Pós-Castração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

quarta fev 27, 2008 2:11 pm

O Romeo vai para a semana ao vet tratar do assunto... gostava que me tirassem algumas dúvidas...

Que tipo de reações posso esperar do romeo no dia da castração e no dia a seguir? ficará deprimido? não vai comer? irá urinar e tudo mais normalmente? é aconselhável ficar sempre acompanhado? existe algum cuidado especifico que deva ter em atenção e sobre o qual me queiram aconselhar?

a decisão de o castrar foi tomada e acho sem dúvida que para um gatinho como ele é a melhor opção. O stress só o iria prejudicar e já pode ter uma amiguinha com quem brincar :D...

Sei que deveria colocar as questões ao vet e que provavelemtne no dia a Dra. até me vai elucidar sobre isso mas partilhar com quem sabe as minhas dúvidas ajuda sempre a acalmar o nervosismo..

:) obrigado
VCRC
mfilipa
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 4:14 pm

quarta fev 27, 2008 2:12 pm

VCRC Escreveu:O Romeo vai para a semana ao vet tratar do assunto... gostava que me tirassem algumas dúvidas...

Que tipo de reações posso esperar do romeo no dia da castração e no dia a seguir? ficará deprimido? não vai comer? irá urinar e tudo mais normalmente? é aconselhável ficar sempre acompanhado? existe algum cuidado especifico que deva ter em atenção e sobre o qual me queiram aconselhar?

a decisão de o castrar foi tomada e acho sem dúvida que para um gatinho como ele é a melhor opção. O stress só o iria prejudicar e já pode ter uma amiguinha com quem brincar :D...

Sei que deveria colocar as questões ao vet e que provavelemtne no dia a Dra. até me vai elucidar sobre isso mas partilhar com quem sabe as minhas dúvidas ajuda sempre a acalmar o nervosismo..

:) obrigado
VCRC

........... :|
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta fev 27, 2008 2:38 pm

Como já foi dito noutros topicos, cada vet tem a sua maneira de trabalhar portanto, tem que ter atenção ás recomendações que a sua lhe fizer.
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quarta fev 27, 2008 3:07 pm

quando a minha nika foi castrada tudo correu normalmente nos dias a seguir, a vet. mandou-me colocar o funil á nika e fazer-lhe ''curativos''- colocar cremes, etc...

de resto, ela comia bem (so tinha preguiça de comer pois tinha de fazer taanto esforço com aquele funil), e beber tambem!!

claro depende cada vet., a sua maneira de prosseguir uma castraçao!

nikitaverita,
Ourihana
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

quarta fev 27, 2008 4:32 pm

Quando o Leonardo foi castrado, a 22 de Dezembro passado, vinha com o funil por precaução porque, explicou a Vet, hà gatos que lambem muito a feridinha. Mas como ele ia ficar bem viagiado a Vet. disse que fosse retirado o funil e de o voltar a pôr só no caso de ele lamber muito. Não foi o caso. Uma coisa que é preciso alertar nestas situações é precisamente a vigilância pós-cirurgia porque eles quando chegam a casa ainda vão meio-anestesiados e não têm noção das alturas. Podem tentar subir a móveis ou a locais elevados e como não têm muitas forças podem cair e magoar-se. Outra coisa é durante o dia da cirurgia não usar pedrinhas no caixote porque podem entrar na feridinha quando fazem xixi. Papel de jornal foi o que aconselhou a Vet.
Fica aqui o alerta. Simplesmente isso. De resto é dar muitos miminhos ao seu menino e tudo correrá bem. Nos machos é mais simples. No dia seguinte já estará como novo.
Muitas festinhas para ele e tudo de bom :))
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta fev 27, 2008 5:14 pm

Os cuidados são como a Ourihana já disse, também não é aconselhada muita luz enquanto não recuperam totalmente da anestesia.
No caixote, eu em vez de papel de jornal prefiro colocar papel de cozinha, isto porque eu tenho um bocado a paranóia de que a tinta do jornal e o próprio jornal que já andou em n locais ao pó, etc. que não é o mais higiénico em contacto com o local onde foi feita a cirurgia.

Quando o gatinho acordar vai estar um bocado tonto, pode ao andar cambalear um pouco, manifestar desconforto ao urinar, mas passa rápidamente.
Boa sorte para o menino.
leo77
Membro Júnior
Registado: segunda jul 30, 2007 9:25 pm

quinta fev 28, 2008 11:33 am

E nas gatas o procedimento é igual? estou a pensar esterelizar a nina brevemente :wink:
“A compaixão para com os animais é uma das mais nobres virtudes da natureza humana." Charles Darwin

mo15
Membro Júnior
Registado: sábado fev 24, 2007 8:01 pm

quinta fev 28, 2008 11:54 am

Oi,

Tenho dois gatos (a Milu e o Tito), a Milu foi esterilizada o ano passado e depois da operação ela estava normal, eu é que estava preocupada!!! A vet queria que eu trouxesse o funil, mas eles têm uma casa-de-banho fechada com o funil não conseguia lá entrar!!! Quanto à ferida ela não lhe ligou muito, como já disse estava mais preocupada eu do que ela!!!

O Tito fui deixá-lo hoje na vet para tratar do assunto, o cheiro é insuportável, e vamos lá ver como corre!!!

Convém depois de esterelizados dar a ração especifica, mas a Milu não engordou, está igual! Mas com o Tito acho que vou ter que ser mais cuidadosa, porque já come muito depois da operação não sei como será!!!

Vou dando noticias....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 28, 2008 10:20 pm

MiausRafa Escreveu: No caixote, eu em vez de papel de jornal prefiro colocar papel de cozinha, isto porque eu tenho um bocado a paranóia de que a tinta do jornal e o próprio jornal que já andou em n locais ao pó, etc. que não é o mais higiénico em contacto com o local onde foi feita a cirurgia.
Desde que participo neste forum que sempre mencionei precisamente isso!!! E, sempre o mencionei precisamente porque para além de ser perigoso, pela cirurgia... não nos devemos esquecer que os gatos fazem a sua higiene lambendo as patas. Logo, ao colocarem-nas em jornal molhado, pela urina, os quimicos de impressão desse jornal, passam mais facilmente para as patas/almofadinhas do gato que, ao lamberem-nas, vão ingerindo os ditos quimicos, altamente TÓXICOS que, ainda por cima, numa altura de baixa de defesas pela situação em si... pode mesmo ser fatal para o animal!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quinta fev 28, 2008 10:26 pm

leo77 Escreveu:E nas gatas o procedimento é igual? estou a pensar esterelizar a nina brevemente :wink:
nas gatas é um pouco mais complicado pq é operaçao de barriga aberta, as minhas foram estrilizadas e ao fim de dois dias queriam fazer td cm senao tivessem nada, o chato mesmo foi andar atras delas p elas n comerem o penso, ca em casa foram 8dias de vigia e 8 dias mal domidos, pq qd uma acalmava a outra tava pronta p o ataque.
ja agr desculpem a minha ignorancia mas p q usam o papel de cozinha? :oops:
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Rickdf
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 12:17 pm
Um gatinho branco chamado Flocos
Um aquário comunitário com divers

quinta fev 28, 2008 10:32 pm

A Kitty veio para casa ainda anestesiada, levou umas 3 horas para ela "querer" andar.
Com relação à alimentação, as três primeiras vezes que ela tentou comer, e comia apenas 1 pedacinho de ração, vomitava-os.
Já a partir da quarta tentativa a coisa melhorou.
Durante o dia deixávamos ela sem o funil, colocando-o à noite, pois não conseguiríamos vigiá-la sempre.
Passados os 10 dias, aplicando creme, dando antibiótico e analgésicos, a vet a liberou do funil, pois no dia seguinte viria para tirar os pontos. O que não foi necessário, pois a Kitty já os havia tirado, exceto pelo nó de uma das pontas, que eu cortei com a ajuda de uma pinça e um cortador de unhas.
A cirurgia foi muito bem feita, hoje não se nota nem o corte de tão perfeito que ficou.
Ricardo da Silva Ferreira
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta fev 28, 2008 11:09 pm

A cirurgia das gatas é mais complicada e leva mais tempo a recuperar. Depende dos Vets, em algumas situações são feitas suturas com pontos
que não é necessário remover.
Em vez de colar isabelino pode ser usado para as gatas não lamberem o local da cirurgia uma fatiota em rede ou um fatinho de bébé também serve.
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

segunda mar 24, 2008 3:51 pm

O romeo foi no sábado de manhã à Dra. correui tudo lindamente, era 12:30 quando o trouxe para casa já meio acordado, nao se levantava e apenas piscava os olhos, a recuperação foi excepcional. As 13h já tentava andar, depois descansou, dormiu dormiu dormiu.

A conselho do vet acabei por só lhe dar comida mais ao final da tarde não fosse ele engasgar-se com a comida, aconselhou-me a vigia-lo de forma a que o pescoço dele enquanto estivesse como "peso-morto" nao dobrasse demais ao ponto de lhe colocar dificuldades respiratorias.

Ao final da tarde pus-lhe água, bebeu mta e daqui veio a reacção do vómito da anestesia, vomitou-a e após isto tudo melhorou.. comeu como se nao comesse há semanas. dormiu, levantou-se, andava, dormia, andava e dormia mais um pouco.

Penso que tenha ficado um pouco febril porque o nariz estava muito seco, a temperatura dele algo estranha, bebia agua sempre que se sentia desconfortável. O Romeo não levou funil, os pontos foram internos e a castração custou-me 60€, o local da cirurgia é desinfectado 2x ao dia com betadine.

Hoje passadas 48h da castração nem parece o mesmo, brinca que nem um desalmado, o ser arisco e meigo mantem-se e a alegria também continua.

Aproveitei a ocasião e pedi para fazer os testes do FELV e do FIV. Ambos negativos! :D

Está optimo!

Obrigado pelo feedback que tive da V/ parte!

Vanda
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mar 24, 2008 3:57 pm

Os gatos recuperam de uma forma incrível :o
Já a minha Luz, foi esterilizada e no dia seguinte estava como se nunca tivesse acontecido fosse o que fosse :D

Fico feliz por tudo ter corrido bem e pelo gatinho ter tido tão boa recuperação :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Ourihana
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

segunda mar 24, 2008 5:18 pm

Que bom que correu tudo bem com o Romeozinho.
Eu só tenho pena é de não me ter informado melhor aqui ou pelo menos, não ter vindo aqui à conversa sobre o papel de jornal no caixote aquando da operação do meu Leonardo. Se eu tivesse lido isso concerteza optaria pelo papel de cozinha nesse 1º dia da operação.
Isso só vem provar que apesar dos Vets serem Vets e não descuidando os seus cuidados, o facto de nos termos aqui uns aos outros é uma grande mais valia. :))

Que tudo continue pelo melhor.
Sempre :)))
Responder

Voltar para “Gatos”