http://www.gilbertgrape.hpg.ig.com.br/gatos/lendas.htm
Esta lenda eu ouvi na televisão:
"O gato que salvou um návio"
Um marinheiro tinha achado um gato vádio, decidiu leva-lo consigo para o návio com os seus companheiros. Eles iam entregar uma carga. A viagem era longa e os marinheiros estavam cansados mas o gato os animava e esfregava-se nas pernas deles para não perderem o animo.
Mas no caminho (nessa altura dois países estavam em guerra) encotraram um návio melitar e esse návio comessou a disparar contra eles e tinha morto o chefe do barco que estavam lá. Nessa altura o gato tinha desaparecido, mas os marinheiros tentavam escapar aos tiroteiros do návio... Um marinheiro que estava lá estava a ver se encontrava o gato e encontrou e estava gravemente ferido...
Mas infelizmente o barco estava cheio de ratos que roiam o návio e que o faziam o afundar, os marinheiros estavam desesperados e já não tinham esperanças de sobreviver, então o gato alevantou-se e começou a caçar tos os ratos do navio mesmo com os graves ferimentos que tinha. E os marinheiros conseguiram sobreviver aos ataques e chegaram a terra firme. Alguns dias depois o gato não resistiu aos ferimentos e morreu...
Esta história que vi na televisão é verdadeira e os marinheiros que viajaram nesse návio ainda estão vivos, e nunca esqueceram o gato que sacrificou-se por eles, para os salvar.
Porque o gato animou-os quando estavam sem animo ou sei força e ainda caçou todos os ratos, previnindo o návio se afundar e ainda com aqueles ferimentos graves.
Se bem me lembro o gato chamava-se Steven.

Eu vi isto no programa "Animais que viram lendas" no Discovery Channel.
Este programa dá todas as terças-feiras ás 16:30h.
É claro que é um canal da CoboVisão...