Boas.
Eu tenho 1 torre de gatos onde os meus afiam as unhas.
Tenho 1 sofá em pele e uma cama que tem imitação de pele... comprei antes de me sairem 2 prendinhas que me captivaram de tal modo que tive que ficar com eles
4 meses é uma óptima idade... até esta idade geralmente absorvem tudo o que se ensina. A viver comigo tenho 2 gatos... já vão a caminho de 1 ano e nunca arranharam fora dos arranhadores (ufa... e diabo seja surdo!).
Mal chegaram a casa, comprei logo um arranhador de cartão. A ínicio não percebem que aquilo é para arranhar... o que fiz foi "incorpora-lo" num caixote de cartão que adaptamos para eles brincarem. Como subiam e desciam pelo arranhador... a meio do caminho lá afiavam as unhas.
Depois começaram a ficar maiores e comprei um poste... amarrei algo para estar ao dependuro para eles brincarem. Ao brincarem as unhas ficavam engatadas na corda e despertava a necessidade de arranhar as unhas. Sempre que arranhavam lá, esperava que acabassem e mal acabassem dava-lhes festinhas e palavras de encorajamento.
Sempre que apanhava algum a tentar afiar as unhas no tapete, um "AH" alto e sonoro, com um empurrãozinho e com cara de má bastava para acabar com a afiadela... só tentaram umas 2 ou 3 vezes e nunca mais.
Como são 2, brincam sempre um com o outro e noto que têm menos tendência de estragar seja o que for.
Temos que saber ensiná-los e tornar o arranhador algo apetecível de ser arranhado para que não tenham necessidade de arranhar noutro lado.
Temos que também tentar perceber quais são as tentações deles... dos meus são os cortinados. Gostam de brincar junto a eles (um dum lado e o outro do outro)... eles não querem fazer nada aos cortinados, mas no meio da brincadeira engatam uma unha e pronto... Por isso, nos sítios onde eles têm acesso eu levanto os cortinados de modo a que eles brinquem à vontade sem estragar nada.
São animais... eles não percebem muitas das nossas regras, temos que ser nós a conhece-los e a tentar adaptar a casa a eles.
Há imensa informação na internet e em livros... se uma pessoa estiver bem informada sobre o seu comportamento é fácil de evitar (ou pelo menos, minimizar) chatices.