Ajuda - Gatinho que chucha na cauda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PussyMiau
Membro Júnior
Registado: quarta abr 16, 2008 2:58 pm

terça jun 17, 2008 1:17 pm

Olá a todos/as!

Bem, eu já pesquisei no Fórum se havia algum assunto parecido, mas sinceramente não encontrei nada, por isso queria perguntar a tantas pessoas aqui que têm muito mais experiência que eu, se é normal um gatinho andar a chuchar a cauda, como se fosse um bebé com uma chucha...

Ele anda sempre com a pontinha da cauda toda húmida. Eu não sabia o que era, mas fiquei a observar, o Gandalf vai ter a uma manta muito fofinha que está na cestinha dele, começa a massajar a manta como se fosse a barriga e as tetinhas da mamã gata, enquanto ao mesmo tempo chucha a cauda...

Ok, tenho de admitir que é fofinho e engraçado, mas tenho medo que isso possa ferir a cauda dele, que aconteça algo de mal à boquinha dele, etc... Medos de "mamã" novata. Alguém já passou por isso?
Última edição por PussyMiau em terça jun 17, 2008 3:12 pm, editado 1 vez no total.
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça jun 17, 2008 2:06 pm

O meu gato enquanto amassa também chucha e morde numa mantinha!
Não deve ser nada de preocupante, parece me :)
Quando for ao veterinário, fale lhe deste comportamento...
boa sorte!!
PussyMiau
Membro Júnior

terça jun 17, 2008 3:13 pm

O problema é que ele não chucha a manta, ele chucha a própria cauda, e tenho medo que ele possa "roer" a dita cuja... lol

:roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 17, 2008 6:55 pm

:lol:

Roer não o fará que já que lhe ia doer mas, não o deve deixar mamar na cauda já que pode provocar um rash e daí ir a algo mais a nível da pele.
os gatinhos mamam pela carência...

Com que idade foi esse gatoinho retirado da mãe?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PussyMiau
Membro Júnior

quarta jun 18, 2008 1:24 am

O gatinho não foi retirado da mãe, Leonilde... A mãe é que lhe foi tirada. Encontramo-lo a beira da estrada, com a mamã ao lado, atropelada... com certeza foi um grande choque para ele.

Ele agora já não faz outra coisa, vou ter de lhe retirar a manta, porque anda sempre a chuchar, e já partiu a ponta da cauda com essa brincadeira...
PussyMiau
Membro Júnior

quarta jun 18, 2008 1:25 am

Ah, ele tem 2 meses, aproximadamente...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 18, 2008 4:39 pm

PussyMiau Escreveu:O gatinho não foi retirado da mãe, Leonilde... A mãe é que lhe foi tirada. Encontramo-lo a beira da estrada, com a mamã ao lado, atropelada... com certeza foi um grande choque para ele.

Ele agora já não faz outra coisa, vou ter de lhe retirar a manta, porque anda sempre a chuchar, e já partiu a ponta da cauda com essa brincadeira...
Claro que foi, coitadinho.

Arranje uma manta felpuda para que ele mame nela em vez de chupar na cauda :wink: mas não deixe o gatinho sem manta. Ele está carente e precisa da mantinha... :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nadea
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm

quarta jun 18, 2008 4:55 pm

Não sei se ajuda, mas a minha menina fez e continua a fazer uma coisa semelhante, com excepção à parte de chuchar na cauda :? Enontrei-a com apenas 3 semanas muito doentinha, quando a encontrei ainda tive ali um bom tempo a espera, espreitei pelos quintais mais proximos não fosse a mãe ou a ninhada da mãe estarem próximos, e eu assim colocava-a perto deles, enfim esperei esperei e decidi tomar uma decisao, mesmo que não podesse ficar com ela (porque a minha mãe nutria um ódiozinho a gatos) ao menos levava-a ao vet, e punha-a para a adopcção.Enfim acabei por ficar com ela :) mas chegando ao funda da questão, ela adoptou um peluche que tenho no quarto como a sua mãe. É um pato bem grande, amarelinho como ela, e com peludinho também como ela. Todo o santo dia ela passa 1h pelo menos lá a "mamar", enquanto isso ronrrona bastante. Segundo a vet, a menina vai ficar para sempre com esse "tique", tudo porque ficou sem mãe muito cedo, e nunca fez o desmame. Deve estar a acontecer-lhe o mesmo consigo. Só é mesmo problemático o facto da caudazita :cry: peça conselhos`ao vet. Se for como a minha nunca perdeu, hoje tem 9 meses e continua a saga, nem nunca vai perder essa mania. Ou então arranje um pato gigante como eu :P brinco. As melhores do menino, e boa sorte!!
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta jun 19, 2008 1:09 am

O gatinho está carente, chuchar na manta não lhe faz mal. Já na cauda não é nada aconselhavel, pode provocar danos, como aliás já disse que aconteceu.
O meu gato Ulisses, foi abandonado, adoptei-o com cerca de um ano, já passaram seis meses e ele continua a chuchar na mantinha e só nesses momentos ronrona. Quando está ao meu colo e lhe quero fazer festas ele procura o meu dedo e chucha também, com um ar de bébé que faz pena não o deixar...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jun 20, 2008 7:06 pm

Tive uma fêmea que em bebé chuchava nas patinhas de outra fêmea que por sinal nem sequer era adulta. :D

Isso é comportamental. Tente arranjar-lhe um bonequinho em que ele possa mamar e experimente a colocar nesse bonequinho um bocado de NutriPlus Gel, que é meramente uma vitamina, a ver se o convence a mamar aí.
Responder

Voltar para “Gatos”