Gata persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cidalisantos
Registado: segunda mai 12, 2008 11:55 am

segunda mai 12, 2008 11:59 am

Olá,
Tenho uma gata persa com 1 ano e meio. Sempre foi e é muito mimada e é muito dócil. Porém já me disseram que os persas são gatos bastante temperamentais e a minha começa a revelar atitudes assim. Por exemplo se não lhe dou atenção, ela simplesmente vinga-se. Esconde-se e, à minha passagem atira-se às minhas pernas. Outras vezes se ainda esta zangada, quando lhe vou fazer uma festa levanta-me a pata. Ou seja , quando resolve ficar de mau humor reage assim…está mal habituada. Começo a ficar irritada com este comportamento dela.
Que posso fazer? Alguma sugestão para que eu possa reassumir de vez o papel de dona?
Obrigada

Cidália
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 12, 2008 4:15 pm

Sou franca que de Persas quase nada ou mesmo nada percebo mas...baseada em certas afirmações como a que lhe cito abaixo, diria que não tem uma Persa dentro das características comportamentais da raça ou então tem um exótico 8)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 689#716689

O que vocês descrevem efectivamente é o temperamento do Persa, mas a maioria das pessoas olham para aquele aspecto de bonecos de peluche e pensam que podem pegar, apertar, ter horas ao colo.

Não dá. Para essas cenas disse e repito: Abissínios e Siamês/Oriental.

O Persa é o equivalente felino aos grandes molossos caninos: um gajo calmo, que não sobe cortinas ou arranha sofás, que gosta de estar sempre ao lado dos donos mas nunca em cima. Mimos acontecem, mas com intervalos decentes que permitem ao dono fazer a sua vidinha sem uma lapa em cima.

Melhor, estão quase sempre quietos e não se movimentam permanentemente. A curiosidade felina existe neles, mas numa escala moderada: entre dormir ou investigar cenas, o melhor é sempre dormir. As fêmeas têm cios discretos e mesmo as mais vocais não conseguem chegar a uma unha de uma Siamesa verdadeira ... :lol: :lol: :lol: :lol:

E poderia aqui enumerar muitíssimas mais vantagens.

Já os Exóticos, ó meus amigos há ali qualquer coisita que lhes puxa a pata para a asneira. :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cidalisantos

segunda mai 12, 2008 4:30 pm

Pois não tenho não. Ela de facto é um pouco assim, de acordo com a citação que aqui vem mas nao sei, qd a coisa não lhe cheira, passa-se e tem atutudes agressivas e rebeldes. Tenho de arranjar uma forma de contornar isto, não posso permiti-lo, não concorda?
Cidália
SoniaAlmeida
Membro
Registado: quinta abr 10, 2008 12:55 pm

segunda mai 26, 2008 1:35 am

cidalisantos Escreveu:Pois não tenho não. Ela de facto é um pouco assim, de acordo com a citação que aqui vem mas nao sei, qd a coisa não lhe cheira, passa-se e tem atutudes agressivas e rebeldes. Tenho de arranjar uma forma de contornar isto, não posso permiti-lo, não concorda?
Cidália
:wink: quando a kikas faz algo de errado, dou-lhe um toque ao de leve no narizinho, para ela perceber que fez mal e que não pode portar mal.

Mas um toque muito ao de leve....tipo uma festinha mas há que ter dedo rijo e dizer NÃO! ou BASTA!

a kikas nao é persa, mas sendo siamesa é muitaaaaaaa teimosa! :wink:
cidalisantos

segunda mai 26, 2008 8:50 am

Pois, já tentei isso, mas ela levanta-me a pata para me arranhar. Não sei que fazer.
Mais sugestões please!

Cidália
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

segunda mai 26, 2008 10:11 am

cidalisantos Escreveu:Pois, já tentei isso, mas ela levanta-me a pata para me arranhar. Não sei que fazer.
Mais sugestões please!

Cidália
Uma boa palmada resulta.
Pense que lhe evita futuros dissabores

Na minha opinião um gato agressivo tenderá a ficar mais agressivo com o passar do tempo, cabe ao dono fazer-lhe compreender o seu lugar.
Se não tomar medidas já, provavelmente ver-se-à em situações de agressão, primeiro a si depois a qq outra pessoa, pois o gato tornar-se-à dominante, fazendo de tudo para impor a sua vontade.

Verdade seja que os gatos são hierarquizáveis, mas há que controlar desde já a sua agressividade, sob pena de ter que mais tarde o medicar ou pior.

Os hábitos adquirem-se, um gato não é excepção.
Vivendo e aprendendo
Responder

Voltar para “Gatos”