A irresponsabilidade pode ser maior??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta ago 29, 2008 2:18 pm

Boa tarde,

Como em tudo acho que cada caso é um caso.
De facto, no UK as coisas são bem diferentes, mas também, creio eu, mais desequilibradas. Os brits são conhecidos como grandes "animal lovers" mas tb ajem um pouco contra isso na nossa perspectiva lusa.
Eles deixam os animais livres por serem animais e é "esse o seu lugar" mas acabam por ter com eles uma relação que n deixa de ser animal/dono (isto generalizando, claro).

Pessoalmente só poderia deixar um animal meu ir à rua sozinho se ele n fosse meu, ou seja, se tivesse sido ele a encontrar-me, como há mtos casos por aí.
A partir do momento em q eu adquiri 1 gato n o deixaria sair nem q a vaca tossisse :? :wink: tal a preocupação!

Mas a verdade é q cada 1 faz o lhe dita a consciência.
Pode ser verdade q o gato selvagem sobrevive bem na "selva", mesmo q urbana mas tb é verdade que vive melhor em casa.
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

sexta ago 29, 2008 4:40 pm

se aplicarmos a ideia de proteccao total em tudo......os nossos filhos nunca sairiam de casa para brincar com os vizinhos, para dar umas valentes quedas de bicicleta....etc etc etc

;)

mas é como digo...a minha opiniao claro é...cada um faz como entendo ser o melhor ;)
miranda13
Membro

sexta ago 29, 2008 4:41 pm

se aplicarmos a ideia de proteccao total em tudo......os nossos filhos nunca sairiam de casa para brincar com os vizinhos, para dar umas valentes quedas de bicicleta....etc etc etc

;)

mas é como digo...a minha opiniao claro é...cada um faz como entendo ser o melhor ;)
miranda13
Membro

sexta ago 29, 2008 4:42 pm

..
Última edição por miranda13 em sexta ago 29, 2008 5:41 pm, editado 1 vez no total.
miranda13
Membro

sexta ago 29, 2008 4:46 pm

se fizermos o mesmo aos nossos filhotes.......para os protegermos ....nunca os deixariamos sair de casa ;)

mas é como ja disse antes.....cada pessoa deve fazer somo entender ser o melhor ;)
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sexta ago 29, 2008 4:56 pm

Os filhos são pessoas, pensam. Ainda que às vezes não da melhor forma, mas pensam. Os animais não... E quando eu era miúda, andávamos todos aí na rua sem ninguém se preocupar, agora é diferente, crescem os perigos e com eles a protecção dos progenitores. É natural. E óbvio que a "protecção total" não pode ser aplicada em tudo. Nem é, senão os gatos não podiam subir a coisas pois poder-se-iam magoar... Tal como disse a Leonilde "Peso e Medida"...!
Mariana
miranda13
Membro

sexta ago 29, 2008 5:46 pm

desculpem a repetiçao das mensagens mas isto foi de tanto estar à espera para submeter uma msg...devo ter carregado varias vezes :oops:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 29, 2008 6:14 pm

leonildecarvalho Escreveu:Bolas, se eu ate sou das que gastou uma pipa de massa para poder dar uma certa liberdade controlada as minhas gatas... quer mais?
Dar liberdade, SIM (!!!), mas controlada! Fora algum controle possivel e ser-se SIM irresponsavel!!!

Leo
Eu sei disso. E sei perfeitamente que os seus gatos têm uma vida preenchida. Quando falo de gatos enclausurados não é dos seus nem de animais com situações idênticas. E conforme já disse, em cidades, liberdade sim, mas condicionados como é obvio.
mOreirinha01 Escreveu:A minha gata é feliz... Tem tudo o que necessita aqui, não lhe falta nada... Não tem curiosidade nenhuma em relacção ao exterior, quando abrimos a porta de casa ela limita-se a ficar sentada no tapete da entrada ou a subir até ao sotão que é um caminho que conhece... Sim, perde um pouco por não conviver com outros animais e por não conhecer o mundo exterior... Mas é uma gata saudável!
A sua gata é um animal que se adaptou às circunstâncias como qualquer ser vivo. Acha que privar um animal da companhia de outros da sua espécie, enfiá-lo entre 4 paredes vedando-lhe o acesso a tudo o que é natural e instintivo num gato é torná-lo um animal feliz?
Não sei onde as pessoas vão buscar estas ideias, sinceramente. E desculpe a sinceridade, mas imagine-se a viver no planeta dos macacos, dentro de uma casinhota para o resto da sua vida e diga-me em que é que a saúdinha e o pratinho de comidinha a fazem feliz.

As opiniões são diferentes e ainda bem que assim é. Agora, esta mania do gatinho solitário a enfeitar os móveis para mim é demais.

E nem a propósito, saiu na revista Cães e Companhia de Setembro na secção de veterinária, um problema, que parece estar a tomar dimensões drásticas, o meu gatinho faz xixi que nem uma torneira casa fora.
Solução? Entre as várias apontadas, a veterinária sugería acabar com as janelas abertas, dado que os animais são tentados pelos cheiros exteriores, e instalar um sistema de ar condicionado :o :o

Até já estou a ver: Campanhas de adopção: Seja responsável, adopte com ar condicionado. Ou campanhas de venda: Na compra de um Persa leve este modelo exclusivo de ar condicionado... Afaste o seu montinho de pelo das aragens exteriores e acabe com o xixizinho... nem sei que diga.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

sexta ago 29, 2008 7:10 pm

Sinceramente não concordo que os gatos tenham acesso “a rua”, pois:
1- Se for na cidade ele(a):
- Corre o risco de acidentes (minha gata jogou a gata da vizinha do telhado);
-Mesmo vacinada pode pegar uma doença (como a imunodeficiência felina ou alguma micose) ou se machucar (já vi cada talho no pescoço da gata do meu cunhado);
-Tem muita gente que não gosta de gatos e pode haver risco de envenenamento ou crueldades;
- Não acho justo que animais sob minha responsabilidade incomodem terceiros (brigas, lixo virado, invasões .. já acorreram comigo...,defecações, roubos, ataques a pássaros\peixes, etc);
-Perigo de ataques de cães (os gatos podem inclusive entrar em um quintal com um cão e só perceberem... depois);
- Risco de comerem algo estragado ou pegar uma toxoplasmose (ou outra doença) de bobeira;
- Voltar sujo e contaminarem a casa e\ou precisarem de banhos e cuidados constantes;
- Terem contato com plantas tóxicas;
- Serem atropelados;
- Cruzarem e aumentarem o número de animais para doação (e nunca com certeza de achar um lar “correto”);
- Etc
2- Se for no campo:
- Introduzir um predador em meio natural que irá atacar pássaros e pequenos animais (inclusive várias espécies de animais sofrem risco de extinção.. quando já não se extinguiram por causa da predação dos gatos);
- Contato de um animal doméstico com animais selvagens levando doenças desconhecidas para ambos;
- Acidentes (de que adianta cair de pé de uma arvore de 10 metros ou ficar preso no topo de uma árvore longe de ouvidos samaritanos?);
- Ingestão de plantas\alimentos que podem ser tóxicos\fatais e dos quais não teríamos a menor idéia de quais sejam;
- Ataques de animais selvagens;
- Ataques de animais domésticos;
- Armadilhas naturais;
- Demais argumentos expostos na cidade.

Existe uma só razão para deixar um gato “livre, leve e solto” e não é o respeito à “natureza dele”.
A razão é... porque é mais fácil.
É muito mais cômodo se livra do peso da responsabilidade com a desculpa de deixa-lo em liberdade.
Morreu esmagado?
Moribundo por doença?
Arranja-se outro e gaba-se que “morreu feliz”.
Mas com donos assim, para que inimigos?!?
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta ago 29, 2008 8:55 pm

LuMaria Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:A minha gata é feliz... Tem tudo o que necessita aqui, não lhe falta nada... Não tem curiosidade nenhuma em relacção ao exterior, quando abrimos a porta de casa ela limita-se a ficar sentada no tapete da entrada ou a subir até ao sotão que é um caminho que conhece... Sim, perde um pouco por não conviver com outros animais e por não conhecer o mundo exterior... Mas é uma gata saudável!
A sua gata é um animal que se adaptou às circunstâncias como qualquer ser vivo. Acha que privar um animal da companhia de outros da sua espécie, enfiá-lo entre 4 paredes vedando-lhe o acesso a tudo o que é natural e instintivo num gato é torná-lo um animal feliz?
Não sei onde as pessoas vão buscar estas ideias, sinceramente. E desculpe a sinceridade, mas imagine-se a viver no planeta dos macacos, dentro de uma casinhota para o resto da sua vida e diga-me em que é que a saúdinha e o pratinho de comidinha a fazem feliz.

As opiniões são diferentes e ainda bem que assim é. Agora, esta mania do gatinho solitário a enfeitar os móveis para mim é demais.
O que é natural e instintivo num gato??
É comer todas as porcarias que apanham, inclusive coisas estragadas e envenenadas... É andar por jardins e quintais a estragar tudo o que lhes aparece à frente pondo os proprietários furiosos e com desejos de vingança... É atravessar a rua sem saberem o perigo em que se estão a meter... É serem alvo da crueldade daqueles que se acham animais racionais... Etc etc etc...

Eu não sei como alguém consegue sossegar quando sabe que o gato saiu e que pode nunca mais voltar... Não sei como é que alguém é capaz de sair para o emprego, ou para a escola, sem saber se, quando regressar, o seu gato vai lá estar... :roll:

Os gatos são animais irracionais, cabe-nos a nós tomar conta deles...
Por essa ordem de ideias não haveriam canis nem gatis... Deixavam os animais serem livres e andarem na rua à sorte, a morrerem envenenados, a morrem atropelados, a morrerem vitimas de maus tratos... Isso não é viver, é sobreviver... :|
Dar papinha, aguinha, um sítio onde dormir e cuidados veterinários e depois deixá-lo ir à rua onde estão sujeitos às maiores barbaridades não me parece uma coisa lógica, mas enfim... :roll:

E, já agora...
Quando fala em gatinho solitário a enfeitar os móveis refere-se a uma realidade que não conhece :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 29, 2008 9:36 pm

Muitos conhecem o caso do gato MaxMel, nao e verdade?

Pois para quem pense que os gatos estao melhor em liberdade, ficam a saber que o MaxMel, apos uns dias de estar em casa da dona (Leonor-princesanini/adoptante), ela pegou nele ao colo e foi com ele ate a janela (com ela fechada, obviamente) e o gato saltou do colo dela para o chao em extremo panico de ter avistado o que de terror o lembrava; a rua!!!

Portanto... e este nao e o unico caso que tenho sobre gatos que retirei da rua. A gata Maria saiu da minha mao para um piso superior do duplex da senhora que a adoptou e passados Annnnnnnnnnos, continua a nao descer para o piso inferior porque sente-se bem aonde esta e deve ter receio que se descer, vai parar ao mesmo inferno de onde foi retirada :wink:

Outro, o Romeu, tambem retirado da rua, foi doado a uma senhora que ja tinha outro gato. Esse tambem apresentou panico de janelas, pelos motivos ja apresentados... e quando o novo amiguinho dele (o gato ja residente) vai para o peitoril da janela, o outro chora que se desunha e quando o outro finalmente desce, cola-se a ele de forma tal que a colagem e mesmo corpo a corpo, como quem diz "ja nao sais de o pe de mim. Nem penses ir para a rua e deixares-me. Aquilo e um inferno" :wink:

E ainda ha quem tenha receio de adoptar um gato que anteriormente estava acostumado a rua? :wink: Porque, coitadinho vai retirar-lhe a liberdade?

A minha filha tem uma moradia e dois gatos e no entanto os gatos nao vao ao exterior e olhem que o gato mais velho, andou imenso tempo na rua, quando finalmente a minha filha o adoptou e no entanto, adaptou-se muito bem a "clausura" :wink:

Desenganem-se disso que eu ja fui desenganada :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado ago 30, 2008 8:42 am

Concordo plenamente com os ultimos 3 posts. Se temos um animal é para protege-lo. Não se esqueçam de que a "nossa" liberdade começa onde acaba a dos outros......
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sábado ago 30, 2008 11:07 am

Também concordo em tudo o que foi dito pelo Victor, mOreirinha01 e leonildecarvalho.

Sim, é certo que nenhum animal gosta de se sentir "preso", mas os gatos (e não só), desde há muito que deixaram de ser animais "livres" quando o Homem os decidiu domesticar...
E se assim não fosse, não haveria gatis suficientes para os albergar e isso sim é prisão! :|

Também não consigo entender como muitas pessoas deixam os seus gatos na rua, fazem a sua vidinha normal e não têm receio que ao fim de um dia de trabalho ele não esteja lá, de regresso a casa!

Quando conheci o meu namorado tinha ele, na altura, 21 anos e há cerca de 2 semanas que o seu último gato não aparecia. Escusado será dizer que eu nunca o o cheguei a conhecer...
É triste, não só em adulto, mas desde criança, perder os seus gatos para a "liberdade", porque os pais achavam (e ainda hoje assim pensam) que assim é que era correcto!!!

Há um gato na rua dele (siamês) que felizmente para os donos tem durado, mas muito sujeito aos perigos que já conhecemos. Tendo em conta que é um gato muito territorial, por vezes envolve-se em brigas muito feias com outros gatos, para além de que há vizinhos no bairro que não são amigos de animais e já são muitos os casos de envenenamentos nas redondezas...
E aquele gato, gosta muito e andar a passear por cima dos carros, então é entrar nos carros de manhã e ver os capots completamente cheios de pegadas dele!
Se tem doenças ou não, também não sabemos, ele não sabe o que é um veterinário!
Mas tudo em nome da liberdade, claro!
Ele deve andar na rua, pois é assim que os gatos são felizes, mas se adoecer, já não há a mesma preocupação em "fazê-lo feliz".

Não esquecer de uma cadela Pitt Bull, que é uma ternura, uma meiguice mesmo, não faz mal a ninguém, mas também muito territorial e não há gato que sobreviva quando entra no jardim dela :(

Claro que isto é apenas um exemplo e não significa que seja sempre assim, mas o mais normal é esta história repetir-se, seja na cidade, seja no campo...

Voltando à Inglaterra, muito sinceramente não creio que isto tenha a ver com factores culturais! A nossa cultura não nos impede, ou não deverá impedir de ver o que está certo ou errado!
Como é que aquela rapariga do programa continua a deixar o seu animal andar na rua, depois de já ter ficado sem parte do rabo, porque foi amputado!!! E depois, ainda vem dizer, com o maior dos orgulhos "agora com o rabo mais curto, vai ser mais difícil deixar-se pegar" (ou algo assim semelhante). :roll:

A denominada "liberdade" dos animais acaba, quando essa liberdade põe em causa a sua sobrevivência...
E tal como antes disse e repito: Sou uma pessoa mais feliz comigo mesma em pensar que cuido da minha gata da melhor forma possível, dou-lhe TUDO o que está ao meu alcance e que um dia, quando chegar a vez dela não vai ser porque a deixei (sobre)viver em liberdade e assim "partiu feliz".
A felicidade é o aconchego, a saúde, a protecção e o amor que temos por eles, mesmo que seja em 4 paredes :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado ago 30, 2008 11:22 am

Exactamente Kyaraa, não diria melhor :wink:
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

sábado ago 30, 2008 5:33 pm

Vou contar o caso de minha gata.

Certa vez ela fugiu pela porta (admito minha irresponsabilidade).
Alguns minutos depois escuto minha vizinha gritar "jogaram a pitucha do telhado.. jogaram a pitucha do telhado.."
Minha gata tinha ido brigar com ela e a fez cair de costas do alto do telhado da casa da vizinha. :roll:

Já a gata da minha cunhada (Chaninha) a alguns meses foi esmagada pela roda de um ônibus (será que a chaninha gritou tanto de "felicidade" por estar livre?).
Depois disso minha cunhada arrajou um gatinho (Quico), que já sumiu! :roll:

Mas é mais fácil empurrar a responsabilidade para o vizinhos.

Aliás, indo trabalhar passo por uma casa onde a senhora fica p¨t@ pelos gatos urinarem e defecarem no jardim dela (onde planta couve, acelga, etc).
Está errada?

Mais para frete já ouvi outro vizinho mais P¨t@ ainda por (além de aturar o fedor no jardim) não conseguir dormir (e ele tem criança doente) por causa dos gatos brigando/miando no telhado.
Está errado?

E se eles tentarem envenenar os gatos podem estar errados, mas confesso que não os julgarei tão mal quanto aos donos dos gatos.

E se no Brasil (como em Portugal e na Inglaterra) tem gente que estranha deixar os gatos presos, são aqueles irresponsáveis que não querem "esquentar a cabeça" (leia-se assumir a responsabilidade).

De que adianta castrar seu gato se ele continua se arriscando a pegar uma doença e/ou ser envenenado por encomodar os vizinhos para o dono "brincar de ter um gato"?

Não quer ver seu gato dentro de casa o dia inteiro (o que não tem nada de mais para ele)? Faça como eu, no quintal em frente da casa eu coloquei gradil para que minha gata não fuja (e seja maltratada/espancada/envenenada nem fique nas casas de outros bagunçando) e possa pegar um sol, comer sua aveia/pipoca, deitar na cadeira, etc.
Responder

Voltar para “Gatos”