Bem...
A minha gata, desde bem pequenina, abre as portas sem problemas... Acho que percebeu que se metesse lá as unhas, ou que se as empurrasse, as conseguia abrir e abria-as todas, com a excepção da porta da cozinha
A porta é exactamente igual às outras, mas até à bem pouco tempo ela não a abria, nem sequer tentava...

Quando ela era pequena, nos primeiros tempos que passou cá em casa, durante o dia, quando não estava ninguém em casa, e à noite, quando era para dormir, nós fechavamo-la na cozinha e ela não conseguia abrir a porta, uma vez que esta ficava trancada com o trinco... Então eu acho que ela se habituou a ter a porta fechada e não sabia que dava para ela abrir

Mas noutro dia descobriu e agora não há porta que lhe resista
Acho que ela as aprendeu a abrir devido a uma brincadeira que eu tinha com ela... Tipo... Eu encostava a porta, e ficava de um dos lados e deixava-a do outro... Depois, colocava uma palhinha pela frinchinha que as portas têm em baixo e começava a mexê-la de um lado para o outro e a puxa-la para mim, ela, com o sentido da brincadeira e de agarrar a palhinha, acabava por arranjar maneira de chegar até mim
Tente isso... Tente fazer quilo que outros foristas já aconselharam...
Acho que uma coisa que podia ajudar eram aquelas "cordas" que se colocam ligadas de um puxador ao outro para não deixar que a porta feche... Aquilo é mais utilizado para as crianças não ficarem com o deditos trilhados ou para não deixar que a porta bata quando a queremos ter aberta... Acho que nessa situação pode ajudar, assim, aos poucos, ela vai começando a meter a patita e vai perceber que consegue mover as portas