Gatos e recém-nascidos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

carlovski
Membro Júnior
Registado: quarta ago 20, 2008 11:33 am

quarta ago 20, 2008 1:41 pm

:?: Ola!

Eu chamo-me Carla e sou dona de um gato chamado nino. Estou grávida de 4 meses mas já me começo a questionar como será a "nossa" vida depois do meu filho nascer. Há algum cuidado a ter em relação a ter gatos em casa juntamente com recém nascidos??
carolmcm
Membro
Registado: quarta jul 16, 2008 9:40 pm

quarta ago 20, 2008 3:46 pm

o gato pode ficar ciumento mas se estiver presente para ver qual a reacção dele ao bebé e faze-lo perceber que não vai ser posto de lado rapidamente se adapta :D
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta ago 20, 2008 4:45 pm

Tudo irá correr bem.
Por exemplo:
Imagine que já tinha um filho e esperava outro. O que tinha de fazer?
Fazê-lo perceber que não ia ser colocado de parte, e educá-lo para que tudo corresse bem. Ensinar-lhe o que podia ou não fazer.
Neste caso é igual.
Nunca trate o gato como se fosse proíbido chegar perto do bebé. Deixe que ele habitua-se á presença dele, vai controlando e ele o máximo que pode achar é curiosidade mas se o deixar ver, cheirar, ele nem vai ligar.
É normal ele querer dormir perto do bebé aviso já mas, é como que a protegê-lo.
A minha sobrinha cresceu com uma gata que a nós ferrava os dentes com toda a força e ela até a cabeça na barriga dela esfregava e a gata nunca a atacou. Ela era um diabinho para a gata mas a gata adorava-a.
Nunca desista é do gatinho porque vem um bebé. Fará bem a ambos crescerem juntos.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 20, 2008 6:10 pm

Esta questão sempre me levantou algumas duvidas. As pessoas vivem com um animal e parecem não conhecer nada dele. Uma criança vai nascer e? A pergunta que eventualmente faria seria: O que fazer para ir habituando o meu gato à nova situação. Mas a pergunta que se faz, toma sempre como principio, que o animal poderá ser um perigo para o bébé.

Aconselhava-a a ler. Na internet encontra muita informação e existem livros muito bons sobre gatos que falam no tema. Até lá, deixo-lhe este pequeno texto.

http://www.pegadas.iol.pt/index.php?opt ... &Itemid=32
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 20, 2008 6:47 pm

Quando se tem animais ainda antes de se terem filhos, os animais; sejam cães e, ou, gatos, pressentem durante a gravidez, que existe alguém (outro ser vivo) dentro da dona, acredite. Então, começam desde logo, durante aqueles 9 meses, a identificarem a ideia de mais "um dono/a- um novo ser humano" :wink: . Alguns começam a demonstrar quererem mais afecto da dona (da grávida) tal como uma criança ainda pequenina quando nasce um mano ou mana; requerem um pouco mais de atenção com receio de que a atenção dos pais vá só para o novo elemento... entende? :wink: :D Mas, longe de ser mesmo ciúmes... é mesmo só uma manifestação de desagrado por alguém poder vir roubar-lhes a atenção a que estavam acostumados... :wink:

Sei disto porque passei pelas fases de grávida mas com animais antes de ter filhos e passei pela situação de ainda ter uma filha bebé (22 meses) quando nasceu a minha segunda filha e, as tais demonstrações que atrás mencionei em relação aos animais X novo elemento, é a mesma que Bebé X novo elemento :arrow: uma súplica de atenção.

Ainda, apercebi-me durante ambas as minhas gravidezes que os meus animais se apercebiam do facto... :wink:

Um conselho muito válido que lhe posso dar é o de que um tempinho antes do bebé nascer, tenha o berço aberto, mesmo que não tenha roupa nele (lençois) para que o gato espreite para lá, pela curiosidade normal de todos os gatos... até que ele se canse da "bisbilhotice"... :wink: . Depois, pouco antes do bebé nascer, compre uma daquelas redes mosquiteiras que se penduram do tecto para tapar o berço do bebé; isto se não quer que o gatito entre para a cama do bebé :wink: . Ele irá aperceber-se que aquela rede é como "uma porta fechada ou uma entrave" a que salte lá para dentro :wink: .

Pode ter a certeza de que ter-se crianças a desenvolver a par com os animais é das educações mais Naturais e de princípios Morais de extremo valor para os jovens e adultos em que se irão tornar!

Vai deliciar-se de ver o carinho e delicadeza dum animal perante um bebé :wink:

Contudo, como em tudo, até mesmo com a interacção de outras crianças com um bebé de tenra idade, com um animal também não é diferente; requerendo-se SEMPRE supervisão de um adulto quando estas interacções acontecem.

Os meus parabéns... e muito boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
simaosinho
Membro
Registado: segunda jul 28, 2008 9:03 pm

quinta ago 21, 2008 4:19 pm

carlovski Escreveu::?: Ola!

Eu chamo-me Carla e sou dona de um gato chamado nino. Estou grávida de 4 meses mas já me começo a questionar como será a "nossa" vida depois do meu filho nascer. Há algum cuidado a ter em relação a ter gatos em casa juntamente com recém nascidos??

ola a todos.
um dos meus maiores problemas e precisamente o receio de engravidar tendo eu dois gatinhos.e k tenho receio de k eles possam trazer algum problema ao embriao.quero ser mae ma nao penso nem p sombras deixar o meu simao e a minha mafalda.p outro lado ja ouvi muitas historias de doenças e assim k eles possam transmitir.eu moro c eles num apartamento e eles nunca saem a rua mas mesmo assim nao sei.beijos.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta ago 21, 2008 4:35 pm

simaosinho Escreveu:

ola a todos.
um dos meus maiores problemas e precisamente o receio de engravidar tendo eu dois gatinhos.e k tenho receio de k eles possam trazer algum problema ao embriao.quero ser mae ma nao penso nem p sombras deixar o meu simao e a minha mafalda.p outro lado ja ouvi muitas historias de doenças e assim k eles possam transmitir.eu moro c eles num apartamento e eles nunca saem a rua mas mesmo assim nao sei.beijos.
Conte lá que historias ouviu sff.

Alem da toxoplasmoses com que de facto se tem que ter cuidado mas que é muito mais facil apanhar de outras maneiras, não sei, ou não me estou a lembrar de mais nada.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 21, 2008 4:42 pm

simaosinho Escreveu:

ola a todos.
Não tenha receios de "doenças e afins" como diz porque o que deve sim é ter cuidado com a Toxoplasmose mas que se tiver os devidos cuidados, caso seja negativa a esta, nada de mal lhe acontecerá!
A minha filha é negativa à Toxoplasmose apesar de ter sido criada num ambiente de animais; os meus! Está gravidérrima e tudo vai dentro da normalidade duma grávida que tenha animais :wink: . Portanto... :wink:

Até lhe digo mais:

Ela tem direito a médicos privados pelo plano de saúde de que usufrui e só porque a obstetra particular lhe disse para se desfazer dos gatos dela (2), ela mudou logo para outro obstetra; esta, dos Serviços Nacionais de Saúde pública :wink:
Tem os cuidados devidos por ter gatos e faz testes à Toxoplasmose periodicamente!

Força nessa decisão :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta ago 21, 2008 5:18 pm

Atenção que não estou a dizer mal da Terra pois na minha acontece o mesmo mas a forista simaosinho é de Beja certo?
É normal as pessoas nestes meios pequenos e longe das grandes cidades onde a informação é outra, terem um monte de histórias onde os gatos são sempre os culpados. Secalhar, se lhes falarem em esterilizar um animal, muitos nem sabem o que significa e depois como por exemplo na toxoplasmose, o gato leva as culpas mas na jardinagem e nas saladas e carnes mal passadas ninguém fala.
Não tenha medo, faça uma pesquisa pela net e explique a essas pessoas que pensam de maneira errada.
Eu já tive que dar "lições" a muita gente por causa dos gatos e do que diziam mal. Hoje já pensam de outra forma.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 21, 2008 5:36 pm

simaosinho, já agora deixo-lhe um link útil para se esclarecer melhor:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=255

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
simaosinho
Membro

quinta ago 21, 2008 7:37 pm

Peleve Escreveu:Atenção que não estou a dizer mal da Terra pois na minha acontece o mesmo mas a forista simaosinho é de Beja certo?
É normal as pessoas nestes meios pequenos e longe das grandes cidades onde a informação é outra, terem um monte de histórias onde os gatos são sempre os culpados. Secalhar, se lhes falarem em esterilizar um animal, muitos nem sabem o que significa e depois como por exemplo na toxoplasmose, o gato leva as culpas mas na jardinagem e nas saladas e carnes mal passadas ninguém fala.
Não tenha medo, faça uma pesquisa pela net e explique a essas pessoas que pensam de maneira errada.
Eu já tive que dar "lições" a muita gente por causa dos gatos e do que diziam mal. Hoje já pensam de outra forma.
pois tem toda a razao.ate ja me disseram k eles transmitem febres e doenças ,,,e claro k nao acredito em nada disso.beijinhos a todos.
simaosinho
Membro

quinta ago 21, 2008 7:39 pm

leonildecarvalho Escreveu:simaosinho, já agora deixo-lhe um link útil para se esclarecer melhor:

Leo
obrigada leo.espero k corra tudo pelo melhor c a filhota :lol:
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

sexta ago 22, 2008 1:30 pm

Olá fui mãe há 9 meses e quando engravidei logo me começaram a dizer isto e aquilo por causa da gata e na altura até coloquei aqui a questão, e fiz sempre ouvidos de mercador ao que de mal me diziam até porque sempre tivi gatos. Na gravidez sempre que chegavam coisas novas para o quarto da bébé lá ia a gata bisbilhotar e sempre a deixei fazer isso, nunca a pus de lado e quando nasceu a bébé a 1ª coisa que fizemos quando vim para casa foi mostrar o novo elemento á gata e deixa-la descobrir apesar de estarmos a beira. Hoje gosta de ir dormir para a cama da bébé e nunca lhe bufou, só foge porque a bébé quer fazer-lhe festa mas como os movimentos ainda são um bocadinho bruscos ela assusta-se.
Não tenha receio e sobretudo nunca deixe de dar atenção ao gato. Lembre-se que os animais são o espelho do dono.
Felicidades
Rickdf
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 12:17 pm
Um gatinho branco chamado Flocos
Um aquário comunitário com divers

sábado ago 23, 2008 1:53 am

Olhem isso!!

Imagem
Ricardo da Silva Ferreira
carolmcm
Membro
Registado: quarta jul 16, 2008 9:40 pm

quarta ago 27, 2008 4:37 pm

leonildecarvalho Escreveu:simaosinho, já agora deixo-lhe um link útil para se esclarecer melhor:

Leo
Adorei o artigo Leo
Tirou todas as dúvidas que tinha sobre o assunto
obrigada :D
Responder

Voltar para “Gatos”