podem me ajudar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
dKim
Registado: quinta abr 17, 2008 7:15 pm

quinta abr 17, 2008 7:25 pm

Olá :)
Eu estou precisando de umas dicas de como juntar dois gatinho, a história é a seguinte:

Pandora é uma gata de 1 ano e 6 meses aproximadamente, foi encontrada na rua há pouco mais de um ano e tem uma personalidade fortíssima, já tentamos junta-la com gatas de amigos, mas tudo que tivemos como resposta foram rosnados. Porém é uma gata super carinhosa comigo e com meu marido.

E HOJE, meu marido trouxe um gatinho muito pequeno pra casa, pois ele foi abandonado na faculdade onde estuda, e estava sob cuidado do pessoal de veterinaria de lá. Ele tem as patinhas de trás atrofiadas (mas é possivel reverter) e está super magro, e pra piorar, estava pra ser sacrificado.
Pandora não chegou perto do gatinho ainda, mas nao o recebeu muito bem, só olha de longe e rosna muito. Estamos receosos de deixar os dois no mesmo cômodo, pois ele nao teria nem como fugir, caso ela ataque.

Enfim, alguém teria uma dica de como juntar uma gatinha agressiva com um pequeno desses?

Muito obrigada a todos! :)

*obs: tinha me esquecido, alguém sabe se é possivel um gatinho de patas atrofiadas usar a caixinha de areia? O pequeno eu sei que ainda nao consegue, pois está cheio de infecções devido falta de higiene, mas se alguem conhece algum caso de gatinhos que consigam, ficarei muito feliz que isso seja possivel sim!
obrigada novamente!
SukiKitten
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

quinta abr 17, 2008 7:36 pm

Bem, eu ainda sou nova por aqui... e de certeza que o pessoal com mais experiência vai dar uma ajuda. Mas secalhar o melhor é nos primeiros dias só os deixar juntos se estiver alguém por perto. À noite secalhar é melhor deixá-los a nanar em separado. Depois é começar a avaliar a reacção deles.
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta abr 17, 2008 7:45 pm

Para tentar a aproximação da gatinha residente com o bébé recem chegado, vá trocando as mantinhas deles de forma a que eles possam tomar contacto com os cheiros um do outro. Depois vá abrindo a porta do local onde está o pequenino, a gatinha vai ter curiosidade e virá espreitar, é bem provável que bufe...mas se não for agressiva não se preocupe...não force a aproximação deixe que seja ela a tomar a iniciativa. Não os deixe sózinhos sem supervisão.
Não se esqueça de que ambos devem ter as unhas cortadas, para evitar ferimentos.

O gatinho mesmo com atrofio das patinhas traseiras saberá utilizar o areão. Se o menino vem doentito, evite que use o mesmo caixote que a gatinha.

As melhoras do gatinho e boa sorte para que venham a ser bons amigos...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 17, 2008 7:46 pm

JUNTAR DOIS GATOS

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.
Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte a primeira apresentação... então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, por uns dias e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo hóspede em primeiro lugar. Acariciar sempre, em primeiro lugar, o residente e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação interna e externa, etc, antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

No caso do problema motor desse gatinho... se ele consegue caminhar, penso que também conseguirá ir à caixa W.C.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dKim
Registado: quinta abr 17, 2008 7:15 pm

quinta abr 17, 2008 7:54 pm

todos os comentarios foram de otima ajuda, logo mais vou tentar novamente a aproximação dos dois!

agradeço a todos que comentaram! :)
Responder

Voltar para “Gatos”