Eu já vi num documentário do Discovery q os gatos tem essa capacidade de cair de pé e toda a questão do equilíbrio, por causa das paradinhas lá dos canais auditivos. Tipo, todos os gatos (e nós tb creio eu) tem uns líquidos numas câmaras lá no ouvido. Quando esse líquido se mexe, os nervos de lá mandam informações pro cérebro. Vc pode perceber isso de um jeito. Se ficarmos girando a cabeça repetidamente, ficamos tontos mesmo depois q paramos. É só vc ver q se mexer um copo com água, o líquido continua a girar mesmo depois de vc parar o copo!
De qualquer modo, esses mecanismos do lairinto do gato são muito mais sensíveis q os nossos. Qualquer variação no equilíbrio do gato (se a cabeça não estiver na posição horizontal) deve incomodar o gato. Por isso gatos (a maioria) não gostam muito de ficar deitados no seu colo de barriga pra cima, pelo menos não por muito tempo.
Agora quanto à questão de se desvirar no ar tão rápido, eu não sei como eles fazem isso.
Olha, já ouvi dizer em outro fórum, de um gato q caiu do 6º andar 2x e não morreu!!! Isso é q é sorte!!!