FELV
Moderador: mcerqueira
Fui ao VET com o meu gatinho de 3 meses levar a segunda Corisa, Ao mesmo tempo pedi para fazer o TESTE FIV e FELV...
Surpresa...O marcador do Fiv deu um traçinho,ou eja Negativo...Mas o Felv deu um traçinho mais um..Apesar de o segundo não estar bem defenido..Mto sumido..
O médico disse para repetir daqui a três semanas..Poderá ser um falso positivo a FELV???
Será + eficiente a analise em laboratório k os kits?
Surpresa...O marcador do Fiv deu um traçinho,ou eja Negativo...Mas o Felv deu um traçinho mais um..Apesar de o segundo não estar bem defenido..Mto sumido..
O médico disse para repetir daqui a três semanas..Poderá ser um falso positivo a FELV???
Será + eficiente a analise em laboratório k os kits?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ah, "rico Vet"
´" é só enfardar"
Com que então, um Vet a fazer testes de FIV e FELV a uma cria com 3 meses, hein?
Conselho:
Mude de Vet
Leo

Com que então, um Vet a fazer testes de FIV e FELV a uma cria com 3 meses, hein?

Conselho:
Mude de Vet
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
ELE TEM 4 MESES QSE... ENTÃO PARA LEVAR A VACINA DO FELV É COM K IDADE? 1 ANO??????leonildecarvalho Escreveu:Ah, "rico Vet"![]()
´" é só enfardar"
![]()
![]()
Com que então, um Vet a fazer testes de FIV e FELV a uma cria com 3 meses, hein?![]()
Conselho:
Mude de Vet
Leo

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
a vacina não é para tratar a leucose, é para prevenir, por isso acho que podem levar a vacina desde cedo, a minha levou a primeira vacina com 2 meses e nessa altura a vet ía dar-lhe a vacina para FELV, se fosse necessário, mas não foi e a minha gata nunca levou essa vacina!imas Escreveu:ELE TEM 4 MESES QSE... ENTÃO PARA LEVAR A VACINA DO FELV É COM K IDADE? 1 ANO??????
acho que o que a Leonilde quis dizer é que não se faz esses testes a gatinhos tão pequenos...
mas isso eu também não sei

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am
Nem mais!leonildecarvalho Escreveu:Ah, "rico Vet"![]()
´" é só enfardar"
![]()
![]()
Com que então, um Vet a fazer testes de FIV e FELV a uma cria com 3 meses, hein?![]()
Conselho:
Mude de Vet
Leo
A minha Nini, apesar de ser de um grupo de risco, somente fez esses testes aos 7 meses, porque contraiu uma gengivite crónica (um dos sintomas) e tem a chamada "constipação dos gatos"( desculpem mas não me lembro do nome científico da doença).
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
será coriza!?Caisi Escreveu:tem a chamada "constipação dos gatos"( desculpem mas não me lembro do nome científico da doença).
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Não tenho a certeza, mas penso que os testes são realizados por volta dos 6 meses e a vacina de preveção do felv só pode ser admnistrada após o resultado dos testes, se der negativo.mOreirinha01 Escreveu:a vacina não é para tratar a leucose, é para prevenir, por isso acho que podem levar a vacina desde cedo, a minha levou a primeira vacina com 2 meses e nessa altura a vet ía dar-lhe a vacina para FELV, se fosse necessário, mas não foi e a minha gata nunca levou essa vacina!imas Escreveu:ELE TEM 4 MESES QSE... ENTÃO PARA LEVAR A VACINA DO FELV É COM K IDADE? 1 ANO??????
Os testes de laboratório são mais fiáveis.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Também já fui enganada com uma cria de 2,5 meses, deixei de lá ir, foi o que eu fiz. E era ele bem conceituado.leonildecarvalho Escreveu:Ah, "rico Vet"![]()
´" é só enfardar"
![]()
![]()
Conselho:
Mude de Vet
Leo
-
- Membro Veterano
Exactamente!mOreirinha01 Escreveu:será coriza!?Caisi Escreveu:tem a chamada "constipação dos gatos"( desculpem mas não me lembro do nome científico da doença).
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mai 26, 2008 11:52 pm
A Leo tem razão.
Por norma não se fazem testes em gatitos antes dos 6 meses por estes serem inconclusivos, segundo sei, principalmente no caso do FIV.
Assim, ao aceitar fazer-lhe o teste, esse seu veterinário andou apenas atrás do $, em minha opinião.
Por norma não se fazem testes em gatitos antes dos 6 meses por estes serem inconclusivos, segundo sei, principalmente no caso do FIV.
Assim, ao aceitar fazer-lhe o teste, esse seu veterinário andou apenas atrás do $, em minha opinião.
Ricardo Mota
www.MyAgelTeam.org - A SUA equipa Agel!
www.MyAgelTeam.org - A SUA equipa Agel!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
E já agora, qualquer vet sugere repetir ao mim de 1 mês no minimo ou mais, agora de 3 semanas???
É mesmo para ganhar dinheiro.
É mesmo para ganhar dinheiro.
<p>Animais para adopção: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
-
- Registado: sábado jul 05, 2008 3:41 pm
Os testes rápidos do FeLV são mais fidedignos se realizados após os anticorpos maternos saírem de circulação do gatinho, facto que acontece entre os 4-5 meses, como máximo.
Contudo, quando este tem proveniência desconhecida (gato adoptado ou gato de rua"), estes testes podem e devem ser realizados assim que possível. Se negativos, não há necessidade de repetir e o gatinho pode ser introduzido em casa em contacto com outros gatos. Não tendo a mãe anticorpos para FIV, só muito dificilmente estará contaminada, bem como a sua ninhada. No caso do FeLV, este teste detecta a presença do vírus. Se negativo aos 3 meses, é porque é negativo.
Os testes rápidos são bastante fidedignos: a sua sensibilidade e especificidade na detecção do vírus do FeLV e nos Anticorpos de FIV é superior a 95%, o que é bastante aceitável para um teste. Só em casos de dúvida e em caso de doença se deve recorrer a outros testes laboratoriais, os quais também não são 100% exactos; existem formas de apresentação clínica desta doença que só com tecnicas que recorrem à detecção do ADN dos vírus noutros tecidos e localizações (nomeadamente o PCR em real-time) permitem um diagnóstico definitivo.
Contudo, quando este tem proveniência desconhecida (gato adoptado ou gato de rua"), estes testes podem e devem ser realizados assim que possível. Se negativos, não há necessidade de repetir e o gatinho pode ser introduzido em casa em contacto com outros gatos. Não tendo a mãe anticorpos para FIV, só muito dificilmente estará contaminada, bem como a sua ninhada. No caso do FeLV, este teste detecta a presença do vírus. Se negativo aos 3 meses, é porque é negativo.
Os testes rápidos são bastante fidedignos: a sua sensibilidade e especificidade na detecção do vírus do FeLV e nos Anticorpos de FIV é superior a 95%, o que é bastante aceitável para um teste. Só em casos de dúvida e em caso de doença se deve recorrer a outros testes laboratoriais, os quais também não são 100% exactos; existem formas de apresentação clínica desta doença que só com tecnicas que recorrem à detecção do ADN dos vírus noutros tecidos e localizações (nomeadamente o PCR em real-time) permitem um diagnóstico definitivo.
Última edição por sophia9999 em sábado jul 05, 2008 4:06 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Sophia9999, vê-se que percebe do assunto, obrigada pela explicação detalhada. 

-
- Registado: sábado jul 05, 2008 3:41 pm
No que diz respeito à vacinação para estas doenças:
- já há um par de anos que existe vacina para o FIV comercializada nos USA; contudo, a sua utilização ainda é controversa uma vez que interfere com os testes de diagnóstico;
- no caso do FeLV, estima-se que cerca de 1 em cada 10.000 gatos vacinados possa desenvolver, passados anos, fibrossarcoma vacinal, tumor maligno e extensamente invasivo. Não só por esse motivo, mas principalmente porque é uma doença unica e exclusivamente transmitida pelo contacto íntimo entre os gatos (mordeduras, coito, arranhadelas), a vacinação encontra-se recomendada apenas nos gatos com acesso ao exterior, onde possam contactar com outro, ou naqueles que convivam com gatos portadores do vírus da leucemia felina.
- já há um par de anos que existe vacina para o FIV comercializada nos USA; contudo, a sua utilização ainda é controversa uma vez que interfere com os testes de diagnóstico;
- no caso do FeLV, estima-se que cerca de 1 em cada 10.000 gatos vacinados possa desenvolver, passados anos, fibrossarcoma vacinal, tumor maligno e extensamente invasivo. Não só por esse motivo, mas principalmente porque é uma doença unica e exclusivamente transmitida pelo contacto íntimo entre os gatos (mordeduras, coito, arranhadelas), a vacinação encontra-se recomendada apenas nos gatos com acesso ao exterior, onde possam contactar com outro, ou naqueles que convivam com gatos portadores do vírus da leucemia felina.