duvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jun 19, 2008 10:41 am

depassagem Escreveu:já tinha lido esse tópico mas averdade é que os meus pais não ligam muito a essa coisas. quando ela está doente sim damos-lhe todos os cuidados mas neste tipo de coisas é complicado. no outro dia falei sobre isso e a primeira coisa que ela me disse foi: e quanto é que isso custa?
a minha preocupação ée star a fazer uma coisa dessas sem que ela corra realmente perigo porque ela não anda na rua e não tem acesso a agatos (so desta vez :) )
e se alguma coisa corre mal? e se ela ainda fica mais molengona do que já é? e se deixa de brincar? percebem-me?
Medo toda a gente tem, mas os riscos da esterilização, existem mas são mínimos! Pessoalmente, não conheço nenhum caso de esterilização mal sucedida, até pode existir mas eu não conheço, e mesmo que exista deve ser meia dúzia num milhão. E mesmo que os seus pais não queiram pagar, tente você juntar dinheiro para a causa. Fui eu que paguei a castração ao meu gato e sou eu que vou pagar a esterilização à minha gata, assim que ela tiver idade para isso. E quanto ao "foi só desta vez", se aconteceu uma vez pode voltar a acontecer, e não se sabe sequer as consequências que o "foi só desta vez" teve ou irá ter na sua gata! :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jun 19, 2008 10:41 am

crazyboy Escreveu:
depassagem Escreveu:e mais uma coisa, não pensem que me estou a desculpar mas a verdade é que isto não depende só de mim... nem sei como convencer os meus pais (sim porque convencê-los a eles é mais dificil do que me convencer a mim lol)
Isso eu acredito bem, porque os meus pais também são muito teimosos (não na questão da esterilização, mas noutras). Mas se você perceber o que lhe estamos a tentar dizer, há uma série de argumentos, dicas, informações, conselhos que lhe podemos fornecer para tentar convencer os seus pais.

Consulte este tópico, que fala do assunto:
:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 73&start=0
Os meus pais disseram-me isto...
Queres um gato :?: Nós só lhe damos comida e areia, o resto arranjas tu, não penses que vamos andar a gastar dinheiro em veterinários :!:
Muito bem... Antes de a minha gata vir cá para casa já tinha dinheiro para a esterilização, dinheiro para as primeiras vacinas, dinheiro para as desparatizações... Enfim... Daqui a uns dias ela vai à vacina e sou eu que a vou pagar, com dinheiro que recebi nos meus anos :!:
No entanto... Com o crescimento da Luz os meus pais também se foram informando e este ano o meu pai até disse que pagava a vacina, mas eu, como me responsabilizei por isso, quero continuar a cumprir, mas sei que se por algum motivo precisar eles me ajudam :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
depassagem
Membro
Registado: quinta jun 12, 2008 1:02 pm

quinta jun 19, 2008 10:44 am

tambem sou eu que pago isso tudo... isso custará mais ou menos quanto? os gatos depois disso continuam a brincar e ser normais? quando digo normais é não se notar diferenças entre o antes e o depois
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jun 19, 2008 10:47 am

O facto de eles terem tendência tornar-se mais sedentários é verdade, mas é perfeitamente possível de se contornar isso, incentivando o animal a brincar. O meu gato é castrado e é ele que me vem chamar para a brincadeira e tamos horas na brincadeira, especialmente nas férias. Agora como ele tem a gata, também tem brincado imenso com ela.

Leia este tópico com todas as vantagens e esclarecimentos da esterilização, e pode ser que se convença:

:arrow: http://www.felinus.org/fileDump/FOLHETO ... IZACAO.pdf
Última edição por crazyboy em quinta jun 19, 2008 10:48 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
depassagem
Membro

quinta jun 19, 2008 10:48 am

é que a bea já é muito sedentária se depois disso ela ainda ficar pior...
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 10:48 am

depassagem Escreveu:e se alguma coisa corre mal? e se ela ainda fica mais molengona do que já é? e se deixa de brincar? percebem-me?
eu também tinha esses medos todos, no dia da esterilização dela até chorei, mas correu tudo bem... a esterilização é uma operação quase sem riscos, já é uma operação "normal" e eles recuperam rápidamente, aliás, a minha gata, no dia seguinte à esterilização já corria, já saltava, já brincava, estava a 100% (sem exagero) :!:
e há gatas que ficam mais calmas, e há gatas que não ficam :!: a minha Luz continua a mesma tola de sempre, acho que após a operação ainda ficou mais maluca :lol:
elas nunca vão deixar de brincar por terem sido castradas... os gatos são brincalhões por natureza :!:
um exemplo... os gatos da minha tia têm 9 anos... com a esterilização a gata ficou mais calma (mas ela também foi sempre muito mansa), o gato continuou a mesma peste de sempre, com 9 anos gostam de mimo, gostam de brincar, correm, saltam, a gata persegue cães :lol: são gatos e não o deixaram de ser por causa da castração :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 10:55 am

depassagem Escreveu:tambem sou eu que pago isso tudo... isso custará mais ou menos quanto?
A esterilização da minha custou cerca de 85€... mas sei que isso varia de vet para vet, assim como varia o método da esterilização... a operação pode chegar até 150€... é questão de se informar aí pelos veterinários da zona :wink:
depassagem
Membro

quinta jun 19, 2008 11:01 am

pois infelizmente onde eu vivo só há um e não desfazendo nas capacidades dele a verdade é que a experiencia não deve ser tanta como numa grande cidade daí eu tambem ter um certo receio.
ela depois tem de lá ficar um dia ou dois não é?
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 11:30 am

depassagem Escreveu:pois infelizmente onde eu vivo só há um e não desfazendo nas capacidades dele a verdade é que a experiencia não deve ser tanta como numa grande cidade daí eu tambem ter um certo receio.
ela depois tem de lá ficar um dia ou dois não é?
Depende do veterinário... depende do método usado :!:
Eu levei a minha gata de manhã e trouxe-a para casa à noite... Mas há veterinários que preferem ficar com eles durante a noite após a esterilização...

Bem...
Se ele é vet é porque estudou para isso... E eles treinam antes de ter uma clinica à responsabilidade deles... trabalhar com animais não é brincadeira :!:
Não custa nada falar com ele e pedir informações sobre como faz a esterilização... :wink:

EDIT: correcção de um erro ortográfico :oops:
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quinta jun 19, 2008 12:38 pm

depassagem, receios há-os sempre. Faça como a moreirinha disse informe-se com o vet, fale com ele. Se achar que o preço da castração/ esterilização é muito caro informe-se de seguros de saúde para animais. Já foi um assunto aqui debatido na arca: o valor anual é relativamente baixo e cobrem intervenções cirúrgicas como castrações/ esterilizações e outras daquelas que esperamos que não sejam nunca necessárias. Não cobrem vacinas mas têm muitas vantagens. Aí convém se calhar informares-te com os teus pais ou pesquisa bem e propõe isso. Se tiveres algum dinheiro de parte era boa ideia isso amolece um pouco os pais, até porque percebem que tens algum sentido de responsabilidade pela gata. Quanto ao factor custo podes sempre dizer que se a gata não for operada, mesmo sem tomar pílula, corre um grande risco de desenvolver tumores ou cancro nas zonas removidas na dita operação. E isso, além de fazer a gata sofrer, sai caro. Muito mais que uma esterilização. Já para não falar noutros riscos. Quanto ao pós-operatório elas recuperam bem. Quando muito ficam um dia ou dois mais "abananadas" por causa da anestesia e do penso ou assim.Mas tudo passa. E quanto a brincadeiras ainda não vi um gato que quando convidado para a brincadeira não brinque ;) mesmo com alguma idade... Castrado ou não! :)

Quanto à procura de gatos assim, bem, não sei onde vives mas diz a essas pessoas, gentilmente claro, se não querem ir a um sábado ou domingo, ou dia de semana whatever, passear à União zoolófila. Ao albergue. Se gostam de gatos lá encontram de certeza. E nesta altura do ano ainda há muitos gatinhos fofos para adoptar. Se querem ter um gato apenas porque tem o pelo longo e focinho achatado não gostam do animal, gostam do status de ter o animal "diferente" e isso pode mudar; imagina que a moda será depois ter pinchers? 'Bora p'ós pinchers e os gatos que se desenrasquem. Isto só para que percebas que o mundo por vezes não é assim tão rosa quanto o queres ver. Isto sem alarmismos, ainda há pessoas que não farão nada do mencionado acima.

Outra coisa, ninguém tem nada contra gatos surdos e/ ou brancos. Apenas, como se vêm gatos abandonados todos os dias, pensamos que se esses passam pela infelicidade de o serem correm muitos riscos. Além disso muitos gatos brancos têm um risco maior de carcinomas se apanharem muito sol. E seja em casa ou na rua, isso não é bom (além de não o ser para o animal, o dono também vê a carteira a esvaziar). Resumindo: informa-te, na net, com um vet, não interessa. Nem que mais não seja ficas informada sobre o assunto. E olha que há muita gente por aí que não o está. Há um site bom que informa sobre a esterilização, será bom para mostrares aos teus pais: http://www.esteriliza-me.org/porque_esterilizar ;) cada "separador" tem informação muito útil...

E não te quero alarmar, quero informar-te ;) e desculpem o texto longo...
Isa.
depassagem
Membro

quinta jun 19, 2008 1:13 pm

obrigada isa vou ter isso em conta
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jun 19, 2008 2:43 pm

depassagem Escreveu:Na minha maneira de ver desde que eu consiga arranjar pessoas com capacidade para cuidar deles não há problema nenhum. Eu não vejo essas coisas dessa forma posso estar muito errada mas sempre pensei assim. se eu engravidar e se chamarem isso de uma gravidez irresponsável não é por isso que eu vou ter de fazer uma operação para nunca mais ter filhos desde que os trate bem.
Uma coisa que me “feriu” foi a mensagem de “dinodane”. Não me importa se são surdos ou não e não devia importar a ninguém afinal tenho uma gata surda á 4 anos adoro-a toda a gente a adora e toda a gente a entende, isso não tem qualquer tipo de influencia.
Outra coisa que não me interessa minimamente, como já disse, é o facto de ser pura ou não. Que me interessa ganhar dinheiro a vender gatos sabe se lá para quem, só para ganhar dinheiro? O que me interessa é que pessoas civilizadas e com conhecimentos e capacidades possam e saibam cuidar deles se são persas ou não, não interessa… são lindos e pronto!
Não digo ter criações atrás de criações pois afinal tenho a bea á 4 anos e só engravidou desta vez. Como ela está sempre em casa por dois ou três dias nada custa aturar os berros dela e guardá-la um pouco mais durante o cio se alguma coisa correr mal não é o fim do mundo é o ciclo da vida. A única coisa que me preocupa é ela poder ter alguma doença mas com uma esterilização nada me garante que mesmo assim ela não tenha contacto com outros gatos e possa apanhar doenças…
Entendem-me? Será que estou assim tão errada? Pode ser que com outros pontos de vista mude a minha opinião mas sinceramente por enquanto é assim que eu penso
e como pode ter tanta certeza sobre as intenções dos futuros donos? põe as mãos no lume por alguém? eu não ponho. mesmo eu que tento que nada lhes falte, um dia posso falhar. aliás, toda a gente sabe que o país está de pantanas. o dinheiro não chega para comer. acha muito fácil aparecerem pessoas dispostas a privarem-se, muitas vezes de tudo, para cuidar bem de um animal? a alimentação como deve ser, não é barata. junte-se a isso as despesas do vet. e quando o animal vai para velho, pior.
sobre a surdez.... estou numa zona onde há uma grande incidência da doença xfrágil. é uma espécie de paralisia cerebral. os pais, se calhar, não se importam de ter filhos assim. mas porquê traze-los ao mundo? o mesmo acontece com todas as doenças genéticas. ainda para mais deixar um gato surdo sair de casa. está bonito, está
anjjazul
vandoxa
Membro Veterano
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm

quinta jun 19, 2008 3:40 pm

anjjazul, a surdez para a depassagem é um mal menor...
Não sabe a gravidade do problema enfim...
Que alguém lhe abra os olhos, porque está complicado...é tudo um mar de rosas para ela
depassagem
Membro

quinta jun 19, 2008 4:53 pm

felizmente que alguem ainda consegue ver o lado bom das coisas. se eu vivesse numa grande cidade a surdez seria sim um grande problema como não vivo não mudo esta minha ideia...
depassagem
Membro

quinta jun 19, 2008 4:58 pm

anjjazul Escreveu:
e como pode ter tanta certeza sobre as intenções dos futuros donos? põe as mãos no lume por alguém? eu não ponho. mesmo eu que tento que nada lhes falte, um dia posso falhar. aliás, toda a gente sabe que o país está de pantanas. o dinheiro não chega para comer. acha muito fácil aparecerem pessoas dispostas a privarem-se, muitas vezes de tudo, para cuidar bem de um animal? a alimentação como deve ser, não é barata. junte-se a isso as despesas do vet. e quando o animal vai para velho, pior.
sobre a surdez.... estou numa zona onde há uma grande incidência da doença xfrágil. é uma espécie de paralisia cerebral. os pais, se calhar, não se importam de ter filhos assim. mas porquê traze-los ao mundo? o mesmo acontece com todas as doenças genéticas. ainda para mais deixar um gato surdo sair de casa. está bonito, está
por aquelas pessoas a quem vou dar os gatinhos ponho...
Responder

Voltar para “Gatos”