comportamento gato de morder
Moderador: mcerqueira
ola
tenho um pequeno diabinho...
macho, 2 meses, e so pensa é em morder tudo e todos e aquilo que vai encontrando pela frente.maos, nariz, orelhas etc etc
pergunto: será este comportamento normal? o que fazer para reduzir estes impulsos ? isto porque, creio que se ele for incentivado nestas brincadeiras de morder, nao o fará cada vez mais procurar forma de morder? futuramente, por exemplo qd crescer???
obg
tenho um pequeno diabinho...
macho, 2 meses, e so pensa é em morder tudo e todos e aquilo que vai encontrando pela frente.maos, nariz, orelhas etc etc
pergunto: será este comportamento normal? o que fazer para reduzir estes impulsos ? isto porque, creio que se ele for incentivado nestas brincadeiras de morder, nao o fará cada vez mais procurar forma de morder? futuramente, por exemplo qd crescer???
obg
Não o deve deixar morder.
Pode fazer uma cara muito feia e gritar um sonoro Não, pô-lo no chão e ignorá-lo por algum tempo.
Tambem pode se ele insistir borrifá-lo com um bocadito de água.
Não pode deixar esse comportamento continuar.
Há por aqui muito mais dicas e topicos sobre o assunto.
Pesquise que encontrará.
Pode fazer uma cara muito feia e gritar um sonoro Não, pô-lo no chão e ignorá-lo por algum tempo.
Tambem pode se ele insistir borrifá-lo com um bocadito de água.
Não pode deixar esse comportamento continuar.
Há por aqui muito mais dicas e topicos sobre o assunto.
Pesquise que encontrará.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Eu não soube por limites à minha gata, quando devia, e neste momento, ela tem 1 ano e quase 3 meses, e morde quase tanto como quando era pequenina, embora esteja mais calma, volta e meia age tal e qual como quando tinha um mesinho... Às vezes perguntam-me se tenho gatinhos pequninos em casa porque ando sempre toda arranhada
Ela brinca comigo como se eu fosse um gato... morde, arranha, "ataca"...
E agora, se a tento repreender, ela pensa que estou a brincar e ainda morde mais... A minha única solução tem sido fazer de conta que começo a chorar, pois só assim é que ela pára, mas se percebe que estou a fingir ainda me morde mais
Eu sei que eles vão acalmando, com a idade... Mas não convêm incentivá-los senão, depois não há quem tenha mão neles
Falo por experiência própria, infelizmente

Ela brinca comigo como se eu fosse um gato... morde, arranha, "ataca"...

E agora, se a tento repreender, ela pensa que estou a brincar e ainda morde mais... A minha única solução tem sido fazer de conta que começo a chorar, pois só assim é que ela pára, mas se percebe que estou a fingir ainda me morde mais

Eu sei que eles vão acalmando, com a idade... Mas não convêm incentivá-los senão, depois não há quem tenha mão neles

Falo por experiência própria, infelizmente

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
Bem, sei o que isso é! Acredita. A minha zuka quando xegou a casa, tambem mordia que se fartava e eu axava piada, nunca tinha tido gatinhos, ate axei normal. POis!!
Ela agora tem 4 meses e so sabe morder, mesmo quando lhe vou faezr uma festinha ela morde, morde para tudo e para nada, quem ve pensa que ela leva porrada todos os dias de tao ma que é. Pensei que ia passar, mas ate agora nada.
tambem ja nao sei o que fazer, sei que tive culpa nas atitudes que tive, pois incentivei a a isso, mas será que ainda da para reverter este comportamento??
Ela agora tem 4 meses e so sabe morder, mesmo quando lhe vou faezr uma festinha ela morde, morde para tudo e para nada, quem ve pensa que ela leva porrada todos os dias de tao ma que é. Pensei que ia passar, mas ate agora nada.
tambem ja nao sei o que fazer, sei que tive culpa nas atitudes que tive, pois incentivei a a isso, mas será que ainda da para reverter este comportamento??
Cresci ao pé de um gato pertencente a uma amiga minha de infancia, um rafeirinho que num passeiro de familia encontraram a afogar-se com uns irmaos num rio só o conseguiram salvar a ele com vida. Graças a esse choque o gatinho era e é verdadeiramente MAU arranha mesmo muitoo e mordee
... os donos achavam graça pensavam que era brincadeiras de bebe e agora com mais de dez anos o gato continua uma verdadeira fera.. nem me consigo chegar até ele que acabo com as pernas furadas
Acho que como os outros foristas dizem a melhor maneira de parar com as arranhadelas e mordidelas é mesmo uma boa educação porque os gatinhos nao se ensinam sosinhos se niguem os parar eles vao achar normal e continuar com os seus comportamentos e depois pode ser tarde....

<strong>Ana</strong>
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am
Boas!
A minha Suki tem 2 meses e 11 dias. É o diabinho em gato! Como todos os gatos pequenos, tem tendência a morder, principalmente as mãos e braços. Não há que esquecer que eles com esta idade ainda não têm todos os dentes e como os bébés sabe-lhes bem morder. Mas, é preciso ter atenção para não deixa-los abusar... A minha pequenota quando tem os seus picos de adrenalina quer morder à força toda
mas, como desde o dia em que ela veio cá para casa, eu chamo-lhe à atenção quando ela abusa, a verdade é que as sessões de vampirinha têm diminuido
. Ela agora quando se estica com os dentitos basta dizer: Suki Não! Ela pára logo e começa com as lambedelas.
O meu conselho é, deixa-los brincar mas, sem abusar e ter uma boa dose de paciência.
Boa sorte com a sua ferinha
!
A minha Suki tem 2 meses e 11 dias. É o diabinho em gato! Como todos os gatos pequenos, tem tendência a morder, principalmente as mãos e braços. Não há que esquecer que eles com esta idade ainda não têm todos os dentes e como os bébés sabe-lhes bem morder. Mas, é preciso ter atenção para não deixa-los abusar... A minha pequenota quando tem os seus picos de adrenalina quer morder à força toda

O meu conselho é, deixa-los brincar mas, sem abusar e ter uma boa dose de paciência.
Boa sorte com a sua ferinha

<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p> Hebbel, Christian</p>
<p> Hebbel, Christian</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
a minha nika tem 2 aninhos.. vai fazer 3 em agosto!
ela é um TERRORZINHOO!
por exemplo: de manha quando o meu pai tem de ir sair para trabalhar ela poe-se no cantinho das portas espreitar (so se ve 1 olhinho)...
... o meu pai poe-s ea correr pela casa e la vai ela a coorer atras dele.. de repente AHw!..
foi so mais uma arranhadela, que felizmente nao doeu!
a minha nika quando era pequenina o meu pai ''tiçava-a'' e ficava eu a ralhar-lhe! ''TAS A ''TIÇALA NAO FAÇAS ISSO''...
mas faz... mas faz..
e agora que ela abituou-se a 4esta comportamento e andar a slatar feita maluquita pelas portas abaixo.. de correr pela casa inteira e espreitar pelas portas..
... é um verdadeiro diabinho em gatinho.. porque acaba sempre em nos morder ou arranhar!
Como ja disse atras nunca doi as arranhadelas dela.. apesar de serem ''milhares''
...
a unica vez que me aleijou a vez.. foi a vez do piercing na orelha!
mas isso depois passou.......................
ela é um TERRORZINHOO!
por exemplo: de manha quando o meu pai tem de ir sair para trabalhar ela poe-se no cantinho das portas espreitar (so se ve 1 olhinho)...

a minha nika quando era pequenina o meu pai ''tiçava-a'' e ficava eu a ralhar-lhe! ''TAS A ''TIÇALA NAO FAÇAS ISSO''...

e agora que ela abituou-se a 4esta comportamento e andar a slatar feita maluquita pelas portas abaixo.. de correr pela casa inteira e espreitar pelas portas..

Como ja disse atras nunca doi as arranhadelas dela.. apesar de serem ''milhares''

a unica vez que me aleijou a vez.. foi a vez do piercing na orelha!

mas isso depois passou.......................

Por acaso nunca tive nenhum gato que tivesse tendencia para nos morder ou arranhar voluntariamente. A verdade é que sempre tiveram muitos amiguinhos para as brincadeiras de gatinho e nunca procuraram as nossas mãos para esses fins.
Agarram-se às mãos quando querem mimos ou enroscam-se nas pernas... O meu siamês anterior adorava andar "agarrado" às calças a passear mas tinhas sempre o cuidado de apenas agarrar as calças. Só se tornava realmente mau quando vinha o banho... Mau é muito pouco!! Era verdadeiramente diabolico no que toca a arranhadelas nessa altura...
Agarram-se às mãos quando querem mimos ou enroscam-se nas pernas... O meu siamês anterior adorava andar "agarrado" às calças a passear mas tinhas sempre o cuidado de apenas agarrar as calças. Só se tornava realmente mau quando vinha o banho... Mau é muito pouco!! Era verdadeiramente diabolico no que toca a arranhadelas nessa altura...

O gato que tem 10 anos já irá tarde para educar mas ainda podem tentar.
Agora a bebé de 4 meses está em muito boa altura de entender.
Os animais, tal como as crianças teem de conhecer limites.
Aos que teem a mania de esticar as unhas em bebés, eu costumo pôr a patinha deles toda esticada com elas de fora, dentro da minha e fecho-a
Encolhem as unhas e vão aprendendo que não servem para nos arranhar.
Agora a bebé de 4 meses está em muito boa altura de entender.
Os animais, tal como as crianças teem de conhecer limites.
Aos que teem a mania de esticar as unhas em bebés, eu costumo pôr a patinha deles toda esticada com elas de fora, dentro da minha e fecho-a
Encolhem as unhas e vão aprendendo que não servem para nos arranhar.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
A minha gata é uma krida e nunca em arranhou mas morde... e nesse aspecto à que ser intransigente (podem chamar-me má mas os animais precisam de conhecer limites): por isso sempre que ela morde eu dou-lhe um valente berro "Não... tas a magoar a dona" e quando ela continua leva uma palnada no rabo que lhe fere o orgulho e lá olha ela para mim com um ar "tas a repreender-me..." e pára... Não dura muito tempo mas durante uns dias o berro é suficiente... 

-
- Membro
- Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am
Pois bem, li as respostas todas e verifiquei, tal como já presopunha, que fiz tudo certo com a educação do meu diabrete. Impus limites, ele conhece-os, tanto que quando lhe berro ele vai embora a fazer uns barulhos como se fosse a resmungar
, mas, mal tem oportunidade, ora vamos cá agarrar um tornozelo! Ai que nervos!! Nas brincadeiras com as mãos já não me aleija (tanto), já percebeu que tem que controlar a força, mas com os tornozelos não há nada a fazer!! E depois arranha-me com os dentes e dói que se farta!
Mas pronto... Já fico contente de ele ter acalmado nestes 6 mesinhos de convivência!

Mas pronto... Já fico contente de ele ter acalmado nestes 6 mesinhos de convivência!

Mariana
Imagino que se esconda e a ataque quando vai a passar não é?
Isso são as brincadeiras que eles fazem uns com os outros.
Se não há outros felinos teem de o fazer com os donos.
Por isso, sempre que possivel, quando o espaço,e a disponibilidade financeira o permitem é melhor ter 2 de preferência com a mesma idade.
Quando há um mais velho e outro pequeno ás vezes leva algum tempo até brincarem.
Eu tinha um gato com 17 anos quando introduzi 2 diabretes com 1 mês.
Levou tempo a aceitá-los mas no dia em que isso aconteceu passou a ser um gato muito feliz que corria e saltava como se fosse novinho.
MOrreu a poucos meses de fazer 20 anos e brincou quase até ao fim.
Isso são as brincadeiras que eles fazem uns com os outros.
Se não há outros felinos teem de o fazer com os donos.
Por isso, sempre que possivel, quando o espaço,e a disponibilidade financeira o permitem é melhor ter 2 de preferência com a mesma idade.
Quando há um mais velho e outro pequeno ás vezes leva algum tempo até brincarem.
Eu tinha um gato com 17 anos quando introduzi 2 diabretes com 1 mês.
Levou tempo a aceitá-los mas no dia em que isso aconteceu passou a ser um gato muito feliz que corria e saltava como se fosse novinho.
MOrreu a poucos meses de fazer 20 anos e brincou quase até ao fim.
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mai 26, 2008 11:52 pm
O segredo é reagir! Faça barulho. Refile, ralhe com ela. Preferencialmente, um pouco alto.
Os gatitos pequenitos fazem o mesmo nas suas brincadeiras e refilam (e bem!) quando os outros os magoam com as mordidelas. Isso ensina-os a controlar a força das suas mordidelas de maneira a brincar sem magoar. Quando se tem mais do que um gato, eles acabam por se ensinar uns aos outros. Se só se tem um, a educação deve ser dada por nós. E não deve nunca ser descurada, sob pena de mais tarde eles magoarem mesmo as pessoas por sistema.
escovar, cortar as unhas e controlar a mordidela é das coisas que devemos ensinar a todos.
Os gatitos pequenitos fazem o mesmo nas suas brincadeiras e refilam (e bem!) quando os outros os magoam com as mordidelas. Isso ensina-os a controlar a força das suas mordidelas de maneira a brincar sem magoar. Quando se tem mais do que um gato, eles acabam por se ensinar uns aos outros. Se só se tem um, a educação deve ser dada por nós. E não deve nunca ser descurada, sob pena de mais tarde eles magoarem mesmo as pessoas por sistema.
escovar, cortar as unhas e controlar a mordidela é das coisas que devemos ensinar a todos.
Ricardo Mota
www.MyAgelTeam.org - A SUA equipa Agel!
www.MyAgelTeam.org - A SUA equipa Agel!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
O meu Freddy também nos mordia o nariz e hoje é um doce de gato.
O problema é que ele ficou sem a mãe na melhor altura ou seja quando começava a aprender e ela não teve tempo de lhe dar o troco e ensinar o que devia. Agora tem de agir como se fosse a mãe dele e ensinar-lhe o que é certo e errado.
Ele quer brincar.
O problema é que ele ficou sem a mãe na melhor altura ou seja quando começava a aprender e ela não teve tempo de lhe dar o troco e ensinar o que devia. Agora tem de agir como se fosse a mãe dele e ensinar-lhe o que é certo e errado.
Ele quer brincar.
<p>Animais para adopção: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm
Quando trazemos um gato para nossas casas temos que substituir sua mãe na educação e na imposição de limites.
Quando a gata mãe que impor limites/repreender /ensinar seu filhote ela dá um “patadinha no focinho”.
Calma que não estou falando para bater no gato, mas sim com o dedo indicador dar uma batidinha (como os fumantes fazem para fazer cair às cinzas do cigarro) no nariz/testa do gatinho (não é a força que transmitirá a mensagem, mas o ato e local).
Somado as dicas acima complementa o “manual de educação e etiqueta felina”.
OS: Na sociedade que os gatos formam, gatos de hierarquia superior impõe limites e/ou repreendem seus “inferiores” na forma de uma patadinha (claro que muitas vezes sai briga, com mudança na hierarquia, mas assim todos ficam cientes dos limites e regras daquela sociedade).
Quando a gata mãe que impor limites/repreender /ensinar seu filhote ela dá um “patadinha no focinho”.
Calma que não estou falando para bater no gato, mas sim com o dedo indicador dar uma batidinha (como os fumantes fazem para fazer cair às cinzas do cigarro) no nariz/testa do gatinho (não é a força que transmitirá a mensagem, mas o ato e local).
Somado as dicas acima complementa o “manual de educação e etiqueta felina”.
OS: Na sociedade que os gatos formam, gatos de hierarquia superior impõe limites e/ou repreendem seus “inferiores” na forma de uma patadinha (claro que muitas vezes sai briga, com mudança na hierarquia, mas assim todos ficam cientes dos limites e regras daquela sociedade).