gato com 3 meses com tinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jmag1983
Membro
Registado: quarta mai 09, 2007 3:54 pm

quinta ago 28, 2008 6:30 pm

Olá!!
Encontrei ha dias um gatito, deve ter 2 a 4 meses de idade, abandonado.....as mesmas histórias de sempre....enfim....estava esquelético e com um problema de pele....
Obviamente fui logo ao veterinário, que me afirmou ser tinha!!
Fiquei um pouco com receio por mim e pelos meus animais de casa, mas não o poderia abandonar de novo e decidi fazer-lhe o tratamento...
No entanto, julgo que por falta de experiência do veterinário, o tratamento que lhe estou a fazer não seja o suficiente!
Ou seja, o gatinho toma banho dia sim, dia não com betadine espuma diluido em água e nada mais!!
Será que há algum tratamento mais eficaz???
Alguém me pode ajudar??
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 28, 2008 6:33 pm

Isso não é tratamento para a tinha. Leve-o a outro veterinário. Além disso a tinha é altamente contagiosa, se o gato está junto com os seus prepare-se vai ter longos tempos tinhosos. Quando trata o gato doente deve utilizar luvas ou acontece-lhe o mesmo que a mim e anda 6 meses a tratar a sua propria tinha. Insistindo, procure outro veterinário. :wink:

Vou pedir à moderação para mover o tópico para os gatos!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jmag1983
Membro

quinta ago 28, 2008 6:37 pm

O gatinho encontra-se num anexo fora da casa!!!
essa parte do uso de luvas não sabia...pois o vet disse que ao lava-lo com betadine e agua já estava a desinfectar as minhas mãos....apenas teria que lavar as toalhas a 90 graus na máquina.....
Quanto ao facto de ir a outro veterinário, torna-se um pouco complicado para mim....o proximo vet mais perto fica a mais de 50Km da zona de onde eu estou.....
Por isso, o facto de vir a este forum pedir ajuda......
jmag1983
Membro

quinta ago 28, 2008 6:39 pm

já agora....pelo sim pelo não...
uso bata e desinfecto as mãos com alcool antes de qualquer contacto com os meus animais....
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

quinta ago 28, 2008 6:45 pm

ola.

eu ja apanhei tinha de gato.

o meu gato nao tinha qualquer sintoma ou aspecto de ter tal coisa....havia uma gatinha vadia a quem eu fazia umas festinhas, que essa sim tinha....nunca entendi como apanhei...o certo é que tive... demorou quase cerca de 2 meses a curar... nao foi de TODO agradavel.

Enfim...para alem de me tratar a mim.... tratei tambem do gato la de casa conforme o veterinario recomendou.

comprei um shampoo que se pode comprar nas farmacias, so nao me lembro é do nome...

dei-lhe alguns banhos com o tal shampoo ... e nada mais..... quando me passou a tinha deixei de lhe dar os banhos (ate porque terminou o shampoo ;) ) ... mas acho que nao foi o meu gato...embora o veterinario me tivesse dito que ele poderia ter mas nao se manisfestar, daí o tratamento como precauçao
LuMaria
Membro Veterano

quinta ago 28, 2008 6:51 pm

A tinha passou com um shampoo? Ok. Por norma têm de fazer tratamento oral anti-fungico e local. Eu propria tive de fazer tratamento oral. Levei mais tempo a curar o raio da tinha, porque ao fim de um mês pensei que estava curada e interrompi o tratamento. Saíu caro.

As luvas devem ser utilizadas apenas quando se faz o tratamento local. E sim, deve lavar as mãos depois de mexer no gato.

Peço desculpa mas como é obvio não indico nomes de remédios, até porque o animal pode ter outro problema de pele que não tinha.

Tem duas opções, continuar o que está a fazer ou ir a outro veterinário.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
miranda13
Membro

sexta ago 29, 2008 4:25 pm

"o meu gato nao tinha qualquer sintoma ou aspecto de ter tal coisa....havia uma gatinha vadia a quem eu fazia umas festinhas"

talvez nao me tenha feito bem entender....... o meu gato nao tinha, nem mostrava sintoma de ter, como precauçao, dei lhe banho c o shampoo, a tal gatinha vadia a quem eu fazia festas é que tinha aspecto de ter ;)
miranda13
Membro

sexta ago 29, 2008 4:27 pm

o tratamento na minha pele foi com uma pomada à base de cortisona
LuMaria
Membro Veterano

sexta ago 29, 2008 5:48 pm

miranda13 Escreveu:o tratamento na minha pele foi com uma pomada à base de cortisona
:? Então a minha foi pior. Cheguei a ter duas manchas no pescoço e vivia a pensar que aquilo me ía chegar ao cabelo e pimba, novo penteado.

Quanto ao gatinho da forista, em mau estado geral, magrinho, sem vacinas, com 2 ou 3 meses e a tomar banhos dia sim dia não... hummm
miranda13
Membro

sexta ago 29, 2008 5:55 pm

LuMaria..

entao o seu tratamento foi mais do que aplicar uma pomada...?ou foi à base de outras coisas..?

eu comecei com uma manchita que parecia uma borbolha...e rapidamente se alastrou a uma mancha bem maior, foi quando comecei a aplicar a pomada receitada e lavava o rosto varias vezes por dia com água bem fresca... nao foi de todo agradavel mesmo.

quanto à forista....o gatinho é mt pequenino...aconselhe-se melhor com veterinario...
jmag1983
Membro

sexta ago 29, 2008 6:20 pm

eu de momento não me posso delocar mais de 50Km para falar com outro veterinário....
aliás....o vet daqui é professor numa universidade.....
ele diz e garante que é tinha (doença muito comum nos coelhos e por estas zonas)
no entanto irei tentar via telefone, falar com outro veterinário.....
obrigada a todos
LuMaria
Membro Veterano

sexta ago 29, 2008 6:24 pm

miranda13 Escreveu:LuMaria..

entao o seu tratamento foi mais do que aplicar uma pomada...?ou foi à base de outras coisas..?
Tomei medicamentação oral e tópica. No banho também tinha um produto próprio. A tinha começou nas mãos e alastrou até aos cotovelos. Quando interrompi a medicamentação porque achava que estava boa, cerca de uma semana depois voltou em força nas mãos e nos braços e as tais no pescoço. Aí fiz tudo como manda o figurino e a médica ainda me disse que era bem feito se ficasse com peladas na cabeça. Foi estupidez minha.
jmag1983 Escreveu:eu de momento não me posso delocar mais de 50Km para falar com outro veterinário....
aliás....o vet daqui é professor numa universidade.....
ele diz e garante que é tinha (doença muito comum nos coelhos e por estas zonas)
no entanto irei tentar via telefone, falar com outro veterinário.....
obrigada a todos
Os gatos de colónias até curam a tinha sózinhos. Alguns ficam pelo caminho. O problema é que o gato para além de não estar nos melhores estados está constantemente a ser molhado. Já agora como o seca? E o barracão, é quente?
jmag1983
Membro

sexta ago 29, 2008 6:34 pm

o anexo é muito quente!!! e o gatinho é seco com toalha e secador...
pois o gatinho apenas com a toalha treme que é uma coisa doida....não sei se será de medo ou de frio....
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

sexta ago 29, 2008 8:35 pm

Esse tratamento não adequado a gatos mas sim a outros animais.

Tem que leva-lo a um veterinário a sério.
<strong>Ritaleitao</strong>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta ago 29, 2008 8:51 pm

jmag1983 Escreveu:o anexo é muito quente!!! e o gatinho é seco com toalha e secador...
pois o gatinho apenas com a toalha treme que é uma coisa doida....não sei se será de medo ou de frio....
Ou febre....

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”