FIV.... e agora?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

PowerSlide
Membro Júnior
Registado: quarta jun 15, 2005 2:12 pm

quinta mai 15, 2008 6:40 pm

Olá a todos.

O meu gato de um momento para o outro começou a emagrecer e com diarreia. Levei-o ao veterinário e ficou lá a soro. O veterinário telefonou-me há pouco e disse-me que era FIV.

E agora o que é que eu faço?

O veterinário praticamente só me fala em abater, que é o mais normal, que ele está a sofrer...

Não há mesmo alternativa ?
trish1200
Membro Júnior
Registado: quinta mai 15, 2008 12:03 am

quinta mai 15, 2008 7:03 pm

Lamento imenso nao poder ajudar, sou lhe quero desejar o melhor. Boa sorte.
PowerSlide
Membro Júnior

quinta mai 15, 2008 7:05 pm

Obrigado.

Já agora esqueci-me de dizer que ele tem dez anos.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta mai 15, 2008 7:14 pm

Lamento a noticia. Pode eutanasiar ou pode lutar consoante a opinião do vet.

Segundo sei a FIV traduz-se numa baixa do sistema imunitário, logo o gatinho fica exposto a qualquer infecção oportunista, que é o que deve ter acontecido. Se a infecção oportunista ainda for passivel de ser tratada poderá existir hipotese manutenção de qualidade de vida ainda que há conta de muito trabalho.

Informe-se bem e peça uma segunda opinião. Não desista logo. :arrow:
Vivendo e aprendendo
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta mai 15, 2008 7:18 pm

psychon Escreveu:Lamento a noticia. Pode eutanasiar ou pode lutar consoante a opinião do vet.
Peço desculpa, queria escrever:

Lamento a noticia. Pode eutanasiar ou pode lutar contrariando a opinião do vet.
Vivendo e aprendendo
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta mai 15, 2008 9:10 pm

A menos que o gato esteja a sofrer muito ou você não tenha dinheiro para o tratar agora, não percebo
essa atitude do Vet.

UM gato com FIV pode viver anos com qualidade de vida.
Não pode ser um gato de exterior, não deve conviver com outros gatos, deve ter cuidado com as mudanças de temperatura
e estar atento ao aparecimento de alguma coisa diferente.

Leia estes artigos, forme a sua propria opinião e, se fosse eu mudava de vet

http://www.felinus.org/index.php?area=a ... show&id=10

http://sitio-dos-animais.com/viewtopic.php?f=24&t=55

Conheço FIV já idosos que vivem muito felizes com os seus donos.

Ele fez teste de kit ou de laboratorio?
Se foi de Kit costuma fazer-se umas semanas depois o de laboratorio para confirmar.

Espero ter ajudado
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

quinta mai 15, 2008 9:17 pm

Pode também pedir opinião de um segundo veterinário... Se realmente o gato está a sofrer, o que tem concretamente e se pode ser tratado...

Se tiver algumas posses fale-lhe num tratamento de interferões ómega... Acho que o tratamento completo deve andar à volta de 800€... E também não sei se é viável no caso do seu gato... Pergunte-lhe.
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

quinta mai 15, 2008 9:35 pm

tenho um gato com FIV á cerca de 2 anos :( e hoje em dia ele leva uma vida perfeitamente ''normal'' (dentro dos possiveis da doença) graças á medicação a que está sujeito!

Acho que abater não faz muito sentido, mas isso é a minha opinião porque pelo que deu a entender o seu gato não está em sofrimento...

A medicação para a FIV não é cara e pode ser efectuada via oral o que pode fazer em casa sem ter que se deslocar ao vet para tratar do animal

Eu acho que merece a pena o esforço :wink:

BOA SORTE
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

quinta mai 15, 2008 9:48 pm

O curso a tomar depende do estado em que o gato se encontra. Fale com o seu veterinário acerca disso.
PowerSlide
Membro Júnior

sexta mai 16, 2008 10:27 am

Bem, primeiro de tudo obrigado a todos pela ajuda.

Bem, para situar um pouco melhor as coisas, o Teco começou a emagrecer muito rapidamente e há poucos dias começou com uma diarreia muito líquida em qualquer lado. Não sei se não conseguia chegar a tempo aos caixotes de areia... Andava também um pouco abatido. Ou seja, ele bem não está. Se está em sofrimento... sinceramente não me parece. Anda tristonho...

Mais tarde liguei outra vez para o veterinário e ele diz que eu posso ter compreendido mal. Então o que me disse é que no meu caso (que ele conhece bem) a maior parte das pessoas prefere abater o animal. Ele refere-se ao facto de eu ter mais três gatos em casa e todos têm acesso ao exterior se bem que o Teco é o mais territorial no que toca a gatos vadios. Hoje vão todos os outros fazer o teste do FIV.
Continuando a conversa, ele disse-me que existe um tratamento para estimular o sistema imunitário mas nem falou em preços. Ele disse que se eu quiser podiamos tentar e que tem tido bons resultados com esse tipo de tratamento. Disse-me também para ter em mente que poderia ser necessário fazer outros tratamentos se houvesse sinais de alguma doença.

Para mim é um pouco complicado manter o gato fechado em casa mas se não houver alternativa, alguma maneira terei de arranjar. Acho que vou tentar com o tratamento que ele aconselha. Vou lá hoje à tarde e vamos ver como as coisas correm.

Mais uma vez obrigado a todos.
biaclaro
Membro Veterano
Registado: terça ago 09, 2005 11:21 pm
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

sexta mai 16, 2008 10:33 am

Desejo as melhoras ao seu gato!
Enfim....gatos com acesso a rua...
pauloliveira
Membro Veterano
Registado: domingo fev 04, 2007 8:13 pm

sexta mai 16, 2008 5:51 pm

Adoptei uma gatinha de rua, que ao levá-la para ser esterilizada e ser operada a uma vista, foi-lhe diagnosticada FIV.
Hoje já passado 1 mês das operações a Amália parece outra, corre que nem uma "doida" é uma grande brincalhona e meiguita.
Não tenho mais nenhum gato, tenho um cão por isso mais facil de controlar a situação.
Caso possa não desista do seu animal, embora eu saiba que cada caso é um caso.
Força para si e para o seu gatito.
<strong>"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana"</strong>

Charles Darwin
cleobebecas
Membro Júnior
Registado: sábado jun 02, 2007 11:59 pm

sexta mai 16, 2008 11:59 pm

Tve uma gata com FELV e li muito acerca do FIV e da FELV. A minha gata infelizmente, e apesar de me ter dito que a sua espernça média de vida iria talvez até aos 3 anos...viveu até aos 10 meses. NEste caso tive de a eutanasiar. Mas devo dizer que lutei muito para que ela sobrevivesse à doença e fui sempre encorajada pelos veterinários para continuar a tratá-la pois ela poderia melhorar e viver algum tempo com alguma qualidade de vida. Só decidi que estava na altura de a deixar partir quando a minha menina deixou de andar...não havia alternativa.
Quanto ao FIV, a história já não é assim, os gatos vivem longos anos com esta doença desde que devidamente acompanhados...mas claro terá de abdicar das idas à rua. Hoje tenho dois gatos e nunca seria capaz de os deixar ir à rua. Os gatos de rua têm muitas vezes doenças que infelizmente passam para os nossos meninos e a única forma de os evitar e dar-lhes uma vida calma em casa. Um gato castrado vive perfeitamente em casa sem necessidade de ir à rua.
Só lhe posso dar um conselho...continue a lutar pelo seu gatinho, só em último caso devemos tomar outra decisão. Se não quer acreditar no diagnóstico deste médico, experimente ir a outro. Leia sobre a doença...há muitas formas de a combater.

E força...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado mai 17, 2008 6:25 pm

PowerSlide Escreveu:Olá a todos.

O meu gato de um momento para o outro começou a emagrecer e com diarreia. Levei-o ao veterinário e ficou lá a soro. O veterinário telefonou-me há pouco e disse-me que era FIV.

E agora o que é que eu faço?

O veterinário praticamente só me fala em abater, que é o mais normal, que ele está a sofrer...

Não há mesmo alternativa ?
que disparate. se fôr fiv, não tem nada que abater. há poucos dias, suspeitou-se qure o pinóquio tivesse fiv. vários vets tranquilizaram-me. disseram que podia viver ainda muitos anos. teria de fazer um tratamento periódico que nem é caro. abater, nunca.
mas como sabe o vet que o gato tem fiv? as análises rápidas do pinóquio acusaram fiv. as do laboratório são inconclusivas. vai repetir dentro de 3 meses
anjjazul
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sábado mai 17, 2008 9:28 pm

Pelo que eu li e percebi, acho que você não deveria abater o animalzinho, mas é somente a minha opinião.

Bem, só posso desejar as melhoras o mais rapidamente possível.

Um resto de bom dia!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Responder

Voltar para “Gatos”