Nova Lei

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda mai 19, 2003 2:06 pm

Pessoal dos gatos, não desmaiem...
:?
Todos os animais de companhia de quatro patas, cães e gatos, passam a ser obrigados a ter uma identificação electrónica, o chamado “chip”, apurou o CM.

Estas novidades vêm definidas na nova legislação, que o Governo está a preparar, encontrando-se o diploma legal em fase de consulta pública. Prevê-se que a nova legislação seja aprovada em meados de Junho e deverá entrar em vigor no final do Verão, segundo fonte do gabinete do ministro da Agricultura.
.........................

A criação do SICAFE – Sistema de Identificação de Caninos e Felinos – estabelece as exigências e a obrigatoriedade na identificação electrónica de cães e gatos e o seu registo numa base de dados nacional.
:roll: :roll:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 19, 2003 2:36 pm

Olá

Confesso que não vejo mal algum nisto. O facto de os donos dos animais serem obrigados a colocar o Chip a meu ver até é bom. Caso o animal se perca é mais fácil encontrar o dono, caso seja roubado também. E talvez evite que tanta gente abandone os animais, pois assim torna-se mais fácil encontrar o culpado.

beijokas
Kathleen
Musky
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 3:18 pm

Mal não tem, é evidente, e tem as suas vantagens.

Mas para muita gente, como são vários casos que conheço, que tem cerca de meia dúzia de gatos ou mais e parcos recursos financeiros é um problema...

É que como é mais fácil ter gatos em apartamentos do que cães, por não ser necessário levá-los à rua, a população felina é muito superior à canina...

Por falar em passear gatos. Conheço um caso que dá vontade de perguntar: Será gato? Será cão? Mas que é um espectáculo de ver, isso é. Um gato que vem á rua, à trela. Faz as suas necessidades na relva do jardim em frente do prédio onde vive a dona. Depois, dirige-se a uma grande árvore que lá existe e atira-se ao tronco com unhas e dentes. Afia as unhas desalmadamente despejando uma evidente carga de adrenalina e..... liberta-se da frustração de não estragar nada em casa...
:lol: :lol:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 19, 2003 3:24 pm

Olá

Em termos monetários pode ser dispendioso, eu não sei exactamente o preço de colocação de um chip, mas julgo que é um pouco caro. Passa a ser mais uma das coisas em que temos de pensar quando adquirimos um animal.
Eu sei que ás vezes é complicado, porque as pessoas querem ajudar e ficam com mais um e esta será mais uma despesa a ter em conta. Mas honestamente concordo plenamente. Os gatos de apartamento nem sempre vê à rua, mas ás vezes desaparecem, alguém entra em casa e eles fogem sem se dar conta, saltam de uma janela mais baixa etc...

Eu tenho uma amiga que trás a gata à rua como se ela fosse um cão. Com coleira e trela e ela vem toda feliz. Eu ando a tentar habituar a Amélia para ela poder vir à varanda e eu de vez em quando poder levá-la à rua, ela gosta. E eu li algures que os gatos também sofrem de stress por estarem sempre em casa. Ela nem se importa muito e na varanda já anada bem, agora nestes dias de sol vou tentar trazê-la à rua.

beijokas
kathleen
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mai 19, 2003 6:41 pm

Da maniera como a Musky cocou parecia negativo. Eu acho optimo. Os preços de chipagem vaõ baixar.Os gatos perdidos vão ser identificados.

Entre tantas coisas más eis uma boa
Musky
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 6:56 pm

Vejamos: há muita gente que vive (muito mal) da reforma mínima, e que recolhe um gatinho porque o custo de manutenção é muito mais baixo do que o de um cão.

O chip implica o registo. Logo, mais despesa.... hum, não sei não...

Como todas as moedas, esta também tem duas faces.
_________
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mai 19, 2003 7:20 pm

Musky Escreveu: Vejamos: há muita gente que vive (muito mal) da reforma mínima, e que recolhe um gatinho porque o custo de manutenção é muito mais baixo do que o de um cão.

_________
Tocámos em mais um ponto...A falta de possibilidade de as pessoas darem uma saúde decente aos animais.

Será que não estamos a menosprezar os nossos gatos não ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 7:42 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Musky Escreveu: Vejamos: há muita gente que vive (muito mal) da reforma mínima, e que recolhe um gatinho porque o custo de manutenção é muito mais baixo do que o de um cão.

_________
Tocámos em mais um ponto...A falta de possibilidade de as pessoas darem uma saúde decente aos animais.

Será que não estamos a menosprezar os nossos gatos não ?
Entre um lar sem dinheiro mas com amor, e a rua com chuva, frio, automóveis, veneno e caixotes do lixo, qual será a melhor opção?

Do mal o menos.....

Ou será que só as pessoas de meios podem adoptar um animal? Seria muito bonito, mas seria o mesmo que condenar à morte milhares de gatos, muito especialmente.

Não devemos, não podemos, ser fundamentalistas!
_______
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda mai 19, 2003 9:56 pm

Musky,
Tem razão! De facto essa medida tem o seu reverso! Podemos correr o risco de ver aumentar o abandono de animais, se as pessoas não tiverem meios para suportar + essa despesa! Até porque parecem esquecer-se do baixo nível de vida da população portuguesa, em comparação com as de outros países! Isso era muito bonito noutras condições económicas!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano

segunda mai 19, 2003 10:26 pm

Olá

Mas pode ser que haja algum tipo de medida para a colocação de chips. Eventualmente as associações podem ajudar quem tiver menos possibilidades.
Eu de um modo geral acho uma medida muito positiva.

beijokas
kathleen
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça mai 20, 2003 7:42 am

As associações?
A amioria delas (se não todas) debatem-se com grandes problemas financeiros para poderem dar um tratamento minimamente condigno aos animais que têm em sua posse seria esperar muito que elas conseguissem arranjar dinheiro para ajudar a colocar chips nos animais.

Uma solução , talvez interessante, seria atribuir a colocação de chips a instituições que o poderiam fazer a preços mais módicos e em que uma parte do preço pago reverteria para a ajuda a essa instituição.

:?:
Kathleen
Membro Veterano

terça mai 20, 2003 9:44 am

Oi,

Eu tenho plena consciência das dificuldades com que se debatem as associações. Mas julgo que a ideia que a Terry deu é excelente.

Já agora alguém me diz em quanto fica colocar um chip a um animal? Eu sei que é um pouco car, mas não sei preços exactos.

Beijokas
Kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mai 20, 2003 3:27 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Mas pode ser que haja algum tipo de medida para a colocação de chips...
beijokas
kathleen
Sei que a Câmara Municipal de Lisboa, oferece a Identificação Electrónica aos cães de Março a Outubro. Talvez esse procedimento seja alargado também aos gatos. De qualquer modo, segundo um tópico anterior, o preço de colocação do chip nos veterinários varia entre os 20 e os 35 euros. Também não é assim tão caro.
Maria Jo&atilde;o
Kathleen
Membro Veterano

terça mai 20, 2003 4:06 pm

Olá

Pensei que fosse mais caro. De facto quando uma pessoa quer ajudar os animais tem sempre de pensar bem se tem ou não condiçoes para os manter e este preço não me parece muito alto...

E acredito que as Câmaras se mobilizem para ajudar quem tiver necessidades a chipar os animais. Eu confesso que concordo plenamente com a medida.

Beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta mai 21, 2003 4:07 am

Muito legal essa idéia!
O meu pai em uma piada há um tempo até teve uma idéia interessante... Podiam colocar chips nas crianças e se fosse possível, com rastreamento via satélite! Imaginem q maravilha! Nenhuma criança mais seria sequestrada! E se fosse, poderia rapidamente ser localizada! Bem, já fazem isso com carros, quem sabe façam com pessoas em um futuro próximo e em seguida, com animais! Nunca mais nos preocuparíamos em perder nossos filhos, fossem eles humanos, caninos ou felinos! Hehhehe!
Responder

Voltar para “Gatos”