VEM AÍ UM NOVO GATINHO,E AGORA???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sjones
Registado: sexta jun 27, 2008 2:54 pm

sábado jul 05, 2008 12:36 pm

O Sebastião tem 2anos e é o rei da casa!!!
Agora o meu namorado encontrou recentemente um gatinho que estava abandonado na rua (aproximadamente 2meses)e pediu-me para ficarmos com ele...
Eu não resisti àquele olhar ternurento e disse-lhe que sim,só que estou com medo da reacção do Sebastião...
Como os devo apresentar um ao outro?
Que cuidados devo ter cá em casa?

AJUDEM-ME PORQUE NÃO SEI MESMO O QUE FAZER...
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

sábado jul 05, 2008 1:29 pm

Olá,

Um truque que uma vez ouvi e já aqui partilhei é o seguinte: Pegue num paninho molhado passe pelo gatinho que vem para sua casa mas antes da sua chegada. Depois passe esse paninho pelos sitios que o gato mais usa como por exemplo um sofa, o arranhador enfim um pouco por toda a casa. Deste modo o seu gato vai tendo conhecimento do cheiro do novo gatinho e não responderá tao mal a sua chegada. Depois vá tentando apresentar um ao outro e ver como reagem...
<strong>Ana</strong>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado jul 05, 2008 1:52 pm

Deve antes de fazer as apresentações passar no vet para ver se o gatinho está de saude, fazer a desparasitação e o plano de vacinas.

Eu nunca junto nenhum novo aos residentes logo e vou contar como faço.

O novo fica confinado a uma divisão com a porta sempre fechada, areão e comida por uns dias.
Durante esse tempo, alguma doença que ainda esteja a incubar, com por exemplo a coriza, pode manifestar-se sem perigos para os outros.

Claro que os outros sentem um gato novo em casa e há cheiros por debaixo da porta.

Passado esse periodo, abro a porta e deixo que os outros entrem um bocadito e ele saia.
Mas sempre com vigilância e sobretudo muita calma.

Nessa altura, o areão continua separado mas mostro ao novo onde está o dos outros e aos antigos o do novo.

Começo tambem a levar o comedouro do novo para ao ´pé do dos outros .

Há sempre umas bufadelas e umas patadas portanto, nos 1º dias de porta aberta, fecho-a durante a noite ou quando tenho de sair de casa.

Atenção para nunca ralhar aos residentes.
Afinal eles estão a ser invadidos na sua casa.

Conforme se vão habituando uns aos outros vou aproximando o areão todos os dias mais um bocado até estar junto com o dos outros e passarem a partilhar.

É sempre preciso pensar que vai demorar algum tempo, deixá-los um bocadito á vontade para definirem as suas proprias hierarquias e não ficar assustado com as "más caras" do inicio.

Bolas, escrevi um testamento!

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sábado jul 05, 2008 2:02 pm

Chega a casa com o novo gato na transportadora, reza uns pais nossos e avé marias e abre a porta.

Quando os gatos se pegarem á porrada não se meta.

Esta é a técnica que agora utilizo para apresentar os novos animais. O meu gato mais dominante não gosta e demora a aceitar "intrusos" os outros 2 já se estão a lixar.

A cadela é nova quer é brincadeira e passa mais tempo no exterior, pelo que pouco ou nada lhe interessa o que se passa no gatil em que se transformou a minha casa.
lagutrop
Membro Veterano

sábado jul 05, 2008 2:32 pm

amus Escreveu:Chega a casa com o novo gato na transportadora, reza uns pais nossos e avé marias e abre a porta.

Esta é a técnica que agora utilizo para apresentar os novos animais. O meu gato mais dominante não gosta e demora a aceitar "intrusos" os outros 2 já se estão a lixar.

A cadela é nova quer é brincadeira e passa mais tempo no exterior, pelo que pouco ou nada lhe interessa o que se passa no gatil em que se transformou a minha casa.
:lol: :lol: :lol: :lol:

Depois do 3º passa a ser tudo ao molhe e fé em Deus certo?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

sábado jul 05, 2008 7:40 pm

olha passei por essa experiencia a pouco tempo, o meu tommy era o rei e tem 3 anos e fui buscar outro com 1 mes e meio =)

Tirei o pequenino e com ele ao colo mostrei-o ao grande..bem a diferencça de tamanhos era abismal... o grande ao principio nem sabia bem o k era akele piolho lol.
mantive o pequenino a dormir numa divisão à parte nos primeiros dias só para ficar descansada..mas passado uns dias deram-se logo bem, o tommy adoptou o pequenino completamente, nunca pus nenhum de parte por isso o mais velho nunca teve ciumes.
amus
Membro Veterano

domingo jul 06, 2008 3:41 pm

lagutrop Escreveu:
amus Escreveu:Chega a casa com o novo gato na transportadora, reza uns pais nossos e avé marias e abre a porta.

Completamente :lol:

Se o desgraçado que me foi devolvido tivesse o azar de vir cá pra casa já estava misturado :D

Como sei que vão haver próximos, com esses nem vou ter atenção. Chegam juntam-se e fico com os sobreviventes. 8)
MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

domingo jul 06, 2008 5:03 pm

amus Escreveu:
lagutrop Escreveu:

Completamente :lol:

Se o desgraçado que me foi devolvido tivesse o azar de vir cá pra casa já estava misturado :D

Como sei que vão haver próximos, com esses nem vou ter atenção. Chegam juntam-se e fico com os sobreviventes. 8)

Adorei essa :lol: :lol:
Eduarda Couto
sjones
Registado: sexta jun 27, 2008 2:54 pm

segunda jul 07, 2008 11:58 pm

Ai,ai o Sebastião não está a reagir nada bem...Só de sentir o cheio do outro gatinho em mim ele se atiça todo...SOCORRO O QUE É QUE EU FAÇO DA MINHA VIDA??? :(
lagutrop
Membro Veterano

terça jul 08, 2008 9:27 am

Calma

O que o Amus disse é para quem tem muitos gatos que estão habituados a ser invadidos por estranhos de vez em quando.

E, pessoalmente eu nunca a aconselho porque é preciso ter uma certa experiência.

<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano

terça jul 08, 2008 1:10 pm

lagutrop Escreveu:Calma

O que o Amus disse é para quem tem muitos gatos que estão habituados a ser invadidos por estranhos de vez em quando.

E, pessoalmente eu nunca a aconselho porque é preciso ter uma certa experiência.
Claro que não!!!

É natural que o animal já residente mostre os dentes ao novo e ao dono. O meu macho mais territorial ainda não aceitou a cadela ao fim de 1 mês e picos.

Já não me bate a mim (benza-o Deus) mas continua a dar grandes corridas à cadela.
Responder

Voltar para “Gatos”