Macho ou Fêmea?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
claudiaberenguer
Registado: terça mai 13, 2003 9:09 pm

terça mai 13, 2003 10:26 pm

Boa Noite,

Chamo-me Claudia, sou uma jovem de 23 anos, sou natural da Madeira e desde sempre sou apaixonada por gatos :D
Estou a poucos dias de adquirir um exempelar de raça Persa, mas a minha grande dúvida, persiste no seu sexo! Macho ou Fêmea? Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles?! Agradeceria desde já a vossa disponibilidade, para tentarem resolver esta minha dúvida, para que possa fazer a escolha acertada, para não ficar com a consciencia pesada :(

Beijos ;)
Claudia Berenguer
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

terça mai 13, 2003 10:44 pm

Olá Cláudia, boa noite e benvinda.

Dou-lhe os meus parabéns por pertencer a esta grande família dos amantes dos felinos.
Em relação à sua questão, não consigo ser imparcial (por motivos óbvios - tenho dois gatos e uma gata). Tanto uns eles como ela, são ternurentos, super meigos e sim, muito mimados. Só lhe posso dizer que quer seja uma gatinha ou um gatinho, desde que os tratemos com muito carinho, as diferenças diluem-se.
Se a sua questão se prende directamento com o problema dos cios das gatinhas, só lhe posso dizer que os gatinhos também fazem das suas, ele marcam o território, e que tanto num caso como noutro, a esterilização/castração, resolvem o problema, se forem efectuadas atempadamente.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 13, 2003 10:53 pm

Bem vinda ao forum e se realmente é uma apaixonada por gatos, acho que tanto os machos como fêmeas são bons companheiros.

Agora o que acontece, é que asfêmeas correm o risco de terem crias, indesejadas ( ? ), se não houver cuidado...e então aí, para que isso não aconteça, lá vem a despesa de terem que ser esterilizadas ( isto se andam livres...) ou dar-lhes a pílula, o que lhes trás problemas graves mais tarde ou mais cêdo...ou se estão confinadas há casa, lá vem os miares do cio, que por vezes se tornam incomodativos.

O gato ( macho ), esse é só castra-lo, se preferir, claro. ;)

Boa sorte na sua escolha,

Leonilde
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça mai 13, 2003 10:57 pm

Boa noite Claudia

Prazer em vê-la aqui connosco. O seu dilema é o mesmo de muita gente. A minha experiência é a seguinte. Depois de ter cães durante muitos anos, tive a oportunidade de ter um gato. Gato abandonado que mais tarde soubemos era uma gatinha. depois veio um gatão, um siamês lindo. Daqui saiu o enevitável, ou seja uma ninhada de 3 gatinhos, 1 gato e 2 gatinhas. Hoje tenho 2 gatos e 2 gatas. Quais as diferenças? Não posso dizer-lhe minha querida, eu não noto diferenças. Eles são castrados, elas são esterelizadas dão todos muito bem (fora algumas brigas). Eles são muito meigos, ela são torr~es de açucar. Claro que deve haver outras opiniões mais válidas que a minha, Mas o que lhe posso dizer é que sou muito feliz com os meus amiguinhos.

Uma beijoca

Franc
Hannibal
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 8:48 am

quarta mai 14, 2003 8:26 am

É um prazer ver aqui uma madeirense.
Bem vinda.
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta mai 14, 2003 9:06 am

Bom dia, Cláudia! :D

Antes de adoptar a minha gata, pensei sempre num macho. Já tinha nome para ele e apenas faltava o exemplar! No entanto, na minha busca, deparei-me com uma fêmea de mês e meio que me "seduziu" indecentemente. :lol:
Numa loja por onde passei acidentalmente estavam a dar 2 gatinhos sem raça definida na compra de ração! (incrível como a vida de um bichinho vale menos que a comida só porque não tem requisitos para fins comerciais...). Primeiro perguntei qual era o macho. Dei-lhe atenção mas achei-o pouco comunicativo e pouco dado. Foi a irmã quem realmente me cativou. Assim que a puseram no meu colo, agarrou-se a mim literalmente com unhas e dentes para não mais me largar! Cada vez que fazia uma tentativa para a afastar da minha camisola, a pobrezinha miava em desespero. Reparei que o olho direito dela estava semi-cerrado, com uma estranha purga esverdeada que indiciava uma conjuntivite. Também a orelha deitava um odor intenso que me fez desconfiar que se tratava de uma otite. Pensei para mim que não estava preparada para ter nem uma fêmea (para a qual não tinha nome), nem um animal doente! Quase desisti. No entanto, houve algo no olhar da gatinha que me enterneceu e convenceu a levá-la. Pensei que curá-la seria um desafio e me faria ter mais responsabilidade ainda para com aquele ser vivo. Decidi-me!
Hoje penso que a "manobra de charme" daquela gatinha bébé para comigo não foi apenas um instinto de sobrevivência, mas também uma percepção de que eu precisava tanto dela quanto ela de mim... Eu encontrava-me com uma depressão profunda e ela poderia ajudar-me com mimo e atenção. Na verdade, vim a constactar que os gatos têm uma sensibilidade apuradíssima e "tiram-nos as medidas" à distância. :lol:
Rapidamente o problema do sexo da gatinha deixou de o ser! Após algumas experiências, dei-lhe um nome que me pareceu ser do seu agrado, pois reagia bem à sonoridade da palavra e passou a responder em pouco tempo. Comecei a ler livros sobre gatos e fiquei a saber que as fêmeas não marcam território durante os cios, ao contrário dos machos. Enfim, a partir daí não voltei a pensar se a Anaïs era um gato ou uma gata, pois adorava-a tal como ela era.
Com esta história quiz apenas dizer-te, Cláudia, que tanto os machos como as fêmeas são gatos, e se gostas de gatos deves apenas preocupar-te com a relação que estabelecem um com o outro logo na loja ou no local onde se conhecem. As primeiras impressões são fundamentais, pois nunca te esqueças que os gatos não são como os cães, isto é, são eles que escolhem o dono e não o contrário... E olha que eles são muito evidentes! Se gostam de ti não te largam; se não gostam não te ligam muito. É melhor não insistires em ficar com um se não houver empatia entre vocês. Se tiveres isso bem presente, podes ter a certeza de que se darão lindamente!
Se estas dicas do foro emocional não te forem suficientes, poderás sempre ler uma boa enciclopédia sobre gatos que certamente te elucidará melhor sobre as diferenças comportamentais e fisiológicas entre os machos e as fêmeas. Pode ser que assim te decidas melhor! ;)
De qualquer modo, boa sorte!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 14, 2003 10:44 pm

Olá

Antes de tudo muito bem vinda aqui. Aparece no forum dos gatos, aqui não vem tanta gente.

Eu adquiri a minha gatinha Persa (aliás ofereci-a de prenda de natal á minha mãe :roll: ) no Natal passado. Na altura pensava adquirir um gato por causa do cio das gatas. Mas foi a própria criadora que me disse que devia estrelizar a gata caso não quisesse que ela tivesse ninhadas e mesmo que tivesse que a deveria estrelizar de seguida para evitar a formação de tumores. Explicou-me que os gatos têm o problema de terem a mania de marcar território. E mesmo capados nem sempre o problema se resolve. Por isso acabei por trazer a Amélia.

É uma gatinha dorável, muito meiga. Os gatos são uns animais admiráveis muito queridos.

Aparece mais vezes para nos contares coisas do teu gato/a quando a tiveres.

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”