Casal de Gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chriss
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2008 11:02 am

quinta mai 29, 2008 10:25 am

Eu adquiri um gatinho macho persa e pensava castrá-lo, na altura a criadora que me vendeu disse para não o fazer porque era um crime por ser um gato de raça, ela disse-me que para resolver o problema de marcação de território futuro devia ter uma gata por perto. Entretanto adquiri uma femea, levei os dois ao vet e ele disse-me que foi a pior coisa que fiz, o gato vai marcar território na mesma tendo uma gata como companhia ou não e que o cheiro é muito intenso. Isso é verdade? Então como é que as pessoas conseguem ter gatos não castrados em casa? Alguém pode tirar-me esta dúvida? :cry:
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

quinta mai 29, 2008 10:59 am

E a gatinha é castrada? É que se não for ja sabe que vem ai ninhada mais cedo ou mais tarde pois o gato vai acabar por emprenhala. Na minha opiniao e penso que na opiniao da maioria dos foristas voce deve sim castrar o seu animal a nao ser que queira fazer criação. A criadora disse a sua opiniao mas o gato é seu, a vida é sua e é voce que tem de limpar e cheirar o que faz, não é ela. Como isso a incomoda certamente, castre o seu menino o quanto antes, acaba-se isso tudo de uma vez vai ser um descanço :wink:
<strong>Ana</strong>
Rita79
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 2:54 pm

quinta mai 29, 2008 11:44 am

Eu também tenho um casal de gatinhos (a Nina com três anos e meio e o Piolhinho com três anos). A Nina foi esterilizada com um ano, o Piolhinho só foi agora, em Abril, porque até ao início deste ano nunca marcou território e portanto nunca houve essa necessidade. Contudo, e como mudámos de casa, no ano passado para um sítio cheio de gatos/as que andam na rua (os meus não, estão sempre em casa), ele começou a marcar território e a ficar muito agitado... Era uma miadeira que não se podia e tinha que andar sempre atenta a limpar as suas marcas de macho... Penso que pressentia as gatinhas com cio e queria seguir a sua natureza. De facto, é uma situação nada agradável e, sim, o cheiro é intenso.

Agora, desde que foi castrado nunca mais teve esses comportamentos. Está bastante mais tranquilo, parece-me até mais bem-disposto e nunca mais houve xixis dentro de casa. Tenho é na parte de fora da porta de entrada mas esses são dos gatos dos vizinhos que pelos vistos não estão castrados... Aconselho vivamente a castração. Nos machos então é super simples e passadas 24 horas já estão novamente no seu melhor.

Boa sorte! :wink:
"That wich will not kill us, will make us stronger"
Chriss
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2008 11:02 am

quinta mai 29, 2008 11:52 am

Nenhum dos dois é castrado, gostaria de fazer criação mas apenas quando a menina atingisse plo menos 1 ano de idade. A criadora que me vendeu o macho tem 7 persas em casa, dois deles são machos não castrados e não notei nenhum cheiro estranho pela casa. O que o vet me disse deixou-me preocupada e gostaria de saber se a regra é o macho marcar território mesmo tendo a presença da fêmea e se apenas os machos dessa criadora são excepção.
Rita79
Membro Júnior
Registado: terça mar 11, 2008 2:54 pm

quinta mai 29, 2008 12:12 pm

Chriss Escreveu:Nenhum dos dois é castrado, gostaria de fazer criação mas apenas quando a menina atingisse plo menos 1 ano de idade. A criadora que me vendeu o macho tem 7 persas em casa, dois deles são machos não castrados e não notei nenhum cheiro estranho pela casa. O que o vet me disse deixou-me preocupada e gostaria de saber se a regra é o macho marcar território mesmo tendo a presença da fêmea e se apenas os machos dessa criadora são excepção.
Só lhe posso falar do meu caso e não sei se posso generalizar. O Piolhinho marcava território sim mesmo tendo a presença da fêmea (e atenção que ela estava esterilizada não tendo cios portanto). Não sei se os machos dessa criadora são ou não excepção... É como lhe digo, de facto, o cheiro é intenso mas claro que com uma boa limpeza não se sente à posteriori. Também não sei se eles, pura e simplesmente, não sentem necessidade de marcar território porque podem acasalar livremente (tendo em conta que disse que a dona é criadora)... Mas acho estranho dois machos não castrados, com fêmeas por perto com cio, não marcarem território... A regra é de facto marcarem território, sim! Aliás, mesmo alguns, depois de castrados tardiamente, podem não perder esse hábito.
"That wich will not kill us, will make us stronger"
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

quinta mai 29, 2008 1:01 pm

Bem entao se quer acasalamento vai ter de aguentar o cheiro e ter de limpar aye optar pela castraçao... :? Com o cio é muito facil de emprenhar por isso ate a sua gata atingir a idade que quer que ela tenha gatinhos vai ter de andar muiiiito atento para que assim que note que ela esta com o cio po-la num local da casa sem acesso ao gatinho. De qualquer maneira é muito facil conseguir emprenhar a sua gata antes do tempo pois nem sempre se percebe a chegada do cio... Tem a certeza que nao prefere castrar ja?
<strong>Ana</strong>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta mai 29, 2008 1:26 pm

Sim existem gatos que não marcam.
É comum nos persas certos machos nunca marcarem a vida inteira, normalmente (e pelo que vou percebendo) isso depende da linhagem do gato. Contudo, exsitem outras que até as f~emeas marcam.

Antes de pensar em criar, devia pensar em expor, para que tivesse uma opinião de um juiz se os gatos que tem são bons para o efeito.

De gatos persas completamente atipicos está o mundo cheio.
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quinta mai 29, 2008 7:15 pm

Há uns anos atrás eu adoptei um gato persa adulto, porque estava abandonado, tratei dele, levei-o ao vet, mas fora isso o gato marcava o território, fazia xixi em cima de sacos das compras se deixassemos no chão e logo nas primeiras semanas que veio cá para casa, a minha gata tava com o cio, eu ignorantemente separei porque eles não se conheciam e podiam-se pegar e andar á luta, mas mesmo assim ela foi lá... resultado, uma gravidez não desejada e o cheiro intenso de xixi continuava. A solução foi mesmo esterilizar os dois e foi o fim dos problemas, por isso aconselho mesmo a esterilização do gato, mas a decisão é sua. Quanto ao cheiro a melhor maneira de o eliminar eficazmente é lavar o sitio onde o gato urinou com vinagre ou limão, a lixivia vai acentuar ainda mais o cheiro.
Boa sorte
Responder

Voltar para “Gatos”