esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

merrymary
Membro Júnior
Registado: sábado jul 05, 2008 12:32 pm

quinta jul 17, 2008 2:54 pm

bom dia!
tenho uma dúvida sobre a esterilização, porque é a primeira vez que tenho um gato, neste caso uma gata.
Não perguntei ao veterinário e gostava de ter várias opiniões sobre o assunto: uma gata depois de esterilizada muda de personalidade? é que a minha gata é um doce, muito esperta e activa e ao mesmo tempo meiga, e tenho medo que isso mude depois da operação.

espero não estar a dizer nenhum disparate!

obrigada :)
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta jul 17, 2008 3:25 pm

Pela minha experiência, a minha gata não mudou em nada a sua personalidade, apenas ficou mais comilona, e nisso sim precisamos ter muita atenção :wink:
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

quinta jul 17, 2008 6:55 pm

Cá em casa ficou tudo na mesma :) Doçura, melguice e dona-dependente eheheh
O vet bem avisou para o facto dela poder engordar mas passou dos 2.900kg para 3.300kg em 6 anos lol

Eu é que alterei alguns cuidados e passei a dar-lhe ração para gatas castradas.

De resto acho que só se notará grande diferença em gatas com acesso ao exterior que decerto ficarão mais caseiras por não precisarem de ir "atrás de macho".

Com que idade pensa castra-la? Nas fêmeas aconselharia entre os 6-7 meses mas aconselhe-se com o vet.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 17, 2008 7:03 pm

Em gatas com 6 e 7 meses; por vezes com essa idade já tiveram mais que um cio o que pode propiciar a tumores, mais tarde, mesmo que estejam já castradas aquando do seu aparecimento... O ideal é após o primeiro cio ou até antes caso o Vet recomende.

Sobre alterações comportamentais...há casos e casos...uns para melhor e outros nem por isso mas, normalmente ficam mais sossegadas e até mais meigas.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tcorisca
Membro Veterano

quinta jul 17, 2008 7:13 pm

leonildecarvalho Escreveu:Em gatas com 6 e 7 meses; por vezes com essa idade já tiveram mais que um cio
Admito que nas centenas de gatas que já castrei só tive 1 ou 2 que tivessem cios antes dos 6 meses e mesmo assim foi só 1.

Leo refere-se a excepções é frequente lidar com gatas com cios tão novas?
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta jul 17, 2008 7:49 pm

a minha gata teve o primeiro cio aos 4 meses, mas foi bem fraquinho... umas semanas antes da esterilização, aos 6 meses, teve um cio bem forte que durou uns 2/3 dias, ela andou bem aflita!!

a minha gata sempre foi uma peste... nas semanas seguintes à esterilização andou mais calminha do que o normal... depois voltou a ser peste de sempre... a esterilização n mudou nadinha, à excepção dos cios... :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 17, 2008 9:11 pm

tcorisca Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Em gatas com 6 e 7 meses; por vezes com essa idade já tiveram mais que um cio
Admito que nas centenas de gatas que já castrei só tive 1 ou 2 que tivessem cios antes dos 6 meses e mesmo assim foi só 1.

Leo refere-se a excepções é frequente lidar com gatas com cios tão novas?
Sim, é frequente eu lidar com gatas precoces! Castrei uma que emprenhou logo no primeiro cio, aos 4 meses de idade!
Outra, que no segundo cio, também precoce; 5 meses de idade, tinha o útero já a desfazer-se de tão infectado que estava!
Outra, bravinha, que nem sequer pôde ser domesticada também castrada aos 5 meses, já prenhe!
Outra ainda, há bem pouco tempo e que foi adoptada aqui pelo forum e cuja castração (também grávida) foi paga pelas madrinhas deste site; também gata precoce!
Olhe que já não é raro a precocidade nas gatas! E estas são algumas, SÓ, das que me lembre porque na realidade houveram mais algumas!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
merrymary
Membro Júnior
Registado: sábado jul 05, 2008 12:32 pm

quinta jul 17, 2008 10:10 pm

obrigada pelas respostas!
como a Amália veio da rua, não consigo precisar a idade dela, mas a veterinária diz que como já mudou os dentes deve ter à volta de 4 meses e quer esterilizá-la antes que tenha o primeiro cio. como não percebo nadinha de gatos, e como até me pareceu lógica a explicação, vai "à faca" para a semana.
mais algum conselho?

obrigada!

:)
bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

sexta jul 18, 2008 12:28 am

olá tenho uma gata tb com cerca de 4 meses, na mesma a avaliar pelos dentes e pelo tamanho e como anda nas vacinações agora , a vet aconselha ser esterilizada em setembro ou seja com.....6 meses, por mim de preferência antes de ter cio, tive uma má experiencia recente com outra gata que foi esterilizada mto mto tarde já doente e acredite vai certamente passar mto tempo para me refazer da culpa de não ter operado antes acho mesmo que nunca vou-me perdoar, por isso na minha opinião e da vet quanto mais cedo melhor, recuperam melhor etc etc e quanto ao feitio certamente o que notará é que vai ficar mto cozidinha consigo e meiguinha. a minha ginja era um ratito que nem 1 mes deveria ter, já tem 2, 750Kg portanto é para ontem segundo a minha vet factor idade e peso são os mais importantes, os testes dos virus tb já deu tudo negativo se calhar convém fazer ( não tenho a certeza ) portanto meia bola e força que corra tudo bem!
tcorisca
Membro Veterano

quinta jul 24, 2008 6:57 pm

Leo ainda bem que as gatas aqui no Porto não são tão precoces ;)
Ou tenho tido muita sorte... que desde já agradeço à Mãe Natureza ehehh
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

quinta jul 24, 2008 7:08 pm

ja fiz a mais do que um gato a esterilizaçao e nao notei diferenças comportamentais.
apenas de apetite, talvez porque como nao andam com ideias de malukeira, se tenham que entreter com alguma coisa :D :D
embora seja uma alteraçao que se esta a fazer ao sistema do animal... penso que tem mais beneficios do que o contrario. principalmente em apartamentos é mt complicado ter um gato que nao seja esterilizado.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado ago 02, 2008 8:46 am

E deixem os gatos procriar que nem ratos se forem de rua! :x E deixem marcar territorio pela casa inteira e sofrerem por não ter gata se forem domésticos! :x A castração não lhes tira qualidade de vida, muito pelo contrário.

Alguns homens também deviam ser castrados, para que não procriassem e viessem a dar certo tipo de educação aos seus rebentos. Mais pessoas com mentalidades retrogradas só nos atrasa o desenvolvimento :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado ago 02, 2008 12:03 pm

:o
é com cada uma...
e é que ainda comparam a sexualidade dos gatos à sexualidade dos homens :roll:

não vale apena :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

sábado ago 02, 2008 1:12 pm

mOreirinha01 Escreveu::o
é com cada uma...
e é que ainda comparam a sexualidade dos gatos à sexualidade dos homens :roll:

não vale apena :!:
De certeza que é para compensar qualquer coisa.... :lol: :lol: :lol:

Cheira-me a pahz... :twisted: :twisted: Esta gente entra de férias e não sabe ir para a praia apanhar escaldões...
Imagem
svanilla
Membro
Registado: quinta mai 22, 2008 1:39 pm

sábado ago 02, 2008 10:36 pm

É engraçado que num outro tópico o Sr. Penosa diz que tem uma gata esterelizada... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Deixar os gatinhos ter ninhadas atrás de ninhadas e atirar com mais pequeninos para as ruas onde serão perseguidos e mortos por cães, envenenados por gente sem alma, atropelados nas estradas quando andam em busca de comida e outras atrocidades é que é o certo não??? :o :o :o

Tenho um gatinho tirado da rua e que vou esterelizar quando chegar a idade sim!!! Não lhe tiro a dignidade apenas lhe estou a dar a oportunidade de viver todos os dias feliz...
Responder

Voltar para “Gatos”