Eutanásia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Não devem esperar muito tempo para cremar. não se esqueçam da quantidade de animais que morrem todos os dias atropelados, ou por outro motivo qualquer. Aqui em Évora por exemplo, paga-se 20€ em qualquer vet mas todos os animais são cremados na MITRA ( Hospital Veterinário ). Ainda há pouco tempo o tive de fazer com a Mariazinha. É triste mas claro que é melhor que colocar no lixo. Essa de levar o gato num saco preto, quase que devia ser para esse fim mas...enfim...
<p>Animais para adopção: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Já tive animais que morreram e o meu pai enterrou-os. Tenho a vantagem de ter terreno para isso. No entanto ficar com as cinzas... Acho um pouco mórbido... Não me interpretem mal, eu gostava e ainda gosto dos animais que tive; todos têm um lugar especial no meu coração, afinal de contas partilharam tantos bons momentos comigo! Mas cinzas em casa? Eu até quero ser cremada quando morrer mas que não fiquem com as minhas cinzas :/ Para mim a melhor forma de me lembrar deles é vendo fotografias. Um dia que tiver que decidir sobre o destino dum companheiro de quatro patas que já não está comigo sou bem capaz de mandar cremar e não ficar com as cinzas. Provavelmente até farei o equivalente à nossa missa do 7º dia mas ficar com as cinzas... 
Bem acho que já expressei suficientemente o meu ponto de vista. Desculpem se choco alguém mas não acho nada saudável manter os restos assim. Quanto muito teria uma espécie de "altar" de estilo japonês onde queimar incenso (é basicamente um "recanto" onde há flores e se queima incenso para apaziguar e honrar quem morreu pode ter ou não uma foto com fita negra para quem não sabe).
Creio que este é um assunto muito pessoal, talvez "controverso"... Como tal evidencio que se alguém discordar, está no seu perfeito direito. Cada um tem direito à sua opinião evidentemente.

Bem acho que já expressei suficientemente o meu ponto de vista. Desculpem se choco alguém mas não acho nada saudável manter os restos assim. Quanto muito teria uma espécie de "altar" de estilo japonês onde queimar incenso (é basicamente um "recanto" onde há flores e se queima incenso para apaziguar e honrar quem morreu pode ter ou não uma foto com fita negra para quem não sabe).
Creio que este é um assunto muito pessoal, talvez "controverso"... Como tal evidencio que se alguém discordar, está no seu perfeito direito. Cada um tem direito à sua opinião evidentemente.

Isa.
Há Vets que estão de tal forma habituados a que haja donos que não querem tratar os seus animais porque os tratamentos são muito dispendiosos ou porque a doença é incurável e só vai dar mais alguns meses de vida aos animais, que eles optam quanto a mim erradamente por dar a opinião de eutaniziar os animais, mas tudo isso também vai do querer do dono do animal.
Quanto à cremação dos animais ainda há pouco tempo, segundo o que me informaram é que não cremavam o animal individualmente, daí quando se traziam as cinzas não eram só dos nossos animais.
mais recentemente falaram-me num local parece-me que em Sintra que já fazem cremação individual, não sei se é verdade.
Uma coisa que a mim me faz bastante impressão não é o facto de o animal ser cremado, e até não podendo ficar com as cinzas, aceito. O que não aceito é que os animais metidos naqueles sacos de plástico fiquem a aguardar ser recolhidos e amontoados como lixo nas carrinhas e depois de novo até serem cremados.
Leonilde, que eu conheça só existe mesmo o Cemitério dos animais no Jardim Zoológico de Lisboa e não está descontinuado. A minha Pitinha descansa lá numa campinha, como se de humano se tratasse, foi a última homenagem digna que lhe consegui prestar,não tendo eu um jardim ou um terreno só meu. E tratar um animal meu como lixo, nunca.... Paga-se uma anuidade, mas enquanto for pago sabemos que os nossos amiguinhos estão ali.....
Quanto à cremação dos animais ainda há pouco tempo, segundo o que me informaram é que não cremavam o animal individualmente, daí quando se traziam as cinzas não eram só dos nossos animais.
mais recentemente falaram-me num local parece-me que em Sintra que já fazem cremação individual, não sei se é verdade.
Uma coisa que a mim me faz bastante impressão não é o facto de o animal ser cremado, e até não podendo ficar com as cinzas, aceito. O que não aceito é que os animais metidos naqueles sacos de plástico fiquem a aguardar ser recolhidos e amontoados como lixo nas carrinhas e depois de novo até serem cremados.
Leonilde, que eu conheça só existe mesmo o Cemitério dos animais no Jardim Zoológico de Lisboa e não está descontinuado. A minha Pitinha descansa lá numa campinha, como se de humano se tratasse, foi a última homenagem digna que lhe consegui prestar,não tendo eu um jardim ou um terreno só meu. E tratar um animal meu como lixo, nunca.... Paga-se uma anuidade, mas enquanto for pago sabemos que os nossos amiguinhos estão ali.....
A mim isso também me impressiona um bocado... Podiam ao menos tratar os animais com dignidade. Acho que ao menos por concelho, ok, distrito ao menos!, devia haver um forno para cremar os animais. Ia-se lá, cremava-se e decidia-se se queríamos ficar com as cinzas ou não. Nem que houvesse um dia por semana ou assim... Ah, a um preço minimamente acessível.MiausRafa Escreveu:Uma coisa que a mim me faz bastante impressão não é o facto de o animal ser cremado, e até não podendo ficar com as cinzas, aceito. O que não aceito é que os animais metidos naqueles sacos de plástico fiquem a aguardar ser recolhidos e amontoados como lixo nas carrinhas e depois de novo até serem cremados.
Isa.
Eu também penso assim. Uma voluntária da UZ é que me disse que isso já se pode fazer num local em Sintra que eu só fixei ...S.Francisco de Assis, que se pode optar por cremar em separado e trazer as cinzas, não sei se é o dono a transportar o animal para lá mas só faria sentido ser assim, caso contrário lá ficaria a dúvida se seria o nosso ou não....imisty Escreveu:A mim isso também me impressiona um bocado... Podiam ao menos tratar os animais com dignidade. Acho que ao menos por concelho, ok, distrito ao menos!, devia haver um forno para cremar os animais. Ia-se lá, cremava-se e decidia-se se queríamos ficar com as cinzas ou não. Nem que houvesse um dia por semana ou assim... Ah, a um preço minimamente acessível.MiausRafa Escreveu:Uma coisa que a mim me faz bastante impressão não é o facto de o animal ser cremado, e até não podendo ficar com as cinzas, aceito. O que não aceito é que os animais metidos naqueles sacos de plástico fiquem a aguardar ser recolhidos e amontoados como lixo nas carrinhas e depois de novo até serem cremados.
-
- Membro
- Registado: domingo nov 11, 2007 12:17 pm
Um gatinho branco chamado Flocos
Um aquário comunitário com divers
Devido a essa discussão, fui dar uma googlada e vi que aqui no Brasil já existe este serviço. Só que é longe de onde moro...
http://www.petmemorial.com.br/clubepetmemorial.htm
Tentei achar algum aqui na minha cidade, mas não encontrei.
Só não troco a minha vet, que é especializada em felinos.
http://www.petmemorial.com.br/clubepetmemorial.htm
Tentei achar algum aqui na minha cidade, mas não encontrei.
Só não troco a minha vet, que é especializada em felinos.
Ricardo da Silva Ferreira
Olá.
Relativamente ao assunto, o que fazer com o corpo de um animal falecido, e na zona de Lisboa, que eu saiba as coisas processam-se do seguinte modo:
Ao deixarmos o corpo de um animal no vet para cremação (repito, na zona de Lisboa) o que sucede é o corpo ser levado para o crematório do Canil Municipal de Lisboa. As cremações não são individuais portanto as cinzas nunca podem ser recuperadas. Cães e gatos e até outros animais são cremados juntos. Sei de casos em que vets foram entregar corpos ao Monsanto e o crematório não estava em funcionamento, quando assim é vão para aterro, apesar de ilegal.
Quanto ao cemitério de cães do Zoo, sim está em funcionamento. Existem sempre ossadas a serem levantadas pois a campa é paga todos os anos, quando não há pagamento os ossos são levantados e cremados e o espaço ocupado por outro. Tal como a MiausRafa, também eu coloquei lá o Ajax por não possuir um terreno onde o pudesse enterrar e por não me sentir bem com a ideia de o enviar para o Monsanto.
Antigamente podia-se adquirir uma campa a título vitalício, agora tal já não é possível, embora as campas antigas se mantenham.
Deixo aqui o contacto deste serviço no Zoo para quem o quiser utilizar, bem como preços:
Secretaria do Zoo de Lisboa: 21 7232900
Das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.00
Preços:
Enterro.... Eur. 126.00
Renovação... 89.50
Levantamento (para quem quiser colocar o corpo noutro local) 105.00
Cumprimentos.
Relativamente ao assunto, o que fazer com o corpo de um animal falecido, e na zona de Lisboa, que eu saiba as coisas processam-se do seguinte modo:
Ao deixarmos o corpo de um animal no vet para cremação (repito, na zona de Lisboa) o que sucede é o corpo ser levado para o crematório do Canil Municipal de Lisboa. As cremações não são individuais portanto as cinzas nunca podem ser recuperadas. Cães e gatos e até outros animais são cremados juntos. Sei de casos em que vets foram entregar corpos ao Monsanto e o crematório não estava em funcionamento, quando assim é vão para aterro, apesar de ilegal.
Quanto ao cemitério de cães do Zoo, sim está em funcionamento. Existem sempre ossadas a serem levantadas pois a campa é paga todos os anos, quando não há pagamento os ossos são levantados e cremados e o espaço ocupado por outro. Tal como a MiausRafa, também eu coloquei lá o Ajax por não possuir um terreno onde o pudesse enterrar e por não me sentir bem com a ideia de o enviar para o Monsanto.
Antigamente podia-se adquirir uma campa a título vitalício, agora tal já não é possível, embora as campas antigas se mantenham.
Deixo aqui o contacto deste serviço no Zoo para quem o quiser utilizar, bem como preços:
Secretaria do Zoo de Lisboa: 21 7232900
Das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.00
Preços:
Enterro.... Eur. 126.00
Renovação... 89.50
Levantamento (para quem quiser colocar o corpo noutro local) 105.00
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
- Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)
Peleve, é muito complicado tomar este tipo de decisão, mas por vezes é a unica coisa q se pode fazer por eles, para que ñ sofram mais. E eu infelizmente já passei 3 vezes por isso!Peleve Escreveu:Já sei que há quem me vá criticar mas é pena o gato ter sido eutanasiado só porque estava fraco, anémico e porque poderia ter um monte de virus.
É impressão minha ( talvez por não estar bem esclarecido ) ou a vet nem sequer quis tentar salvar esse gatinho colocando logo hipóteses de virus e mais nada???
Eu tenho uma gata Fiv e ninguém diz que ela vai morrer já embora tenha visto que a vet quase desistiu de a tratar só por isso mas azar o dela que eu teria ido a outro lado, também tive uma gata anémica á bem pouco tempo onde cada segundo contava e a qualquer momento poderia ser o fim mas ela salvou-se não num vet mas noutro. Ficou com problemas neurológicos mas está bem.
Não percebo certos vets, decidem pelo caminho mais fácil como se um animal de rua não merecesse uma oportunidade.

A terceira foi esta situação do gatinho de rua, em que a vet ñ me disse para o fazer, mas tudo o q ela me disse ñ me deu esperança de que o gato iria ficar bom, e ele estava em muito, mas muito mau estado. E a verdade é que tb ñ tenho condições financeiras para andar a testar tratamentos, e depois no fim tinha que acabar por tomar a decisão que tomei.
Pode parecer uma atitude fria, mas infelizmente para quem quer o bem dos animais ñ há apoios nenhuns e as despesas são muitas e é tudo muito caro, e nestas situações em que ñ há muito a fazer talvez seja a decisão certa, na minha opinião. Pelo menos o animal ñ sofre mais.

Susana 1,
sinceramente ñ sei onde é que eles enterram os animais. A informação que tenho é que a clinica tem um senhor que faz esse favor, mas pelos visto cobra bem pelo favor.

tb ñ sabia que cremavam os animais...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
quando os meus velhotes morreram, puseram-nos numa caixa, penso que hermética e depois foram cremados num hospital normal. nestas coisas, eu não tenho estomâgo para grandes curiosidades.
fiquei muito triste porque sempre quis sepultá-los num sítio bonito, como tinha acontecido à filha. não deu
fiquei muito triste porque sempre quis sepultá-los num sítio bonito, como tinha acontecido à filha. não deu

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
MiausRafa Escreveu: Leonilde, que eu conheça só existe mesmo o Cemitério dos animais no Jardim Zoológico de Lisboa e não está descontinuado.

Eu escrevi "parece-me" e não que "estava..." precisamente porque não tinha bem a certeza, isto por uma conversa que tive anteriormente, com alguém que está dentro do assunto e que na altura (uns tempos atrás) havia algo a ver com sobrelotação, falta de pagamento... e campas fixas...! Mas, ainda bem que continua activo

Também, desconheço que haja cremação individual em S. Francisco de Assis...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Mesmo assim seria bom que houvesse, embora não fosse acessível a todos os bolsos, mas o mesmo se passa com outras situações na vida...leonildecarvalho Escreveu:Também, desconheço que haja cremação individual em S. Francisco de Assis...Mas, a haver, é bom
só que me admiro muito já que não fica nada barato a nível de combustível estar a cremar individualmente.
Leo
Pode não ficar barato mas se tiverem dias específicos concentram mais os interessados e parecendo que não já sai menos dispendioso. Pode não ser para todos os bolsos mas para isso há as cremações em grupo. Agora lá que individual e ficar com as cinzas do gato/ animal de estimação é uma mais valia, isso é!
Isa.