Socorro... Gravidez vs Toxoplasmose
Moderador: mcerqueira
Olá bom dia a todos...
Este é um tema que nos coloca sempre bastantes duvidas e receios, principalmente quando vamos ser mamãs pela primeira vez.
Também estou grávida, e quando falei com o meu médico de familia a sua opinião, foi para dar os meus gatos....
Na altura fiquei transtornada, como poderia ver-me livre dos meus bichanos, sem mais nem menos...
A maioria dos médicos afirmam que os gatos é que transportam o virus da toxoplasmose.... mas como já foi aqui dito o maior risco está nas saladas mal lavadas, carnes cruas e no marisco.
Na minha opinião se tiver todos os cuidados que já foram indicados, não havera qualquer problema.
Esta é uma opinião de uma futura mãmã que não está imune à toxoplasmone, apesar de ter tido sempre contacto com animais desde criança.
Boa sorte.
Bjs
Salomé Horta
Este é um tema que nos coloca sempre bastantes duvidas e receios, principalmente quando vamos ser mamãs pela primeira vez.
Também estou grávida, e quando falei com o meu médico de familia a sua opinião, foi para dar os meus gatos....
Na altura fiquei transtornada, como poderia ver-me livre dos meus bichanos, sem mais nem menos...
A maioria dos médicos afirmam que os gatos é que transportam o virus da toxoplasmose.... mas como já foi aqui dito o maior risco está nas saladas mal lavadas, carnes cruas e no marisco.
Na minha opinião se tiver todos os cuidados que já foram indicados, não havera qualquer problema.
Esta é uma opinião de uma futura mãmã que não está imune à toxoplasmone, apesar de ter tido sempre contacto com animais desde criança.
Boa sorte.
Bjs
Salomé Horta
<p>Salome Horta</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am
Tenho uma filhota com 2 anos mas antes dela já tinha dois gatos. Durante td a gravidez dormiram cmg na minha cama. A unica alteraçao que fiz em casa depois de ela nascer foi que (como mudei tb de um apartamento pr uma casa com jardim) os meus gatinhos deixaram de dormir na minha cama e passaram a ter um 'quarto' só para eles na minha lavandaria.
No inicio foi complicado, mais pr mim do que pr eles, que se adaptaram lindamente. Mas como a minha gata de inicio não aceitou mt bem a chegada do bébé a casa, foi melhor assim (ela bufava-lhe imenso, ciumeira louca se eu estivesse com a bébé no colo, chegava mesmo a atacar-me).
Agora são tds inseparaveis, os meus gatos e a minha filha, passam o tempo a brincar, apesar da gata continuar a preferir ser ela a escolher os tempos das brincadeiras.
Claro k agora eles passam o dia no jardim e no quintal, já que não está ninguem em casa durante o dia, mas kd eu chego a casa entram e ficam connosco até à horinha de ir dormir, aí são os primeiros a irem pr a porta da cozinha pedir pr irem pr a caminha.
Nunca me passou seker pela cabeça ver-me livre dos meus bichanos.
Mt pelo contrario, agora já são tres gatos lá por casa.

No inicio foi complicado, mais pr mim do que pr eles, que se adaptaram lindamente. Mas como a minha gata de inicio não aceitou mt bem a chegada do bébé a casa, foi melhor assim (ela bufava-lhe imenso, ciumeira louca se eu estivesse com a bébé no colo, chegava mesmo a atacar-me).
Agora são tds inseparaveis, os meus gatos e a minha filha, passam o tempo a brincar, apesar da gata continuar a preferir ser ela a escolher os tempos das brincadeiras.
Claro k agora eles passam o dia no jardim e no quintal, já que não está ninguem em casa durante o dia, mas kd eu chego a casa entram e ficam connosco até à horinha de ir dormir, aí são os primeiros a irem pr a porta da cozinha pedir pr irem pr a caminha.
Nunca me passou seker pela cabeça ver-me livre dos meus bichanos.
Mt pelo contrario, agora já são tres gatos lá por casa.

<p>:) Quem não gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarnação!!</p>
Há médicos que, por terem muita experiência, não se dignam a actualizar os seus conhecimentos...A minha primeira impressão foi de que ele estava a ser demasiado radical... mas não posso ignorar os 20 anos de carreira/experiência que ele tem.
Falo por experiência própria, não nesse tema, mas noutro relacionado com ginecologia e também muito falado na actualidade.
É uma vergonha...

Não se deixe influenciar pela primeira opinião que teve. Consulte outro obstetra, mais jovem, igualmente com experiencia mas com uma outra ideia da actualidade...
Das grávidas que conheci, as que conviveram com animais nunca tiveram problemas nem durante a gravidez, nem com o feto (felizmente), enquanto outras, embora tivessem cuidados com tudo e mais alguma coisa, não tiveram a felicidade de ter um filho saudável...
Hoje em dia há coisas muito mais perigosas para a saúde do que a convivência com os gatos/cães, infelizmente...
Felicidades e boa sorte !

Venho só dar aqui o meu testemunho..
Tenho uma filha de 2 anos de idade e estou grávida de quase 4 meses.
Já dei inumeros gatos (atençao bem dados) e tive em contacto permanente em 2 clinicas Veterinarias..mesmo assim não estou imune a toxoplasmoxe..e partinham o mesmo espaço que eu as minhas 2 gatas.
Só tenho um cuidado uso luvas ao lavar o wc.
Antes de fazer as análises avisei logo a Professora/Doutora que tinha 2 gatas e que não era imune que tinha o cuidado especial do uso de luvas na higiene das gatinhas, perfeito.
Nunca na minha Vida me desfazeria dos meus animais até porquq me acompanharam desde sempre, já faziam parte da familia.
Ter mas é atençao ao que come,isso sim.
Um abraço .. e boa gravidez!
Tenho uma filha de 2 anos de idade e estou grávida de quase 4 meses.
Já dei inumeros gatos (atençao bem dados) e tive em contacto permanente em 2 clinicas Veterinarias..mesmo assim não estou imune a toxoplasmoxe..e partinham o mesmo espaço que eu as minhas 2 gatas.
Só tenho um cuidado uso luvas ao lavar o wc.
Antes de fazer as análises avisei logo a Professora/Doutora que tinha 2 gatas e que não era imune que tinha o cuidado especial do uso de luvas na higiene das gatinhas, perfeito.
Nunca na minha Vida me desfazeria dos meus animais até porquq me acompanharam desde sempre, já faziam parte da familia.
Ter mas é atençao ao que come,isso sim.
Um abraço .. e boa gravidez!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
estarc sempre a lacrimejar não tem de ser coriza. acontece isso com a alice e ela tem um problema no saco lacrimal.Korisca Escreveu:Estão vacinados e desparasitados! O único problema de saúde que existe é na Tora (gatinha de sensivelmente 8/9 meses) que está quase sempre a lacrimejar - coriza. Mas segundo o Veterinário, isto não representa qualquer problema para a saúde humana
neste caso, o que tem a fazer , é não mudar a areia do gato. pelo menos sem luvas.
sempre ouvi dizer que quem tem gatos, fica imune à toxoplasmose
anjjazul
-
- Membro
- Registado: sexta set 22, 2006 6:34 pm
- Localização: Gatos: Arturinho, Tora e o Xunga que estará sempre no meu coração)
Antes de mais quero agradecer a todos pelo apoio, separar-me dos meus amigos, para mim, iria ser muito doloroso, mesmo que fosse para casa de um familiar próximo. Sou muito ligada a eles, tanto que, quando no verão passado perdi um dos meus amigos durante as férias, apanhei uma valente depressão.
Tenho um casal de gatos, ela é a mais nova, a Tora, passa o dia em casa ou no nosso quintal, mas não frequenta a casa da vizinhança pois (até hoje!) não salta os muros. Com o Arturinho é que é mais complicado, com quase 2 anos é que é mais vadio e ausenta-se bastante para a vizinhança onde possivelmente contactará com outros animais, mas como não usa a areia e prefere usar a terra ao ar livre.
O problema estará no caso de ele contactar com o virus e infectar a gata...
De resto, a verdade é que existe muito contacto fisico entre nós, não dormisse eu a maioria das vezes toda torta para eles se instalarem confortavelmente na minha cama!
Não entendo como é que não existe ainda uma vacina contra a toxoplasmose!
Tenho um casal de gatos, ela é a mais nova, a Tora, passa o dia em casa ou no nosso quintal, mas não frequenta a casa da vizinhança pois (até hoje!) não salta os muros. Com o Arturinho é que é mais complicado, com quase 2 anos é que é mais vadio e ausenta-se bastante para a vizinhança onde possivelmente contactará com outros animais, mas como não usa a areia e prefere usar a terra ao ar livre.
O problema estará no caso de ele contactar com o virus e infectar a gata...
De resto, a verdade é que existe muito contacto fisico entre nós, não dormisse eu a maioria das vezes toda torta para eles se instalarem confortavelmente na minha cama!
Não entendo como é que não existe ainda uma vacina contra a toxoplasmose!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">"Os animais dividem connosco o privilégio de terem uma alma. " </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">Pythagoras</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">Pythagoras</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
pois...os gatos não castrados...não lhe trará problemas de maior a toxoplasmose a si, mas talvez problemas graves a eles. sem contar com as ninhadas que ficam pelo caminho 

anjjazul
-
- Membro
- Localização: Gatos: Arturinho, Tora e o Xunga que estará sempre no meu coração)
é um gato castrado...
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify">"Os animais dividem connosco o privilégio de terem uma alma. " </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus
Olá.
Boa noite.
Primeiro que tudo, parabéns pela sua gravidez e realmente esse médico é um pouco troll, pois toda a gente sabe que só os gatos é que transmitem essa doença, os cães não.
E desde que você não tenha contacto com as fezes deles, ou não mexa em terra ou não mexa em carne crua e nem coma carne mal passada e coisas mal lavadas, não há qq problema.
Os microorganismos que provocam a doença, ficam nas fezes dos animais, se a areia fôr mudada todos os dias e o caixote lavado e seguir todos os outros conselhos, pode mexer, brincar e dormir com os seus gatos que não faz mal nenhum.
Felicidades!
Boa noite.
Primeiro que tudo, parabéns pela sua gravidez e realmente esse médico é um pouco troll, pois toda a gente sabe que só os gatos é que transmitem essa doença, os cães não.
E desde que você não tenha contacto com as fezes deles, ou não mexa em terra ou não mexa em carne crua e nem coma carne mal passada e coisas mal lavadas, não há qq problema.
Os microorganismos que provocam a doença, ficam nas fezes dos animais, se a areia fôr mudada todos os dias e o caixote lavado e seguir todos os outros conselhos, pode mexer, brincar e dormir com os seus gatos que não faz mal nenhum.
Felicidades!
-
- Membro
Boa Tarde,
Pelo que me têm aconselhado aqui, presumo que não seja recomendado o uso de produtos, como por exemplo Sílica, ou Cat OK, em substituição de areia, pois estes não são de substituição diária, apenas absorvem a humidade e o mau odor da urina.
Com a sílica, retiro diariamente as fezes mas só substituo na totalidade e lavo o recipiente, uma vez por semana.
Pelo que me têm aconselhado aqui, presumo que não seja recomendado o uso de produtos, como por exemplo Sílica, ou Cat OK, em substituição de areia, pois estes não são de substituição diária, apenas absorvem a humidade e o mau odor da urina.
Com a sílica, retiro diariamente as fezes mas só substituo na totalidade e lavo o recipiente, uma vez por semana.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Eu sempre preferi areia das mais baratas já que duram menos... por absorverem menos e como tal, faz-me andar sempre a limpar as caixas o que por sua vez evita um acumular de bactérias...que provocam infecções urinárias aos animais e que também podem ser nocivas aos donos.
Boa sorte,
Leo
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am
Eu venho raramente ao fórum,mas sempre que o faço, lá surge mais um tópico sobre os gatos maus que pegam doenças às grávidas.
E são sempre iguais, bolas, que já chateia. Pesquisem um bocado, incluindo os srs drs que se encostam à sombra da bananeira.
Faço hoje exactamente 40 semanas de gestação e ainda agora estive no marmelanço com um dos meus meninos. Aliás, acho que estão a adivinhar alguma coisa, porque estão carregadinhos de mimo.
Juro que não percebo estas pessoas.
Já não me lembro quem é que falou em mudar de obstetra, mas era exactamente o que eu fazia!
E são sempre iguais, bolas, que já chateia. Pesquisem um bocado, incluindo os srs drs que se encostam à sombra da bananeira.
Faço hoje exactamente 40 semanas de gestação e ainda agora estive no marmelanço com um dos meus meninos. Aliás, acho que estão a adivinhar alguma coisa, porque estão carregadinhos de mimo.
Juro que não percebo estas pessoas.
Já não me lembro quem é que falou em mudar de obstetra, mas era exactamente o que eu fazia!
Última edição por ritagameiro em domingo mar 30, 2008 3:44 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Já agora, eu aproveitava para passar por alguns fóruns de grávidas, que tb ajudam a esclarecer muitas dúvidas, até porque muitas delas andam a ser seguidas por bons médicos e não por retrógadas com ideias completamente antiquadas.
Apesar de estar dentro da área, posso dizer que aprendi bastante neste fórum, em relação a muita coisa!
Experimente: http://foruns.pinkblue.com
Apesar de estar dentro da área, posso dizer que aprendi bastante neste fórum, em relação a muita coisa!
Experimente: http://foruns.pinkblue.com
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Esse bebé vai ser muito dorminhoco...ai vai, vairitagameiro Escreveu: .
Faço hoje exactamente 40 semanas de gestação e ainda agora estive no marmelanço com um dos meus meninos.

Não pensava que ainda andasse por cá. Pensei estar já na tarefa de "muda de fraldas"

Então, que tenha uma horinha rápida

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Ainda ando por cá, mesmo!
Terça tenho consulta e devem marcar qq coisa para o final da semana!
Este malandro é mesmo teimoso, mas sai à mãe!
Beijocas!

Terça tenho consulta e devem marcar qq coisa para o final da semana!
Este malandro é mesmo teimoso, mas sai à mãe!
Beijocas!