Qual é a raça dele? Ajuda...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta jun 20, 2008 6:20 pm

Defenitivamente que aqueles tufos lembram os bosques. pode ser "rafeiro" mas terá de certeza sangue de bosques! porque aqueles tufos não são de europeu de pelo longo/semi-longo e o peso não vem do lado europeu não.

agora de persa não tem nada!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jun 20, 2008 7:22 pm

O gatinho efectivamente parece um Bosque da Noruega, mas pode bem ser um Persa de linha antiga. Pode inclusivamente ser filho de Persas tipados e sair com esta fisionomia, sendo portanto um exemplar de companhia.

Suponho que não tenha pedigree, ou nele viria claramente inscrita a raça.

Se realmente quer saber se ele é Persa ou não, o melhor é colocar uma foto mais actual e mais próxima.
Catybr
Membro Júnior
Registado: segunda fev 11, 2008 5:40 pm

sábado jun 21, 2008 6:47 pm

Boas
De facto, n tem pedigree. As fotos q coloquei ontem foram tiradas nas últimas 3 semanas, +-. Vou ver se consigo tirar uma mais próxima, mas como tou c 1 braço engessado n consigo prometer grande foto, se bem que o modelo ajuda ;)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado jun 21, 2008 7:45 pm

Mas é apenas por curiosidade que faz a pergunta certo?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Catybr
Membro Júnior

sábado jun 21, 2008 8:48 pm

Boas
Sim, é por curiosidade. É claro q n me agrada o facto de ter pago por um Persa e poder vir a descobrir q n o é, mas isso é secundário. O Mickey é uma das "coisas" mais importts na minha vida, surgiu qdo eu + precisava e considero-me sortuda por tê-lo na minha vida - é um gato meigo, divertido, lindo... enfim... dá cor aos meus dias... qdo o vi apaixonei-me logo e disse q não conseguia voltar para casa sem ele, mm com o "perigo" q pode representar n ter o LOP. A vendedora garante q é filho de Persas, sendo apenas menos tipado.
:wink:
lagutrop
Membro Veterano

sábado jun 21, 2008 9:22 pm

E vai ser esterilizado e não fazer bebés peludos pois não?

Desculpe lá a pergunta mas, nem imagina a quantidade de pessoas que, pensando ter um animal de uma determinada raça, resolve procriar.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Catybr
Membro Júnior

sábado jun 21, 2008 9:46 pm

A castração já está marcada.

Percebo a sua pergta, já tenho visto fóruns aqui q abordam essa questão. Apesar de perceber a preocupação à volta deste tema, tenho de admitir q a sua pergta me incomodou. Qdo trouxe o Mickey para casa não tinha ideias de me tornar criadora amadora e admito que não tenho opinião formada a respeito da procriação dos nossos animais domésticos, pois mtas vezes isso n significa q as crias (ou mm os pais) vão ser abandonadas e podem até ser melhor tratadas do que junto de alguns criadores (n estou, de modo algum a generalizar e n pretendo ofender ninguém). De qq modo, pareceu-me um pouco paternalista...

De notar q n gostaria q este fórum mudasse de tema - a castração ou não é um tema q já é abordd noutros fóruns. Mais uma vez, agradeço a vossa opinião.
lagutrop
Membro Veterano

sábado jun 21, 2008 10:00 pm

Não foi minha intenção ofender.
Aliás se reparar acho que fui até a 1ª pessoa a responder-lhe.
Mas, não direi mais nada.

<p>&nbsp;</p>
Catybr
Membro Júnior

sábado jun 21, 2008 10:11 pm

Não fiquei ofendida, de modo nenhum. Apenas não concordei com a forma como a questão foi abordada. Sei q foi a 1ª pessoa a responder e agradeço imenso as suas intervenções - as q fez e as que, espero, venha a fazer, se assim entender :wink:
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sábado jun 21, 2008 10:20 pm

O gatinho é lindo, pode ter persa, bosques de Noruega, europeu comum,.. sei lá. Sem LOP não se sabe. Pode ter herdado mais caracteristicas morfológicas de uma raça, mas genéticamente nunca saberemos.

É lindo, se estiver muito interessado pode frequentar uma exposição e pedir uma opinião informal a um juiz, é quem me parece mais capaz de responder à sua dúvida.
Vivendo e aprendendo
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

sábado jun 21, 2008 10:57 pm

5 meses e 3,100 até nem é muito fora do comum. O meu que é um SRD aos 6 meses pesava 4 kg, só que é um gatucho bem grande (agora está um pouco grande para os lados :lol: ) mas a opinião do Vet é que o peso ideal para o meu SRD será 6 kgs.

Isto do peso é relativo e não indica a raça do gatinho. :wink:
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

domingo jun 22, 2008 2:04 am

Depois de o ver de perfil quase de certeza cruza de Persa com Bosques (ou mais qualquer coisa) e esses olhos muito redondos, algo afastados... Os dos Bosques tendem a ser mais amendoados e obliquos (as patas traseiras tb são mais longas que as dianteiras e o corpo é algo rectangular e não quadrado como nos persas)
O pelo dos Bosques é normalmente mais "gorduroso", tem duas camadas distintas e requer menos cuidados (1 a 2x/semana).
Se não tem necessitado de cuidados por aí além com o pelo e este não tem formado nós, de persa deve ter herdado pouco... O que até é bom ;)

Seja o que for, é um gato lindo, apenas tem de ter em atenção o facto de que se tiver "sangue" de uma raça de grande porte deverá dar ração kitten durante mais de um ano, pois atingem a maturidade e o tamanho adulto mais tarde (até ano e meio ou mesmo dois anos).

Cumprimentos Cordiais ( e goze bem o bichano, que os primeiros meses passam a correr!)
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jun 22, 2008 11:00 am

o gato é realmente lindo, mas a dona é mais uma ingénua que comprou gato por lebre!!! :roll:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jun 23, 2008 7:35 pm

Para já não ponho de parte a hipótese de ser Persa.

Posso afiançar que já vi Persas em concurso que eu própria (criadora de Persas) perguntei a amigos se não seriam Bosques da Noruega. E garanto que não estava a ser irónica.

Algumas (raras) pessoas ainda aparecem muito de vez em quando com exemplares de linha antiga.

E a verdade é que todos os Persas actuais descendem da tal linha antiga. Por isso o aparecimento de um narigudito nas ninhadas é mais do que normal. Mas quando os pais são de linha actual, os exemplares de companhia tendem a não apresentar um focinho tão pronunciado e o que nós chamamos "ter nariz" é na realidade apresentar um narizito mais saído mas arredondado.
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

terça jun 24, 2008 1:19 am

WaterMonitor Escreveu:
E a verdade é que todos os Persas actuais descendem da tal linha antiga. Por isso o aparecimento de um narigudito nas ninhadas é mais do que normal.
Sempre a aprender...
Responder

Voltar para “Gatos”