Boa tarde a todos.
Tenho em casa um gato Persa (bicolor), de seu nome Kiko, com 8 anos de idade, já um adulto, que tem sido o nosso "menino querido", nestes ultimos anos.
O que é certo é que recentemente chegou um novo elemento ao nosso lar, o Kali, também ele gato de apenas 8 semanas de vida.
Diga-se, que adpatação de um ao outro não tem sido nada fácil....
O mais velho quando se aproxima do mais novo, começa por cheira-lo mas de repente ataca-o, mordendo-lhe a nuca! Mas nunca encontrei vestigios de ferimentos no mais novo!
O mais pequenino por sua vez, talvez por ainda não ter noção do perigo, só quer é brincadeira, atirando-se cada vez mais e mais para cima do Kiko, só que este não tolera a brincadeira.
Temos tentado fazer uma aproximação lenta entre os dois, mas não tem sido bem, aceite pelo mais velho, e quando não estamos em casa, procuramos não os deixar estar em contacto um com o outro, mantendo-os fechados em divisões diferentes da casa.
O engraçado é que quando um não está perto do outro, miam que é uma coisa doida...enfim!
Mas para ser sincero começo a ter receio das atitudes do kiko (o gato mais velho)...
Peço ajuda a todas as pessoas, que já passaram por fazes semelhantes, sobre o que fazer, e metodos se é que existem para que possa reinar a harmonia entre estes dois bichos...
Cumprimentos a todos
[Ajuda] Adapatção do Kiko ao Kali
Moderador: mcerqueira
Se não encontrou vestigios de ferimentos não será que o gato mais velho está a tentar pegar-lhe como as mães pegam nos filhotes, pelo cachaço?
Penso que caso o Kiko magoasse o pequenito ele teria medo dele.
Faça brincadeiras conjuntas e enquanto não está em casa e de noite mantenha-os separados até ter a certeza que não há problemas.
Penso que caso o Kiko magoasse o pequenito ele teria medo dele.
Faça brincadeiras conjuntas e enquanto não está em casa e de noite mantenha-os separados até ter a certeza que não há problemas.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda abr 07, 2008 11:47 am
Sabe, ja tive um problema semelhante em mãos. Os meus pais estavam em mudança de casa e pediram-me para tomar conta do gato deles durante algum tempo, o gato ja com uma certa idade (cerca de 9 anos) tornou-se logo o dono da casa mas quando encontrei a porta de minha casa um cestinho com duas gatinhas lindas nao exitei em ficar com elas, uma acabou por morrer, nao aguentou era recem nascida, mas a outra, a sushi, é agora a minha grande companhia e foi um problema dos grandes! Ela queria brincadeira e ia atras do gato mais velho para o espicaçar o gato nao gostava e mandava-lhe "uma patada" a sushi mesmo assim insistia e por mais chapadinhas que levasse ela nao aprendia. Foram uns ciumes loucos e so se resolveram mesmo quando o gato voltou para os meus pais por isso lagutrop posso dizer que nao concordo consigo porque pelo menos no meu caso apesar da pancadaria ela ia a correr tentar de novo....
DGUEDES força, nao desista, dê mais um tempinho aos seus gatinhos com o passar do tempo pode ser que a coisa acabe por mudar.
DGUEDES força, nao desista, dê mais um tempinho aos seus gatinhos com o passar do tempo pode ser que a coisa acabe por mudar.
Os gatos brincam mesmo assim ás patadas e ás lutas.
Parece wrestling mas não se magoam porque se fosse a sério havia feridas.
Digo eu...
Parece wrestling mas não se magoam porque se fosse a sério havia feridas.
Digo eu...
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 29, 2007 5:05 pm
eu sempre que trago um novo gatinho ca para casa e sempre um problema, pois os mais velhos nao o aceitam logo...
mas passado mais ou menos 1 mês já são os melhores amigos...
ñao deve é afasta-los um do outro nem bater e ralhar...
deixe-os a vontade que eles acabam por se habituar a presença de ambos....
os gatos quando vivem sozinhos tem a "mania" que eles e que são os donos da casa... e quando mais alguem chega eles tem que mostrar quem manda em casa...
mas isso passa com o tempo.... nao se preocupe...
boa sorte!!!!
mas passado mais ou menos 1 mês já são os melhores amigos...
ñao deve é afasta-los um do outro nem bater e ralhar...
deixe-os a vontade que eles acabam por se habituar a presença de ambos....
os gatos quando vivem sozinhos tem a "mania" que eles e que são os donos da casa... e quando mais alguem chega eles tem que mostrar quem manda em casa...
mas isso passa com o tempo.... nao se preocupe...
boa sorte!!!!
eu estou a passar por uma situação semelhante! tenho a sissi uma persa com ano e meio e ontem trouxe uma gatinha linda europeu comum com 6 semanitas! esta gatinha é um amor mas a sissi n lhe acha mta graça! n lhe bate nem lhe morde mas fica praí a meio metro a bufar! Tb me bufa a mim qd estou perto da pequenina DGUEDES n notou diferença nenhuma no comportamento do seu gato mais velho consigo? espero q as coisas entre os seus gatinhos melhorem assim como entre as minhas!
Dlana
Diferenças notei no mais velho...ele vive obcecado em perseguir o mais novo...penso sinceramente que está com ciumes, digo eu! Até acho que não se está a alimentar em condições, devido à presença do elemento mais novo lá em casa!
E as vezes rejeita um carinho nosso, mas lá acaba por dar a "pata" à palmatória
marisavinhas
Eu até os deixava andar à vontade...mas se não estou de olho nos dois, as coisas podem dar para o torto. É que o Kiko ataca-o, quer com "Patadas" e mordendo-lhe a nuca, e quando isso acontece, basta a gente dizer "..para KIKO!" e ele larga-o! Tem vezes em que o mais novo chega a miar quando este o aperta na nuca.
lagutrop
Eu bem tento fazer brincadeiras conjuntas, mas só o mais novo é que está prai virado, pois o mais velho observa-o e se o puder atacar, ataca-o.
Nós saimos para trabalhar bem cedo, e deixamos os gatos trancados em divisões da casa diferentes, com o seu Ninho, o seu WC para as necessidades e as taças com agua e comida fresca. Só os colocamos em contacto quando chegamos do trabalho ou quando algum de nós tem uma folga.
Mas não tem sido por muito tempo (cerca de 15 a 25 minutos por dia), devido ao comportamento do mais velho, pois ainda não consegui perecber se faz aquilo para o magoar, ou para brincar, o que não acredito.
Certo é que hoje já faz uma semana que estão a conviver no mesmo lar, e o comportamento não tem mudado, nem sofrido as alterações que eu desejaria e estou a ficar um pouco preocupado

Diferenças notei no mais velho...ele vive obcecado em perseguir o mais novo...penso sinceramente que está com ciumes, digo eu! Até acho que não se está a alimentar em condições, devido à presença do elemento mais novo lá em casa!
E as vezes rejeita um carinho nosso, mas lá acaba por dar a "pata" à palmatória

marisavinhas
Eu até os deixava andar à vontade...mas se não estou de olho nos dois, as coisas podem dar para o torto. É que o Kiko ataca-o, quer com "Patadas" e mordendo-lhe a nuca, e quando isso acontece, basta a gente dizer "..para KIKO!" e ele larga-o! Tem vezes em que o mais novo chega a miar quando este o aperta na nuca.
lagutrop
Eu bem tento fazer brincadeiras conjuntas, mas só o mais novo é que está prai virado, pois o mais velho observa-o e se o puder atacar, ataca-o.
Nós saimos para trabalhar bem cedo, e deixamos os gatos trancados em divisões da casa diferentes, com o seu Ninho, o seu WC para as necessidades e as taças com agua e comida fresca. Só os colocamos em contacto quando chegamos do trabalho ou quando algum de nós tem uma folga.
Mas não tem sido por muito tempo (cerca de 15 a 25 minutos por dia), devido ao comportamento do mais velho, pois ainda não consegui perecber se faz aquilo para o magoar, ou para brincar, o que não acredito.
Certo é que hoje já faz uma semana que estão a conviver no mesmo lar, e o comportamento não tem mudado, nem sofrido as alterações que eu desejaria e estou a ficar um pouco preocupado

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.
Eu tive o mesmo problema tinha um gato já há algum tempo e decidi adoptar mais dois, machos tb e pequeninos...escusado será dizer que levavam patadas, dentadas e afins do mais velho e assim que os via assanhava-se. O que é que eu fiz deixei que eles resolvessem entre eles a hierarquia. Passado 1 mês já dormiam todos juntos e enroscados uns nos outros. Eles adaptam-se tenha apenas cuidado para ver se o maior não magoa demasiado o pequenino. De resto não se preocupe e dê tempo ao tempo....eles vão ser melhores amigos vai ver e o facto de ele miar quando o outro lhe morde é normal...pois é para mostrar a força dele...pois se fosse a sério acredite que ia perceber bem isso
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais são tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
TheBoerboel obrigado pelo seu comentárioTheBoerboel Escreveu:Eu tive o mesmo problema tinha um gato já há algum tempo e decidi adoptar mais dois, machos tb e pequeninos...escusado será dizer que levavam patadas, dentadas e afins do mais velho e assim que os via assanhava-se. O que é que eu fiz deixei que eles resolvessem entre eles a hierarquia. Passado 1 mês já dormiam todos juntos e enroscados uns nos outros. Eles adaptam-se tenha apenas cuidado para ver se o maior não magoa demasiado o pequenino. De resto não se preocupe e dê tempo ao tempo....eles vão ser melhores amigos vai ver e o facto de ele miar quando o outro lhe morde é normal...pois é para mostrar a força dele...pois se fosse a sério acredite que ia perceber bem isso

Hoje fui almoçar a casa, para variar...
E lá abri as portas para que o Kiko e o Kali estivessem em contacto um pouco enquanto almoçava.
Fiquei parvo ao ver a agilidade do kali (o mais pequenino), ele salta, ele trepa, ele pincha e ainda por cima atira-se nitidamente sobre o mais velho, depois claro, sofre as consequências, pois o Kiko não está propriamente para brincadeiras...
Mas o mais curioso é que o Kali não desiste, coloca-se em posição de ataque/caça e lá vai ele outra vez, pata sobre pata, começa lentamente a aproximar-se do Kiko, inclina um pouco a cabeça para baixo, mas sempre caminanhando em direção ao mais velho, faz um miar estranho e de repente dá-lhe umas "patadas", escusado será dizer que o mais velho responde na mesma moeda.
Muito sinceramente ainda estou a tentar desvendar o significado da atitude do gato mais novo

E é normal para um gato de esta idade (8 semanas), já ter este tipo de atitude

O facto é, que tenho que ter cuidados redobrados com os dois, e vou ter em especial atenção as unhas do mais velho, e as do mais novo. tenho que mantelas aparadas para reduzir o risco de se magoarem a sério.
Alguém mais que tenha passado por fases semelhantes, que possa dar mais algumas dicas, como deva lidar com esta situaçã, eu agradeço!
E quero agradeçer a todos aqueles por terem postado os seus comentários e vou tentar tirar proveito das vossas opiniões

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.
Dguedes obrigado pela resposta. Eu acho que sempre que esteja em casa deve te-los á solta eles logo decidem se ficam ao pé um do outro...se bem que os meus nunca estiveram separados....e terão assim uma mais rápida adaptação. Quanto é atitude do gato mais pequeno é perfeitamente normal, pois estão a apurar o seu sentido de caça e isso para eles é brincadeira....vão faze-lo muitas vezes. E durante a noite deixe-os á solta...aos poucos vão procurar a companhia um do outro para dormir. O meu gato mais velho ainda hoje dá umas patadas aos outros dois...só para relembrar quem manda ali. O mais velho inclusivé durante uns tempos não vinha para o nosso colo, como que magoado connosco. Agora já nos perdoou
E nenhum deles está capado, mas tenho de tratar disso rapidamente pois tenho uma moradia e eles entram e saem quando querem.

<p><strong>"...A grandiosidade de uma Nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais são tratados..."</strong></p>
Cada dia que passa me surpreendem mais...quer um quer outro!
Ainda ontem dei pelo Kiko (o mais velho) a pegar pelo cachaço do Kali e a ser arrastado uns bons 10 a 15 metros. Tive que berrar um pouco com o kiko pois estava a ver que não o largava de maneira nehnuma, pois deveria a estar a fazer um força tal, que o Kali começou a miar, e era um miar de dor...
Eu sei que não deveria ter berrado com o Kiko, pois sei também que ele acaba por sentir que estamos sempre a defender e a proteger o mais novo...mas começo a perder a paciência com o Kiko e já não sei o que fazer mais e de que forma devo lidar com esta situação...

Ainda ontem dei pelo Kiko (o mais velho) a pegar pelo cachaço do Kali e a ser arrastado uns bons 10 a 15 metros. Tive que berrar um pouco com o kiko pois estava a ver que não o largava de maneira nehnuma, pois deveria a estar a fazer um força tal, que o Kali começou a miar, e era um miar de dor...
Eu sei que não deveria ter berrado com o Kiko, pois sei também que ele acaba por sentir que estamos sempre a defender e a proteger o mais novo...mas começo a perder a paciência com o Kiko e já não sei o que fazer mais e de que forma devo lidar com esta situação...

Este tipo de troca de experiências ajudam-me bastante.. vou buscar o 2º habitante felino lá de casa dentro de umas semanas.. continue com paciência acho que vou viver o mesmo que você mas desejo-lhe toda a sorte e paciência do mundo com os pequenitos!