A glutona! socorro!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

segunda jun 02, 2008 11:14 pm

Falo por mim, tenho sempre ração à disposição mesmo em adultos. Os gatos são animais que vão petiscando.
No caso de obesidade (inicio) aí sim deve controlar-se a quantidade, mas sinceramente nunca me aconteceu com gatos.
Sendo um bébé de mes e meio e tendo tido diarreia, acho natural ela necessitar um maior aporte de nutrientes. A diarreia leva tempo a recuperar.
Doenças como diabetes, devem ser prevenidos numa fase posterior, o gatinho pode nunca evidenciar obesidade, mesmo tendo comida à descrição. Uma alimentação equilibrada dificilmente dará origem a diabetes, os miminhos se abusarmos sim já interferem e muito como causa de obesidade.
Vivendo e aprendendo
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

segunda jun 02, 2008 11:55 pm

Dlana, eu compreendo-a... O meu gato é a mesma coisa. Agora tem 6 meses, mas devora tudo desde que veio para cá com 2 meses. Se eu abrir o pacote da ração e o deixar ir lá para dentro, dá-me ideia que ele ia comer tudo até cair para o lado! :lol: O que sempre fiz foi controlar e dar-lhe refeições pequeninas muitas vezes ao dia para ver se ele se habitua a ser um gato normal, daqueles que vão petiscando ao longo do dia. Confesso que ainda não tive resultados, mas ao menos está com peso normal e não passa fome! :lol: Boa sorte!!
Mariana
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça jun 03, 2008 12:32 am

lagutrop Escreveu:Mas Twiggy estamos a falar de uma bebé de um mês e meio.
Não sei até que ponto poderá ser bom restringir-lhe a comida.
Peço desulpa. Tem toda a razão, li a correr e a idade do gatinho passou-me ao lado, pensei que fosse mais velho.
Nesse caso é complicado.
É a doença do séc. XXI, não só nos humanos até nos animais. :|
SukiKitten
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

terça jun 03, 2008 9:27 am

Ok. Já percebi :wink:

Bem a gulotice da gatinha pode muito bem dever-se à forma de como foi desmamada. A transicção dela para ração foi feita de que forma e quanto tempo demorou? E que ração é que lhe dá?
Apesar de ser aconselhado pelo veterinário não ultrapassar a quantidade indicada de ração, acho que vale a pena tentar corrigir este problema comportamental da sua gatinha.
Certifique-se que ela come num local sossegado e que o seu campo de visão seja o mais alargado possível, para que ela não ache que a qualquer momento e sem ela menos esperar alguém pode comer a comida dela.
Coloque-lhe a comida e observe de longe. Não lhe coloque a comida no comedouro à frente dela, deixe que ela encontre a comida já no sitio apropriado e muita água à disposição.
Tenha o cuidado de ter sempre comida no comedouro quando ela acorda das suas sonecas, nem que seja só 4 ou 5 bolinhas de ração.
Vá controlando a quantidade e aumentando a assiduidade da ração no comedouro.
Mantenha a mesma ração e não caia na tentação de lhe dar comida húmida ou outro alimento como miminho. Se ela come bem a ração mantenha, chega uma altura que o "interesse" pela ração diminui.
Acho que vale a pena tentar corrigir, porque se continuar assim, muito provavelmente vai ter uma gata pedinchona que mia constantemente por comida.

Boa sorte!
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
Pestinhas
Membro Júnior
Registado: sexta fev 15, 2008 11:41 am

terça jun 03, 2008 11:34 am

Bom dia,

De facto a minha gatita mais nova, quando veio cá para casa (com cerca de um mês), também teve problemas de diarreia e teve que fazer uma alimentação à base de uma comida seca entre outros tratamentos. Ta,bém ela era um GRANDE glutona, pelo que eu já nem sabia o que fazer. Sempre que lhe dava comida ela devorada tudo e o que mais houvesse... chegava a saltar para cima da mesa e tentar alcançar a nossa própria comida. Entretanto levei a pequenita ao vet e foi desparasitada. Deixei sempre uma taça com comida seca e àgua, colocando pequenas doses quando a tacinha dela já estava vazia. parece-me que a pequena afinal devia ter passado fome e vinha com a "galga" toda. Com o tempo lá se apercebeu que a comida estava ali e hoje vai petiscando durante o dia, tal como o vet me havia dito.

Não sei a história ajuda, mas pelo menos fica com a ideia de mais uma experiência..
Cumprimentos e boa sorte com essa Glutona ;)
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

terça jun 03, 2008 2:50 pm

Amigos,

Já pensou em falar à sua vet do caso?
Não acho normal um bebe comer sem parar, pode ser um parasita intestinal...isso justificaria o apetite...por outro lado nao engordaria...
Se o gatinho nao para mesmo de comer o melhor é falar com o vet, ele melhor que ninguém saberá se deve ou nao restringir a comidinha e em quantas partes.
Dlana
Membro Júnior
Registado: segunda nov 05, 2007 4:38 pm

terça jun 03, 2008 5:21 pm

falei hoje com o vet que me disse para lhe aumentar a quantidade mas nao a deixar comer o saco inteiro!!! ela foi desparasitada há 15dias no entanto parace-me que a barriga está bastante redonda para ser apenas comida! hoje vou-lhe comprar strongid e dar-lhe! será que a diarreia foi devido aos parasitas? eu dei-lhe o desparasitante e ela passados 5 a 6 dias é que começou com a diarreia!

beijinhos obrigado a todos pelas respostas****
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 03, 2008 7:19 pm

Dlana,

Pelo que deduzo, depois de ler o petsite da gatinha, fala da branquinha, certo? Li que ela tinha sido uma cria abandonada...logo, o comportamento de avidez pela comida é normal e comum à maioria dos gatos que vêm da rua, por abandono :wink:
Essa gatinha precisa de se sentir num ambiente estável, sem carências... e pode ter a certeza que só a ajudará a entender que ninguém lhe rouba a comida, se a deixar comer até se fartar!!! Não lhe restrinja, por agora, a quantidade de ração! Deixe-a comer á vontade!!! Ela a seu tempo, perceberá que a comidinha é abundante e dela, sem ter que passar fome por lha "roubarem" :wink: como acontecia aquando do seu abandono...!

Os gatinhos bebés gastam muita energia porque são muito mais activos que qualquer adulto. Não tenha receios, por agora, de uma possível obesidade, se lhe der só ração seca. Se fosse húmida... já teria outro resultado...mas seca, tudo bem :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

terça jun 03, 2008 8:11 pm

Nalguns gatos que tive desde bébés, alguns comiam tanto que pareciam ter comido uma tangerina ou uma laranja inteira, tal era barriga deles! :D Quando faziam a digestão e os cócós diminuia, mas voltavam a comer, voltava a ficar tangerina!!!
Imagem
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça jun 03, 2008 8:27 pm

Uma questão que continua a criar contradições é mesmo a de deixar ou não comida á descrição para o animal, eu pessoalmente deixo á descrição e a veterinaria não disse nada contra. Tive um persa cá em casa durante algumas semanas porque a sua dona foi de férias e a mando dela tinha de lhe dar rigorosamente apenas algumas gramas de ração seca por dia (ja nao me lembro quanto era) e tinha a sensação de que o pobre bichano passava alguma fome... mas enfim ordens da dona e do seu vet.

Quanto á gatinha em questão, lendo as respostas concordo plenamente com a leonildecarvalho :wink: Isto porque tambem ja ca tive em casa um gatinho bebe abandonado e comia que nem um leão :lol: Na minha opiniao eu daria comida á descrição e se eventualmente começa-se a ver aumentos de peso fora do normal ai diminuiria e falaria com a vet...
<strong>Ana</strong>
Dlana
Membro Júnior
Registado: segunda nov 05, 2007 4:38 pm

terça jun 03, 2008 8:52 pm

Sim leonilde, é da branquinha que estou a falar!

Mas bem, nem de proposito! hoje deitei as habituais 30 gr de ração à Mimi de manha, ela devorou tudo, voltei a dar-lhe depois do almoço mais um pouco e ela não comeu, ainda tem bastantes bolinhas na taça!

vamos lá ver como isto se desenvolve, eu vou dizendo como anda a comilona!

beijinhos e mais uma vez obrigado pelas respostas***
Responder

Voltar para “Gatos”