Boas
Tenho uma gata com 4 anos, que só come ração da Purina para gatos esterilizados. À uns dias estava a brincar com ela e reparei que estava a ganhar pedra nos dentes e que alguns até já estavam bastantes amarelos.
Penso que agora só resolverei esta situação com uma ida ao veterinário.
No entanto, gostava de saber se conheçem alguns cuidados, dicas ou formas de ir limpando os dentes aos gatos, para evitar que se estraguem.
Cumprimentos
Ajuda dentes amarelados
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Existem pastas dentífricas específicas para gatos, no entanto, uma vez que os dentes se encontram amarelados e provavelmente já com tártaro, só uma ida ao veterinário, para proceder a uma destartarização, poderá resolver...
Independentemente de começar a administrar a dita pasta, não terá resultados, pois o tártaro já está alojado entre os dentes e as gengivas, pelo que será necessário retirar toda essa camada de tártaro para que os dentes e especialmente as gengivas possam "curar".
Convém mesmo fazer a dita destartarização, pois se a situação se mantiver, a inflamação irá atingir o osso e consequentemente o animal perderá os seus dentes
Boa sorte
Independentemente de começar a administrar a dita pasta, não terá resultados, pois o tártaro já está alojado entre os dentes e as gengivas, pelo que será necessário retirar toda essa camada de tártaro para que os dentes e especialmente as gengivas possam "curar".
Convém mesmo fazer a dita destartarização, pois se a situação se mantiver, a inflamação irá atingir o osso e consequentemente o animal perderá os seus dentes

Boa sorte
<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
wenxi Escreveu:Boas
Tenho uma gata com 4 anos, que só come ração da Purina para gatos esterilizados. À uns dias estava a brincar com ela e reparei que estava a ganhar pedra nos dentes e que alguns até já estavam bastantes amarelos.
Penso que agora só resolverei esta situação com uma ida ao veterinário.
No entanto, gostava de saber se conheçem alguns cuidados, dicas ou formas de ir limpando os dentes aos gatos, para evitar que se estraguem.
Cumprimentos
Há medicações que são mais predispostas a provocarem situações dessas a animais, especialmente a gatos. Fale com sua Veterinária e coloque-lhe a questão se a gatinha não terá feito algum tratamento (ela que veja na ficha da gatinha), que lhe tenha provocado a cor amarela nos dentes?
Contudo, se já tem tártaro... dê-lhe só ração seca e nunca enlatados!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boa noite
Eu já estou a contar com a ida ao veterinário, como ela é esterilizada costuma fazer uma visita de rotina e aproveito para falar dos dentes dela.
Entretanto vou ver se encontro as pastas, não sabia que havia pastas dentífricas específicas para os gatos, apenas conhecia para os cães.
Obrigada pelas respostas.
Cumprimentos
Eu já estou a contar com a ida ao veterinário, como ela é esterilizada costuma fazer uma visita de rotina e aproveito para falar dos dentes dela.
Entretanto vou ver se encontro as pastas, não sabia que havia pastas dentífricas específicas para os gatos, apenas conhecia para os cães.
A única medicação que tomou foi o anti-inflamatório e o antibiótico após a operação e também nessa altura dei-lhe a comida das saquetas como engodo para a toma dos medicamentos, mas isto já se passou à 2 anos. De resto comeu sempre ração seca, por isso estou a estranhar ela estar assim.leonildecarvalho Escreveu:
Há medicações que são mais predispostas a provocarem situações dessas a animais, especialmente a gatos. Fale com sua Veterinária e coloque-lhe a questão se a gatinha não terá feito algum tratamento (ela que veja na ficha da gatinha), que lhe tenha provocado a cor amarela nos dentes?
Contudo, se já tem tártaro... dê-lhe só ração seca e nunca enlatados!
Leo
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Tal como já referi, pergunte à Vet que tipo de medicações tomou... e se são das que...wenxi Escreveu:A única medicação que tomou foi o anti-inflamatório e o antibiótico após a operação e também nessa altura dei-lhe a comida das saquetas como engodo para a toma dos medicamentos, mas isto já se passou à 2 anos. De resto comeu sempre ração seca, por isso estou a estranhar ela estar assim.leonildecarvalho Escreveu:
Leo
Cumprimentos

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta abr 10, 2008 12:55 pm
A minha Kikas teve de fazer uma destartarização, devido ao tártaro.
Ela já nem mastigava a comida como deve de ser, que chegava a vomitar os flocos todos inteiros!
mas agora está boa e o vet recomendou elixir bucal, para limpar uma vez por dia...com um alogodãozinho.
Agora já mastiga os floquinhos e lavo-lhe os dentinhos com o elixir super eficaz!

Ela já nem mastigava a comida como deve de ser, que chegava a vomitar os flocos todos inteiros!
mas agora está boa e o vet recomendou elixir bucal, para limpar uma vez por dia...com um alogodãozinho.
Agora já mastiga os floquinhos e lavo-lhe os dentinhos com o elixir super eficaz!