 2 gatos para esterilizar, vai ter uns 6 ou 8 ... :?
A dúvida da Forista nem sequer colocava a possibilidade da gata não ter os gatinhos...

E depois provavelmente vai dizer que nao tem possibilidades de esterilizar 6 ou 8 gatinhos... ou quem sabe os veremos aqui pelo fórum na secção dos "Animais para Adopção"

Desculpem o desabafo mas isto ultrapassa-me!

Tenho uma amiga que resgata gatos abandonados e alguns deles que já nasceram nas ruas (forista Peleve), eu não faço esse tipo de coisas, porque por vezes chego a trabalhar 12h por dia, e também tenho familiares doentes, daí não ter tanta disponibilidade... Mas sei as consequências de deixar uma gata parir, quando se pode evitar isso!

É uma completa irresponsabilidade!!!

Uma vizinha minha agora teve gatinhos, "ai são tão giros...tão fofos" ... perto da minha casa anda uma gata vadia com uma barriga enorme, também deve estar prenha, e esta gente ainda faz criação caseira porque É GIRO??????? OPÁ... só espero não ver os gatos aí pelas ruas...

Mas quando falo em irem ao Cantinho dos Animais, verem o nº de animais que lá estão... Eu é que sou sempre a má da fita, porque "só gosto dos meus animais" e estou sempre a dizer mal dos animais dos outros...

:evil: :x
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 10:35 am

Deixe lá luckey, porque o facto da aniloraczinha não responder à minha questão, já era de esperar...atendendo que vir a um forum dar bitaites sem ter a capacidade de resposta no que se possa perguntar...é fácil e normal de quem fala sem ter conhecimentos suficientes sobre a realidade e até sobre a questão que lhe coloquei... e por isso "abriu a boca" e saiu asneira! :P
Engraçado é como depois de dizerem disparate atrás de disparate, desaparecem...!!! :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monicasimone
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am

segunda mar 24, 2008 11:34 am

O ultimo elemento da minha familia, a Vadia... apareceu por minha casa a pedir comida kd estava com uma barrigona já enorme... Mas na altura cm a confiança não era mt entre as duas não consegui fazer nada e os gatinhos acabaram por nascer. Lindos... Fofos... Apaixonei-me por eles todos... Mas... era impensavel ficar com mais 5 gatinhos, mais a mae... Acabei por conseguir arranjar 'pais' pr tds, mas foi uma valente dor de cabeça! A Vadia acabou por ir ficando... Para já ainda não tenho possibilidade de a esterilizar (as contas andam curtas)... Mas estou juntando um dinheirinho, pk já fui à minha Vet e ela diz k fica por 100€ já com medicaçao, internamento e o funil... Em principio pr o proximo mês já dá. Os meus outros 2 gatos já foram os dois esterilizados!
É mt mau deixar os bichos nascerem se não soubermos k temos condiçoes pr os criarmos ou se não arranjarmos kem os adopte.
<p>:) Quem n&atilde;o gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarna&ccedil;&atilde;o!!</p>
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

segunda mar 24, 2008 11:38 am

A minha Kitty foi esterelizada a semana passada. Andei a fazer um mealheiro de propósito para o efeito. Todos os dias metia lá uma moedinha :lol: . Quando abri o mealheiro estavam lá 75€, não deu para tudo porque a esterelização ficou por 125€, mas foi uma grande ajuda. E sem dúvida que fiz o melhor para ela! :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 1:32 pm

eusinha,

E como vai a gatinha...?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

segunda mar 24, 2008 3:03 pm

leonildecarvalho Escreveu:eusinha,

E como vai a gatinha...?

Leo
Está a recuperar bem...obrigado por perguntar. Está é muito carente, só quer mimo :lol: . Foi mudar o penso e está a cicatrizar bem.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 3:16 pm

eusinha Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:eusinha,

E como vai a gatinha...?

Leo
Está a recuperar bem...obrigado por perguntar. Está é muito carente, só quer mimo :lol: . Foi mudar o penso e está a cicatrizar bem.
O que são óptimas notícias :D

Continuação de boa recuperação,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”