Moderador: mcerqueira
imisty Escreveu:Sem querer lançar lenha na fogueira imensa da discussão esterilizar vs não esterilizar, eu concordo. Também acho que não se devem esterilizar todos os animais. Apenas os de estimação como cães e gatos. Quanto a hamsters e "afins" confesso não me sentir informada.![]()
Não vou esterilizar a minha gatinha já mas tou decidida a faze-lo. Li muito sobre o assunto e continuo a ler, até posso arrepender-me da decisão que tomei, mas pensando bem eu não seria capaz de suportar a angústia da minha bichinha a cada cio, são dias a fio sem dormir, comer e miando desalmadamente. A minha cadelinha tem 13 anos e nunca foi esterilizada mas também nunca senti sofrimento da parte dela, sempre teve os seus cios tranquilamente. Agora sou sincera se a minha gatinha não tivesse este problema com o cio se calhar nunca teria posto a hipotese de a esterilizar e se calhar também me teria arrependido mais tarde por não o ter feito.Deckard Escreveu:Eu ponho um travão na ideia da esterilização. Acho que deve ser uma decisão bem ponderada, não acho que todos os animais devem esterilizados. É uma decisão que depende da situação em que o animal se encontra e se não houver necessidade de o fazer, não o faça.
Claro que eles sofrem de ansiedade quanto estão com o cio se ficarem fechados em casa, e marcam o território com os seus xixis, mas isso deve-se ter em conta antes de adoptar um animal. Devemos arcar com essa responsabilidade... não acho que se deve resolve-la assim tão facilmente com uma esterilização.
Sei também que com os anos, os animais tendem a ter doenças mais complicadas, como tumores, quistos, etc, mas também a nós humanos isso pode acontecer e não somos esterilizados...
Por outro lado, para não os deixarmos abandonados, retemos-os nas nossas casas, por vezes mais do que um animal e vemo-nos "obrigados" a tomar essa atitude... e quando um animal envelhece, temos que prevenir as doênças com a esterilização... é complicado...
Eu mandei castrar o O Tico de 2 anos na quinta-feira passada, e esta a recuperar bem, mantém a mesma personalidade, pelo menos até agora. Fi-lo porque acabei por ficar com uma gata grávida que apareceu há um mês aqui em casa, e como não quero ter mais ninhadas, nem abandonar os dois gatos, decidi pela operação de menor impacto. Foi uma decisão que me custou bastante, pois não me acho no direito de o fazer... estes animais estão muito dependentes de humanos e para lhes dar uma boa vida, a viver numa cave tive que tomar esta atitude.
Pense bem, curta bastante esse gatinho dando-lhe uma boa vida![]()
HG
Olá, tá á vontade. Quanto mais melhor, sou muito curiosa, como a minha miauRickdf Escreveu:tisabelgiao
Só por curiosidade, e para não ser repetitivo, dá uma olhada neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 0&start=30, onde eu conto, resumidamente, como foi a recuperação da Kitty.