Esterilização da minha gata..

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

J04N1NH4
Membro Júnior
Registado: sexta set 28, 2007 9:40 pm

quarta jun 18, 2008 4:51 pm

A Trudy foi operada no dia 9 e o pós-operatório até foi surpreendentemente fácil e muito pouco doloroso para ela. Só houve um problemita quando acordou da anestesia, que foi tentar logo saltar para o balcão da cozinha! Ela saíu da clínica com o "funil" (ou "colar", como desejarem) e só posso tirá-lo amanhã (a vet disse q tinha de ficar 10 dias com ele). Tb me deram logo analgésico caso ela tivesse dores, mas só lho dei na 1ª noite por precaução. E deram-me tb antibiótico (comprimido q tenho de partir ao meio), que ela toma sem problemas, já que logo a seguir lhe dou um bocadinho das comiditas q ela tanto gosta!
Como trazia funil, a médica pôs-lhe um penso na costura, mas não se aguentou nem 1 dia! Ela avisou logo q ele ia sair rápido e quando isso acontecesse para ir pondo betadine na costura.
Hoje a costura tem umas crostas sequinhas, mas ainda não caíram. Não sei se lhe deva tirar já o funil amanhã ou se espere mais um bocadinho...É que ela anda ansiosa por "tomar" uma bela banhoca!!!!!

beijocas e boa sorte pra tua gatinha!!
nadea
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm

quarta jun 18, 2008 5:04 pm

Ainda hoje falei com a vet sobre os pontinhos. Ela disse exactamente que tenho que esperar 10 dias, pois é esse o tempo para uma total cicatrização. Perguntei-lhe, na minha santa ignorância, se esta 6a quando ela lá for, se tirava já os pontos. A vet disse que usualmente eles acabam por cair sem ser necessário serem retirados, mas que se for necessário ela própria os retirará após a passagem dos 10 dias. Elas parecem desejosas de tomar a sua bela banhoca :P a minha ainda passou um dia e pouco e já anda stressada.. quando lhe retiro o colar por momentos para a ajudar a alimentar-se uma vez que com o colar ela quase se recusa a fazer o mesmo, ela aproveita logo para dar umas lambidelas no peito e nas costas. Fale com o seu/sua vet, pois cada um tem a sua maneira de ser, e a sua metodologia relativamente às cirurgias e aos pós-operatórios. A sua menia está quase a ficar livre.. já a minha ainda vai ter de sofrer um pouquito!! :lol:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jun 18, 2008 5:07 pm

nadea Escreveu:Perguntei-lhe, na minha santa ignorância, se esta 6a quando ela lá for, se tirava já os pontos. A vet disse que usualmente eles acabam por cair sem ser necessário serem retirados, mas que se for necessário ela própria os retirará após a passagem dos 10 dias.
Pois... a minha disse o mesmo, mas a Luz não mexia nos pontos, tivemos de lá ir para a vet os tirar :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
nadea
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 5:13 pm

A sua tinha os ponto internos não é?? A vet quando a deixei lá disse que inda não saberia se faria pontos internos ou externos, depois acabou por deixar externos, e a minha anda sempre danadinha para lhes mexer :? ainda bem que a recuperação das vossas meninas correu e está a correr pelo melhor.. só espero que com a minha menina também assim seja, já denoto bastantes melhoras, e vejo a luz ao fundo do túnel como se diz :P as primeiras 24h é que foram mesmo mesmo difíceis, coitadinha. Mas, pensamento positivo, ela já está com melhor carinha e mais arrebitadita e tudo :)
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quarta jun 18, 2008 7:16 pm

:wink:
o que sente é perfeitamente normal..
quando o meu gato foi para castrar eu ate fiz um altar em casa!

sim, a vet avisou-me que correria bem decerteza, mas contudo, poderia nunca acordar!

eu fiz mesmo uma especie de altar.. quando a minha niak chegou eu senti-me tao aliviadaa

vai ver.. vai correr bem***
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 7:50 pm

nadea Escreveu:A sua tinha os ponto internos não é??
pois... eram internos, tinha apenas um pontinho de fora, mas ela nunca lhe mexeu, talvez porque lhe provocava dor :?

mas com pontos externos a história é diferente... ela pode abrir algum :| é preciso ter cuidado e não baixar a guarda um segundo que seja :!:
nadea
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 11:10 am

Hoje retirei-lhe o colar, está tão tão feliz.. nem parece a mesma :lol: só tem um senão, que a vet disse que era o comportamente triste e revoltado por ainda andar de colar, tem feito as necessidades liquidas numa almofadita que tem para se deitar debaixo da minha cama.. eu bem lavo a almofada a 50º, bem lavo o chao com todo o tipo de detergentes, ora se não é nessa almofada é na almofada da cesta da caminha dela... eu lavo lavo td, até a cesta de verga já lavei.. enfim pode mesmo ser comportamental, agora retasta-me esperar que agora sem colar volte ao seu estado normal :P obrigado pelo apoio e pelas dicas mais uma vez. Cada vez mais verifico que a esterilizaçao é o melhor para eles, se durante o pós-operatorio duvidei devido a todos os acontecimentos, ao vê-la sofrer, hoje digo, esterilizem os vossos meninos!! va-le a pena, e não é por nós, é por eles!! para que tenham uma vida melhor!! :)
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta jun 26, 2008 1:27 pm

Eu confesso que nos primeiros dias me "arrependi", doia-me vê-la a andar de cabeça baixa parecendo que não podia com o funil :? E doia-me ainda mais saber que ela tinha dores. Ela veio com pontos internos e com um penso por cima que tirou passados 3 dias, para que a cicatriz apanhasse ar.O funil só pude tirar passados 8 dias. A vet disse qeu não convinha que ela lambesse a cicatriz antes disso porque a lingua dos gatos é muito àspera o podia trazer complicações. O AB e o AI foram administrados em comprimidos porque é impossivel dar-lhe em xarope, ela manda mais pra fora do que engole :wink:

No final correu tudo bem e eu fiquei feliz por ter tomado a decisão de estereliza-la. Continua a mesma "bandida" de sempre e com uma cicatriz Super Fashion" :wink:

As melhoras da menina :!:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 26, 2008 1:30 pm

Suzana1 Escreveu:
No final correu tudo bem e eu fiquei feliz por ter tomado a decisão de estereliza-la. Continua a mesma "bandida" de sempre e com uma cicatriz Super Fashion" :wink:

As melhoras da menina :!:
:lol: :lol: :lol: É precisamente o que eu chamo à minha Leo; "bandida" :P :lol: :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta jun 26, 2008 9:51 pm

Pois, elas sao daquelas bandidas que mesmo que nós as apanhemos em flagrante elas olham com aqueles olhos de quem é completamente inocente :wink:
nadea
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 9:55 am

Eu que estava com receio que o comportamento dela se alterasse, como que triste pelo que nós a tinhamos feito passar... a vet tinha razao, ela so fazia necessidades fora porque estava mesmo triste e incomodada com o colar. Passou esta noite e nadinha de nadinha onde nao devia :lol: mas anda uma malandreca.. se quando andava de funil andava trsite cabisbaixa, sempre deitadinha, ou entao andava sempre a cambalear de cabecita baixa... já corre tudo pula tudo, e quando a chamo mia logo como que a dizer estou aqui não vês que estou melhor e feliz :D valeu a pena :)
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 10:01 am

Suzana1 Escreveu:A vet disse qeu não convinha que ela lambesse a cicatriz antes disso porque a lingua dos gatos é muito àspera o podia trazer complicações.
(apagado, só para prevenir qualquer coisinha :wink: )
Última edição por mOreirinha01 em sexta jun 27, 2008 3:30 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 27, 2008 3:11 pm

Boas.

Moreirinha, nunca diga isso num forum público senão passaremos a ter mais alminhas a acreditarem o que na gíria popular se costuma dizer: "que língua de animal é virgem e que o que arde cura" o que na verdade é pura mentira.
A língua dos animais estão carregadas de bactérias, tal como até a nossa. Logo, numa lesão aberta (não me refiro a uma costura TOTALMENTE fechada) ao animal lamber a lesão, está a prejudicar ainda mais a sua cicatrização (!) porque com a acção de lamber, retira as células "más" (o que os populares chamam de carne morta); é uma verdade(!) mas ao mesmo tempo retiram as células "boas"/novas que estão a agregar-se para formação de tecido novo e saudável. Logo, ao deixar-se um animal lamber-se numa lesão aberta, está-se a sujeitar o animal a arranjar uma tremenda infecção!!!! :wink:
Daí o motivo de em qualquer animal que tenha lesões abertas, colocar-se o colar Isabelino... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 3:27 pm

Oh :o
Eu só disse o que me tinham dito a mim :!:
Sendo assim, a informação que me foi passada não foi a mais correcta... Parece que tive sorte pela forma como correu :|

Editei a mensagem anterior, só para prevenir!!
nadea
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 7:52 pm

:lol: Moreirinha já passou!! :P é verdade, é um pouco das duas coisas, se por um lado a língua é aspera e pode perfeitamente arrancar os pontos, por outro as bacterias que la se podem alojar podem levar a criaçao de infecçoes bastantes graves nas feridas de qualquer animal, seja cão, gato, etc. Custa nos muito vê-los com o colar, mas sem ele seria bem pior, a minha só por aquela noite em que acordou da anestesia e tirou a faixa de rede tirou o penso e lambeu a ferida até eu dar por ela nesse estado, só por aqueles breves momentos, demorou mais na cicatrizaçao, e um dos pontos do meio da costura em vez de suturar em paralelo, suturou como se uma placa ficasse sobre a outra, ou seja uma porçao de pele sobre outra. Rezumindo, tem uma cicatriz bem original :D facto que poderia ter sido evitado e tal.. quando tiver o próximo gato já sei e só o deixo sair da vet co colar!! :P infelizmente o próximo só poderá ser quando sair de casa dos meus pais... já faltou mais!! :) obrigado mais um vez por tudo.
Responder

Voltar para “Gatos”