Adaptação do Romeo à (nova) Julieta!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

segunda mai 19, 2008 12:37 pm

O Romeo é um tuxedo cat espertooooo, "filho único", tem 10 meses, vacinado, desparazitado, castrado, FIV e FELV negativos, aparentemente saudável, ração RC Kitten (até 1 ano), o que tem de doce tem de arisco, à primeira impressão nada territorial, tolera bem visitas e dorme connosco no quarto.. resumindo.. foi o primeiro e é mimado como tudo.. nada que evite as lutas de wrestling com os peluches e uma ou outra mordidela aos donos.. sendo tudo tolerável claro.

Chegou a altura de apresentar a Julieta ao Romeo, nós lá por casa estamos meio perdidos nos procedimentos correctos e por isso pedimos ajuda. A Julieta, será pequenita, estará com cerca de 2 mesinhos e ainda não chegou mas vai chegar. Queremos ter tudo pronto para mostrar a donzela ao cavalheiro sem que este se assuste com a nova presença.. há quem diga que pode ser amor à primeira vista mas (cá entre nós) dúvido um bocado.. eeheeh..

Alguém que possa aconselhar e dizer-nos como que se deve fazer para que os pequenos se aceitem mutuamente?

Obrigado
VCRC (e Romeo) :D
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

segunda mai 19, 2008 1:07 pm

Vai ter que ter alguma paciência, mas como o gatinho é novo pode ser que seja algo rápido.

Eu passei o mesmo quando trouxe um gatinha com cerca de 3-4 meses para casa quando já lá havia uma gata de 4 anos que nunca viu gatos à frente (foi criada a biberão por pessoas desde os primeiros dias de vida).
Demorou um mês!... Agora não se dão uma sem a outra ;)

Então aqui vai o que deverá fazer:
:arrow: Dar-lhe algo da gatinha para ele cheirar, e dê-lhe espaço para ele poder cheirar à vontade. Depois vá falando e fazendo-lhe festas para que associe o novo cheiro a algo positivo.

:arrow: Para os "apresentar", o ideal é ter algo que os separe (para ninguém se magoar), mas que permita cheirarem-se (p.ex.: uma porta). De início é perfeitamente normal as bufadelas e o mau humor... pode até rejeitar as festas das pessoas e ficar amuado num canto. Nesse caso deixe-o estar, é porque precisa de um pouco de espaço para assimilar a situação.

:arrow: Como disse, a chave está em que o gato consiga associar a gata (e o seu cheiro) a coisas boas. Por isso, ter a comida perto da porta onde está a gatinha é um começo.

:arrow: Dar-lhe ainda mais mimos do que o habitual (isto é óptimo para o acalmar e também para associar a vinda do novo membro a algo positivo). Quando ele começar a aceitar melhor o cheiro, faça-lhe festas depois de ter feito festas à gatinha (assim há uma associação de cheiros com algo positivo).

:arrow: Quando finalmente quiser tentar um frente-a-frente, falar docemente para o gato da casa. Fazer muitas festas - lembre-se que o gato que está em casa nota quando recebe menos festas, ao passo que o novo como nunca recebeu não notará a diferença... por isso, dê a entender que o gato é o "favorito" de maneira a que ele não olhe a gatinha como uma ameaça.
É perfeitamente normal que nos primeiros frente-a-frente, o gato tente aproximar-se da gatinha como que se a fosse atacar. Nessa altura nunca faça movimentos bruscos porque como resposta ele ataca mesmo (é o mesmo que termos um atirador nervoso com o dedo no gatilho :lol: )

E depois é paciência e tempo. Eu acredito que será rápido dada a idade do gatito :) e, como nessa altura eles gostam é de brincadeira, vai gostar de ter uma companheira para brincar.
VCRC
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 4:22 pm

terça mai 20, 2008 11:20 am

Fico com o nervoso miudinho só de pensar nisso.. mas entendi.. cheiros acima de tudo. Sei que inicialmente e porque tem de ser assim, terá de estar tudo separado (comida e WC) mas na altura que "se derem bem" podem comer no mesmo comedouro ou convem cada um ter o seu? (quem diz comedouro diz WC obviamente)...

Outra duvida que tenho é em relação ao FIV e ao FELV, com o Romeo está tudo bem logo nao tenho de ter grandes preocupações mas e se a gatinha der positivo que tipo de procedimento devo ter numa situação destas? Sendo ele negativo...

Obrigado pelos esclarecimentos e pela grande ajuda.
:)
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

terça mai 20, 2008 1:09 pm

Eu tenho dois gatitos que são manos (têm quase 1 ano) e tenho comedouros separados... um deles é um pouco magrito e um pisco a comer.
No início tinha daqueles comedouros em plástico que tinham 2 tigelas.
O que acontecia era que se ambos estivessem a comer, o gato maior começava a rosnar e o magrito com medo deixava de comer. Eu repreendia-o, mas e quando não estivesse por perto?

Então comprei outro comedouro do mesmo estilo. Nos comedouros, uma tigela ficou para água e outra para comida. Coloquei então os comedouros um pouco separados para que pudessem comer e beber à vontade sem que houvesse problemas. E o problema ficou resolvido.
Eles não têm preferência nos comedouros, vão sempre para o que estiver disponível (ou o que estiver mais perto deles :lol:).

Quanto ao wc: também tinha a mesma duvida e até pus um tópico no fórum. Pode ir a
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=54688
para ver as opiniões que me foram dadas.

Acabei por decidir em ter apenas um wc... limpo-o todos os dias (removo a areia que estiver suja e os dejectos) e ao fim de semana retiro a areia toda e dou uma limpeza mais profunda. Não tenho tido problemas.
Responder

Voltar para “Gatos”