"Pêlo de Gato"-Prejudicial??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

imas
Membro
Registado: sexta mai 23, 2008 10:42 pm

terça set 09, 2008 1:41 pm

Cleo18 Escreveu:
imas Escreveu:"Cuidado com os pelos dos gatos!!!"

Caros foristas mais experientes.Gostaria de saber qual a vossa opinião e o do que é sabido relativamente aos pêlos dos gatos. Ouvi dizer que a ingestão ou aspiração é sempre prejudicial á saúde dos Humanos. No início de ter o meu gato não me apercebi de ele deixar cair mto pêlo.Mas agora com o passar do tempo... Meu Deus,aspiro um dia,no dia seguinte..Pelos e mais pelos. Apesar de verificar que ele não está a deitar em demasia...No entanto até os meus lencois têm pelinhos dele. É prejudicial os pelos dos gatos como Muita Gente o diz?
Caro Imas,

Na minha opinião e pela experiência que tenho, a ingestão de pêlo de gato ou de outro animal qualquer não constitui um problema grave para a saúde humana, uma vez que o tracto gástrico e intestinal são lubrificados pelos "sucos gastrico-intestinais" que embora não consigam destruir o pêlo permitam que este seja expelido nas fezes, pelo que não há risco deste se alojar nos orgãos digestivos.
No entanto, e embora estes casos sejam muito raros, a inalação de pêlo para os pulmões pode constituir um problema sério, uma vez que se pode alojar nos alvéolos pulmonares e levar a uma embolia pulmonar.
Portanto o principal é ter cuidado com pêlos nas proximidades das narinas, e para prevenir possíveis problemas o essencial é manter a limpeza do animal e do ambiente.
Na minha opinião uma boa higiene do animal e da casa previne a maior parte de qualquer problema de saúde relacionado com a presença de animais domésticos.
É muito importante que os animais sejam escovados regularmente e que tomem banho nas alturas mais críticas da queda de pêlo, eu por exemplo escovo o meu gato todos os dias durante a época da muda do pêlo, e cerca de 1 a 2 vezes por semana nos restantes períodos.
É também muito importante a correcta limpeza da casa ao nível do arejamento e aspiração para evitar a acumulação não só de pêlo, mas também a acumulação de pó, ácaros e bactérias potenciada pela existência de um animal de estimação.
Para além disto é também a ter em conta que todos os objectos dos nossos amigos de 4 patas, desde taça da comida e da água, caixa da areia, etc ... devem ser lavados separadamente dos nossos e com esfregões diferentes.
Alguns cuidados de higiene associados a um animal limpo e saudável são quanto basta para evitar problemas de maior, quer por ingestão de pêlo quer por transmissão de potenciais doenças, e assim podemos desfrutar dos nossos amiguinhos o melhor possível, pois os animais são acima de tudo uma fonte de alegria !

Beijinhos da Rita e do Kiko!
OBRIGADO RITA.... NOTA-SE UMA PARTILHA CABAL DE CONHECIMENTO SEU PARA O OBJECTIVO DESTE FORUM... DIFERENTE DE ALGUNS FORISTAS QUE SE LIMITAM A GOZAR... A DOENÇA SOBRE ASPIRAÇÃO DE PÊLO DE GATO PENSO SALVO ERRO QUE É "TOXICOPLASMOSE" PARECIDO DESCULPE....
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça set 09, 2008 2:07 pm

Não deve escrever com maiusculas porque é falta de educação.

Li o topico todo e não vejo nenhum tipo de gozação.

Ahh e já agora Toxicoplasmose, mais conhecida com Toxoplasmose não tem nada a ver com pêlos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Toxoplasmose

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Cleo18
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2007 1:54 pm

terça set 09, 2008 3:30 pm

Caro Imas

De facto a toxoplasmose não está relacionada com a aspiração de pêlo de gato. Esta é uma infecção causada pelo parasita toxoplasma gondii que se multiplica no intestino dos gatos, sendo por isso frequente a sua presença nas fezes destes.
Para prevenir esta e outras infecções devemos ter o tal cuidado especial na manipulação das caixinhas de areia, mas não é caso para preocupação pois a toxoplasmose não é fatal para os humanos e os seus sintomas normalmente passam desprecebidos confundido-se com uma simples gripe!
A contaminação por este parasita só constitui um problema nas mulheres grávidas, que podem passar a infecção ao bebé conduzindo a possíveis malformações congénitas a nível do cérebro e dos olhos.

As doenças associadas à inalação de pêlo de gato podem ser várias dependendo da região do sistema respiratório no qual este se deposita:
Se uma pratícula de pêlo se depositar no nariz dá origem a pouco mais que uma rinite alérgica, se se depositar na traqueia e brônquios origina uma infecção. Ambas as situações são facilmente diagnosticáveis e curáveis recorrendo a anti-alérgicos ou antibióticos.
No entanto se uma quantidade considerável de pêlo se depositar nos alvéolos pulmonares podem ocorrer lesões graves e até embolias, mas isto é muito raro acontecer e pode ter origem não só em pêlo animal mas como em todo o tipo de pós orgânicos ou inorgânicos.

Espero que isto ajude a esclarecer algumas dúvidas!
Imas, em relação à sua resposta muito obrigado.
De facto eu só respondo aos tópicos quando acho que os meus conhecimentos e experiências podem ser uma mais valia para os outros utilizadores e acho que todos deviamos fazer os mesmo, guardando o respeito e amizade que todos os utilizadores do vivapets merecem.
Já uma vez mostrei a minha opinião sobre este assunto num tópico antigo, mas volto aqui a dizer que todos amamos os nossos animais e tratamos deles o melhor possível, por isso quando alguém vem ao forúm com uma dúvida não é para o mandarem para o veterinário, é para ser apoiado e o melhor informado possível por quem tem mais experiência.

Beijinhos da Rita e do Kiko a toda a comunidade da Arca de Noé!
lagutrop
Membro Veterano

terça set 09, 2008 3:38 pm

POis é.
Sendo que os meus conhecimentos são parcos e muitas vezes aconselho a ir ao vet, e partindo do principio que não gosto de faltar ao respeito que os utilizadores deste forum merecem, vou-me remeter ao mutismo.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

terça set 09, 2008 3:39 pm

Repetido.

<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 09, 2008 5:11 pm

Cleo18 Escreveu: (...) quando alguém vem ao forúm com uma dúvida não é para o mandarem para o veterinário, é para ser apoiado e o melhor informado possível por quem tem mais experiência.

E, acho que fez muito bem em esclarecer que precisou de esclarecimentos. Apesar que, nem é difícil para quem acesse um computador, tal como quem tem determinadas dúvidas, acessar TAMBÉM há vastidão de informação útil que encontrará no "Mundo Virtual"! Ou será que muitos gostam mais do mais fácil? Pergunta-se e assim tem-se a "papinha feita"...!
Já da questão de alguém remeter outros para os Vets, concordo que se não se dêem "bitaites" quando alguém expõe uma questão de cariz Veterinária ( se é a essas ajudas que se refere) já que, nem que alguém que participe no forum seja veterinário, com toda a certeza que se rege por uma conduta de Profissionalismo, prudência e sensatez visando o facto de que NENHUM VET faz diasgnósticos nem prognósticos via net.; portanto sem ser "inloco", e muito bem!
Então, acho de mais sensatez remeter-se alguém para um Vet que dar bitaites, via net, que possam pôr a vida dum animal em risco!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça set 09, 2008 7:48 pm

A leonilde disse tudo..

Afinal eu não sei que ajuda se espera num fórum da parte de leigos. Uma questão quantas pessoas aqui vão ao veterinário, começam a falar com os outros clientes do vet na sala de espera e mal os clientes lhe respondem, levantam-se e vão para casa com as dúvidas esclarecidas ?

É que, sem gozos, é isso que me parece ser advogado aqui na arca em algumas ocasiões, se não damos bitaites sobre coisas que ignoramos somos boas pessoas, se opinavos feito patos bravos sobre coisas que desconhecemos somos uns porreiraços.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

terça set 09, 2008 11:26 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Cleo18 Escreveu: (...) quando alguém vem ao forúm com uma dúvida não é para o mandarem para o veterinário, é para ser apoiado e o melhor informado possível por quem tem mais experiência.

E, acho que fez muito bem em esclarecer que precisou de esclarecimentos. Apesar que, nem é difícil para quem acesse um computador, tal como quem tem determinadas dúvidas, acessar TAMBÉM há vastidão de informação útil que encontrará no "Mundo Virtual"! Ou será que muitos gostam mais do mais fácil? Pergunta-se e assim tem-se a "papinha feita"...!
Já da questão de alguém remeter outros para os Vets, concordo que se não se dêem "bitaites" quando alguém expõe uma questão de cariz Veterinária ( se é a essas ajudas que se refere) já que, nem que alguém que participe no forum seja veterinário, com toda a certeza que se rege por uma conduta de Profissionalismo, prudência e sensatez visando o facto de que NENHUM VET faz diasgnósticos nem prognósticos via net.; portanto sem ser "inloco", e muito bem!
Então, acho de mais sensatez remeter-se alguém para um Vet que dar bitaites, via net, que possam pôr a vida dum animal em risco!

Leo

Concordo totalmente com a Leo, não se fazem diagnósticos online até porque não se está a presenciar o animal não podendo por isso dizer com exactidão o que se passa com ele.
Eu sou estudante de medicina veterinária e não me vê a dar diagnósticos online.Quando vejo um tópico a requerir assistência veterinária mando sim a pessoa ao seu vet!!
Ia dizer: olhe dê-lhe AB tal e espere que isso passe? desculpe mas a sra só pode estar a brincar com os foristas!
Acho que todos os animais têm direito a cuidados de saúde imediatos em caso de doença e para isso os donos devem levá-los ao vet e não esperar por um diagnóstico online que certamente irá prejudicar o animal!!!
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

terça set 09, 2008 11:34 pm

Quanto á questão dos pelos de gato serem prejudiciais:

Se o fossem eu que convivo com gatos á 13 anos já estava ou muito doente ou morta!

:lol: 8)
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quarta set 10, 2008 1:04 am

imas Escreveu: A DOENÇA SOBRE ASPIRAÇÃO DE PÊLO DE GATO PENSO SALVO ERRO QUE É "TOXICOPLASMOSE" PARECIDO DESCULPE....
Credo!
Não consigo decidir se hei-de rir ou chorar com tamanha enormidade.

Começo a desconfiar que este imas é um clone de alguém que vem aqui gozar connosco. É que só pode... O chorrilho é de tal ordem que só é suplantado pela atitude do imas em não concordar ou aceitar nada que não vá de encontro à sua opinião pré-formada.

Beeeeeem...! as consultas dos seus animais no vet devem ser lindas, desculpe que lhe diga. :twisted:
Cumps ;)
Responder

Voltar para “Gatos”