O que fazer quando os gatos trazem presas para casa?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça jun 17, 2008 12:20 pm

Olá,

Provavelmente alguém já perguntou isto aqui, mas como não encontrei nenhum tópico, aqui vai a minha pergunta.

Neste momento já não tenho gatos, mas ontem estava em casa do meu namorado e vi a gata dele entrar em casa com um pardal na boca :o

O meu namorado ficou muito aborrecido pois é frequente ela fazer isto. Tanto traz pássaros como ratinhos. Tanto os come como os deixa por casa e vai-se embora. Houve um dia em que deixou uma "prenda" debaixo da cama da minha "sogra" :o Ela adora passarinhos, por isso imaginem o trauma... O pássaro ainda estava vivo.

O meu namorado ontem tentou tirar-lhe o pássaro da boca, mas ela não deixou e começou a ameaçá-lo (afinal ele estava a tentar tirar-lhe a comida :wink: ). Ele agitou a vassoura e tentou que ela ao menos fosse comê-lo lá para fora... e nada, ela não se mexeu. Como não podíamos fazer nada pelo pássaro, que já estava a metade, fechamo-la na varanda para ao menos não espalhar penas e sangue por todo o lado.

Ao fim de algum tempo ela lá resolveu terminar-lhe com o sofrimento e comeu o desgraçado.

Depois chegaram os pais do meu namorado e a mãe, mais uma vez, ficou toda horrorizada. Ralharam com a gata.

Vi algures num documentário que não devemos fazer isso, pois quando eles trazem uma presa para casa e não a comem (neste caso ela comeu-a mas nem sempre o faz), é uma oferta que estão a fazer aos donos e não compreendem a nossa reacção.

Como sabem que tenho mais experiência com gatos já me perguntaram o que fazer. Tentei explicar-lhes que um gato é sempre um animal "semi-selvagem" e se sair à rua e vir uma presa, vai tentar apanhá-la. É o instinto dele.

Bem, depois disto tudo gostava de saber se existe alguma forma de impedir a gata de fazer isto, visto que não é muito agradável acordar e dar com um rato esventrado na varanda ou um passarinho ainda vivo debaixo da cama. Aposto que a única forma é mesmo impedir que ela saia de casa, mas já agora gostava de saber a vossa experiência.

Obrigada.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jun 17, 2008 12:37 pm

Butterfly_21 Escreveu:Aposto que a única forma é mesmo impedir que ela saia de casa
Impedia que ela trouxesse presas e presentes para casa e impedia uma série de outras coisas más :!: A rua é um perigo para os gatos :|
É um bocado impossível explicar a uma gata, que anda na rua e que faz isso continuamente, que não deve apanhar, nem matar, nem comer os bichinhos que lhe dão tanto gozo caçar :roll:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 12:41 pm

Exactamente... Já me passou pela cabeça explicar-lhes: "É o ciclo da vida, a Janota come passarinhos e um dia é comida pelo Rottweiller ali do lado" :twisted: , mas contive-me.

Mas além de ser difícil impedi-la de sair, numa coisa tenho de concordar com eles: acho que os gatos são mais felizes assim, com uma relativa liberdade, do que fechados em casa a engordarem. Se a liberdade compensa os riscos é outra questão...
mOreirinha01
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 12:48 pm

Eu não me continha... Dizia-lhe isso mesmo assim :!:

A minha gata está fechada em casa e arranja sempre forma de passar o tempo... Não se aborrece, come, brinca, dorme, caça moscas e só engorda se eu me descuidar... :wink: Se eu abrisse a porta e dissesse para ela sair, o mais provável era ela correr na direcção oposta e esconder-se debaixo de uma das camas :!:
Os gatos não precisam de ir à rua para serem felizes... Dentro de uma casa eles encontram o mundo deles, o território deles, e não precisam de mais nada :!:
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça jun 17, 2008 12:49 pm

A mim parece-me um pouco "nojento" trazer esses animaizinhos para casa isto porque como toda a gente sabe os ratos são grandes portadores de doenças e ela a traze-los para casa está a trazer doenças para casa e ao come-lo as doenças podem afectar-lhe. :?
Tal como a mOreirinha1 disse ao sair para a rua a gata deixa de estar imune a varios factores tais como fugir e perder-se, ser atropelada, ser morta por um cão, pessoa etc, apanhar doenças muito graves ou ter um valente briga de gatos....
Se ela sempre foi habituada a ter cartao verde para a rua, deixa-la sem acesso a rua de um momento para o outro vai deixa-la "chateada" com o dono mas na minha opiniao é mesmo o melhor a fazer pois a gata corre mesmo muitos riscos, se o dono a ama de verdade tem de decidir o que é melhor para o seu animal, tal como uma mae faz com um filho, ao proibir fazer certas coisas :wink:
<strong>Ana</strong>
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

terça jun 17, 2008 3:44 pm

Existe uma "babete" para gatos concebida para evitar que apanhem pássaros:

http://www.catgoods.com/index.html

Aqui tem um vídeo de como funciona:

http://www.catgoods.com/video.html

No vídeo parece menos "ofensiva" do que nas fotos.
mOreirinha01
Membro Veterano

terça jun 17, 2008 4:31 pm

Vendo o vídeo, juro que não percebo como é que aquilo evita que o gato apanhe pássaros, o gato do video fazia tudo normal :o
Mas a verdade é que não o vimos em acção... :wink:
No entanto... Se aquilo interfere com a caça a pássaros, também não deve ser muito conveniente numa fuga de um possível ataque :|

Continuo a dizer que manter os gatos em casa é sempre a melhor opção... Porque a babete pode até proteger os pássaros, mas não protege, de forma alguma, os gatos :?
janaxisto
Membro
Registado: quarta abr 11, 2007 7:16 pm

terça jun 17, 2008 5:03 pm

Eu não tenho gatos, mas estou a planear adoptar um...portanto ando a absorver todas as informações importantes sobres estes animais fantásticos. :D
E a minha opinião é a mesma da moreirinha1, acho que os gatitos conseguem ser tanto ou mais felizes em casa do que na rua...

Acho que deveria habituar o gato a ficar em casa.
Boa tarde :wink:
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

terça jun 17, 2008 5:54 pm

Exactamente, também já li algures isso de que eles oferecem as presas aos donos e nunca irão compreender o porquê de não gostarem, pois, na ideia deles, estão a partilhar a caçada com um membro da família... Portanto, ou os seus sogros continuam a aguentar com ratos esventrados e a lidar com a preocupação se a gatita voltará todos os dias, ou a habituam a ficar em casa e a ser uma gatinha mais segura e feliz na mesma!
Mariana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 17, 2008 6:01 pm

Boas.

As minhas gatas e até o velho Matateu, não esquecendo o cão, caçam pássaros. Inicialmente eu ficava um pouco aborrecida de cada vez que me traziam "o trofeu" para casa mas...com o passar do tempo comecei a perceber que a melhor reacção que eu poderia ter era a de lhes retirar o pássaro, vivo ou morto, sem ralhar com eles porque afinal eu estava a interferir com a aptidão Natural da espécie no que respeita "caça".
De cada vez que consigo retirar-lhes a ave da boca ainda viva, tento salvá-la e colocá-la novamente em liberdade. Quando está morta, enterro-a ou vai para o lixo mas não lhes faço ver que não devem caçar...! Interferir com a selecção Natural... que faz parte dum equilíbrio Natural..., basta o facto de ter os gatos confinados ao nosso espaço!!!

Se não houvessem estes predadores Naturais, qualquer dia era-mos literalmente "comidos" por pardais! :wink: ou então "matavam-se eles uns aos outros"...! :P :wink:
Eu sei que custa ver um passarinho morto ou a morrer mas... pensem :wink:

Quanto ao bibe... o vídeo não mostra nada que garanta que o gato não consiga caçar!!! Até porque, minha opinião, se consegue comer, andar, pular, etc... nada o impede de caçar! Ainda se fosse um colar Isabelino e que teria que ser bem abrangente...acreditaria mais que resultasse mas que também não justificaria o uso...!

Cuidado com a situação dos gatos caçarem ratos porque muitos deles estão envenenados já que, infelizmente, ainda há quem use esse método para se livrarem deles.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 9:24 am

Olá Fsseter,

estamos sempre a aprender! Coloco em dúvida a eficácia do uso dessa babete, mas não sabia que existia. Obrigada pela informação.

Leonilde,
leonildecarvalho Escreveu: Cuidado com a situação dos gatos caçarem ratos porque muitos deles estão envenenados já que, infelizmente, ainda há quem use esse método para se livrarem deles.
Pois, ainda há esse risco :|
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quarta jun 18, 2008 9:57 am

O meu Rafa costuma caçar passaritos e se por vezes os come, outrs traz o troféu. Eu não interfiro, ele é um caçador. Limito-me a limpar os vestigios, como penas ou patas e enterrar se troxer o presente. :D
Vivendo e aprendendo
Responder

Voltar para “Gatos”