Preciso de opiniões ....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
IsaDuarte
Membro
Mensagens: 67
Registado: quarta jan 23, 2008 12:14 pm

terça abr 22, 2008 3:14 pm

Olá.
Já coloquei esta questão no forum dos cães, mas .. como lá percebem mais de cães do que gatos, coloco agora aqui tambem a questão.

Tenho uma cadela com 3 meses e uma gata com 9. A casa, já cá morava, ao inicio ela não aceitou bem a cadela. Depois começaram com brincadeiras. Hoje em dia, elas brincam muito, mas tenho de estar sempre bem alerta, porque a cadela tende a morder a gata no pescoço, no caçasso mais preciso. A gata está com falta de pelo no pescoço, pequenas fridas e crostas ... que me dá muito dó ve-la assim, ... mas ela não foje da cadela, parece gostar das brincadeiras e por vezes dou comigo a ve-las dormir juntas.

Durante a noite, ultimamente tenho-as deixado separadas. Mas ... quando solto a cadela, mal desvie o olhar, lá estão elas as duas, mas a cadela abusa sempre um bocado.

No forum dos caes, disseram-me que a gata pode muito bem fugir. Dahh, pois ai está, ela não foge. :(

Que hei-de eu fazer, para alem de um grande não e umas palmadas á cadela.

Obrigada
pvps
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: quarta mar 19, 2008 10:15 pm

terça abr 22, 2008 3:21 pm

Penso que alguns animais estabelecem a hierarquia oferecendo o pescoço ao lider.
Posso estar enganada, mas tenho impressão de ter visto algo acerca disto num documentário sobre lobos.

Essas brincadeiras poderão estar relacionadas com isso?
As minhas gatas fazem o mesmo, abocanham-se frequentemente no pescoço - apesar de não se ferirem.

Já consultou o veterinário?
IsaDuarte
Membro
Mensagens: 67
Registado: quarta jan 23, 2008 12:14 pm

terça abr 22, 2008 3:24 pm

não, ainda não consulteri um vet.
Por inicialmenter so via pelo tirado, pensei que nas brincadeiras se entusiasmassem de mais, mas quando vi cada vez menos pelo e feridas ( a semana passada) ai assustei-me um pouco.

Mas elas parecem tão divertidas a brincar que deixo, so quando a cadela se intusiama no pescoço é dou um valente não e umas boas palmadas á cadela.
Twiguy
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Localização: Twiguy (gata)
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça abr 22, 2008 3:43 pm

A cadela é muito novinha (3 meses), é natural que veja o gato como um brinquedo.
Tente perceber se é mesmo brincadeira ou não. Vá juntando-os aos poucos, mas sempre com supervisionamento, não vá acontecer uma desgraça.
Há quanto tempo adquiriu a cadela?
Dê tempo ao tempo.
IsaDuarte
Membro
Mensagens: 67
Registado: quarta jan 23, 2008 12:14 pm

terça abr 22, 2008 5:07 pm

tenho a cadela desde 1 mes e uma semana. Por isso elas convivem á 2 meses. Já se conhecem bem.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça abr 22, 2008 7:09 pm

Olá IsaDuarte.

Convém saber o porte/tamanho da cadela :wink:

De qualquer forma, para lhe dar um pequeno exemplo que se passou comigo no caso do meu Golias e da Leo:

Como a Leo (gata) era muito bebé e apesar de eu saber que o Golias (cão Teckel) era louco pela gata da sua vida, eu tinha sempre receios porque via que as brincadeiras dele para com ela eram muito brutas. Parecia que ele brincava com outro cão em vez de com um felino e ainda por cima, bebé! :o
Claro que eu tinha que me interpor entre ambos porque eu ficava com receio que a gata o ferisse nos olhos, apesar das unhas aparadas, e também tinha receio que o cão, de bruto que era com ela, me partisse a coluna da gata ou as costelas da desgraçadinha :? :oops:

Quando um dia, nem um nem outro me obedeceram e o meu marido não me deixou meter a colher dizendo que quando eu saía de casa ele não se metia e o cão nunca fez mal à gata e vice versa!

O que é certo é que continuam a terem brincadeiras loucas ao ponto dele meter o focinho, pontiagudo, por entre as patas traseiras da gata e levanta-a ao ar, qual bola de futebol? E, o mais engraçado é que já vi ele a correr em direcção dela e a parva não foge! Fica mesmo à espera, de traseiro semi levantado e virado para ele para que ele a levante... :twisted: :o :lol: :lol: :lol: Depois enrosca-se nele, por debaixo dele, abraçando-o pelo pescoço e vai de reboque enquanto ele corre com ela agarrada a ele :P :lol:

Mas, repare que inicialmente, quando eu via que a brincadeira era dura... eu travava o cão :wink:

Eu questiono o porte da cachorrinha já que pode haver uma grande diferença de massa corporal entre um animal e outro...! Além de que se ela for de porte grande, como é cachorra, não controla ainda muito bem as força que tem na boca e especialmente nos dentes que ainda devem ser bem afiados... e claro que podem magoar a gata.

Mas, se a gata nem foge da cachorra :? Porque acredite que sendo ela já uma jovem adulta (9 meses) se ela quiser evitar a cachorra, é só saltar para locais altos. Ora se não o faz, é porque nem desgosta da brincadeira :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pvps
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: quarta mar 19, 2008 10:15 pm

quarta abr 23, 2008 10:37 am

leonildecarvalho Escreveu:O que é certo é que continuam a terem brincadeiras loucas ao ponto dele meter o focinho, pontiagudo, por entre as patas traseiras da gata e levanta-a ao ar, qual bola de futebol? E, o mais engraçado é que já vi ele a correr em direcção dela e a parva não foge! Fica mesmo à espera, de traseiro semi levantado e virado para ele para que ele a levante... :twisted: :o :lol: :lol: :lol: Depois enrosca-se nele, por debaixo dele, abraçando-o pelo pescoço e vai de reboque enquanto ele corre com ela agarrada a ele :P :lol: Leo
:lol:
Eu acho que, se pudesses, devias filmar essa cena para mostrar. Deve ser bem gira de ver :lol:
SukiKitten
Membro
Mensagens: 76
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

quarta abr 23, 2008 11:25 am

Olá Isa

Acho, que apesar de estar preocupada com as feridas da sua gata, pense que ainda bem que a sua cadelinha e gata se dão bem! Os cachorros por vezes nas suas brincadeiras podem ser um bocado brutos, mas faz parte do seu processo de crescimento. São danados por brincadeira e com aqueles dentinhos que mais parecem agulhas às vezes torna-se complicado. Quando o meu canito era cachorro, as minhas mãos eram testemunhas vivas disso :lol: . Acho que derá ter em atenção às feridas e certificar-se que não haja nenhuma infecção e secalhar tentar arranjar uns bons brinquedos para o seu cão roer. Eles adoram! Além de ajudar a desgastar um pouquito os dentitos também se distrai um pouco da sua gata. Mas, vai ver, que daqui a uns tempos não terá que se preocupar mais, pois os dentes vão-se alterando e mesmo que a brincadeira continue as mazenas já não serão as mesmas.

Boa sorte :wink:
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
Responder

Voltar para “Gatos”