FIV DOS GATOS LEVOU-ME O MEU MELHOR AMIGO.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
captain
Registado: domingo jul 27, 2008 7:12 pm

domingo jul 27, 2008 7:38 pm

Boas tardes a todos,
Há cinco anos atrás, uma vizinha minha abandonou um gatinho amarelo, na época com dois meses, isto deu-se em julho de 2003.
Mudei-me da Graça-Lisboa onde vivia para a Alameda-Lisboa, como havia iniciado um relacionamento com o animal, o trouxe comigo para que novamente não ficasse à própria sorte, dei-lhe o nome de NECO, um gato amarelo que cresceu aqui pelos quintais do edifício onde moro, tornou-se um gato muito bonito e irreverente como todos os gatos, criei um elo muito forte com este gato, como viajo muito, a minha companheira sempre o olhou de perto, os gatos são por natureza territorialistas e brigam muito com os outros gatos, o NECO, pregou-me vários sustos, mas sempre se safou pois era um gatão!
À cerca de quinze dias apareceu aqui na porta como sempre fazia, mas apresentou-se muito doente com o focinho inchado, levei-o ao veterinário, foi-lhe diagnosticado FIV, porém foi medicado, continuei o tratamento a base de injeções durante uma semana, não apresentou progressos, continuava com uma febre muito alta, após uma semana levei-o novamente ao veterinário, que decidiu lhe receitar medicamentos mais fortes, nada, não estava mais à reagir, iniciava-se a falência total, depois internei-o na Clinica Veterinária da Pontinha, onde lá esteve mais três dias, o Dr. Carlos Rito telefonou-me dizendo que nada mais podia ser feito, sómente aliviar o sofrimento do NECO com uma injeção para que entrasse no sono eterno, foi muito, muito difícil para mim tomar esta decisão, mas tive de a tomar, simplemente segui a orientação do Veterinário, quando ele trouxe-me o NECO, estava a dormir, parecia um anjo, este gato deixou-me fortes pegadas no coração, custa-me muito nestes dias a sua ausência, simplesmente o enterrei, rezei muito e pedi a Deus que olhasse pela sua alma, faz-me muita falta!
Tenho lido muito sobre FIV, gostaria que me orientassem melhor pois temos outros gatinhos em casa.
Muito obrigado.

Leomar Gomes de Lima
Comandante da Marinha
svanilla
Membro
Registado: quinta mai 22, 2008 1:39 pm

domingo jul 27, 2008 8:38 pm

Boa tarde,

Pode consultar o seguinte artigo:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=358

É muito esclarescedor.

Sugiro-lhe ainda um teste aos gatinhos que tem em casa e que minimize as idas à rua sem supervisão pois não só as doenças são perigosas para os gatos...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jul 27, 2008 8:49 pm

gatos inteiros na rua, são tiro e queda para apanharem doenças nomeadamente o fiv. duvido que o amarelinho tivesse contraido a doença só há 15 dias. provavelmente essa foi a fase terminal.
para já faça o teste aos outros gatos, castre-os e não os deixe sair. se foram gatos trazidos da rua, mesmo vivendo em casa, podem ter a doença transmitida pela mãe. deve ser o caso do meu pinóquio
anjjazul
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda jul 28, 2008 7:37 am

Tenho imensa pena :(
Muita força, neste momento menos bom!

A FIV é contagiosa entre gatos, por contactos entre sangues, por relacções sexuais e até de mãe para crias... Se o gato tinha acesso à rua e a outros gatos corria sempre o risco de a apanhar e, essa doença permanesse no gato durante muito tempo, debilitando-o até a o dia em que o gato começa a apresentar sintomas e aí a doença já pode estar bastante evoluida!! Se os seus outros gatos tinham contacto com ele ou se têm acesso à rua, podem também estar infectados.... Os gatos não são para andar na rua :|
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”