PASSEAR GATOS!!??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

sexta jun 27, 2008 4:24 pm

Sou inexperiente em gatinhos.No entanto questiono,visto os felinos serem bem activos,até treparem.Nunca vi ninguém a passear um gato. Vejo pessoas com cães nos Jardins, Nos passeios na marginal á beira mar, na Praia. E gatos nada... Nada..Ninguem com gatos na Rua...

Tadinhos não mereciam passeios e Sol??
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jun 27, 2008 4:47 pm

Não.

1º os gatos não gostam de andar de trela

2º correm sempre risco de vida se aparecer algum cão

3º podem apanhar apenas por andar no chão doenças de outros gatos
para as quais nem há vacina

4º não há necessidade

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sexta jun 27, 2008 4:52 pm

Já para não falar que o seu gatinho (que a propósito, é um amor :D ) é todo branquinho, ou seja corre imensos riscos de contrair cancro (carcinoma espino-celular) ao estar exposto às radiações solares. Desta forma, deve evitar qualquer exposição do seu gato ao sol, por muito que ele goste! :wink:

Aconselho-o a ler o seguinte folheto, que informa sobre esta terrível doença:
:arrow: http://www.felinus.org/fileDump/FolhetoCarcinoma.pdf
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jun 27, 2008 5:37 pm

Eu já experimentei e não aconselho... :|
A minha gata tinha cerca de 1 mês e meio e, mesmo assim, eu cheguei a casa toda arranhada :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 27, 2008 5:47 pm

imas,

Já percebi que é inexperiente em gatinhos e recente usuário deste forum mas isso não invalida de em vez de colocar questões para as quais existem 1001 tópicos com a mesma questão e resposta, fazer uso do "botanito" lá em cima que diz "pesquisar" que foi o que acabei de fazer para ir rebuscar uma resposta para o elucidar... :wink:
Neste forum existe muita informação disponível para os "inexperientes". É só uma questão de dar aos dedinhos... mas para pesquisar.

No entanto, aqui vai parte do resultado da minha pesquisa:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... a&start=30

leonildecarvalho Escreveu:O que pode acontecer quando se coloca um peitoral ou até uma trela simples a um gato :roll:
Está na primeira cena do vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=CsPaVEgdRsg

Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 27, 2008 6:52 pm

Há que perceber que o cão e o gato são animais muito diferentes na sua natureza. O cão é um animal gregário, sociável e de matilha, o gato é um felino, é um ser mais reservado, furtivo, caçador solitário na Natureza.

Logo não se pode querer que um gato possa ser "treinado" como se de um cão se tratasse e os passeios pela trela são uma das coisas que não são "compatíveis" com os gatos, embora haja raras excepções.

:wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nadea
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 6:16 pm

sexta jun 27, 2008 7:56 pm

Bem, eu também gostava muito muito, e conheço quem passeie a gatinha. Mas sinceramente, não aconselho. É preciso ter um gato mesmo muito especial como essa que conheço que se comporta como um autêntico cão :lol: no entando eu nunca correria esse risco, pois na rua existem imensas doenças para as quais nem existem vacinas para gatos. Primeiro está o bem estar da minha menina, e a sua saúde. Ela tem o direito a tar em casa, acesso ao terraço, e a idas ao vet e a casa dos meus avós de transportadora claro. Ainda não posso ir passear o meu Chopper a rua, mas sei que mesmo no terraço ele não se comporta como a Matias, porque um é mesmo cão, e a outra é mesmo gata. Têm temperamentos diferentes, e enquanto o Chopper na rua quer ir para o chao ver tudo, cheirar tudo, a minha Matias mal sai a rua na transportadora encolhe se toda com muito muito medo dos barulhos das pessoas.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta jun 27, 2008 10:47 pm

Além de que a um gato não se consegue dizer não ou espera, eles limitam-se a exigir e miam, miam... :wink:
Vivendo e aprendendo
Deckard
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 9:06 pm

sábado jun 28, 2008 5:02 pm

Quais são as doenças que existem na rua, para as quais não existem vacinas ou tratamentos? Essas doenças que fala são aquelas que não existe nenhum contacto com outros animais?
Manter um gato em casa durante toda a sua vida não vai permitir que ele ganhe defesas, anti corpos, às inumeras doenças que existem...
E quem disse que um gato não gosta de passear na rua de trela... basta habitua-lo desde pequeno, o meu gosta, tb não é um percurso grande, vamos até ao jardim,... ele rebola na relva e anda smp à cuca de insectos... claro que não é nenhum cão, nem se comporta como tal... mas se existirem condições para isso, vale a pena... :D
Ah e o meu Ticão é Branco de olhos azuis... ele pode ir à rua, pode apanhar sol... não deve é ficar ao sol... tb qd vou com ele à rua é ao final do dia.
Aconselho trelas peitorais, experimente primeiro em casa, dps vá aos poucos com ele à rua... ao final da tarde, qd está tudo mais calmo e se tiver um jardim proximo é uma boa ideia ir com ele lá... tenha é atenção com os cães... normalmente não há problema, mas nunca se sabe.

Nota: Já sei que vão-me chatear por causa desta minha resposta, mas eu não resisto... não sou assim tão quadrada... :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado jun 28, 2008 10:12 pm

Uma das doenças que ele pode apanhar na rua é o PIF, Peritonite Infecciosa Felina.

Faça uma pesquisa para ver o que é.

Quanto a rebolar-se na relva, tenha atenção a que não tenham lá posto nenhum pesticida.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Fsetter
Membro Veterano
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sábado jun 28, 2008 10:31 pm

Deckard Escreveu:tenha é atenção com os cães... normalmente não há problema, mas nunca se sabe.
O normal é haver problemas, e não o contrário. Mesmo que o gato esteja habituado a cães, o mesmo não se pode dizer de cães que se venha a encontrar. E um gato assustado é dificílimo de controlar, muito menos num espaço aberto.
souto
Membro Júnior
Registado: domingo set 07, 2003 9:54 am

segunda jun 30, 2008 10:27 am

olá Imas,
o teu gatinho é super fofo.
quanto aos passeios, não aconselho.se tiver uma casa com jardim e habitua-lo a lá passear tudo bem mas na rua é muito complicado porque embora os gatos sejam mt curiosos preferem estar em casa a ver a rua pela janela.
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sábado jul 05, 2008 11:30 am

O meu gato adoro ir a rua e não se importa nada de andar de trela ;).

Eu também que eles merecem passear e sair um bocado de casa onde estão sempre trancados :S.
Por isso levo o meu a rua de vez em quando ;).

Eles tem é de ser habituados a trela desde pequenos, porque em adulto é muito dificil de os habituar ;).
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sábado jul 05, 2008 11:40 am

Quanto ao facto de o seu gatinho ser branco é derdade que tem de ter muito cuidado para ele não apanhar muito sol.

Quanto ao video é um bocado estranho, em vez de agarrarem o gato logo de uma vez deixam-no andar ali as voltas a sofucar-se :S... é normal k ele se enervasse ainda mais e lhe mordesse.
Não o agarraram porque tinham medo dele, se não tivessem nunca acontecia uma situação tao grave :S. Eu acho que nunca devemos ter medo dos nossos animais, mesmo que um dia eles nos arranhem ou mordam temos de reagir, senão é muito pior !!
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

domingo jul 06, 2008 2:31 pm

Olha cara, eu não aconselho passear com um gato.
No quintal ou área do prédio até vai (se não tiver nenhum cão por perto latindo ou passeando na frente).
Então se não morrar em um "paraíso" sem cães, carros, motos, bicicletas, crianças correndo, etc e tiver um gato extremamente calmo que não goste de explorar pode até ser que valha o risco de tentar.

Mas o que pesa é a questão higiênica mesmo.
São muitas doenças e/ou parasitas que podem pegar e/ou trazer para dentro de casa.

Claro que tem gente que faz:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=felizes

Mas acho que não seja uma atitude minimamente responsável.
Que nem aqueles partidários do PETA que soltam animais que não sabem se virar na natureza para que possam "morrer em liberdade" (literalmente morrer!!).
Responder

Voltar para “Gatos”