Boas tardes a todos,
Há cinco anos atrás, uma vizinha minha abandonou um gatinho amarelo, na época com dois meses, isto deu-se em julho de 2003.
Mudei-me da Graça-Lisboa onde vivia para a Alameda-Lisboa, como havia iniciado um relacionamento com o animal, o trouxe comigo para que novamente não ficasse à própria sorte, dei-lhe o nome de NECO, um gato amarelo que cresceu aqui pelos quintais do edifício onde moro, tornou-se um gato muito bonito e irreverente como todos os gatos, criei um elo muito forte com este gato, como viajo muito, a minha companheira sempre o olhou de perto, os gatos são por natureza territorialistas e brigam muito com os outros gatos, o NECO, pregou-me vários sustos, mas sempre se safou pois era um gatão!
À cerca de quinze dias apareceu aqui na porta como sempre fazia, mas apresentou-se muito doente com o focinho inchado, levei-o ao veterinário, foi-lhe diagnosticado FIV, porém foi medicado, continuei o tratamento a base de injeções durante uma semana, não apresentou progressos, continuava com uma febre muito alta, após uma semana levei-o novamente ao veterinário, que decidiu lhe receitar medicamentos mais fortes, nada, não estava mais à reagir, iniciava-se a falência total, depois internei-o na Clinica Veterinária da Pontinha, onde lá esteve mais três dias, o Dr. Carlos Rito telefonou-me dizendo que nada mais podia ser feito, sómente aliviar o sofrimento do NECO com uma injeção para que entrasse no sono eterno, foi muito, muito difícil para mim tomar esta decisão, mas tive de a tomar, simplemente segui a orientação do Veterinário, quando ele trouxe-me o NECO, estava a dormir, parecia um anjo, este gato deixou-me fortes pegadas no coração, custa-me muito nestes dias a sua ausência, simplesmente o enterrei, rezei muito e pedi a Deus que olhasse pela sua alma, faz-me muita falta!
Tenho lido muito sobre FIV, gostaria que me orientassem melhor pois temos outros gatinhos em casa.
Muito obrigado.
Leomar Gomes de Lima
Comandante da Marinha
FIV DOS GATOS LEVOU-ME O MEU MELHOR AMIGO.
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Pode consultar o seguinte artigo:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=358
É muito esclarescedor.
Sugiro-lhe ainda um teste aos gatinhos que tem em casa e que minimize as idas à rua sem supervisão pois não só as doenças são perigosas para os gatos...
Pode consultar o seguinte artigo:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=358
É muito esclarescedor.
Sugiro-lhe ainda um teste aos gatinhos que tem em casa e que minimize as idas à rua sem supervisão pois não só as doenças são perigosas para os gatos...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
gatos inteiros na rua, são tiro e queda para apanharem doenças nomeadamente o fiv. duvido que o amarelinho tivesse contraido a doença só há 15 dias. provavelmente essa foi a fase terminal.
para já faça o teste aos outros gatos, castre-os e não os deixe sair. se foram gatos trazidos da rua, mesmo vivendo em casa, podem ter a doença transmitida pela mãe. deve ser o caso do meu pinóquio
para já faça o teste aos outros gatos, castre-os e não os deixe sair. se foram gatos trazidos da rua, mesmo vivendo em casa, podem ter a doença transmitida pela mãe. deve ser o caso do meu pinóquio
anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Tenho imensa pena
Muita força, neste momento menos bom!
A FIV é contagiosa entre gatos, por contactos entre sangues, por relacções sexuais e até de mãe para crias... Se o gato tinha acesso à rua e a outros gatos corria sempre o risco de a apanhar e, essa doença permanesse no gato durante muito tempo, debilitando-o até a o dia em que o gato começa a apresentar sintomas e aí a doença já pode estar bastante evoluida!! Se os seus outros gatos tinham contacto com ele ou se têm acesso à rua, podem também estar infectados.... Os gatos não são para andar na rua

Muita força, neste momento menos bom!
A FIV é contagiosa entre gatos, por contactos entre sangues, por relacções sexuais e até de mãe para crias... Se o gato tinha acesso à rua e a outros gatos corria sempre o risco de a apanhar e, essa doença permanesse no gato durante muito tempo, debilitando-o até a o dia em que o gato começa a apresentar sintomas e aí a doença já pode estar bastante evoluida!! Se os seus outros gatos tinham contacto com ele ou se têm acesso à rua, podem também estar infectados.... Os gatos não são para andar na rua

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>