Bom dia a Todos!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

quinta jun 19, 2008 11:10 am

Tenho pela primeira vez um gatinho de 2 meses. Não estou dentro do temperamento dos gatos. Ele parece dócil,contudo arranha-me muito e morde os meus dedos, será que será sempre assim ou em adulto irá deixar fazer mais festas sem morder?

Ou vai piorar qdo crescer?

Quem esteja mais experiente para me responder agradecia.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jun 19, 2008 11:36 am

Bom dia...

Isso do temperamento dos gatos varia muito de gato para gato, cada um tem a sua personalidade, uns são mais calmos, outros são mais ariscos, enfim... Há para todos os gostos :lol:

A tendência é acalmar com a idade e se o castrar ainda tem mais probabilidades que o gato fique mais calmo... No entanto o dono tem de ajudar... Tem de o saber desencorajar dessas brincadeiras, no inicio tem muita piada mas depois eles não percebem até onde podem ir e cada vez fazem pior :|
O dono tem de ser capaz de lhe dar um NÃO bem forte sempre que o gatinho tentar morder, tem de mostrar desagrado perante tais comportamentos, por exemplo, pode pegar no gato, ralhar com ele e fechá-lo numa divisão por uns minutos, como forma de castigo, ou pode simplesmente dar-lhe um NÃO colocá-lo no chão e ignorá-lo... Ou dizer-lhe o tal NÃO e dar-lhe um pequeno pimparote no nariz, não para o magoar mas mais como um aviso... :wink:
Só não o deixe abusar, se não acontece o que aconteceu a mim... Achei piada, no inicio, não pus travões à minha gata e hoje ela é uma peste, brinca como quando tinha 2 mesinhos, mas agora os dentes são maiores e mais fortes, as unhas mais grossas e afiadas, enfim :roll:

Já agora...
Esse comportamento é o comportamento que os gatinhos têm entre eles... Cabe-lhe a si fazer de "mãe" e dar-lhe a educação que necessita :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quinta jun 19, 2008 11:47 am

Todos os gatos tem a "mania" de brincar com as unhas e com os dentes...
Quando o seu gatinho começar com esse tipo de brincadeiras e o magoar, dê um grito "hãã" "não" e pare com a brincadeira, a demonstrar que ficou chateado. Isto fará com que ele se habitue que as brincadeiras tem limites.

Os gatos são animais especiais... :) são independentes, obstinados, curiosos e detestam receber ordens, mas também são muito meigos, leais para com os donos, ternos, dorminhocos e amigos para uma vida inteira.

Aproveite o seu gatinho! :D

Não sei se já comprou, mas existem troncos de corda nas lojas dos animais próprios para eles arranharem...ajuda, porque eles adoram afiar as unhas...
Mara10na
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2008 10:10 pm

quinta jun 19, 2008 12:01 pm

os 2 excelentes comentários acima descritos, no geral, resumem efectivamente todos os temperamentos e comportamentos dos gatos assim como a forma como os temos que educar de pequeninos.
Sublinho só que a partir das 6 semanas os gatinhos começam a treinar o seu instinto de caça e sobrevivência e que normalmente o fazem na companhia dos outros maninhos da ninhada.
ora não havendo nenhum maninho ao lado, claro que ele/ela irá treinar com as suas mãos pois transmitem-lhe os movimentos similares aos dos seus irmãos para que ele possa aprefeiçoar as técnicas de combate e caçam inerentes aos instintos da sua espécie.
são comportamentos normais que normalmente acabam por volta dos 3 ou 4 meses quando ele julga já ter treinado tudo.
a partir desse momento ele apenas brinca, também por instinto, pois já verificou que não precisará de caçar pra comer nem defender-se de perigos que ele verifica não existirem à sua volta.

Felicidades para ambos
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

sexta jun 20, 2008 12:09 am

Boa noite, a técnica da borrifadela com àgua no focinho cada vez que faziam algo errado, funcionou, não custa tentar. Não concordo com gritar com os gatos, mas isso é relativo há gatos e gatos.

Boa sorte
Responder

Voltar para “Gatos”