Provavelmente alguém já perguntou isto aqui, mas como não encontrei nenhum tópico, aqui vai a minha pergunta.
Neste momento já não tenho gatos, mas ontem estava em casa do meu namorado e vi a gata dele entrar em casa com um pardal na boca

O meu namorado ficou muito aborrecido pois é frequente ela fazer isto. Tanto traz pássaros como ratinhos. Tanto os come como os deixa por casa e vai-se embora. Houve um dia em que deixou uma "prenda" debaixo da cama da minha "sogra"

O meu namorado ontem tentou tirar-lhe o pássaro da boca, mas ela não deixou e começou a ameaçá-lo (afinal ele estava a tentar tirar-lhe a comida

Ao fim de algum tempo ela lá resolveu terminar-lhe com o sofrimento e comeu o desgraçado.
Depois chegaram os pais do meu namorado e a mãe, mais uma vez, ficou toda horrorizada. Ralharam com a gata.
Vi algures num documentário que não devemos fazer isso, pois quando eles trazem uma presa para casa e não a comem (neste caso ela comeu-a mas nem sempre o faz), é uma oferta que estão a fazer aos donos e não compreendem a nossa reacção.
Como sabem que tenho mais experiência com gatos já me perguntaram o que fazer. Tentei explicar-lhes que um gato é sempre um animal "semi-selvagem" e se sair à rua e vir uma presa, vai tentar apanhá-la. É o instinto dele.
Bem, depois disto tudo gostava de saber se existe alguma forma de impedir a gata de fazer isto, visto que não é muito agradável acordar e dar com um rato esventrado na varanda ou um passarinho ainda vivo debaixo da cama. Aposto que a única forma é mesmo impedir que ela saia de casa, mas já agora gostava de saber a vossa experiência.
Obrigada.