Banho para gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

quinta jun 05, 2003 11:13 am

Gostava de lavar os meus gatinhos que neste momento têm 1 mês, 1 semana e 3 dias.

Mas, antes de fazê-lo, gostaria de saber se já é possível lavá-los.
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quinta jun 05, 2003 11:27 am

Olá Flora,

Eu penso que sim, eles já são granditos... imagino que é por causa da porcaria que fazem junto da mãe... os cócozinhos, etc... :roll:

Muitos ronrons,
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta jun 05, 2003 11:28 am

É mais aconselhável dar-lhes um banho com champô seco, para não se correr o risco de lhes entrar àgua para os ouvidos.
Há um muito bom que o vet receitou para a Anaïs e que é da marca BIO-GROOM.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 05, 2003 1:45 pm

Olá

mas se lhes poder dar banho e tiver cuidadinho até é bom porque se eles se habiturem ao banho desde pequeninos, depois é mais fácil de lhes dar quando crescerem
Se soubesses como é difícil dar banho á minha gata :roll:

beijokas
kathleen
Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

quinta jun 05, 2003 2:47 pm

Olá

Em princípio, ao ler este tópico, só me ocorreu uma ideia. Para que dar banho a gatinhos tão pequeninos, na medida em que o trabalho da mãe é esse mesmo, manter os seus filhos sempre limpos das secreções e das ditas porcarias que vocês já referiram? Inclusivamente as gatas mães chegam a limpar o xixi dos seus bebés nos primeiros dias, quando eles ainda não vão a “casa de banho”. Chegando a haver casos em que as gatas mães terem tendência para abandonar os filhos porque o cheiro já não é o mesmo. O problema que eu ponho é esse mesmo, não haver muita necessidade de o fazer.
Os gatos durante toda a sua vida são extremamente asseados, só em casos muito raros é que isso não acontece, fazendo a sua limpeza diária.
Mas… Por outro lado vocês têm razão, porque quanto mais pequeninos eles são, é melhor, vai-se tornando um habito, e não é uma tragédia quando isso for necessário. Como por exemplo por motivo de doença de pele que temos que lhes dar banho 2 ou 3 vezes por semana, como já aconteceu com uma gatinha minha, e tive muita sorte porque ela até não se importava com o banho.
Tem que ser uma tarefa muito cuidada, porque eles são muito sensíveis, às correntes de ar e os ouvidos têm que ser limpinhos com um cotonete para não ficar lá água.
Quanto a mim isto passa a ser uma decisão muito pessoal.
Franc
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 05, 2003 3:03 pm

Olá

Pois convém ter todos estes cuidados, eu seco a Amélia com o secador. Vá lá isso ela não se importa...

Beijokas
kathleen
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

quinta jun 05, 2003 5:14 pm

Sim, concordo com a (?) Franky. Para quê dar banho a gatinhos quando é esse o trabalho da mãe?
A minha gata tem 14 meses e apenas lhe dei banho uma vez.

Cumprimentos

A.Palhares
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta jun 06, 2003 6:09 am

Poxa, escrevi uma msg pra esse tópico mas na hora de postar ela se apagou! Q raiva!

Bem, resumidamente.. Acho q vc pode dar banho neles sim, pra manter a higiene... Principalmente se eles ainda não tiverem sido vermifugados, pois como eles costumam ficar aninhados e se sujar de cocô, podem ter ovos de vermes no meio dos pêlos.
Dê com água bem quentinha, num lugar sem frio ou vento. Seque com uma toalha e secador. Não deixe úmidos pois pode causar fungos ou podem ficar resfriados.
Não use qualquer produto. Use sabonete líquido ou shampoo específico pra gatos filhotes. Eles se lambem muito por isso, se lamberem algum produto tóxico, podem passar mal e até morrer!
Coloque algodão dentro dos ouvidos ou então tome muito cuidado pra não entrar água. Limpe as orelhas com a toalha depois do banho pra tirar qualquer sujeirinha e umidade. Não passe cotonetes ou qualquer coisa do tipo dentro do ouvido pois pode machucar e tb a cera produzida é justamente pra proteção, não deve ser totalmente retirada.
Bem, é isso... Qualquer dúvida é só falar!
Boa sorte e conte depois como foi!
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jun 06, 2003 9:00 am

Bem...

Vamos lá ver, ontem fui ao Vet. comprar uma comida da Eukanuba para bolas de pêlo, porque segundo me disseram faz muito bem às bolas no estômago e o resultado vê-se nas fezes.

Aproveitei e estive a conversar com a Vet. e disseram-me que banho quase não é necessário para os Gatos porque senão é como os Cães ainda ficam a cheirar mais a animal! (o que é bem verdade, quanto mais damos banho parece que rapidamente precisam de outro)

Uma boa escovadela é o suficiente para arejar o Pêlo e liberta o excesso em queda. É preciso não esquecer que os gatos se cuidam, possuem uma pelicula natural protectora na pele, se esta desaparecer, aparecem as irritações de pele, alergias, secura, caspa, etc.

Portanto, só em casos específicos em que se sujaram muito, sendo assim, dê banhinho aos gatinhos e depois eles seguem a sua rotina.

Marradinhas e ronrons,
Kathleen
Membro Veterano

sexta jun 06, 2003 9:42 am

Olá

O veterinário da Amélia ao inicio também me disse que não seria necessário dar-lhe muitos banhos e eu só dei com ela já com 5 meses se não estou em erro. E confesso que se fosse agora tinha-lhe dado logo para ela se habituar.
É verdade que eles são muito limpos e tudo isso, mas ás vezes sujam-se e temos mesmo de lhes dar banho por isso se forem habituados desde bébes é mais fácil.

Beijokas
kathleen
cpereira
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 2:30 pm

sexta jun 06, 2003 11:27 am

Concordo plenamente em não ser preciso dar banho aos gatitos.
Infelizmente a minha Mimi que tem apenas 2 meses já é o 4 banho que toma, mas não por estar suja, e sim por estar com probelmas de pele, é um dos tratamentos...

De qualquer maneira aconselho a perguntar ao Vet. dos gatinhos, penso que será o mais indicado, para que de futuro não tenhas problemas!
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sábado jun 07, 2003 2:44 pm

Pois é...cada cabeça, sua sentença :lol:

A vet do Óscar disse que não é Necessário dar-lhes banho, mas se quisermos podemos dar-lhe de vez em quando, mas que é melhor habituá-los de pequeninos. Já se sabe que mal cheguei a casa...lavatório com o Óscar ;) (ele tem 2 meses e 1 semana).

Digamos que ele não ficou fã, mas tb não foi nada dramático...até acho que ele se portou benzito e o facto é que o pelo dele ficou o máximo (depois do secador :lol: que enquanto estão molhados parecem uns rstos esfolados ;) ). Usei champoo jonhson, pois a vet disse que eles não tendo problemas de pele, basta um shampoo neutro.
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

sábado jun 07, 2003 3:02 pm

Viva! Dar banho aos gatos para mim sempre foi um problema. Tenho um, com +/- 2 anos, quase 6 kilos, amarelo tigrado que é um autêntico tigre! Ele normalmente é muito meiguinho, mas quando lhe vamos dar banho... meu Deus! A casa de banho fica encharcada. Ele trepa às paredes, ele morde-nos, arranha-nos, agarra-se a tudo e mais alguma coisa... é uma fera! Por isso raramente lhe dou banho, mas todas as semanas é limpo com toalhetes. O outro já é mais fácil, é um passivo... deixa que lhe façam tudo!
Fiquem bem
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

sábado jun 07, 2003 3:14 pm

Olá a todos.
Eu tenho uma gatinha toda branquinha muito má, :evil:
a qual seria impossivél dar banho. Então eu opto muitas vezes, quando acho que ela precisa, passar-lhe com toalhetes de bébé, ou então escovo-a e em seguida aplico-lhe pó de talco perfumado levantando o pelo.
Assim ela fica cheirosa ...

Beijos
Beja
Beta
Responder

Voltar para “Gatos”