Problema sério com o comportamento do meu gato!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
erosnunes
Registado: quinta set 04, 2008 12:25 am

sexta set 05, 2008 9:24 pm

Olá,

Recentemente fui a uma loja de animais, e vi um gatinho que tinha sido abandonado na porta dessa mesma loja.

Como gosto muito de animais, decidi trazê-lo para casa.

No dia seguinte fui ao veterinário com ele e estava tudo bem de saúde. Segundo o Vet, ele tem apenas 1 mês e meio. É um brincalhão, e muito bonitinho. :)

No entanto, tenho umas dúvidas em relação ao comportemento dele, e que venho aqui falar, para que, quem sabe, alguém me possa ajudar.

Ele tem uma sala grande só para ele, coloquei-lhe à disposição tudo que ele precisa, a nível de alimentação, e das necessidades. Até tem uma casinha tipo tenda, muito fofinha e quentinha.
E até tem um ginásio com dois andares, em que o segundo é uma toquinha.

Ele adorou isto tudo e brinca que nem um tolo. O problema é esse mesmo, ele às vezes parece um tolinho, passa-se mesmo.

Passo a explicar, quando eu ou a minha namorada chegamos à beira dele, ele vem ter connosco a fazer «ronron», todo meiguinho, mas só dura apenas alguns segundos. Pois,de seguida começa a morder tudo e todos,
não parando quieto nem um segundo.

Tentamos acalmá-lo dando-lhe miminhos, mas ele parace não gostar e ataca as nossas mãos.

Notamos, no entanto, que sente a nossa falta e faz de tudo para chamar a nossa atenção, e quando decidimos dar-lhe essa atenção com mimos, ele foge de nós e só sabe brincar.
Brincadeiras essas que passam a ter um pouco de agressevidade da parte dele.

Houve até um dia em que ele parecia mesmo stressado e tinha um olhar que nem parecia de um gatinho normal. Não sei explicar, mas parecia um animal selvagem com vontade de nos atacar.

Já tentei de tudo. Quando ele começa com a sua agressividade, borrifo-lhe de imediato com água para o focinho, para ele se afastar e aprender a ter um pouco de disciplina. No entanto parece que nem isso resulta, pois ele pára no momento em que leva com a água, mas logo a seguir, lá está ele a ser agressivo novamente.

Será normal, num gato com quase 2 meses, ter este tipo de comportamento?

Agradeço todo o tipo de ajuda!

Obrigado,
Raul Nunes
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta set 05, 2008 9:40 pm

Num gatinho com essa idade esse comportamento é perfeitamente compreensivel.

O ar alucinado é quando brinca com inimigos fantasticos que só estão lá na cabecita dele, tal qual um miudo pequenito.

A intensidade com que ele vos morde devia ter sido ensinada pela mãe nas brincadeiras com os irmãos portanto como ele está sozinho faz isso com vocês.
Devem ralhar-lhe quando morde com mais força e ignora-lo por um bocadito.

Mas ele em essa sala e fica isolado?
Quanto tempo de companhia humana tem ele diariamente?
Um companheiro está completamente fora de questão?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

sexta set 05, 2008 9:47 pm

Com a idade ele vai acalmando.
Tenha paciência e brinque com ele todos os dias. :)
<strong>Ritaleitao</strong>
erosnunes
Registado: quinta set 04, 2008 12:25 am

sexta set 05, 2008 10:02 pm

lagutrop Escreveu:Num gatinho com essa idade esse comportamento é perfeitamente compreensivel.

O ar alucinado é quando brinca com inimigos fantasticos que só estão lá na cabecita dele, tal qual um miudo pequenito.

A intensidade com que ele vos morde devia ter sido ensinada pela mãe nas brincadeiras com os irmãos portanto como ele está sozinho faz isso com vocês.
Devem ralhar-lhe quando morde com mais força e ignora-lo por um bocadito.

Mas ele em essa sala e fica isolado?
Quanto tempo de companhia humana tem ele diariamente?
Um companheiro está completamente fora de questão?
O tempo de companhia varia; Aproximadamente 1 hora de manhã, 1 hora ao almoço e diversas vezes ao jantar e depois à noite.
Acha que outro gato ía melhorar o comportamento dele?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 05, 2008 11:26 pm

Boa noite.

O morder, é normal nessa idade que é quando deveria ainda estar a brincar às lutas com os manos da ninhada... então aconselho-o a que tenha à mão um peluche do tamanho dele, ou maior, para lhe colocar á frente dele, em vez das suas mãos. Assim, o seu peluche manipulado por si, luta com ele e ele pensará que luta com um mano e nao com as suas mãos.

Depois pelo que o gatinho passou... e depois ir para sua casa, não é nada mais nem nada menos como se lhe tivesse saido a sorte grande...né? Então anda eufórico... :P :lol: :wink: de contentamento :D

É normal o comportamento dele, não se preocupe. Só não deixe é que o gato se confunda ao pensar que pode brincar com as suas mãos...porque agora é pequenito mas ele cresce e a força também :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
redhairgirl
Registado: quinta dez 14, 2006 5:23 pm

sexta set 05, 2008 11:32 pm

Esse comportamento é completamente normal e tenderá a passar com a idade, mas convém dar um NÃO forte quando ele for para morder com mais força para saber que não o deve fazer...
Quanto a uma outra companhia, seria de todo desejável caso tenham condições, de preferência uma gatinha. Os gatos são animais muito sociáveis e adoram a companhia dos seus congéneres.

Boa sorte com a ferinha! :lol:
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

sábado set 06, 2008 12:34 am

:D olá, boa sorte com o tigre em miniatura,e parabéns pelo gesto de amor pela adopção.Como já disseram antes ,o comportamento é normal sim.Ele só é adulto quando atingir o primeiro ano de idade sensivelmente,então até lá será mais brincalhão,mais propenso ao disparate,enfim vai ter de aceitar o seu desnvolvimento traquina.Toda a vida tive gatos e só agora me aconteceu ter um (tem agora cinco anos) que mordia como um desesperado,enquanto pequeno....cheguei a pensar que ele era maluquinho,pois nunca me acontecera tal...Uma palmadinha na boca quando começou a crescer de cada vez que me mordia,e hoje é um mimado,carente,enfim um fofo...é macho e lindo,o roberto carlos!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado set 06, 2008 10:01 am

redhairgirl Escreveu:Quanto a uma outra companhia, seria de todo desejável caso tenham condições, de preferência uma gatinha. Os gatos são animais muito sociáveis e adoram a companhia dos seus congéneres.

:
POde ser uma gatinha ou um gatinho.
Se fôr uma gata tem que ter muito cuidado quando chegar perto dos 5 meses para não haver azares e castrar o macho nessa altura.

Mas o sexo nas brincadeiras e na companhia que farão um ao outro não interessa nada.

Se pode, avance para um outro gato.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado set 06, 2008 11:01 am

Eu, de repende, pensei que estivesse a fazer a descrição da minha gata... mas ela tem 1 ano e quase 6 meses... e as brincadeiras dela agora são bem mais dolorosas... :roll:

Não deixe que ele vos morda, quando ele o fizer, afastem-no e mostrem-se zangados... Senão ele vai fazer sempre isso e cada vez é pior :|

A veterinária aconselhou-me a ter um outro gato, assim como alguns foristas da arca... Nesta última vez que lá fui até me aconselhou que fosse uma gatinha pequenita porque ela teria mais facilidade em aceitá-la... Mas os meus pais não querem, por isso, sobra para mim... ela não tem com quem brincar, quer brincar comigo (não é que me importe) mas, por vezes, as brincadeiras dela tornam-se muito dolorosas...
Ter dois gatos, se possível, será sempre a melhor opção :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
KikoFev2008
Membro
Registado: sexta jun 27, 2008 10:29 pm

domingo set 07, 2008 1:37 am

O Kiko era exactamente assim mesmo. Até que... Morder deixou de o fazer por ter seguido as mesmas recomendações e o "GAS" que ele tinha de vez em quando, aprendi que ele quando tem uma visita de uma criança, ela o deixa de tal forma exauto que fica 2 dias em repouso! Bom remedio!! hehe. Visitas de crianças as Segundas, Quartas e Sextas!
Cleo18
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2007 1:54 pm

segunda set 08, 2008 3:21 pm

Olá Raul e todos os foristas.

Curiosamente este é um quadro que a maioria dos donos de gatos já se depararam nas suas vidas, principalmente duranto o primeiro ano de vida do animal! Hehehe
Todos sabemos como as brincadeiras loucas dos nossos animaizinhos nos podem alegrar, intrigar, chatear e até assustar, não é verdade?!
Raul não se preocupe que não tem nenhum tigre em miniatura em casa hehe tem que ter calma e muita paciência e em primeiro de tudo ver que o seu gatito só tem cerca de 2 meses, altura em que ainda devia estar numa ninhada a "lutar" com a sua mãe e maninhos!
Como é o caso de muitos dos nossos gatos, que vêm para casa "prematuros", "anorécticos", "pulguentos" e etc lol não tiveram tempo de desenvolver as suas aptidões sociais pela convivências com outros gatos e como tal vai adquiri-las da melhor maneira possível no seio da nossa familia.
Lembre-se para ele voçê é a ninhada dele, e como tal tem que fazer o papel de "mano" e brincar com ele, mas também de "mãe" e educá-lo!
Os gatos são animais que, ao contrário do que se possa pensar, precisam de muita atenção e carinho principalmente durante o primeiro ano. Quanto mais tempo livre passamos a brincar e a dar miminhos aos nossos gatinhos, mais probabilidades temos de estarmos a educar um gato sociável com um presonalidade dócil e afectuosa.
Por outro lado também temos que saber ser duros quando eles ultrapassam os limites e mostrar quem manda. Raul quando o seu gatito passar a linha da brincadeira para a do ataque não o repreenda através de borrifadelas de água que isso só serve para o assustar, mas através de uma palmadita bem dada no rabo e um NÃO determinado.
Com o tempo vai ver que ele vai compreender até que ponto pode ir e vai aprender a brincar de uma forma saudável consigo e lembre-se morder faz parte da brincadeira, atacar é que não e aí tem que ser firme.
Este comportamento que descreve no seu gato é completamente normal em todos os gatitos até terem cerca de 1 ano de idade, e no caso de ser macho ainda mais acentuado, tal como os rapazinhos são tolinhos e só querem brincar ás lutas, entretanto por volta dos 6 meses é aconselhável proceder-se à castração e aí notará uma grande mudança de atitude (para melhor!!!)

Espero ter ajudado.

Beijinhos da Rita e do Kiko, que também é muito maluco e ainda hoje morde a dona!!!

:-)
imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

quinta set 11, 2008 12:42 pm

Houve até um dia em que ele parecia mesmo stressado e tinha um olhar que nem parecia de um gatinho normal. Não sei explicar, mas parecia um animal selvagem com vontade de nos atacar.

Já tentei de tudo. Quando ele começa com a sua agressividade, borrifo-lhe de imediato com água para o focinho, para ele se afastar e aprender a ter um pouco de disciplina. No entanto parece que nem isso resulta, pois ele pára no momento em que leva com a água, mas logo a seguir, lá está ele a ser agressivo novamente.

Será normal, num gato com quase 2 meses, ter este tipo de comportamento?

Agradeço todo o tipo de ajuda!

Obrigado,
Raul Nunes[/quote]

Com essa idade e pelo factor de tudo ser "novo" para ele, poderá ser normal ele ter esse comportamento... Tenho a certeza que será necessário mta dosee de paciência... Relativamente ás mãos os gatos tem um estigma por elas...Qse têem prazer em atacar... Mas não o fazem por mal. O Raul não tem um robô.... TEm um "animal" Não se esqueça. Já reparou nas crianças hoje que dizemos por vezes " mal criadas que algumas até pontapés dão aos pais"....?? Pois um gatinho não passa de um animal...Alguns até se comportam melhor que uma criança... O meu gato por vezes ataca-me nas mãos... Até ao Ver TV que adora se o jornalista mexe as mãos ou qualquer pessoa na TV o faz. Ele salta para o ecrã....

Um conselho... Se o Gato parece ser assim tão arisco... Castiga-o, não lhe bata. Preanda-o numa divisão pekena da casa. Ou então mostre-lhe o chinelo... Já dei ao mau uns taotaos com a minha mão..Mas sei que não de-vo fazê-lo...

Abraços

Isaac
Responder

Voltar para “Gatos”